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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 5 de maio de 2022

Cine Dica: Programação de 05 a 11 de Maio na Cinemateca Paulo Amorim

SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

Medida Provisória


 SALA 1 / PAULO AMORIM


15h – DRIVE MY CAR Assista o trailer aqui.

(Doraibu mai ka - Japão, 2021, 180min). Direção de Ryusuke Hamaguchi, com Hidetoshi Nishijima, Masaki Okada, Tôko Miura. O2 Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Dúvidas e inquietações rondam o diretor e dramaturgo Kafuku, que se dedica à uma montagem do clássico "Tio Vanya", de Tchekov. Ele tem uma relação de muitos anos com a roteirista Oto e, quando ela morre, Kafuku ainda tenta desvendar os segredos de sua vida. Tudo isso ele leva consigo quando é convidado a montar a peça na cidade de Hiroshima - agora, diante de um elenco eclético e de uma motorista pouco flexível, Kafuku precisa encontrar as respostas que sempre buscou. Adaptado de um conto de Haruki Murakami, o longa venceu o Oscar de filme internacional e também foi indicado nas categorias de melhor filme, roteiro adaptado e direção.


18h30 – TRE PIANI Assista o trailer aqui.

(Itália/França, 2021, 120min). Direção de Nanni Moretti, com Alba Rohrwacher, Nanni Moretti, Riccardo Scamarcio, Margherita Buy. Imovision, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: O cotidiano de três famílias - todas vizinhas - é marcado por alguns acontecimentos trágicos, embora comuns: um atropelamento, uma suspeita de abuso, uma doença grave. À medida em que estes fatos se cruzam, os personagens vão revelando suas dificuldades em tomar decisões, enfrentar seus medos ou mesmo de ter uma convivência harmoniosa.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h45 – VITALINA VARELA Assista o trailer aqui.

(Portugal, 2021, 124min). Direção de Pedro Costa, com Vitalina Varela. Zeta Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Aos 55 anos, Vitalina Varela sai de Cabo Verde em direção à capital portuguesa para receber o corpo do marido. Há muito tempo que ela esperava por esta viagem a Lisboa e, agora, só lhe resta saber o que o falecido planejava. A relação colonialista entre Portugal e Cabo Verde serve de pano de fundo para a produção, amparada em enquadramentos bem estudados e na valorização das sombras. Prêmios de melhor filme e atriz no Festival de Locarno em 2020.


17h15 E 19h15 – MEDIDA PROVISÓRIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 95min). Direção de Lázaro Ramos, com Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge. Elo Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África e retornar às suas origens. O decreto provoca uma onda de protestos que desemboca numa guerra civil, com direito à forte reação dos negros. No centro da trama está o casal formado pela médica Capitú e pelo advogado Antonio, além do seu primo, o jornalista André. Antonio e André tentam resistir no apartamento onde moram, onde refletem sobre questões sociais e raciais. O longa é uma adaptação da peça "Namíbia, Não!", que Lázaro Ramos dirigiu e protagonizou no teatro.


19h – A PALESTINA BRASILEIRA (SESSÃO SOMENTE NA QUARTA, DIA 11)

(Brasil, 2017, 80min). Documentário de Omar Luiz de Barro Filho.

Sinopse: O filme mostra as origens de seis famílias árabes da Cisjordânia que se estabeleceram no Rio Grande do Sul a partir de 1948. A partir de filmagens no Oriente Médio e no nosso estado, os entrevistados relatam histórias cotidianas e refletem sobre preconceitos, perseguições e guerra, enquanto conciliam os valores éticos e religiosos da sua cultura tradicional com o seu lar atual.


*Sessão dentro do ciclo “O que é o cinema gaúcho?”*


SALA 3 / NORBERTO LUBISCO


16h – COMO MATAR A BESTA Assista o trailer aqui.

(Matar a la Bestia - Brasil/Argentina/Chile, 2021, 90min). Direção de Agustina San Martin, com Ana Brun e João Miguel. Sessão Vitrine, 14 anos. Drama.

Sinopse: Aos 17 anos, Emilia desembarca numa cidade da fronteira entre Brasil e Argentina buscando o irmão desaparecido e esperando se reconectar com a família distante. Antes de chegar no hostel de sua tia Ines, os locais avisam a garota – natural de Buenos Aires - que as fronteiras são apenas linhas no mapa e que há uma besta à solta na região, procurando por vítimas.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Cine Dica: Proxima Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre: 'Tre Piani'


Local: Sala Eduardo Hirtz, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 07/05/2022, sábado, às 10:15 da manhã


"Tre Piani"

Itália/ França, 2021, 120 min, 12 anos

Direção: Nanni Moretti 

Elenco:  Alba Rohrwacher, Nanni Moretti, Riccardo Scamarcio, Margherita Buy 


Sinopse: O cotidiano de três famílias – todas vizinhas – é marcado por alguns acontecimentos trágicos, embora comuns: um atropelamento, uma suspeita de abuso, uma doença grave. À medida em que estes fatos se cruzam, os personagens vão revelando suas dificuldades em tomar decisões, enfrentar seus medos ou mesmo de ter uma convivência harmoniosa.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.


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Cine Dica: Estreia de 'Vitalina Varela' na Cinemateca Capitólio.

Vitalina Varela, a mais recente obra-prima do diretor português Pedro Costa, ganhador do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio a partir do dia 03 de maio. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/3878/sessao-especial-de-encerramento-do-ano-vitalina-varela/


A RETOMADA DO CINEMA GAÚCHO

De 3 a 13 de maio, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra A retomada do cinema gaúcho, um panorama de obras produzidas no Rio Grande do Sul entre 1991 e 1998, que coloca em perspectiva o renascimento da produção cinematográfica local após o fim traumático da Embrafilme no ano de 1990. A programação tem entrada gratuita.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/4991/a-retomada-do-cinema-gaucho/


MEMORIA NA SESSÃO PLATAFORMA

No sábado, 07 de maio, às 19h, a Sessão Plataforma apresenta na Cinemateca Capitólio a exibição única de Memoria, de Apichatpong Weerasethakul, protagonizado por Tilda Swinton. Todos podem pagar meia entrada na sessão (R$ 8,00). Os ingressos serão vendidos a partir de terça-feira, 03 de maio, nos horários de funcionamento da bilheteria.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/4994/sessao-plataforma-apresenta-memoria-de-apichatpong/


SESSÃO VAGALUME APRESENTA A DAMA E O VAGABUNDO

Lançado em 1955 pela Disney, o longa-metragem A Dama e o Vagabundo irá encerrar a atual temporada do projeto Sessão Vagalume. Mesclando os gêneros animação, musical e romance, esse clássico é uma das mais famosas histórias de amor já produzidas pelo cinema. O filme será exibido nos dias 7 e 8 de maio, sábado e domingo, às 16h, na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre). Antes, a partir das 15h30min, o público poderá conhecer os bastidores do prédio histórico em visitas guiadas. Os ingressos custam apenas R$ 4,00 e R$ 2,00, a meia-entrada.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/sessao-vagalume/?date=2022-05


SESSÃO AAMICCA DEBATE VENTRE LIVRE

A Associação de Amigas e Amigos da Cinemateca Capitólio convida para a Sessão AAMICCA #3, a ser realizada no próximo domingo, 8 de maio, às 17h30, na Cinemateca Capitólio. No programa, Ventre Livre, documentário de 1994, dirigido por Ana Luiza Azevedo. A projeção será seguida de debate, tendo por convidadas a cineasta Ana Luiza Azevedo e a feminista, advogada e professora universitária Domenique Goulart. A mediação ficará a cargo de Juliana Costa, da diretoria da AAMICCA. Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5010/ventre-livre/

terça-feira, 3 de maio de 2022

Cine Dica: Em Cartaz: 'Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore'

Sinopse: O professor Alvo Dumbledore (Jude Law) sabe que o poderoso mago das trevas Gellert Grindelwald (Mads Mikkelsen) está se movimentando para assumir o controle do mundo mágico. Incapaz de detê-lo sozinho, ele pede ao magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) para liderar uma intrépida equipe de bruxos, bruxas e um corajoso padeiro trouxa em uma missão perigosa. 

Na minha crítica sobre "Animais fantásticos: os Crimes de Grindelwald" (2018) eu havia finalizado dizendo que o filme era um capítulo que colocava em xeque o futuro da franquia "Harry Potter" no cinema. Começando de forma muito bem convidativa com "Animais Fantásticos onde Habitam" (2018), a mais nova franquia do universo bruxo sofreu com diversas subtramas com o capítulo do meio, sendo que as inúmeras informações apresentadas naquele momento confundiram por demais a mente do cinéfilo e pondo em risco o futuro próximo. Felizmente "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore" (2022) corrige os erros do filme anterior, ao apresentar uma trama mais limpa e convidativa. 

Novamente dirigido por David Yates, a trama é sequência das aventuras de Newt Scamander (Eddie Redmayne), um magizoologista que carrega em sua maleta uma coleção de fantásticos animais do mundo da magia descoberta em suas viagens. Dessa vez, ele é convocado por Albus Dumbledore (Jude Law) na luta contra o vilão Grindelwald (Mads Mikkelsen). A trama mostra por que o célebre bruxo de Hogwarts, que sabe da busca por controle de Grindelwald e é incapaz de detê-lo sozinho, confia no magizoologista para liderar uma equipe de bruxos, bruxas e um bravo padeiro trouxa em uma missão perigosa. Ao longo do enredo, eles encontrarão velhos e novos animais fantásticos, além de enfrentar a crescente legião de seguidores do vilão.  

Talvez o grande acerto desse mais novo filme é de explorar ainda mais a complexa relação de amor e ódio entre Dumbledore e Grindelwald, cuja as suas ideias diferentes uma da outra com relação ao mundo dos trouxas fizeram com que ambos se separarem e se colocarem em lados opostos com relação a esse universo. Afastado devido aos inúmeros problemas com a justiça, Johnny Depp acabou sendo substituído por Mads Mikkelsen e que, felizmente, consegue carregar esse grande fardo de um personagem que já estava sendo bem construído nas telas com grande elegância e aproveitando para criar até mesmo novas camadas de sua pessoa. Já Jude Law assume de vez o protagonismo da franquia com a sua versão jovem de Dumbledore, já que Newt Scamander fica cada mais em segundo plano dentro da trama, mesmo sendo essencial em diversos pontos dela.  

Assim como no filme anterior, David Yates novamente opta pelo primeiro ato menos acelerado, reapresentando os personagens centrais e fazendo com que a gente se recoloque dentro da trama com maior facilidade. Neste último caso, quem rouba a cena novamente é Dan Fogler com o seu simpático personagem Jacob, sendo que ele nada mais é como uma espécie de representação do nosso olhar inocente perante aquele universo fantástico e por conta disso nos identificamos facilmente com ele desde sempre. Ezra Miller, por sua vez, pouco pode oferecer ao seu personagem Credence, mesmo sendo uma peça fundamental dentro da trama.  

Falando Credence, é curioso como os realizadores tornaram a sua origem tão complexa e difícil de ser compreendida no filme anterior, sendo que se ela tivesse sido melhor trabalhada ela seria, enfim, menos problemática. Mas é exatamente isso o que acontece neste terceiro filme, onde o seu passado é melhor explicado com os personagens irmãos Álbuns Dumbledore e Aberforth Dumbledore (Richard Coyle) em cena, mais precisamente na casa desse último e sem nenhum outro personagem inserido para nos confundirmos. Um exemplo claro que a simplicidade pode ser muito melhor compreendida do que diversas subtramas.  

Acima de tudo, o filme é uma aventura convidativa para toda a família, mas que não deixa de possuir mensagens subliminares com relação a nossa realidade hoje em dia. Pelo fato de Grindelwald querer se tornar o líder mundial dos bruxos para separar esses últimos dos trouxas se há uma referência da proliferação da extrema direita ao redor do mundo atual e que tem o único intuito de levantar muros ao invés de unir os povos. Em tempos de mudanças de governo pelo mundo o filme vem em um momento mais do que certo e para fazer com que os jovens de hoje reflitam e escolham o lado certo.  

O final, aliás, é digno de nota, ao não se enveredar por um show de luzes e efeitos especiais, mas sim mais para um duelo filosófico e psicológico, principalmente representado pelas figuras de Dumbledore e Grindelwald. Embora deixe um fio solto para uma eventual quarta parte, ao meu ver, essa nova franquia poderia se encerrar já aqui, pois ela sempre correrá o risco de sofrer nas mãos de um estúdio que insiste em alongar franquias boas no início unicamente para gerar lucro e acabar terminando em alguma parte do limbo do esquecimento. "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore" se apresenta como um filme correto, sem carregar os mesmos erros do filme anterior e só por conta disso já é um grande feito. 


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Cine Dica: Programação 03 a 13 de maio de 2022 da Cinemateca Capitólio

 A RETOMADA DO CINEMA GAÚCHO

Rocky & Hudson: Os Caubóis Gays


De 3 a 13 de maio, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra A retomada do cinema gaúcho, um panorama de obras produzidas no Rio Grande do Sul entre 1991 e 1998, que coloca em perspectiva o renascimento da produção cinematográfica local após o fim traumático da Embrafilme no ano de 1990. A programação tem entrada gratuita.

A sessão de abertura da mostra, no dia 03 de maio, às 19h15, apresenta o curta-metragem Au Revoir Shirlei, de Gilberto Perin, realizado em 1991, e o média Rocky & Hudson: Os Caubóis Gays, de Otto Guerra, lançado em 1994. Os diretores participam de uma conversa após a sessão.

A programação contempla mais dois médias produzidos no período, o documentário Ventre Livre, de Ana Luiza Azevedo, e o drama experimental Bola de Fogo, de Marta Biavaschi, dois longas-metragens decisivos dos anos 1990, Anahy de las Misiones, de Sergio Silva, e Lua de Outubro, de Henrique de Freitas Lima, e o filme de episódios Felicidade É... que combinou os esforços de quatro produtoras (duas do Rio Grande do Sul e duas de São Paulo) para reunir quatro curtas em um projeto de longa coletivo premiado nos festivais de Brasília e Gramado em 1995.

No domingo, 08 de maio, às 17h30, Ventre Livre será exibido na Sessão AAMICCA, organizada pela Associação de Amigas e Amigos da Cinemateca Capitólio, com a presença da realizadora Ana Luiza Azevedo.  


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/4991/a-retomada-do-cinema-gaucho/


GRADE DE HORÁRIOS

03 a 13 de maio de 2022


03/05 – Terça

15h – Felicidade É...

17h – Vitalina Varela

19h15 – Au Revoir Shirlei + Rocky & Hudson: Os Caubóis Gays


04/05 – Quarta

15h – Anahy de las Misiones

17h – Vitalina Varela

19h15 – Lua de Outubro


05/05 – Quinta

15h – Ventre Livre

16h – Bola de Fogo

17h – Vitalina Varela

19h15 – Felicidade É...


06/05 – Sexta

15h – Rocky & Hudson: Os Caubóis Gays

17h – Vitalina Varela

19h15 – Anahy de las Misiones


07/05 – Sábado

13h50 – Vitalina Varela...

16h – Sessão Vagalume: A Dama e o Vagabundo

17h30 – Bola de Fogo

19h – Sessão Plataforma: Memoria


08/05 – Domingo

14h – Lua de Outubro

16h – Sessão Vagalume: A Dama e o Vagabundo

17h30 – Sessão AAMICCA: Ventre Livre

20h – Vitalina Varela


10/05 – Terça

15h – Anahy de las Misiones

17h – Vitalina Varela

19h15 – Felicidade É...


11/05 – Quarta

15h – Rocky & Hudson: Os Caubóis Gays

17h – Vitalina Varela

19h15 – Lua de Outubro


12/05 – Quinta

15h – Vitalina Varela

17h30 – Ventre Livre

19h15 – This is Canoas not Poa


13/05 – Sexta

15h – Vitalina Varela

17h30 – Bola de Fogo

19h30 – Projeto Raros - O Lado Obscuro de Spielberg

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Cine Especial: Próximo Cine Debate: 'Rocketman'

"Bohemian Rhapsody" (2018) tem se tornado um dos meus filmes preferidos do cinema recente e ter me dado a chance de conhecer melhor sobre a vida e a carreira do cantor Freddie Mercury. Porém, é preciso reconhecer que os realizadores foram para um caminho mais poético, cinematograficamente falando e suavizando algumas passagens mais polêmicas sobre a vida do cantor. "Rocketman" vai para um caminho inverso, ao não se deter em retratar os altos e baixos da vida do cantor Elton John e nascendo assim um filme honesto perante aos nossos olhares críticos.   

Dirigido por Dexter Fletcher, o mesmo que havia substituído Brian Singer durante as filmagens de "Bohemian Rhapsody".o filme é uma adaptação sobre a vida do cantor Elton John (Taron Egerton) de "Kingsman - Serviço Secreto"(2015). Na trama, acompanhamos sobre o princípio, sucesso, decadência e redenção que o cantor tanto desejava. O filme é uma viagem, tanto sobre a vida de uma pessoa, como também de uma época mais colorida do universo da música.  

Confira a minha crítica completa sobre o filme clicando aqui e participe do Cine Debate amanhã. 

Próximas atrações:


  
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Cine Dica: Sala Redenção apresenta mostra “Tramas e Tramoias” de 2 a 20 de maio

Corra. 

Entre os dias 2 e 20 de maio, a Sala Redenção, nosso cinema universitário, continua a programação comemorativa de seus 35 anos, desta vez seguindo um clima investigativo, em que a desconfiança das imagens se mostra um fator determinante na maneira como assistimos a certos filmes. Com a parceria do Goethe-Institut Porto Alegre e da Aliança Francesa de Porto Alegre, a seleção vai do thriller estadunidense, passa pelo cinema ensaístico e chega no cinema gaúcho ficcional dos últimos anos, mergulhando em diferentes imagens que instigam nossa incerteza e nossa vontade de desvendar as maquinações que movem secretamente as narrativas nas quais estamos inseridos.

Pelo caminho da investigação estão Blow-Up: Depois Daquele Beijo, Um Tiro na Noite, Vício Inerente, Maratona da Morte e Subterrânea, filmes em que a obsessão pelo que não é visto leva seus protagonistas a um labirinto de desconfianças e conspirações acobertadas por forças maiores. Assim como em Vingador do Futuro, que faz da impulsividade para enfrentar esses conflitos o motor da narrativa, sendo tão frenético quanto O Homem do Rio, dois filmes de ação incessante. Este último, porém, marca um conflito que se estende para além de outras fronteiras, de forma semelhante ao clássico Marca da Maldade.

Utilizando a paranoia como forma de observar temas mais amplos, o recente sucesso do terror contemporâneo, Corra, forma um paralelo interessante com um dos capítulos do importante Um é Pouco, Dois é Bom, ambos apresentando uma conspiração baseada no conflito racial que persegue seus protagonistas. Em Trânsito faz da suspeita melindrosa uma forma de enxergar a interferência de governos autoritários na vida cotidiana. Neste sentido, a sessão com os curtas gaúchos Ângelo Anda Sumido, Peixe Vermelho e Teia Engole Aranha nos mostra um cotidiano afundado no pesadelo, impondo um real cada vez mais delirante. Da realidade fragmentada, em que não sabemos se acreditamos ou não no que vemos, os curtas da diretora francesa Chloé Galibert-Laîne, Assistindo a Dor dos Outros e Forensickness, ilustram de forma muito rica o imaginário paranoico na tela de um computador.

Nos onze longas e cinco curtas-metragens que compõem a mostra Tramas e Tramoias, poderemos apurar o nosso faro por pistas e indícios dos segredos escondidos dentro de tudo que vemos (e julgamos ver). A trama, assim como na costura, forma o tecido que irá cobrir ou ornamentar corpos e objetos, nosso trabalho enquanto espectadores é trazer à tona tudo que está encoberto. A Sala Redenção oferece esse mosaico de filmes que lidam com este tema, mantendo seu objetivo de gerar discussões e tensionar diferentes cinemas entre si, em sessões de segunda a sexta, às 15h e às 19h, sempre gratuitamente no campus central da UFRGS.


Texto: Victor Souza, bolsista da Sala Redenção

Confira a programação completa na pagina oficial da sala clicando aqui.