De 08 á 11 de outubro, estarei participando do curso EXPRESSIONISMO
ALEMÃO - UMA SINFONIA DE LUZES E SOMBRAS, criado pelo Cena Um e ministrado pelo
especialista no assunto Carlos Primati. E enquanto os quatro dias não vêm, por
aqui, estarei postando os principais filmes, sobre o melhor período
cinematográfico da Alemanha.
O Homem que Ri
Sinopse: Baseado no
romance de Victor Hugo, o filme enfoca o herdeiro de um ducado, Gwynplaine
(Conrad Veidt), seqüestrado quando garoto e, por ordem do rei, desfigurado num
perpétuo riso forçado; ele se torna uma atração de circo, famoso palhaço.
Magistral super
produção do cinema mudo, que mesmo feito nos EUA, passa todos os elementos do
sucesso do cinema expressionista alemão. Esse clássico dirigido pelo alemão
Paul Leni, é adaptado do livro magnífico do Victor Hugo e com interpretação de
Conrad Veidt, interpretando o personagem Gwynplaine, cujo seu visual, serviu de
inspiração principalmente, para a criação do Coringa, criado por Bob Kane, Bill
Finger e Jerry Robinson.
Apesar de inúmeras
cenas sombrias, que não deve nada a outros filmes expressionistas da época
(como Nosferatu) a trama vai mais para o drama romântico, onde torcemos do
inicio ao fim, para a felicidade do casal central, mas até lá, o filme nos
sufoca com momentos que parecem que podem a qualquer momento, selar tragicamente
o destino de ambos. O derradeiro ato final, com certeza é um dos mais
angustiantes e emocionantes daquela época.
O Gato e o Canário
Sinopse:Após 20 anos
da morte de um homem rico, seu esperado testamento traz a condição da herdeira
receber sua fortuna apenas se for considerada sã, ou então outra pessoa ficaria
com a fortuna, cujo nome estaria em um envelope selado. Mas o sumiço do
advogado, antes que revelasse a identidade dessa outra pessoa, é o primeiro de
uma série de eventos misteriosos.
A trama mistura
humor negro com elementos de terror usando uma atmosfera do expressionismo, com
uso de sombras e de iluminação, e o resultado é um filme estiloso onde até os
inter-títulos são engraçados. A beleza de Laura La Plante é muito
impressionante e seu personagem tem o padrão usual dos filmes da época da
mocinha em perigo que fica no final com o mocinho.
O Gabinete das
Figuras de Cera
Sinopse:Um jovem
poeta é contratado por um museu de cera para escrever as biografias de três
grandes criminosos: o califa Haron al-Haschid; Ivan, o Terrível; e Jack, o
Estripador.
Nos primórdios do
cinema, com poucas exceções, o terror no cinema restringiu-se às adaptações de
clássicos literários. As obras que melhor o representaram não constituíram
escola nem foram concebidas para a linguagem fílmica. Foi apenas no cinema
alemão da década de 20 que o gênero consolidou-se na sua plenitude criativa.
Em O Gabinete das Figuras de Cera, Paul Leni aplicou várias técnicas visuais para
compor este ambicioso filme, dando tridimensionalidade nos cenários
expressionistas e construindo, ao longo do filme, uns dos momentos mais
marcantes do Expressionismo Alemão. Além do vanguardismo na direção de arte,
temos nos papéis dos criminosos os três maiores atores alemães de todos os
tempos: Werner Krauss, Emil Jannings, e Conrad Veidt.
O Homem que Ri é magia pura......insanidade que gerou Coringa a símbolo do maior vilão de todos os tempos.
ResponderExcluirFilmão que possuo com orgulho em meu acervo.
É emocionante esse filme e recomendo bastante.
ResponderExcluirOuvi muitos elogios a "O Gato e o Canário", estou ansiosa para vê-lo!
ResponderExcluirAinda hoje irei escrever um pouco sobre ele Lé.
ResponderExcluir