UM MARCO DO CINEMA BRASILEIRO E MUNDIAL
Sinopse: Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.
Um retrato forte que mostra aspectos tristes, mas verídicos das trajetórias percorridas por jovens das favelas urbanas. A um certo virtuosismo técnico compensado na verdade da atuação de um elenco orientado pela co-diretora Kátia Lund. Grande sucesso no exterior, foi finalista no Balfa (Oscar Inglês) de melhor filme estrangeiro, perdido pelo espanhol Fale Com Ela, mas ganhou na categoria montagem. Foi indicado a quatro Oscar, incluindo melhor diretor para Fernando Meirelles mas o filme topou de frente na época com o ultimo capitulo do Senhor dos Anéis, mas nada que atrapalhe o belo desempenho que o filme teve no Brasil e no mundo a fora e atualmente sempre ganha destaque em inúmeras listas dos melhores filmes, seja na ultima década que passou ou entre os melhores de todos os tempos.
Curiosidade: Grande parte do elenco de Cidade de Deus foi escolhido entre garotos que vivem em diversas comunidades e favelas do Rio de Janeiro e que não tinham tido até aquele momento nenhum contato com a arte de atuar. Para fazer esta seleção foram realizadas mais de 2000 entrevistas;
Revi um dia desses. Continuei achando-o muito bom. Inclusive, aquele inicio de Quem Quer Ser Milionário? é muito em cima do filme de Meirelles.
ResponderExcluirwww.ofalcaomaltes.blogspot.com