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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 17 de março de 2023

Cine Especial: 'King Kong - 90 Anos Depois'

É preciso estar fora desse planeta para nunca ter ouvido falar sobre King Kong, o famoso gorila gigante que se apaixonou por uma indefesa jovem e que escalou em direção ao topo do Empire State Building com ela em sua mão. A criatura gigante se tornou um verdadeiro símbolo da sétima arte, obtendo inúmeros fãs ao redor do globo e se tornando desde então um sucesso absoluto. Mesmo nos dias de hoje ele ainda é homenageado e lembrado em diversos filmes, séries, programas de tv e até mesmo vídeo games, tudo isso teve o seu início há exatos noventa anos atrás, ou mais precisamente 02 de março de 1933, sendo considerado por muitos estudiosos como o primeiro grande cinema espetáculo do início do cinema falado e desde então essa arte nunca mais foi a mesma.

Dirigido por Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack, a trama segue o famoso diretor de cinema Carl Denham (Robert Armstrong) que após encontrar um mapa para a desconhecida Ilha da Caveira, segue viagem para ela junto de sua equipe de filmagens. Chegando lá eles se deparam com uma tribo indígena que acaba sequestrando a jovem atriz e estrela do filme de Denham, Ann Darrow (Fay Wray) para ser oferecida como oferenda ao gorila gigante que habita a ilha e, então, a equipe é obrigada a adentrar a floresta para resgatarem ela.

Ao chegarem na floresta adentro para socorrer atriz eles descobrem que o grande gorila não é o único ser vivo de grandes proporções que vive no local. Há também vários seres pré-históricos que se encontram vivos por lá e fazendo da vida desse grupo um verdadeiro inferno, pois aos poucos são caçados e a maioria sendo mortos. Todos esses seres incríveis foram criados pela técnica de animação Stop-Motion e que, embora até a pouco tempo era considerada antiquada, atualmente está sendo bem reutilizada em obras como no caso de "Pinóquio" (2022) de Guilherme Del Toro. Para a época, esse recurso criado por Charles R. Knight foi uma verdadeira revolução em todos os aspectos, sendo que o Kong em si impressiona até nos dias de hoje e fazendo a gente se perguntar como os realizadores tiveram tanta paciência em fazer diversas cenas quadro a quadro.

Inicialmente estava sendo pensado em utilizar atores fantasiados para criar os enormes monstros, mas agora se percebe o quanto estavam certos em utilizar bonecos para dar vida e obtendo assim maior realismo. Todos os bonecos e maquetes confeccionadas são fascinantes, dando um verdadeiro espetáculo a combinação de ambos, principalmente nas cenas de luta entre Kong e Tiranossauro. Essa cena, aliás, é uma das mais empolgantes, pois ela é divertida, empolgante e terminando de uma forma surreal e surpreendente.

A obra consegue sintetizar a visão do ser humano com relação ao gorila gigante, mesmo quando nós do lado de cá da tela não enxerga da mesma forma hoje em dia. Para os personagens na trama, ele não passa de um ser monstruoso e que somente procura destruir o que encontra pela frente. Porém, se formos analisar mais a fundo, se percebe que as suas ações estão todas voltadas para a personagem Ann Darrow e fazendo com que isso sele o destino do gorila gigante.

No decorrer do filme vemos sempre Kong tentar manter a protagonista a salvo, tanto que ele a protege quando ela grita ao ver o Tiranossauro-Rex se aproximando. Mesmo sendo de forma subliminar o espectador atento irá perceber isso de imediato e fazendo com que a gente se simpatize com a criatura mesmo quando ele toca o terror, tanto na Ilha da Caveira como na cidade de Nova York. Neste último caso, o ato final reserva um dos momentos mais espetaculares da história do cinema.

Quando me perguntam qual é a melhor cena do filme eu digo de forma imediata que é aquela em que King Kong sobe até o topo do Empire State Building e luta com os aviões e fazendo da sequência a mais famosa "Via-Sacra" do cinema. Até hoje muitos se perguntam de que forma foi criada essa cena, pois ela impressiona pela sua escala, ousadia e culminando na morte trágica do protagonista e que fez muitos cinéfilos da época chorarem sem pestanejar. O próprio Merian C. Cooper não esperava essa reação do público e fazendo do resultado algo ainda mais precioso.

Mas embora o gorila gigante seja a verdadeira estrela o elenco humano não fica muito atrás, pois cada um ali tem o seu papel relevante dentro da trama. Tanto Fay Wray como Robert Armstrong e Bruce Cabot estão ótimos em seus respectivos papeis, sendo que a primeira possui um dos gritos mais famosos da história do cinema. Fay Wray interpreta a aspirante a atriz, Ann Darrow que é capturada por Kong e nos brindar com uma atuação digna de nota, pois ela consegue nos passar todo o horror que a sua personagem está sentindo nas mãos do gorila.

Robert Armstrong interpreta o famoso diretor de cinema, Carl Denham, sendo que o personagem é uma alusão ao próprio cineasta Merian C. Cooper, sendo alguém aventureiro e que busca as mais diversas aventuras pelo globo para obter as melhores imagens para os seus documentários. Já Bruce Cabot que interpreta o marinheiro Jack Driscoll, de início pensamos que seu personagem seja um pouco sociável, mas ao passar do filme vemos que na verdade ele é muito corajoso e que usara de todas as formas para resgatar a Ann.

Vale também destacar a trilha sonora realizada pelo compositor Max Steiner para o filme, sendo ela uma das primeiras trilhas da história criadas especialmente para um longa-metragem.  Ela consegue nos transmitir todos os significados das cenas, sendo que as notas se casam de tal forma em determinados momentos que ficamos impressionados em todos os sentidos. Belo exemplo é a cena da primeira aparição de Kong, sendo a trilha faz com que ela se torne dramática e cheia de suspense.

Por fim, "King Kong" é com toda certeza um verdadeiro marco do cinema, sendo um filme revolucionário para época e sobrevivendo com bravura ao teste do tempo ao longo destes noventa anos.   


NOTA:  A Cinemateca Capitólio celebra o aniversário de 90 anos de King Kong, obra-prima de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack lançada em março de 1933, com uma sessão especial no sábado, 18/03, às 18h, comentada pelo pesquisador Marcelo Severo.


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Cine Dica: Próxima Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre - 'Orfeu do Carnaval'

 Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.

SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Cinemateca Capitólio

Data: 18/03/2022, sábado, às 10:15 da manhã


"Orfeu do Carnaval" (Orphée Noir)

França/ Brasil/ Itália, 1959, 105 min, 12 anos

Direção: Marcel Camus

Elenco: Marpessa Dawn, Breno Mello, Lourdes de Oliveira, 

Léa Garcia

Sinopse: No Carnaval, Orfeu (Breno Mello), condutor de bonde e sambista do morro, se apaixona por Eurídice (Marpessa Dawn), uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte (Ademar da Silva). O belo amor de Orfeu por Eurídice, no entanto, desperta a ira da ex-noiva do galã, Mira (Lourdes de Oliveira) e a Morte acompanha tudo de perto.


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quinta-feira, 16 de março de 2023

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (16/03/2023)

 SHAZAM! FÚRIA DOS DEUSES

Sinopse: Sequência do primeiro filme do herói que acompanha as aventuras do adolescente orfão Billy Batson (Asher Angel). Basta gritar uma palavra – SHAZAM! – para que o jovem se transforme no super-herói adulto Shazam (Zachary Levi), dom que recebeu de um antigo mago. 


BIOCÊNTRICOS

Sinopse: Como você reinventaria uma parte do seu mundo tendo a natureza como modelo? Em Biocêntricos, essa e outras provocações são respondidas pelo olhar da bióloga Janine Benyus, que propõe, a partir de pessoas que colocaram a vida no centro de suas escolhas, inovações tecnológicas e sociais inspiradas na Terra, uma mestra com bilhões de anos de experiência.



SEGUNDO TEMPO

Sinopse: Ana e Carl são dois jovens irmãos que nunca se deram bem, mas depois de sofrerem uma grande perda familiar, partem em busca de respostas. Os dois tentam encontrar no Brasil e na Alemanha seus próprios caminhos e identidades, atravessando a história de sua família e do século XX.



MEDUSA

Sinopse: Em Medusa, uma gangue de mulheres fazem o melhor que podem para controlar tudo ao seu redor - até mesmo outras mulheres - para resistir à tentação. Mas o dia chegará onde a vontade será maior do que tudo.


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS 16 a 22 DE MARÇO

 ESTREIA:

MEDUSA

Direção: Anita Rocha da Silveira

Brasil/2022/fantasia-terror/128min.

Classificação Indicativa: 16 anos

Sinopse: Há muitos e muitos anos, a bela Medusa foi severamente punida por Atena, a deusa virgem, por não ser mais pura. Hoje, a jovem Mariana pertence a um mundo em que deve se esforçar ao máximo para manter a aparência de uma mulher perfeita. Para não caírem em tentação, ela e suas amigas se esforçam ao máximo para controlar tudo e todas à sua volta. Porém, há de chegar o dia em que a vontade de gritar será mais forte.

Elenco:Mari Oliveira, Lara Tremouroux, Joana Medeiros, Felipe Frazão, Bruna G, Carol Romano, João Oliveira, Bruna Linzmeyer, Thiago Fragoso, Inez Viana.

MEDUSA foi exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, e percorreu outros festivais do mundo todo, como Toronto, IndieLisboa, Miami Film Festival, San Sebastian e foi um dos grandes vencedores do Festival do Rio, levando o prêmio de Melhor Filme e Melhor Direção.


EM CARTAZ:


A PORTA AO LADO

Direção: Júlia Rezende

Brasil/ 2022/Drama/ 1h53min

classificação Indicativa; 16 anos

Sinopse:Em A Porta ao Lado, Rafa (Dan Ferreira) e Mari (Letícia Colin) vivem um relacionamento tranquilo e estável, dentro dos moldes mais tradicionais. Juntos há mais de cinco anos, os dois se acostumaram com a rotina e a monotonia da vida de casados. Mas quando Fred (Túlia Starling) e Isis (Bárbara Paz), um casal que vive um relacionamento aberto, se muda para o apartamento ao lado, Mari acaba sendo levada a questionar seu casamento e considerar outras formas de se relacionar. O encontro entre os dois casais provoca desejos, dúvidas e inseguranças, transformando completamente a vida dos quatro.

Elenco: Letícia Colin,Danilo Ferreira,Bárbara Paz


QUANDO FALTA O AR

Direção: Ana Petta e Helena Petta

Brasil/ Documentário/2022/81min

classificação indicativa: 10 anos

Sinopse: O filme registra o trabalho realizado por profissionais do SUS em uma das maiores crises sanitárias da história. Quando Falta o Ar traz a interseção da saúde com a religiosidade, a desigualdade social e o racismo estrutural presentes no país. O documentário aborda a pandemia com foco nos diferentes tempos e dimensões envolvidas no cuidado em saúde, revelando a face humana da luta coletiva contra a COVID 19.


HORÁRIOS DE 16 A 22 DE MARÇO DE 2023 (Não há sessões nas segundas-feiras):


15h: QUANDO FALTA O AR

16h45: A PORTA AO LADO

19h: MEDUSA


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 16 A 22 DE MARÇO DE 2023

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

 SHORTBUS


SALA PAULO AMORIM


15h – A PORTA AO LADO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 110min). Direção de Júlia Rezende, com Dan Ferreira, Letícia Colin, Túlio Starling e Bárbara Paz. Manequim Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Mari e Rafa vivem um relacionamento tradicional e estável. O casamento segue tranquilo até o dia em que se muda para o apartamento ao lado o casal Isis e Fred. Os novos vizinhos vivem em uma relação aberta, separam sexo de amor e decidiram não ter filhos. O encontro dos dois casais irá provocar desejos, dúvidas, inseguranças, mentiras e transformações, fazendo com que cada um reavalie suas escolhas.


17h - BELCHIOR – APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 90min). Documentário de Natália Dias e Camilo Cavalcanti. Clariô Filmes. 14 anos.

Sinopse: Antonio Carlos Belchior Fontenelle Fernandes (1946 – 2017), mais conhecido como Belchior, ganha um autorretrato que mergulha no coração selvagem do poeta, cantor e compositor cearense. Com suas canções geniais e suas ideias cortantes, ele marcou e ainda marca a vida de muita gente.


18h45 – CLOSE Assista o trailer aqui.

(Bélgica/França/Holanda, 2022, 105min). Direção de Lukas Dhont, com Eden Dambrine, Gustav De Waele, Émilie Dequenne. O2 Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Léo e Rémi, de 13 anos, são inseparáveis - melhores amigos e próximos como irmãos. Mas, quando começam um novo ano escolar, as pressões da adolescência desafiam este vínculo tão fraterno, gerando consequências inesperadas e de longo alcance. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor longa internacional.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NA TERÇA, DIA 21.)


SALA EDUARDO HIRTZ


15h30 – CLOSE

(Bélgica/França/Holanda, 2022, 105min). Direção de Lukas Dhont, com Eden Dambrine, Gustav De Waele, Émilie Dequenne. O2 Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Léo e Rémi, de 13 anos, são inseparáveis - melhores amigos e próximos como irmãos. Mas, quando começam um novo ano escolar, as pressões da adolescência desafiam este vínculo tão fraterno, gerando consequências inesperadas e de longo alcance. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor longa internacional.


17h30 – SEGUNDO TEMPO - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 105min). Direção de Rubens Rewald, com Kauê Telloli, Priscila Steinman, Michael Hanemann. Pandora Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Ana e Carl são filhos de Helmut, um imigrante alemão que veio para o Brasil em busca de uma nova vida. Os dois irmãos nunca se deram bem, mas, depois da morte do pai, decidem ir para a Alemanha na tentativa de resolver alguns mistérios do passado e conhecer suas origens.


19h30 – SHORTBUS - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(EUA, 2006, 100min). Direção de John Cameron Mitchell, com Paul Dawson, Lindsay Beamish, Sook-Yin Lee, Adam Hardman. Imovision, 18 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Lançado em 2006, no Festival de Cannes, o filme volta aos cinemas em versão remasterizada e revive a polêmica de 16 anos atrás. Disposto a falar de sexualidade em tempos de conexões virtuais, o diretor chamou para os testes de elenco atores e não atores que estivessem dispostas a fazer sexo diante das câmeras. A trama segue alguns personagens que vivem em Nova York e se encontram em uma balada chamada Shortbus: uma terapeuta sexual que nunca teve um orgasmo e passou anos fingindo, uma dominatrix que não consegue se conectar e um casal gay que está decidindo se deve ou não abrir seu relacionamento.

 (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA SEXTA, DIA 17.)


SALA NORBERTO LUBISCO


14h30 - AFTERSUN Assista o trailer aqui.

(Reino Unido/EUA, 2022, 100min). Direção de Charlotte Wells, com Frankie Corio e Paul Mescal. O2 Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Quando tinha 11 anos, Sophie passou alguns dias de férias com o pai, numa praia ensolarada e cheia de descobertas. Vinte anos depois, ela encontra um vídeo daquele verão e tenta se reconciliar com suas lembranças e com aquele homem que até hoje não conhece plenamente. Paul Mescal é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor ator.


16h30 – MEDUSA - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 130min). Direção Anita Rocha Da Silveira, com Mari Oliveira, Lara Tremouroux, Joana Medeiros. Sessão Vitrine, Drama fantástico. 14 anos.

Sinopse: Mariana, de 21 anos, é uma jovem religiosa que busca a perfeição. Para resistir às tentações, ela e suas amigas se escondem atrás de máscaras e saem à noite para caçar e linchar quem supostamente se desviou do caminho certo. Mas, aos poucos, Mari percebe que outros sentimentos estão surgindo dentro dela. Com seu segundo longa, a diretora conquistou os prêmios de melhor filme e direção na Première Brasil do Festival do Rio.


19h10 – MORTE A PINOCHET Assista o trailer aqui.

(Kill Pinochet - Chile, 2021, 81min). Direção de Juan Ignacio Sabatini, com Daniela Ramírez, Cristián Carvajal, Gastón Salgado. A2 Filmes, 16 anos. Drama político.

Sinopse: Enquanto o Chile vivia uma ditadura cruel sob o comando de Augusto Pinochet, poucos ousados consideravam o impossível: matar o presidente general. Os integrantes da Frente Patriótica Manuel Rodríguez, liderados pelo professor de educação física Ramiro e a psicóloga Tamara, marcaram o ataque armado para uma tarde de domingo, em setembro de 1986. Baseado em um episódio real, o filme destaca um movimento que foi determinante para a história chilena no contexto da época.

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PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 15 de março de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'TÁR'

NOTA: Esse texto eu escrevi horas antes do Oscar 2023.

Sinopse: O filme examina a natureza mutável do poder, seu impacto e durabilidade em nosso mundo moderno. 

Quando eu estiver escrevendo esse texto faltará poucas horas para o Oscar 2023 e do qual o filme "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" (2022) é o favorito para levar a maioria das estatuetas. Michelle Yeoh, por exemplo, pode se tornar a primeira atriz asiática a levar um Oscar de melhor atriz para casa e fazendo história. Porém, "Tár" (2022) é um daqueles filmes que surgem do nada e podem surpreender na noite da cerimônia devido a sua poderosa proposta.

Dirigido por Todd Field, do filme "Pecados Íntimos" (2006), o filme conta a história de Lydia Tár (Cate Blanchett), a primeira diretora musical feminina da Filarmônica de Berlim e está no topo do mundo. Como regente, Lydia não apenas orquestra, mas também manipula. Como uma pioneira, a virtuosa apaixonada lidera o caminho na indústria da música clássica dominada por homens. Além disso, Lydia se prepara para o lançamento de suas memórias enquanto concilia trabalho e família. Ela também está disposta a enfrentar um de seus desafios mais significativos: uma gravação ao vivo da Sinfonia nº 5 de Gustav Mahler. No entanto, forças que nem mesmo ela pode controlar lentamente destroem a elaborada fachada de Lydia, revelando segredos sujos e a natureza corrosiva do poder. E se a vida derrubar Lydia de seu pedestal?

Todd Field começou a carreira como ator secundário em filmes ótimos como "De Olhos Bem Fechados" (1999), mas foi através da direção que ele encontrou o seu verdadeiro caminho. Infelizmente foram poucas as chances que ele teve para revelar para nós o seu grande potencial, pois antes de "Tár" tínhamos somente dois ótimos exemplo, o já citado "Pecados Íntimos" e "Entre Quatro Paredes" (2001). Em "Tár", ele dá uma verdadeira aula de como se deve dirigir uma trama em que todas as atenções se voltam para uma grande protagonista.

É preciso destacar a sua edição, não somente ágil, como também em surpreendentes planos sequências, principalmente em uma passagem sem cortes durante um ensaio em a protagonista começa a se descascar e revelando o seu real ser. Com uma bela direção, o filme nos passa a sensação de nunca sabermos ao certo se estamos diante de algo que está realmente acontecendo ou se não passa de delírios da protagonista que começa a ter a sua realidade ruindo, pois a mesma não conseguiu obter o controle por muito tempo. Talentosa, porém, manipuladora em todos os sentidos, a protagonista irá enfrentar uma gradual queda e da qual enfrentará os seus demônios mais profundos para dizer o mínimo.

Cate Blanchett novamente nos surpreende em uma atuação digna de nota, da qual nos transmite através de sua personagem uma pessoa segura de si e que se acha no direito de derrubar qualquer um que lhe venha atrapalhar. Não deixa de ser pesado, por exemplo, uma cena em que ela ameaça uma criança, ou quando ela tenta manipular as pessoas que podem revelar segredos sujos que podem vir à tona. Cada vez mais que questionamos a personagem mais temos o desejo de seguirmos em frente ao lado dela e sabermos qual será o seu verdadeiro destino na reta final da história.

O filme é um retrato de tempos atuais em que todos nós nos encontramos sendo observados e cujo um erro é o suficiente para arruinar a vida da pessoa como um todo. Portanto, ao vermos um celular no primeiro plano do filme é uma espécie de sintetize sobre tempos em que, aparamente, vivemos em Democracia, quando na verdade é uma espécie de "1984", mas cuja diferença que há diversos olhos nos observando e nos julgando o tempo todo. A protagonista, por sua vez, é falha, mas também humana e cabe a mesma buscar as raízes da simplicidade da vida para dar a volta por cima, pois é neste ponto que talvez todos nós busquemos a nossa redenção pessoal uma vez que fomos banidos de nossa própria área de conforto em que sentíamos poderosos.

"Tár" é um poderoso filme sobre a arte da música e de seus talentos, mas cujo seus pecados estão sendo sempre observados por todos. 

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO Cinemateca Capitólio 14 a 23 de março de 2023

MOSTRA CELEBRA O ANIVERSÁRIO DE KING KONG

A Cinemateca Capitólio celebra o aniversário de 90 anos de King Kong, obra-prima de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack lançada em março de 1933, com uma sessão especial no sábado, 18/03, às 18h, comentada pelo pesquisador Marcelo Severo.

A partir de terça-feira, 14/03, a Cinemateca Capitólio apresenta o ciclo Universo Kong, com filmes de horror e aventura realizados em Hollywood nos primeiros anos da era sonora. A programação possibilita um mergulho no imaginário violento do período que gerou King Kong, a partir de obras marcantes como O Médico e o Monstro, de Rouben Mamoulian, A Ilha das Almas Selvagens, de Erle C. Kenton, Zaroff, o Caçador de Vidas, de Ernest B. Schoedsack e Irving Pichel, e Monstros, de Tod Browning, entre outros clássicos. O valor do ingresso é R$ 10,00.

A mostra Universo Kong ganha uma continuidade em abril, com novos títulos e reprises.    


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/5980/universo-kong-selvageria/


JEAN VIGO RESTAURADO EM CARTAZ

A partir de terça-feira, 14/03, a Cinemateca Capitólio exibe duas cópias restauradas de obras-primas do grande diretor francês Jean Vigo: Zero de Conduta, que completa 90 anos em 2023, e O Atalante, seu único longa-metragem, lançado originalmente em 1934. A exibição é uma parceria com a Cinemateca da Embaixada da França e o Institut Français. O valor do ingresso é R$ 10,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/3128/zero-de-conduta/ e http://www.capitolio.org.br/eventos/5976/o-atalante/


GRADE DE HORÁRIOS

14 a 23 de março de 2023


14 de março (terça)

15h – Vingança Diabólica

16h15 – Anjo e Demônio

17h30 – Traga-a Para Casa

18h30 – Zero de Conduta

19h30 – O Atalante


15 de março (quarta)

15h – Zero de Conduta

16h – O Monstro

17h30 - Os Crimes do Museu

19h – Letícia, Monte Bonito, 04 + Meu Primeiro Verão


16 de março (quinta)

15h – O Atalante

17h – Traga-a Para Casa

18h - A Patrulha Perdida

19h30 – Monstros


17 de março (sexta)

15h – A Patrulha Perdida

16h30 – Traga-a Para Casa

17h30 – Tarzan, o Filho das Selvas

19h30 – Projeto Raros: Ave do Paraíso


18 de março (sábado)

15h – Zero de Conduta

16h – Zaroff, O Caçador de Vidas

18h – King Kong + debate


19 de março (domingo)

15h – Anjo e Demônio

16h15 – O Filho de King Kong

17h30 – A Ilha das Almas Selvagens

19h – O Atalante


21 de março (terça)

15h – Traga-a Para Casa

16h – Zero de Conduta

17h – O Morcego Vampiro

18h30 – O Monstro

20h – Só Juntos


22 de março (quarta)

15h – Os Crimes do Museu

16h20 – Lua Negra

17h30 – Congo

19h – O Médico e o Monstro


23 de março (quinta)

15h – O Morcego Vampiro

16h15 – Vingança Diabólica

19h30 – Sessão de abertura (EFIC)