Apresentação
Na
última década, a Argentina se transformou no maior produtor de cinema
da América Latina graças aos subsídios governamentais, administrados
pelo Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (INCAA), e às
políticas de coprodução internacional. Fato que contribuiu para que o
Cinema Argentino alcançasse mercados, até então, impensáveis e fosse
consagrado, em 2010, com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro a O Segredo de Seus Olhos (El secreto de sus ojos – 2009), de Juan José Campanella.
No
entanto, as produções argentinas seguem tendo dificuldades para
ingressar nas salas de cinema latino-americanas, à exceção do Brasil,
que, atualmente, é o país da região que mais exibe filmes argentinos.
Contudo, a maioria das produções argentinas que chega às salas
brasileiras já foi consagrada por festivais internacionais e pouco do
cinema comercial argentino, que alcança grandes bilheterias em seu país,
cruza nossas fronteiras. Essa dicotomia da produção cinematográfica do
país divida entre “filmes comerciais” e “filmes para festivais” tem sido
um dos aspectos mais discutidos na atual conjectura deste cinema,
completamente dependente do INCAA.
Objetivos
O curso NOVO CINEMA ARGENTINO, ministrado por Rosângela Fachel de Medeiros, vai
traçar um panorama do cinema produzido na Argentina, que emergiu no
final do século XX (com obras de baixo orçamento, mas esteticamente
instigantes) e que, nestes primeiros anos do século XXI, vem se
ramificando em várias vertentes cinematográficas. Para tanto, o curso
realizará uma revisão crítica da recente produção cinematográfica
argentina, centrada em seus mais notórios expoentes, e abordará questões
referentes às políticas públicas do país para o audiovisual, que têm
sido fundamentais para sua consolidação.
Conteúdos
Aula 1
1.
Contextualizar política, econômico e culturalmente o surgimento do
chamado “Novo Cinema Argentino” – período anterior a 2000: obra de
referência: Pizza, Birra, Faso (1997), de Bruno Stagnaro e Adrián Caetano;
2. Apresentar e discutir obras e artistas que geraram a “primeira onda” do “Novo Cinema Argentino”:Mundo Grúa (1999), de Pablo Trapero; Nove Rainhas (2000), de Fabián Bielinsky; Esperando o Messias (2000), de Daniel Burman; La Liberdad (2000), de Lisandro Alonso; O Pântano (2001), de Lucrecia Martel e Un Oso Rojo (2002), de Adrián Caetano;
3. O crescimento das coproduções transnacionais na América Latina – cinema nacional versus Hollywood: cri ação do Programa Ibermedia (1998);
4. Políticas públicas – o kirchnerismo e o cinema nacional argentino.
Aula 2
1. O cinema comercial argentino – sucesso de público:Juan Taratuto, Diego Kaplan; Rodolfo ledo; Juan Jose Campanella; Sebastián Borensztein; Damián Szifron; Ariel Winograd;
2. O cinema argentino e o Oscar: O Filho da Noiva (2001) e O Segredo de Seus Olhos (2009), de Juan José Campanella;
3. O cinema argentino dos festivais internacionais – sucesso de crítica: El Otro (2007), de Ariel Rotter;XXY (2007), de Lúcia Puenzo; O Homem ao Lado (2009), Mario Cohn; Los Labios (2010), de Iván Fund e Santiago Loza; O Estudante (2011), Santiago Mitre; Las Acacias (2011), de Pablo Giorgelli; Abrir Portas e Janelas (2011), de Milagros Mumenthaler; O Último Elvis (2012), de Armando Bo;Samurai (2013), de Gaspar Scheuer;
4. O cinema de gênero argentino: Festival Buenos Aires Rojo Sangre (2000); Adrián García Bogliano;
5. Qual o futuro do cinema argentino?
Ministrante: Rosângela Fachel de Medeiros
Graduada em Comunicação Social. Mestre e Doutora em Literatura Comparada. Pesquisadora do Grupo Cinema Latino-americano (UFF).
Já ministrou para a Cena UM o curso "David Cronenberg: Seu Cinema e Suas Obsessões".
Curso
NOVO CINEMA ARGENTINO
de Rosângela Fachel de Medeiros
Datas
25 e 26 de novembro (terça e quarta)
Horário
19h30 às 22h
Local
Centro Cultural CEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Centro - Porto Alegre - RS)
Investimento
R$ 70,00
Material
Apostila e Certificado de participação
Formas de pagamento
Cartão de Crédito / Boleto / Depósito Bancário
Informações
cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9320-2714
Inscrições
Realização
Cena UM Produtora Cultural
Patrocínio
Apoio Cultural
Parceria
Apoio de Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário