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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 3 de junho de 2022

Cine Especial: 'ET - 40 Anos Depois'

Sinopse: O garoto Elliott faz amizade com um pequeno alienígena inofensivo que está bem longe do seu planeta. Ele decide manter a adorável criatura em segredo e em casa após apresentá-la aos irmãos. 

As minhas primeiras lembranças com relação a infância está com relacionado também ao cinema, já que meus pais tinham costume de sair de casa para assistir aos filmes dos Trapalhões no início dos anos oitenta e como eles me tiveram no início daquela década começaram a me levar junto. A minha primeira lembrança que eu tenho sobre isso é que eles me levaram em uma sessão do Imperial da rua das Andradas de Porto Alegre, onde estava passando "A Filha dos Trapalhões" (1984). Porém, o que eu mais me marquei nesta sessão foi o trailer que passou antes desse filme e que foi justamente de "ET" (1982) de Steven Spielberg.

Há um, porém com relação a isso, já que o filme dos Trapalhões é de 1984, enquanto o filme do pequeno alienígena foi lançado em 1982, mas talvez o Imperial naquela época tenha decidido reprisa-lo devido ao enorme sucesso que o filme vinha fazendo. Deixando as dúvidas de lado, eu me lembro que eu fiquei encetado por aquele trailer, mas não sabia ao certo o que era aquilo tudo, ao ponto que achava que o pequeno alienígena em cima bicicleta era uma velhinha. Mal sabia o quanto eu estava enganado.

O filme viria anos mais tarde a ser exibido na Rede Globo sempre nas noites final de ano. Quando eu assisti pela primeira vez foi em uma sessão inesquecível de uma possível "Tela Quente", onde meus pais e eu nos emocionávamos com a jornada do pequeno ET e de sua amizade com o menino Elliott, interpretado por Henry Thomas. O filme foi reprisado umas dezenas de vezes na saudosa "Sessão da Tarde", mas sempre era pura magia, pois sempre havia um novo detalhe a serem fisgados em cada cena.

Steven Spielberg criou uma fábula de ficção inspirada um pouco em sua própria infância, já que no passado os seus pais haviam se separado e ele queria passar os seus sentimentos através dos filmes que ele foi criando através do tempo. Talvez "ET" seja o filme que mais representa a essência do que foi um dia Spielberg, um jovem cheio de imaginação, mas tendo que enfrentar os dilemas da vida de como amadurecer e seguir em frente para continuar vivendo haja o que houver. Os personagens centrais da trama, por exemplo, nada mais são do que alter egos do próprio diretor, pois enquanto Elliott foi abandonado pelo pai, ET foi abandonado pelos seus próprios irmãos e começa a usar a tecnologia da terra para poder voltar.

Amizade entre o menino e o pequeno alienígena sem sombra de dúvida é o coração pulsante do filme como um todo e que arranca lagrimas de várias gerações desde que foi lançado. Tecnicamente o filme, talvez, seja um dos mais significativos da carreira do diretor, já que sua maneira de filmar, desde a gradual apresentação do personagem central, como o mistério que ele constrói com relação aos humanos que perseguem o ET, são de um primor único. Vale destacar as inúmeras referencias que o cineasta insere na trama com relação aos seus filmes anteriores e de seu colega George Lucas, já que ambos dominavam o cinema de entretenimento daquela época e essas referências visuais eram obvias para serem vistas nesta obra.

O filme possui inúmeras cenas que se tornariam clássicas e diversas vezes copiadas ou satirizadas em outros filmes. A cena em que Elliott e ET voam com a bicicleta e passam na frente da lua acabou se tornando uma das imagens mais icônicas da história do cinema. Como se ainda não bastasse o diretor presta uma bela homenagem ao clássico "Depois do Vendaval" (1982) de John Ford, para o fechamento da hilária sequência em que Elliot, ligado ao ET, está bêbado, soltando as rãs durante a aula e encerrando a cena de uma maneira inesquecível.

O ato final reserva um dos momentos mais emocionantes da história do cinema, mas muito dessa emoção não é somente criada por Steven Spielberg, como também graças ao seu amigo e mestre das trilhas sonoras John Williams. O maestro e compositor cria aqui o que talvez seja uma de suas maiores obras primas, já que a sua trilha não somente se casa com as belas cenas do ato final da trama, como também nos passa a sensação de que testemunhamos um dos maiores espetáculos de todos os tempos e que não haveria mais retorno. Ao final, ficamos com os olhos cheios de lagrimas, pois todo o começo tem um fim e esse final orquestrado por Steven Spielberg e seu amigo Williams é sem sombra de dúvida um dos maiores marcos da história do cinema.

"ET" é um dos maiores clássicos de todos os tempos, cuja a obra encanta várias gerações até hoje e que irá ser lembrado por todo o sempre. 

Nota: O filme foi exibido em uma sessão especial na Cinemateca Capitólio no último Domingo (22/05/2022) em comemoração aos 40 anos do lançamento do clássico. 

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Cine Dica: Próxima Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre - Paris, 13° Distrito

Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.

Local: Sala Eduardo Hirtz, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 04/06/2022, sábado, às 10:15 da manhã


"Paris, 13° Distrito" ( Les Olympiades)

França, 2021, 105 min, 16 anos.

Direção:  Jacques Audiard 

Elenco:  Lucie Zhang, Makita Samba, Noémie Merlant


Sinopse:  Bairro que reúne a comunidade chinesa de Paris, em torno da estação Olympiades, o 13° arrondissement serve de cenário para os desencontros amorosos de um grupo de jovens parisienses. Émilie, de ascendência oriental, divide apartamento com Camille, que ensina francês. Os dois se envolvem sem compromisso, mas a chegada de Nora acaba complicando a situação do trio – principalmente depois que ela é confundida com uma garota que posta vídeos de sexo nas redes sociais. Rodado em preto e branco, o filme integrou o Festival Varilux de Cinema Francês.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.


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quinta-feira, 2 de junho de 2022

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (02/06/2022)

JURASSIC WORLD – DOMÍNIO

Sinopse: Os dinossauros agora circulam livres pelo mundo humano após os acontecimentos recentes. Alguns conseguem coexistir de forma pacífica em sociedade, todavia, outros trazem problemas. 


1982

Sinopse: 1982 traça uma linha imaginária que demarca o mundo adulto e o infantil. Delimita uma fronteira que separa os que conhecem a realidade daqueles que, inocentemente, ignoram a gravidade de uma situação. Expõe ainda um muro de proteção construído por adultos na tentativa de poupar os mais novos.


MÁ SORTE NO SEXO OU PORNÔ ACIDENTAL

Sinopse: Emi trabalha como professora de História numa respeitada escola conservadora de Bucareste. No entanto, quando seu vídeo fazendo sexo com o marido vaza para todos os alunos, ela corre o risco de ser demitida. A instituição organiza uma grande reunião com pais de alunos, onde será decidido o destino da professora.


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 2 A 8 DE JUNHO DE 2022 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

A Fratura


SALA 1 / PAULO AMORIM


14h30 – A FRATURA Assista o trailer aqui.

(La Fracture - França, 2021, 100min). Direção de Catherine Corsini, com Pio Marmaï, Valeria Bruni Tedeschi, Marina Foïs. Imovision, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Raf e Julie decidem terminar sua relação, mas um pequeno acidente acaba levando as duas para o hospital. Enquanto isso, as ruas de Paris são tomadas por um grande protesto do movimento dos coletes amarelos contra o governo. Aos poucos, a emergência hospitalar vai recebendo outras pessoas – incluindo Yann, um caminhoneiro enfurecido que pensa muito diferente de Julie.


16h30 – MISS FRANÇA Assista o trailer aqui.

(Miss - França/Portugal, 2021, 110min). Direção de Ruben Alves, com Alexandre Wetter, Isabelle Nanty, Pascale Arbillot. Pandora Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Desde criança, Alex sonha com o concurso de Miss França. Aos 24 anos, ele decide esconder sua identidade masculina e entra na competição pelo título de mais bela mulher francesa. Apoiado por sua excêntrica família, Alex vai enfrentando as fases do concurso e descobrindo um mundo de beleza, sofisticação e muitas diferenças.


18h30 – A NOITE DO TRIUNFO Assista o trailer aqui.

