De 08 á 11 de
outubro, estarei participando do curso EXPRESSIONISMO ALEMÃO - UMA SINFONIA DE
LUZES E SOMBRAS, criado pelo Cena Um e ministrado pelo especialista no assunto
Carlos Primati. E enquanto os quatro dias não vêm, por aqui, estarei postando
os principais filmes, sobre o melhor período cinematográfico da Alemanha.
M, O Vampiro De
Dusseldorf
sinopse: Dusseldorf
passa por um momento crítico. Assassinatos em série assustam os moradores da
cidade. Meninas são abordadas, seviciadas e mortas por um homem que desafia a
polícia. À busca de pistas, qualquer pessoa pode ser o procurado e, por vezes,
inocentes são acusados. A polícia vasculha a cidade enquanto os mafiosos, tendo
como chefe o poderoso Schränker, montam uma "tropa" composta por
mendigos e trapaceiros. O propósito é encontrar o assassino, antes da polícia.
Assim, estariam livres para promover seus "negócios"
O primeiro filme
falado do diretor austríaco Fritz Lang (Metropolis) e foi baseado em fatos
verídicos. A trama é baseada sobre um assassino de crianças, Peter Kürten, que
por volta de 1925 cometeu 10 crimes na cidade de Düsseldorf. O filme é um
verdadeiro retrato do clima de terror que se alastrava na Alemanha, na época da
ascensão do nazismo, e para piorar, o cinema alemão estava vivendo seus piores
anos. Contudo, Anjo Azul e M., o vampiro de Dusseldorf são exceções honrosas.
Rodado do começo ao
fim em estúdio, M revela o então ator de teatro Peter Lorre (1904-1968), que,
apesar de ter atuado em outros filmes posteriores, ficou marcado para sempre
como o homem de olhos esbugalhados e se tornou um dos maiores vilões do
cinema..
Não faltam momentos que se
tornaram clássicos desse filme, como a parte do cego vendedor de balões, que
tem contato com o assassino. Ele o reconhece através da melodia que o homem
assobia. Alertado, um dos componentes da "tropa" escreve com giz um M
(Mörder= assassino) na palma da mão, marcando o facínora nas costas. Após uma
grande perseguição, os mafiosos capturam o assassino e o submetem a julgamento.
Num monólogo, considerado um dos mais expressivos e surpreendentes da historia
do cinema.
Metrópolis
Sinopse: Metrópolis, ano de
2026. Os seres humanos foram divididos em duas castas: os intelectuais, que
moram na superfície, e os operários, que vivem nos subterrâneos da cidade e
fazem todo o trabalho duro para que ela funcione. A divisão, porém, é
estremecida quando o filho do prefeito desce aos subterrâneos e acaba se
apaixonando por Maria, uma operária que tenta liderar seus companheiros contra
os maus tratos a que são submetidos.
O grande charme desse filme
sombrio, e aterrador é o cenário futurista fotografado por dois mestres - Karl
Freund e Gunther Rittau. O roteiro foi escrito pelo próprio Lang e por sua
mulher, Thea Von Harbou também autora da
historia original e simpatizante do nazismo. O próprio diretor não gostou da
solução conciliatória para a luta das classes, por isso chegou a dizer que o
final era falso. O filme passou a historia como representante legitimo do
expressionismo alemão e um clássico de cinema fantástico. Anos mais tarde, seu
visual futurístico (com incríveis arranha céus), serviria de base para a
criação do visual de outros filmes como a ficção Blade Runner.
Curiosidade: A
primeira versão de Metrópolis tinha mais de três horas de duração, mas se
perdeu. A primeira versão americana tinha 159 minutos e a alemã 153 minutos. Há
uma versão restaurada pelo Filmmuseum Munich, que editou cenas perdidas e tem
150 minutos.Em 2008, em Buenos Aires, Argentina, foi encontrada a versão
original do filme;
Dr. Mabuse – O Jogador
Sinopse: Dr. Mabuse é um psicanalista
que faz uso do seu poder de sugestão e hipnose para cometer crimes.
Inicialmente como apostador, o protagonista e os seus cúmplices passam a
arriscar cada vez mais, com golpes à bolsa de valores e assassinatos. Mabuse
nos seus planos disfarça-se sempre, o que dificulta a investigação do seu
perseguidor, o oficial von Wenck.
Dr. Mabuse – O
Jogador é um filme policial, precursor do chamado cinema noir, que o próprio
Lang ajudou a desenvolver na sua fase hollywoodiana. O filme insere-se no
contexto de uma Alemanha decaída após I Guerra Mundial. A humilhação perante o
mundo, a conseqüente crise financeira, a instabilidade política, a
impopularidade do conflito, geraram obras que se caracterizam pelo horror, pelo
fantástico e pelo crime, um mundo de pesadelo em que os recursos visuais
contribuem para uma narrativa expressionista, refletindo a visão do mundo do
autor. O filme destaca-se pela assombrosa interpretação de Rudolf Klein-Rogge,
no papel do Dr. Mabuse, que nos convence com os seus diversos disfarces; pela
fotografia, que sugere a escuridão e o caráter sombrio do personagem, além da
cena apoteótica de hipnotismo coletivo num teatro, ( durante a segunda parte),
em que Mabuse surge no seu disfarce mais expressivo.
Com uma montagem
bastante criativa e uma banda-sonora moderna (na versão do DVD), a obra figura
como uma das mais significativas da escola expressionista alemã. Dr. Mabuse
aparece ainda em mais dois filmes de Fritz Lang: O Testamento do Dr. Mabuse
(1933) e Die 1000 Augen des Dr. Mabuse (1960), último filme do realizador no
seu regresso à Alemanha.
Preciso assistir M, dizem ser uma baita obra-prima.
ResponderExcluirO expressionismo cinematográfico alemão é tudo de bom.
ResponderExcluirO Falcão Maltês
Com certeza Antonio. Quanto a vc Celo, corra atras, pois vale a pena.
ResponderExcluirMais três bons filmes! Vi O Testamento do Dr. Mabuse a gostei muito, bastante suspense o tempo todo!
ResponderExcluirAbraços!