terça-feira, 9 de junho de 2015

Cine Dica: Três estreias na Sala P. F. Gastal


OUSADO FILME ALEMÃO E DOCUMENTÁRIOS DE COUTINHO E BODANZKY NA SALA P. F. GASTAL
Nesta terça-feira, 9 de junho, três filmes entram em cartaz na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar). Os documentários Últimas Conversas, de Eduardo Coutinho e No Meio do Rio, Entre as Árvores, de Jorge Bodanzky, e a ficção alemã Top Girl ou a Deformação Profissional, de Tatjana Turanskyj. As sessões têm projeção digital em alta definição. O valor do ingresso é de R$ 8,00.


GRADE DE HORÁRIOS
09 a 14 de junho de 2014
 
09 de junho (terça-feira)

15:00 – Últimas Conversas
16:30 – No Meio do Rio, Entre as Árvores
17:45 – Top Girl ou a Deformação Profissional
19:30 – Últimas Conversas

10 de junho (quarta-feira)

15:00 – Últimas Conversas
16:30 – No Meio do Rio, Entre as Árvores
17:45 – Top Girl ou a Deformação Profissional
19:30 – Últimas Conversas

11 de junho (quinta-feira)

15:00 – Últimas Conversas
16:30 – No Meio do Rio, Entre as Árvores
17:45 – Top Girl ou a Deformação Profissional
19:30 – Últimas Conversas

12 de junho (sexta-feira)

15:00 – Últimas Conversas
16:30 – No Meio do Rio, Entre as Árvores
17:45 – Top Girl ou a Deformação Profissional
19:30 – Últimas Conversas

13 de junho (sábado)

15:00 – Últimas Conversas
16:30 – No Meio do Rio, Entre as Árvores
17:45 – Top Girl ou a Deformação Profissional
19:30 – Últimas Conversas

14 de junho (domingo)

15:00 – Últimas Conversas
16:30 – No Meio do Rio, Entre as Árvores
17:45 – Top Girl ou a Deformação Profissional
19:30 – Últimas Conversas
 

ÚLTIMAS CONVERSAS
Diretor: Eduardo Coutinho
Brasil, 2014, 85 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos

O cineasta Eduardo Coutinho entrevista diversos estudantes do ensino médio público no Rio de Janeiro, perguntando sobre suas vidas atuais e expectativas para o futuro.
Documentarista renomado de filmes como "Cabra Marcado para Morrer", "Edifício Master", "Jogo de Cena", e o mais recente "As Canções", Coutinho morreu antes de finalizar "Últimas Conversas". O projeto foi assumido por João Moreira Salles, diretor e produtor da VideoFilmes, e pela montadora Jordana Berg. No longa, Coutinho entrevista adolescentes da rede pública de ensino do Rio. Foram filmados aproximadamente 30 jovens dos 250 inicialmente pesquisados. O material bruto tem 32 horas. O cineasta os questiona sobre vida, amor, Deus, fé e outros temas.
 

TOP GIRL OU A DEFORMAÇÃO PROFISSIONAL
Diretora: Tatjana Turanskyj
(Top girl oder la déformation professionnelle)
Alemanha, 2014, 95 minutos
Classificação indicativa: 18 anos

Helena é mãe solteira e vive com sua filha de 11 anos. Ela conseguiu atingir um razoável sucesso em sua carreira como atriz, mas ganha a vida de fato como acompanhante na indústria do sexo. Helena tem um relacionamento tenso com a mãe, uma conservadora professora de canto, e está cada vez mais insatisfeita com o seu trabalho. Ao conhecer David, uma nova oportunidade lhe é oferecida. Helena agora trabalha vestida de látex e meia arrastão enquanto manipula brinquedinhos sexuais. No novo papel de sua vida, ela é uma mulher com um desejo incontrolável.
Tatjana Turanskyj, diretora de cinema e artista performática desde 2001, ano em que ajudou a fundar a "Berlin Women's Film Collective Hangover Ltda.", da qual foi membro até 2007, participando de seus filmes como atriz, corroteirista e codiretora. O seu filme "Remake" (2004), da Collective, venceu o Festival Internacional de Curtas de Oberhausen em 2005. Desde 2008, Tatjana Turanskyj é sócia-proprietária da produtora Turanskyj & Ahlrichs ***, onde realizou o seu primeiro projeto: o aclamado e premiado filme "Eine Flexible Frau" (The Drifter, 2010), que participou dos festivais de Berlim e Cannes, e primeira parte da trilogia Mulher e Trabalho. O seu segundo filme, o segundo da trilogia, produzido pela Turanskyj & Ahlrichs ***, Top Girl ou A Deformação Profissional, teve a sua première mundial na Seção Fórum do 64º Festival Internacional de Cinema de Berlim. Ela reside em Berlim e atualmente está trabalhando na pós-produção do filme "Athens – Disorientation is no Crime”, que dirigiu junto com a documentarista Marita Meher.


NO MEIO DO RIO, ENTRE AS ÁRVORES
Diretor: Jorge Bodanzky
Brasil, 2010, 70 minutos
Classificação Indicativa: Livre

Na Amazônia, diversas moradoras das comunidades locais participaram de oficinas de vídeo e fotografia. Com o conhecimento adquirido, os próprios alunos começam a registrar as suas vidas cotidianas, destacando tanto a beleza natural da região quanto as consequências negativas da exploração econômica dos recursos disponíveis.
O realizador paulistano já trabalhou ao lado de Hector Babenco, Antunes Filho, Maurice Capovilla, José Agripino de Paula, Reinhard Kahn e João Batista Andrade, entre outros. Seu longa mais conhecido e premiado, “Iracema, Uma Transa Amazônica” (1975), foi censurado por seis anos no Brasil. Também dirigiu “O Terceiro Milênio” (1982), “A Igreja dos Oprimidos” (1986) e Pandemonium (2010).

  
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133

www.salapfgastal.blogspot.com

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