(Un Triomphe - França, 2020, 106min). Direção de Emmanuel Courcol, com Kad Merad, Marina Hands, Laurent Stocker. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Etienne é um ator talentoso que sofre com a falta de trabalho e, por isso, aceita ministrar uma oficina de teatro em uma prisão de segurança máxima. O texto escolhido para a montagem não é nada fácil: “Esperando Godot”, de Samuel Beckett. Apesar do elenco desacreditado e impulsivo, Ettiene ganha permissão para levar a peça para fora da prisão – o que será uma grande prova de caráter e união para todos. O filme, que abriu o Festival de Cannes em 2020, foi baseado em um episódio verídico noticiado na Suécia na década de 1980.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


15h E 19h – MEDIDA PROVISÓRIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 95min). Direção de Lázaro Ramos, com Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge. Elo Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África e retornar às suas origens. O decreto provoca uma onda de protestos que desemboca numa guerra civil, com direito à forte reação dos negros. No centro da trama está o casal formado pela médica Capitú e pelo advogado Antonio, além do seu primo, o jornalista André. Antonio e André tentam resistir no apartamento onde moram, onde refletem sobre questões sociais e raciais. O longa é uma adaptação da peça "Namíbia, Não!", que Lázaro Ramos dirigiu e protagonizou no teatro.


17h – PARIS, 13º DISTRITO Assista o trailer aqui.

(Les Olympiades - França, 2021, 105min). Direção de Jacques Audiard, com Lucie Zhang, Makita Samba, Noémie Merlant. California Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Bairro que reúne a comunidade chinesa de Paris, em torno da estação Olympiades, o 13° arrondissement serve de cenário para os desencontros amorosos de um grupo de jovens parisienses. Émilie, de ascendência oriental, divide apartamento com Camille, que ensina francês. Os dois se envolvem sem compromisso, mas a chegada de Nora acaba complicando a situação do trio – principalmente depois que ela é confundida com uma garota que posta vídeos de sexo nas redes sociais. Rodado em preto e branco, o filme integrou o Festival Varilux de Cinema Francês.


19h – O CARA QUE NÃO AGLOMERAVA Assista o trailer aqui.

*SOMENTE NA QUARTA, DIA 8*

(Brasil, 2021, 90min). Direção de Evandro Berlesi, com Douglas Lunardi e Fernando Rossowsky. Alvoroço Filmes, 12 anos. Comédia.

Sinopse: Vilnei Collares é um cineasta frustrado que produz seus próprios filmes com apoios de pequenos comerciantes locais. Às voltas com problemas em seu casamento e a esperança de conquistar um prêmio no festival de cinema de Tupanciretã, Vilnei se prepara para produzir seu primeiro longa-metragem dramático, o “Filhotinho de Bukowski”. Mas isso vai depender de ele não se envolver com a política local - e nem pegar covid. O longa é uma realização da Alvoroço Filmes, de Alvorada.


SALA 3 / NORBERTO LUBISCO


16h – TANTAS ALMAS Assista o trailer aqui.

(Tantas Almas - Colômbia/Brasil/Bélgica/França, 2020, 137min). Direção de Nicolás Rincón Gille, com Arley de Jesús Carvallido Lobo. Sessão Vitrine, 14 anos. Drama.

Sinopse: No interior da Colômbia, em terras esquecidas de um povo quase invisível, José tem uma missão inglória: procurar pelos seus dois filhos, que foram sequestrados por grupos milicianos. Primeiro longa deste diretor, reconhecido por seu trabalho documental, o filme combina ficção e documentário para mostrar a realidade socioeconômica do país latino-americano.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS).

CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

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Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO - PROGRAMAÇÃO 03 A 08 DE JUNHO DE 2022

 CINEMA IRANIANO NA SESSÃO PLATAFORMA

Depois do sucesso da exibição lotada de Memoria de Apichatpong Weerasethakul, a segunda edição do ano da Sessão Plataforma apresenta no dia 04 de junho, às 20h, o longa-metragem Crime Culposo, do diretor iraniano Shahram Mokri, lançado no Festival de Veneza em 2020, na prestigiada seção competitiva Orizzonti. Todos podem pagar meia entrada (R$ 8,00) na sessão.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/5086/destaque-do-ira-na-sessao-plataforma/


