domingo, 18 de novembro de 2012

Cine Especial: Neorrealismo Italiano: Parte 4


Nos dias 24 e 25 de novembro, estarei participando do curso Neorrealismo Italiano, criado pelo Cena Um E ministrado  pelo jornalista Franthiesco Ballerini. Enquanto os dois dias não chegam, estarei por aqui escrevendo sobre os principais filmes, desse movimento que é considerado um dos mais importantes da historia do cinema mundial. 

 Alemanha. Ano Zero

Sinopse: Em Berlim, após o final da 2ª Guerra Mundial, Edmund (Edmund Moeschke), um garoto de uma família muito pobre, trabalha para sustentar o pai doente, sua pequena irmã e o irmão, que não tem documentos. Um dia, ao conversar com um antigo mestre (Erich Gühne), fala do seu pai enfermo e entende ter recebido um conselho para matar seu pai, um peso morto. Ele começa a pensar na idéia.
  
Alemanha, Ano Zero é uma das obras máximas do mestre Roberto Rossellini e do cinema italiano. Um drama impactante com um dos finais mais célebres da história do cinema. Apesar de se passar na Alemanha do pós-guerra, o filme está inserido no contexto do cinema italiano dos anos 40 que foi o neo-realismo. No filme, Rossellini não deixa de passar uma critica pesada ao nazismo, que foi responsável, não só pela ruína de países em que eles assolaram como também contra a si próprios.      
O jovem personagem Edmund é uma representação de um grito de socorro, perante o horror e a falta de esperança que se encontra junto com a sua família, numa Berlim caindo em ruínas e tentando se reerguer. Suas escolhas, a partir de conselhos  de um professor nazista (e pedófilo), o leva para um ato final impactante e que dificilmente se apaga em nossas mentes após presenciar tal cena, que para o bem e para o mal, entrou para a historia do cinema.  


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