segunda-feira, 3 de julho de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Elementos'

Sinopse: Em uma cidade onde os habitantes de fogo, água, terra e ar convivem, uma jovem mulher flamejante e um rapaz que vive seguindo o fluxo descobrem algo surpreendente, porém elementar: o quanto eles têm em comum. 

A Pixar realiza filmes fofos para todas as crianças irem ao cinema e desfrutar de um mundo mágico. Porém, tudo não passa de uma verdadeira cortina de fumaça vinda da diversão, já que o recheio sempre se encontra algo filosófico, bem adulto e bastante reflexivo. "Elementos" (2023) é um destes inúmeros casos do estúdio em que o visual fantástico irá agradar os pequenos, mas cuja trama irá encher a mente dos adultos.

Dirigido por Peter Sohn, a trama se passa em uma sociedade chamada Cidade Elemento, na qual os quatro elementos da natureza - ar, terra, fogo e ar - vivem em completa harmonia. Na história, somos apresentados à Faísca (fogo, dublada por Leah Lewis), uma mulher espirituosa na faixa dos vinte anos, com um grande senso de humor e apaixonada pela família, mas que tem um temperamento um pouco quente; Gota (água, dublado por Mamoudou Athie) é um jovem empático, observador e extrovertido, que não tem medo de demonstrar suas emoções. Ambos se encontram, se apaixonam, mas será que conseguiram ficarem juntos?

Os realizadores da Pixar são criativos em criar tramas que nos fazem pensar sobre o mundo atual em que vivemos. "Divertidamente" (2015), por exemplo, tocava na questão sobre a tristeza e de como ela é importante em nosso dia a dia, já que é impossível mantermos a nossa felicidade intacta e um simples choro pode acabar se tornando um grande remédio. Em "Elementos", a ideia de pegar elementos do nosso planeta como protagonistas da trama serve como uma representação dos diversos povos diferentes um do outro, mas que todos merecem caminhar lado a lado e sem preconceito.

Neste último caso o filme é até bem corajoso ao falar da questão de imigração, onde diversas famílias deixam os seus países de origem devido a guerras e precisam começar do zero em um novo cenário. Porém, sempre há aquele preconceito por ser diferente e fazendo com que isso gere medo, por vezes, desnecessário. Aqui, vemos Faísca se apaixonando por Gota, mas temendo pelo toque um do outro, ou pelo que os seus pais irão pensar quando tudo for revelado.

Com lições de moral até mesmo surpreendentes para uma animação como essa, os adultos podem até se assustar em alguns momentos, pois ficaram pensando se os filhos irão ou não compreender tudo. Porém, eu acredito que a produção é recheada de ingredientes para deixar os pequenos bem distraídos e maravilhados, desde ao fato da cidade Elemento possuir um dos visuais coloridos mais belos do ano, como também figuras tão fofas e cheias de vida que irão encantar a todos. Aqui não há limites para a tecnologia, onde seres que são moldados por elementos acabam tendo maior expressão muito mais do que qualquer personagem que fosse em carne e osso.

Claro que não poderia faltar a questão da busca pelo seu sonho, do personagem sempre procurar ser ele mesmo e contrariando o que diz o restante do mundo. Pode não ser nada inovador, principalmente por estarmos mais do que acostumados a essa temática vinda do estúdio. Porém, em tempos em que cada vez mais lutamos pelos nossos direitos de sermos nós mesmos nunca é demais pôr nas telas algo que possamos sempre nos identificarmos.

"Elementos" é mais um belo filme de qualidade, de conteúdo que irá agradar tantos os pequenos como aqueles pais que sabem que irão enxergar algo ainda mais profundo durante o enredo. 


   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário