quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Cine Clássicos: Especial Mês das Bruxas: DRÁCULA (1931)

PRIMEIRA ADAPTAÇÃO OFICIAL DO CONDE MARCOU PARA SEMPRE A CARREIRA DE BELA LAGOSI.  

sinopse:

Drácula (Bela Lugosi) é um conde vindo dos Cárpatos que aterroriza Londres por carregar uma maldição que o obriga a beber sangue humano para sobreviver. Após transformar uma jovem em vampira ele concentra suas atenções em uma amiga dela, mas o pai da próxima vítima se chama Van Helsing (Edward Van Sloan), um cientista holandês especialista em vampiros que pode acabar com seu reinado de terror.


Versão fiel do famoso romance de Bran Stocker, tornou-se um clássico de horror, não tanto pela sua atmosféra e por seus efeitos visuais da época mas pela interpretação do húngaro Bela Lagosi no papel titulo.

Curiosidades:
Foram rodados simultaneamente dois filmes sobre Drácula, um estrelado por Bela Lugosi e outro em versão espanhola e estrelado por Carlos Villarias e Lupita Tovar. Ambos os filmes dividiram os mesmos sets de filmagens, sendo que o filme de Lugosi era rodado durante o dia e a versão espanhola, que foi lançada no mesmo ano, era rodada à noite.
Drácula foi lançado nos cinemas em duas versões, sendo que uma delas era sem som algum, para ser exibida em salas que ainda não estivessem equipadas com sistema de áudio para filmes.
A Universal Pictures, produtora do filme, encomendou ao compositor Philip Glass uma nova trilha sonora para Drácula que foi inserida no filme em seu relançamento em outubro de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário