quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Cine Clássicos Faroeste: O Homem que matou o facínora

Publique a lenda

o diretor Ford no meio da foto
Sinopse:
Em 1910, o Senador Ransom Stoddard e sua esposa Hallie chegam numa pequena cidade para o funeral de Tom Doniphon (John Wayne). Entrevistado por um repórter, Stoddard conta a história de quando era advogado na cidade e desejava deter o terrível pistoleiro Liberty Valance por meio da lei. Doniphon, um respeitado caubói, insistia na validade da lei do revólver. Além das diferenças de estilo, Doniphon e Stoddard compartilhavam o interesse pela mesma mulher (Hallie, na época uma garçonete de saloon), além da mesma mesma vontade de acabar com a tirania.


Ultimo grande faroeste do mestre do gênero, o Irlandes Ford, com notavel fotografia em preto e branco e desempenhos magnificos de todo o elenco. O personagem feito por O Brien, um jornalista, fala a célebre frase que norteou a carreira de Ford:: "Quando a lenda é mais interessante do que a realidade, imprima-se a lenda. Marvim rouba as cenas quando aparece na pele de um dos piores vilões da historia dos filmes de faroeste.      

Curiosidades

O filme foi feito em preto e branco para diminuir os custos. Além disso os atores interpretariam personagens 30 anos mais jovens do que realmente eram, e a fotografia colorida mostraria com mais nitidez.
Nos cartazes de promoção, o nome de James Stewart aparece em cima nos créditos, mas no filme mesmo, o de John Wayne aparece antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário