quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cine Clássicos: Morro dos Ventos Uivantes

Estreando no ano da era de ouro do cinema (1939) filme ainda permanesse como um dos melhores romances de todos os tempos

Sinopse

Humilhado por seu irmão de criação, Heathcliff (Laurence Olivier) torna-se um homem rico e em busca de vingança. Ao mesmo tempo, porém, o rebelde nutre grande paixão por Cathy (Merle Oberon), irmã do homem que deseja matar e que, durante os anos em que esteve ausente da Inglaterra, casou-se com o nobre Edgar (David Niven).


O roteiro de Ben Hechte Charles MacArthur, que não avança além do 17º capitulo do livro, o elenco impecável, a direção perfeccionista Wyler e a fotografia deslumbrante de Gregg Toland que ganhou o Oscar fazem desse filme um dos maiores classicos do cinema americano.        

Curiosidades

Em suas memórias lançadas em 1971, David Niven conta alguns episódios das filmagens. Conta como o respeitado diretor Wyler exigiu que se filmasse dezenas de vezes uma cena em que ele chegava de carruagem puxando os cavalos. Já em outra passagem hilária, em uma cena dramática do filme, Niven foi obrigado a confessar ao diretor "que não sabia chorar". Obrigado a fazê-lo, acabou provocando um "acidente" com seu nariz, que fez a atriz da personagem morimbunda Merle Oberon levantar da cama e abandonar a cena, enojada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário