Sinopse: Grande
Prêmio da Academia Europeia de Cinema 2010 melhor documentário nos festivais de
Guadalajara México Toronto Canada e Yamagata Japão. Prêmio da Crítica de Nova
York.Em outubro de 2010 Patricio Guzmán recebeu no Festival do Rio o prêmio
Fipresci pelo conjunto da obra. Em Atacama lado a lado os grandes observatórios
que examinam o universo e os abandonados acampamentos de mineiros de cobre na
época de Pinochet transformados em cárcere para presos políticos. Em Atacama o
tão distante que quase escapa à vista e só pode ser visto pela lente do
telescópio e o tão perto que igualmente quase escapa à vista e só pode ser
visto por quem se dispõe a examinar cada grão da areia do deserto. Alexander
Kluge criou certa vez no final da década de 1970 no filme A patriota(Die
Patriotin) uma imagem da relação do indivíduo com a história: uma professora
insatisfeita com a história da Alemanha no século 20 decide com uma pá abrir um
buraco no meio do Congresso e escavar até encontrar a verdadeira história de
seu país. Guzmán encontrou no deserto de Atacama uma imagem real ainda mais
forte: com pequenas pás de jardinagem parentes de presos políticos que morreram
nos cárceres que a ditadura de Pinochet montou no deserto vasculham a areia em
busca de fragmentos de ossos para por meio de um exame de dna comprovarem que o
filho ou o marido ou o irmão que o familiar desaparecido morreu ali nas prisões
do deserto de Atacama.
O documentário
chileno Nostalgia da Luz nos brinda como cenário principal o Deserto do
Atacama, onde astrônomos se utilizam da transparência do céu para explorar a
infinitude do universo em busca de vida extraterrestre. Paralelamente, ocorre
outro tipo de busca. O longa-metragem também debate a procura, por um grupo de
mulheres, de corpos de parentes desaparecidos durante o período da severa
ditadura do general Augusto Pinochet. Também é neste cenário que arqueólogos pesquisam
os vestígios das civilizações pré-colombianas, como pinturas rupestres e
fósseis.
Nostalgia da Luz utiliza-se de composições poéticas, explorando, de maneira singular, metáforas e comparações. O documentário
explora constantemente o paradoxo existente entre o moderno e o passado. Isso é
evidenciado pela própria composição do ambiente cinematográfico, marcado pelo
Deserto do Atacama que, carrega o passado das antigas civilizações e
elementos modernos inseridos nesse cenário, isto é, os centros de observações
astronômicas. Percebe-se, nitidamente, o emprego de planos estáticos e
meditativos que realçam a beleza de objetos prosaicos. Além disso, o filme lida
com a obsessão humana pelo passado e discute a contradição
que há no fato de ignorarmos, comumente, nossa História recente.
Valendo-se de
composições de imagens que prendem a atenção do espectador, Nostalgia da Luz
surpreende através de planos inspiradíssimos, marcados pela representação ímpar
do espaço sideral, bem como de fotografias justapostas dos desaparecidos
políticos. É importante lembrar que, assim como o conteúdo do filme, as imagens
também se comunicam através das metáforas e das comparações. Ao trazer a
superfícies da Lua em uma das tomadas, Guzmán sugere a representação de um
crânio humano.
O filme é espetacular
e fundamental para a reflexão de todas as sociedades humanas. Os constantes
questionamentos, aos quais o ser humano está submetido, são evidenciados ao
longo do documentário. Ademais, o filme oferece uma fantástica visão filosófica
sobre a existência e a condição humana, a qual é, durante todo o
longa-metragem, comparada com a infinitude, as dúvidas e o mistério do cosmos.
A produção cinematográfica
chilena faz uso de uma sensibilidade única, que permeia tanto a narração
pausada e cuidadosa como a própria composição fotográfica e sonora do longa.
Nostalgia da Luz abre portas para a discussão, para a reflexão e, sobretudo,
para problematizar o verdadeiro sentido da nossa existência e preocupações como
seres humanos.
Curti sua descrição e estou ansiosa para ver esse filme.
ResponderExcluirbjs, https://babimorais.wordpress.com
assista porque vale a pena Barbara
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