SESSÃO VAGALUME APRESENTA E.T. DE SPIELBERG

A próxima Sessão Vagalume exibirá um dos maiores clássicos do cinema que comemora 40 anos em 2022: ET - O Extraterrestre está de volta em cartaz na Cinemateca Capitólio! As sessões dubladas acontecem nos dias 4 e 5 de junho, sábado e domingo, às 16h. O valor do ingresso é R$ 4,00.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5093/sessao-vagalume-e-t-o-extraterrestre-visita-guiada/


DOCUMENTÁRIO CUBANO EM PRÉ-ESTREIA

O Último País, documentário realizado pela diretora cubana Gretel Marín Palácio, ganha duas sessões de pré-estreia na Cinemateca Capitólio nos dias 03 e 05 de junho. O valor do ingresso é R$ 16,00.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5095/o-ultimo-pais/


CLÁSSICO DE ANTHONY MANN EM EXIBIÇÃO

O Preço de um Homem, obra-prima do fabuloso ciclo de faroestes do diretor Anthony Mann com o astro James Stewart, ganha exibições na Cinemateca Capitólio entre os dias 7 e 15 de junho. O valor do ingresso é R$ 10,00.  

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5098/o-preco-de-um-homem/


MOSTRA MURNAU! EM CARTAZ

Os clássicos de F. W. Murnau seguem em exibição na Cinemateca Capitólio até o dia 08 de junho. Todos podem pagar meia entrada nas sessões (R$ 5,00).

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/5062/murnau-100-anos-de-nosferatu-e-outras-obras-primas/


GRADE DE HORÁRIOS

03 a 08 de junho de 2022


02/06 (quinta)

não há sessão


03/06 (sexta)

16h – Aurora

18h – Caminhada Noite Adentro

19h30 – O Último País


04/06 (sábado)

16h – Sessão Vagalume: E. T. – O Extraterrestre

18h – Fausto

20h – Sessão Plataforma: Crime Culposo


05/06 (domingo)

16h – Sessão Vagalume: E. T. – O Extraterrestre

18h – O Pão Nosso de Cada Dia

19h30 – O Último País


07/06 (terça)

15h – Aurora

17h – A Última Gargalhada

19h – O Preço de um Homem


08/06 (quarta)

15h – Tabu

17h – Fausto

19h – O Preço de um Homem

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre: 'O Fabuloso Destino de Amélie Poulain'

NOTA: O filme terá exibição especial amanhã no evento "Quinta Cafeinada" e com a presença do Clube de Cinema. Saiba mais sobre esse evento clicando aqui. 

Sinopse: Amélie é uma jovem do interior que se muda para Paris e logo começa a trabalhar em um café. Num belo dia, ela encontra uma caixinha dentro de seu apartamento e decide procurar o dono. A partir daí, sua perspectiva de vida muda radicalmente. 

Eu me lembro que entre o final dos anos noventa e o começo desse novo século parecia que havia um certo preconceito contra o cinema francês por parte do público. Ao meu ver, esse mesmo público desconhecia a farta história que esse cinema tinha ao longo da história, sendo que o movimento Nouvelle vague foi responsável por influenciar até mesmo o cinema norte americano. Porém, o cenário mudou através de dois títulos franceses que tomaram por assalto nos cinemas mundiais que foi "Pacto dos Lobos" (2001) e principalmente "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" (2001).

Enquanto o primeiro era um filme baseado em fatos verídicos moldado com ingredientes de ação e terror, o filme de Jean-Pierre Jeunet, por sua vez, é puramente surpreendente, tanto no seu visual como também no seu enredo que nos encanta desde o primeiro minuto. Protagonizado por Audrey Tautou, a mesma interpreta Amélie, que no começo da história muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

Com uma narração ao fundo, o filme é cheio de inúmeros detalhes, onde o narrador nos conta um pouco, não somente sobre a origem da protagonista, como também de seus personagens em volta e do próprio bairro parisiense de Montmartre. Aliás, o cenário que se passa o filme rouba a cena na maior parte da trama, sendo que as cores quentes, moldadas com verde e vermelho, nos passa uma sensação de pintura em movimento, principalmente nas cenas em que a protagonista se encontra jogando pedras em cima da ponte como um belo exemplo. Vale destacar que essa fotografia foi inspirada pelas pinturas do artista brasileiro Juarez Machado.

Com uma edição frenética, quase como um vídeo clipe, o filme ganha contornos quase cartunescos, como se nos passasse a sensação de que os personagens centrais estariam em uma realidade quase inverossímil devido a tantas situações que beiram ao surreal. Porém, o mundo real é muito mais surpreendente do que qualquer outra ficção e é exatamente isso que Jean-Pierre Jeunet deseja passar para nós, pois as pequenas situações que Amélie Poulain participa, por exemplo, se tornam uma verdadeira aventura, pois nunca sabemos ao certo onde ela irá parar em seguida. A partir do momento em que ela ajuda um desconhecido a reaver sua caixa cheia de lembranças isso se torna a válvula de escape para a protagonista se interagir e invadir as vidas das pessoas sempre com boas intenções.

Na época do seu lançamento, Audrey Tautou mal sabia que estava embarcando no maior sucesso de sua carreira e interpretando uma das personagens femininas mais queridas desse início de século. Sua Amélie Poulain nos passa inocência e curiosidade com relação ao mundo em sua volta, sendo que as pequenas coisas que surgem na sua frente, desde ao fato de enfiar a mãos dentro de um saco de sementes, ou de contar quantos casais tiveram um orgasmo em determinada hora do dia, fazem do seu dia a dia mais colorido na medida certa. Claro que não poderia faltar a possiblidade de um possível romance que ela anseia no fundo obter e ela consegue através do enigmático personagem Nino, interpretado por Mathieu Kassovitz e que tem a curiosa mania de montar fotos rasgadas de pessoas que tiram fotos em uma determinada cabine de uma estação de trem.

Mas antes mesmo dos personagens se unirem os mesmos acabam contracenando com outras figuras sendo uma mais interessante do que a outra. Na cafeteria em que a protagonista trabalha, por exemplo, há personagens que surgem ali com uma história já bem enraizada, mas que aos poucos vão nos sendo apresentadas. E se por um lado o pai da protagonista possui certa obsessão pelo seu anão de argila, por outro lado, o vizinho de Amélie acaba se tornando o personagem secundário mais interessante de toda a trama e que se tornará peça fundamental para que a protagonista tome uma importante decisão em sua vida.

Acima de tudo, "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" é um daqueles filmes que nos passa uma sensação gostosa, como se despertasse em nós o desejo de ir na tabacaria mais próxima, para desfrutar de um bom café e observar o ambiente e as pessoas em volta. Um filme que nos passa uma bela lição sobre desfrutarmos das mais simples situações do nosso dia a dia, pois nem sempre elas estarão lá para nos animar e, portanto, precisamos degusta-las ao máximo haja o que houver.  "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" é sem sombra de dúvida um dos melhores filmes do início do século e que após assisti-lo nos deixa com o espirito fortalecido. 

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Cine Dica: Filmes Amigos de Risco e O Último País estreiam no CineBancários

 Semana de 2 a 8 de junho também terá sessão gratuita de Formigueiro – A Revolução Cotidiana das Mulheres, no sábado.


A semana de 2 a 8 de junho no CineBancários terá a estreia do filme brasileiro Amigos de Risco e do documentário O Último País, coprodução entre Brasil, Cuba e Angola, além da sessão extra de Formigueiro – A Revolução Cotidiana das Mulheres. O documentário independente registra histórias de luta das mulheres por seus corpos e territórios em 10 estados do Brasil, e será exibido gratuitamente no sábado, dia 4, às 10h30.

Dirigido pela cineasta cubana Gretel Marin, O Último País foi filmado em 2015, quando a diretora decidiu voltar a Cuba para testemunhar as mudanças que estavam acontecendo na “sua ilha” e questionar o que elas significavam para amigos, vizinhos e a população em geral. Ao investigar a transformação de sua terra natal, a diretora faz uma viagem interior e se questiona sobre o patriotismo que lhe foi ensinado, sobre a esperança de um país que deixou de ser o que era e sobre pertencer àquele lugar. “Eu sabia que Cuba precisava se abrir ao mundo, mas temia que com essa renovação o melhor de um sistema cheio de contradições e utopias também desapareceria”, diz Gretel.

Em Amigos de Risco, o pernambucano Daniel Bandeira nos convida a refetir sobre o peso e o preço da amizade com um tenso encontro de amigos que, após uma noitada, atravessam a cidade e a madrugada - sendo tomados por vários sustos ao longo desse trajeto - para levar um deles ao hospital, após um mal súbito. O filme surge a partir de elementos da realidade vivenciada pelo próprio diretor, como a vida na periferia, o submundo recifense, as noitadas no Recife Antigo, a efervescência do movimento Manguebeat e a necessidade de atravessar a cidade para voltar para casa de bacurau (ônibus da madrugada) ou de metrô.

Com o ator Irandhir Santos no elenco, Amigos de Risco foi extraviado em 2008 e chega ao circuito nacional em 2022 depois de passar por uma extensa batalha travada para obter nova cópia. Mesmo com a distância temporal entre criação e estreia em salas, o filme mantém seu caráter atual e a narrativa original.

O Último País será exibido na sessão das 15h e Amigos de Risco na sessão das 19h. O colombiano Tantas Almas segue em cartaz, mas passa para a sessão das 16h30.


Sessão extra de Formigueiro

No sábado, dia 4 de junho, às 10h30, o CineBancários recebe a exibição gratuita do documentário Formigueiro – A Revolução Cotidiana das Mulheres. Longa-metragem independente que registra histórias de luta das mulheres por seus corpos e territórios em 10 estados do Brasil, o filme foi produzido por meio de um financiamento coletivo e será exibido pela primeira vez em Porto Alegre.

Além de acompanhar o dia a dia dos movimentos populares, Formigueiro é um registro histórico do período pré-impeachment a partir da base da sociedade. “Sete anos se passaram e as histórias daquelas mulheres permanecem profundamente atuais. Em tempos de tanto desencanto, esperamos que Formigueiro possa ajudar a reacender a chama da esperança”, afirma Bruna Provazi, co-diretora.

A pré-estreia será seguida de debate com as diretoras Bruna e Tica Moreno e integrantes da Marcha Mundial das Mulheres.



PROGRAMAÇÃO

De 2 a 8 de junho

15h: O ÚLTIMO PAÍS

16h30: TANTAS ALMAS

19h: AMIGOS DE RISCO


4 de junho

10h30: Pré-estreia do filme FORMIGUEIRO

Na sequência, haverá debate com as diretoras Bruna Provazi e Tica Moreno


*Não há sessões nas segundas-feiras


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12,00 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

As sessões serão realizadas com todas as medidas preventivas e protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como limitação da ocupação da sala, uso obrigatório de máscara, higienização do espaço após o término de cada filme e disponibilização de álcool gel na recepção do cinema. Antes das sessões será exigida a apresentação de comprovante de vacinação contra Covid.

Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br


AMIGOS DE RISCO

Brasil, 88 min, 2007

Ficha técnica:

Roteiro, Direção e Montagem: Daniel Bandeira. Produtoras: Símio Filmes, Cinemascópio e Vilarejo Filmes. Produção: Kika Latache, Lívia de Melo, Sarah Hazin, Juliano Dornelles, Cátia Oliveira, Daniel Bandeira. Produtores Associados: Plano 9 Produções e Leo Falcão. Elenco: Rodrigo Riszla, Paulo Dias, Irandhir Santos, Jr. Black, Lilian Kelen, Pierre Leite, Raimundo Branco, Regina Carmem. Assistente de direção: Marcelo Lordello. Diretor de Fotografia: Pedro Sotero. Direção de Arte: Juliano Dornelles e Ananias de Caldas. Som Direto: Phelippe Cabeça. Música Original: Tomaz Alves Souza e Chambaril. Figurino: Ingrid Mata. Preparação de Elenco: Amanda Gabriel. Distribuição: Inquieta Cine. Imprensa: Noticittà Assessoria| Leticia Pontes

Sinopse: Início dos anos 2000. Após um tempo distante da cidade natal, Joca (Irandhir Santos) está de volta. Para comemorar, nada melhor que uma noitada com seus últimos bons amigos, Nelsão (Paulo Dias) e Benito (Rodrigo Riszla). Mas o alegre reencontro vira um pesadelo quando Joca subitamente passa mal. Sem dinheiro, transporte ou comunicação, seus amigos o carregam pela cidade deserta, onde cada esquina guarda surpresas capazes de abalar os mais firmes laços de amizade.


Trailer: https://bityli.com/lDsJE


O ÚLTIMO PAÍS

Brasil | Cuba | Angola, 2018, 70 min

Ficha técnica:

Direção e Roteiro: Gretel Marín

Produção Executiva: Belém de Oliveira, Gretel Marín Palacio, Jorge Cohen

Música Original: Rogério Sobreira

Desenho Sonoro: Belém de Oliveira

Direção de Fotografia: Charles Alexander Ucha Juncal

Montagem: Gretel Marín Palacio

Distribuição: CUP Filmes

Sinopse: O que parecia ser uma viagem de regresso ao seu país de origem, num momento de muitas mudanças, acaba sendo uma viagem interior da diretora, cheia de contradições e questionamentos sobre sua identidade cubana. O Último País é um filme-catarse.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=MVMO4dihQww


TANTAS ALMAS

Drama / Colômbia, Brasil, Bélgica e França / 2019 / 137 min.

Ficha Técnica: 

Direção: Nicolás Rincón Gille; Roteiro: Nicolás Rincón Gille; Produção: Hector Ulloque Franco & Manuel Ruiz Montealegre; Coprodutores: Aurélien Bodinaux, Oualid Baha, Larissa Figueiredo, Rafael Urban. Elenco: Arley de Jesús Carvallido Lobo. Direção de Fotografia: Juan Sarmiento G. (ADFC); Direção de Arte: Laís Melo; Som: Vincent Nouaille; Desenho de Som: Edson Secco; Montagem: Cedric Zoenen.

Sinopse: O pescador José atravessa o rio Magdalena, o maior da Colômbia, em busca dos corpos de seus dois filhos, assassinados pelos paramilitares. Apesar de sua dor, José está determinado a encontrá-los, para dar o enterro que merecem e, assim, impedir que permaneçam como almas errantes. Em sua jornada, José revela a magia de um país despedaçado, o que, de diferentes maneiras, evoca o Brasil de hoje.

Trailer: https://www.dropbox.com/sh/1p75upw2d2is0ya/AADfuC-UuRtDpRCn_PdDt534a?dl=0


FORMIGUEIRO

Brasil, 95 min, 2022

Ficha Técnica:

Direção: Bruna Provazi e Tica Moreno. Roteiro: Bruna Provazi e Julia Gimenes. Consultoria de Roteiro: Iana Cossoy Paro. Argumento: Bruna Provazi. Produzido por: Maria Baderna Filmes. Produção Executiva: Tica Moreno. Montagem: Julia Gimenes e Yasmin Thomaz. Imagens: Bruna Provazi, Felipe Manoel Fernandes, Tica Moreno e Yasmin Thomaz. Som Direto: Ana Paula Farias Rocha, Bruna Provazi, Felipe Manoel Fernandes, Tica Moreno, Yasmin Thomaz e Sônia Maria dos Santos. Edição de Som e Mixagem: Helena Duarte. Trilha Sonora Original: Trilheiras. Conforme cor: Felipe Manoel Fernandes. Finalização: Yasmin Thomaz. Motion: Hilda - Produtora de Animação


Sinopse: Um filme sobre as lutas das mulheres por seus corpos e territórios, em toda a sua diversidade de cores, sotaques e amores. Uma viagem por 10 estados do Brasil pré-impeachment que ajuda a pensar o país hoje. Do levante negro no Rio de Janeiro à resistência indígena no Mato Grosso do Sul. Do enfrentamento às mineradoras em Minas Gerais à batalha contra os parques eólicos no Rio Grande do Norte. FORMIGUEIRO registra a 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, realizada em 2015. Sete anos depois, o horizonte pelo que aquelas mulheres lutavam parece um sonho ainda mais distante. Mas os caminhos percorridos por  elas apontam saídas possíveis para o Brasil.

Classificação indicativa: 12 anos

Assista ao trailer:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=PKPJWAyEN74&feature=emb_title


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