quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Rheingold - O Roubo do Sucesso'

Sinopse: O longa acompanha a ascensão de Xatar do gueto ao topo das paradas musicais, passando pela história de sua vida cheia de turbulências, oportunidades e obstáculos, saindo de uma prisão iraquiana e mudando-se para a Alemanha com a família nos anos 80, quando ainda era garoto. 

Se você ouvir uma música sertaneja atual irá ouvir todas, pois não passam de uma mesma temática que vai desde a traição, sexo e motel. Porém, embora também haja sexo, o rapper tem muito mais conteúdo, já que os compositores criam as suas obras através do seu dia a dia nas periferias e fazendo que essas músicas tenham algo para nos dizer. Embora a trama se passe do outro lado do mundo "Rheingold - O Roubo do Sucesso" (2023) fala sobre a busca pelo sucesso em meio as adversidades, mas cujo resultado sintetiza uma jornada árdua para obter o seu principal objetivo.

Dirigido por Fatih Akın, do filme " Bar Luva Dourada"(2019), o filme é uma obra biográfica sobre o rapper, produtor e empreendedor alemão Giwar Hajabi, mais conhecido como Xatar. O longa acompanha a ascensão de Xatar do gueto ao topo das paradas musicais, passando pela história de sua vida cheia de turbulências, oportunidades e obstáculos, saindo de uma prisão iraquiana e mudando-se para a Alemanha com a família nos anos 80, quando ainda era garoto. De um pequeno criminoso, não demorou até que ele se tornasse um grande traficante - até que uma carga de cocaína desapareceu e Xatar precisou bolar um plano lendário para pagar suas dívidas com os traficantes: um histórico roubo de ouro.

A violência se encontra em todas as partes do mundo, sendo que a principal delas é a queda de determinados governos e fazendo gerar êxodo de pessoas que fogem do conflito. Xatar e sua família foi um de muitos que fugiram durante as mudanças até hoje irreversíveis do governo iraniano e fazendo com que os seus pais passassem por um verdadeiro inferno até obter uma chance de normalidade em território alemão. Porém, a vida de imigrante não é nada facil e protagonista sente isso na pele, mesmo quando ainda insiste em realizar o seu sonho em ser cantor.

Até lá, testemunhamos a sua metamorfose, que vai desde o pai lhe abandonar, como também se entregar ao mundo das drogas e da violência. Vemos a realidade crua moldar o protagonista, mesmo quando aparece uma oportunidade para que ele possa sair da lama. Conhecido pela sua mão pesada na direção, Fatih Akın opta aqui em não dosar os momentos de violência ao extremo, pois ao que tudo indica ele deseja que nós tenhamos esperança em ver o protagonista dando a volta por cima.

Até lá, o filme gira em torno do universo da música, da qual a mesma transita pelo mundo das drogas, guerra de gangues e uma realidade paralela que se cansou das promessas de melhoras vindas do governo. Xatar, portanto, não espera ajuda de poderosos do lado da lei, mas sim daqueles do submundo que mexem os pauzinhos por detrás das cortinas, mesmo tendo em alguns momentos um alto preço para ser pago. Neste último caso, por exemplo, acontece alguns momentos inusitados, com direito ao protagonista se meter em uma enrascada através de um descuido, mas gerando um obstáculo interminável.

O filme vem e volta no tempo, já que o protagonista nos é apresentado sendo como um preso político e somente aos poucos conhecemos as suas raízes que o levaram para aquele cenário. Vale destacar a ótima atuação de Emilio Sakraya como Xatar, já que através do seu rosto sentimos o amadurecimento e as cicatrizes físicas e emocionais que aos poucos ele vai carregando e do qual esse fardo ele carrega desde cedo. Testemunhamos alguém que usa a força para sobreviver, mas que ao mesmo tempo tenta se desvencilhar dessa realidade que irá lhe sugar.

Embora um tanto extenso do segundo ao terceiro ato, o filme obtém a nossa atenção graças ao fato de ser um tema universal e não muito diferente do que se vê no Brasil ou em outras partes do mundo. Ao mesmo tempo possui uma edição dinâmica, principalmente nas cenas em que o protagonista e seus parceiros decidem roubar uma grande carga de ouro e gerando assim situações inusitadas. Neste último caso, por exemplo, é um momento em que ficamos aflitos, mesmo a gente já sabendo com relação ao destino do protagonista, mas ficamos vidrados na tela do começo ao final dela.

Embora com um final um tanto que piegas e forçadamente esperançoso, "Rheingold - O Roubo do Sucesso" é sobre o jogo da vida na tentativa de realizar o seu maior desejo, mas tendo que se vender e enfrentar a violência do submundo. 


    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário