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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 14 de junho de 2019

NOTA: Christopher Nolan - Representação da Realidade - Amanhã em Porto Alegre






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Cine Dicas: Estreias do final de semana (14/06/19)

Dor e Glória 

Sinopse: Salvador Mallo, diretor de cinema em declínio, relembra sua vida e carreira desde sua infância na cidade de Valência, nos anos 60. 


Obsessão 
Leia a minha analise sobre o filme pelo site Cinema e Movimento clicando aqui.

A Lenda de Golem

Sinopse: Uma vila judaica do século 19 é invadida por pagãos. Para salvar a família e seu povoado, Hanna, uma fiel com vasto conhecimento na mitologia judaica, decide invocar a ajuda de uma antiga criatura: o Golem. 


Eu Não sou Uma Bruxa

Sinopse: Depois de um incidente banal em sua vila, Sulha, uma menina de 8 anos é acusada de bruxaria.

Fora de Série 

Sinopse: Duas garotas extremamente esforçadas do ensino médio decidem compensar o tempo perdido e juntar quatro anos de diversão em uma única noite.


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quinta-feira, 13 de junho de 2019

Cine Dica: Sessão especial de HERMENEGILDO

Nova obra da documentárista Daniela Sallet terá sessão especial na próxima terça-feira.

Confira algumas imagens durante a produção:






Confira também minha análise sobre o primeiro filme de Daniela Sallet, em codireção com Juan Zapata. Substantivo Feminino resgatou a vida e o ativismo das ecologistas Magda Renner e Giselda Castro. Cliquem aqui aqui.


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Cine Dica: Oshima no Raros, Enéas de Souza & Godard e Mostra Insurreição (13 a 19 de junho)

ENÉAS DE SOUZA DEBATE CLÁSSICO DE GODARD PROJETO RAROS EXIBE FILME VANGUARDISTA DE NAGISA OSHIMA ABERTURA DA MOSTRA INSURREIÇÃO APRESENTA SECUNDAS E NOVO FILME DE ELIZA CAPAI
O Demônio das Onze Horas

No domingo, 16 de junho, às 18h, a sessão de encerramento da mostra apresenta a cópia restaurada em DCP de O Demônio das Onze Horas, um dos filmes mais celebrados de Jean-Luc Godard, seguida de debate com o crítico Enéas de Souza, autor do livro Trajetórias do Cinema Moderno. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entra para estudantes e idosos.
Na sexta-feira, 14 de junho, às 20h, o Projeto Raros apresenta Diário de um Ladrão de Shinjuku, de Nagisa Oshima (1969, 96 minutos), um dos filmes mais radicais da Nouvelle Vague Japonesa. Antes da exibição, o programador Leonardo Bomfim fará uma apresentação sobre o filme e o cineasta. Entrada franca.
“Um trabalho de vanguarda grotesco, erótico e, em última análise, fantasmagórico, no qual um jovem casal se envolve numa busca bizarra de êxtase sexual, enquanto Tóquio explode em tumultos de estudantes. Em várias cenas, tabus cinematográficos são apresentados ​​casualmente: o capitalista enxugando a mão depois de acariciar sua secretária, o ladrão que quase ejacula enquanto furta em lojas, o casal andando pela rua iluminada à noite em Tóquio com um vibrador...” Amos Vogel, Film as a Subversive Art. Inspirado livremente na obra de Jean Genet, o filme é um retrato alucinado do bairro boêmio de Tóquio.

ESPERO TUA (RE)VOLTA E SECUNDAS NA ABERTURA DA MOSTRA INSURREIÇÃO

Entre os destaques da programação da mostra Insurreição, está a primeira exibição na cidade do documentário Espero Tua (Re)Volta, de Eliza Capai, sobre o movimento de ocupação das escolas em São Paulo, que ganhou o prêmio da Anistia Internacional no último Festival de Berlim. A diretora e a jovem ativista Marcela Jesus, uma das protagonistas do filme, estarão presentes na abertura da mostra, no dia 18, às 19h, para sessão seguida de debate ao lado de Cacá Nazário, diretor do curta Secundas, que retrata o movimento de ocupações escolares em Porto Alegre. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

GRADE DE HORÁRIOS
13 a 19 de junho de 2019

13 de junho (quinta-feira)
14h – Kinoclube: Migração Alada
18h – A Solidão do Corredor de Fundo
20h – Mr. Shome

14 de junho (sexta-feira)
14h – A Parte do Mundo que Me Pertence
15h30 – Suspíria – A Dança do Medo
18h – A Cor da Romã
20h – Projeto Raros Especial: Diário de um Ladrão de Shinjuku

15 de junho (sábado)
14h – A Parte do Mundo que Me Pertence
15h30 – Suspíria – A Dança do Medo
18h – O Evangelho Segundo São Mateus
21h – Natal na Terra

16 de junho (domingo)
14h – A Parte do Mundo que Me Pertence
15h30 – Suspíria – A Dança do Medo
18h – O Demônio das Onze Horas + debate com Enéas de Souza

18 de junho (terça-feira)
13h30 – Suspíria – A Dança do Medo
16h – O Teto Sobre Nós + Era o Hotel Cambridge
18h – Zero de Conduta
19h – Secundas + Espero Tua (Re)Volta, sessão seguida de debate com os diretores Cacá Nazário e Eliza Capai e a ativista Marcela Jesus

19 de junho (quarta-feira)
13h30 – Suspíria – A Dança do Medo
16h – As Consequências do Crime
18h – Os Anos de Chumbo
20h – Morrer aos 30 Anos

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'MIB: Homens de Preto Internacional' - Os Esquecíveis

Sinopse: M (Tessa Thompson) tenta se tornar agente, já que teve uma experiência extraterrestre quando jovem e não teve sua memória apagada. Quem irá auxiliá-lo nesta jornada é o atrapalhado agente H (Chris Hemsworth). 

"MIB: Homens de Preto", (1997) foi uma agradável surpresa na época, sendo que era uma ficção divertida e que explorava as teorias de conspiração com relação a existência alienígenas em nosso planeta. Já a sua sequência, "MIB: Homens de Preto 2" (2002) nada mais era do que uma releitura do primeiro e a terceira parte, "MIB: Homens de Preto 3" (2012), era um bom fechamento para a trilogia, mas que chegava de uma forma muito tardia. É aí que chegamos "MIB: Homens de Preto Internacional", filme que expande esse universo, mas de uma forma ingênua e, por vezes, aborrecida.  
Dirigido por  F. Gary Gray, do filme "Velozes & Furiosos 8" (2017), a trama conta a história da agente  M (Tessa Thompson), do filme "Thor: Ragnarok" (2017), que desde pequena sonha em ser uma Agente da organização secreta que ela sempre acreditou existir. Contratada por O (Emma Thompson), Em tem a sua primeira missão ao lado do agente H (Chris Hemsworth). Porém, eventos fazem com que M desconfie do seu próprio parceiro.  
Resumidamente, o filme é, de novo, uma releitura do primeiro filme de 1997 e cujo os roteiristas se limitam em acrescentar algo a mais do que isso mesmo. Aliás, é notório que, no segundo e terceiro ato da trama, o filme não consiga ter um ritmo do qual nos faça obter a nossa total atenção. Algo que soa até mesmo estranho vindo de alguém como o diretor F. Gary Gray, já que em "Velozes e Furiosos 8" ele havia criado algo frenético, mas que aqui ele optou em trabalhar em ponto morto. 
Para aqueles que também esperam por alguma referência aos personagens originais da franquia pode muito bem se desapontar também, já que elas são curtas e estão ali somente para encher uma linguiça de uma história vazia. É uma pena, já que o material de origem, vinda de uma HQ obscura dos anos 90, não é limitada e poderia muito bem expandi-la. Mas como atualmente hollywood usa sempre o termo "em time que ganha não se mexe", acaba, por vezes, pagando um alto preço em persistir nesse mesmo método.  
Só acho uma pena que tenha acabado nesse resultado, já que eu gosto bastante do elenco que foi escolhido. Tessa Thompson, por exemplo, é um ótimo talento que vem se destacando desde "Thor: Ragnarok", mas aqui parece que ela está presa por cordas criadas pelos realizadores e nos apresentando uma atuação que poderia ter sido muito melhor desenvolvida. Já Chris Hemsworth tem mostrado boa veia cômica desde Caça-Fantasmas (2016), mas aqui o seu humor perde até mesmo para personagens digitais, o que já não é uma boa coisa. E por fim, me pergunto como Liam Neeson entrou nessa furada, já que o seu papel é tão previsível que poderia ter sido interpretado por qualquer outro interprete que o resultado se tornaria o mesmo.  
"MIB: Homens de Preto Internacional" é um filme esquecível dentro de uma franquia que, convenhamos, somente funcionou no primeiro capítulo. 


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terça-feira, 11 de junho de 2019

Cine Dica: Sala Redenção recebe pré-estreia de filme sobre a Lei da Anistia


No dia 13 de junho, às 19h, a Sala Redenção exibe a pré-estreia do filme brasileiro “Deslembro”, primeiro longa metragem de ficção da diretora Flávia Castro. Produzido por Walter Salles, o filme conta a história de uma família exilada – baseada na história pessoal da diretora – que prepara a sua volta para o Brasil, após a Lei da Anista entrar em vigor, em 1979. A adolescente Joana (Jeanne Boudier), protagonista do longa, resiste ao sair da Europa, mas ao chegar ao Rio de Janeiro, entra em contato com seu passado e de seu pai (Jesuíta Barbosa), desaparecido durante o período da ditadura.
Após o filme, haverá um bate-papo com a diretora do longa, Flávia Castro, Claudia Wasserman (Diretora do IFCH e Professora de História – UFRGS), Mariluci Cardoso de Vargas (Pós-Doutoranda pela CAPES no PPGH/UFRGS) e Benito Bisso Schmidt (Professor PPGH/UFRGS). A sessão é uma promoção do IFCH da UFRGS, da Difusão Cultural, da Sala Redenção, do LUPPA (Laboratório de Estudos sobre Usos Políticos do Passado), Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS e do Projeto Banco de Testemunhos.

Sinopse de Deslembro (2018), de Flávia Castro:
Em 31 de março de 2019, o golpe civil-militar completou 55 anos, e em agosto, a Lei de Anistia Política, um dos marcos do processo de reabertura política no Brasil, completará 40 anos. Nesse contexto, o filme Deslembro, uma ficção baseada em algumas experiências vividas pela diretora Flávia Castro, chega aos cinemas. A cineasta passou quase toda a década de 1970 no exílio com a família – Sandra Macedo e Celso Castro, seus pais, e João Paulo, seu irmão. O retorno dos Macedo e Castro para o Brasil só se concretizou após a Lei de Anistia, promulgada em 1979. Esse é o ponto de partida para a trama do filme Deslembro.
Joana é uma adolescente que se alimenta de literatura e rock. Ela mora em Paris com a família, quando a anistia é decretada no Brasil, no final de 1979. De um dia para o outro, e a sua revelia, organiza-se a volta para o país do qual mal se lembra. No Rio de Janeiro, cidade onde nasceu e onde seu pai desapareceu nos porões do DOPS, seu passado ressurge. Nem tudo é real, nem tudo é imaginação, mas ao “lembrar”, Joana inscreve sua própria história no presente, na primeira pessoa.


Ficha técnica:
Direção: Flavia Castro
Roteiro: Flavia Castro
Produção: Walter Salles, Gisela B. Camara, Flavia Castro
Produção Executiva: Gisela B. Camara, Maria Carlota Bruno
Produtor Associado: José Alverenga Jr
Direção de Fotografia e Câmera: Heloisa Passos
Direção de Arte: Ana Paula Cardoso
Som Direto: Valeria Ferro
Edição: François Gedigier, Flavia Castro
Gênero: Drama
País: Brasil
Ano: 2018
Cor
Duração: 96 minutos
Classificação: 14 anos
Elenco: Jeanne Boudier, Hugo Abranches, Arthur Raynaud, Sara Antunes, Eliane Giardini, Julian Marras, Jesuita Barbosa, Antonio Carrara.

Premiações:
– Seleção Oficial – Festival de Veneza – Mostra Horizontes;
– Festival do Rio – Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Filme pela crítica e Melhor Atriz Coadjuvante para Eliane Giardini;
– Melhor Filme prêmio da Crítica, Festival de Biarritz, 2018;
– Melhor Filme, prêmio da crítica, Panorama;
– Melhor filme de ficção, Pessac.
– 21º Festival de Cinema Brasileiro de Paris – melhor longa-metragem pelo Júri Popular.

Cine Dica: CineBancários de 13 a 19 de junho

DIAS VAZIOS
Brasil I 2016 | Drama | 103’ I Direção: Robney Bruno 
Sinopse: Jean e Fabiana, um casal de namorados, cursam o último ano do ensino médio em uma pequena cidade do interior e vivem o típico dilema de deixar a cidade em busca de um novo destino ou ficar e continuar a história dos seus pais. Após passarem o dia juntos, Jean toma uma decisão inesperada e Fabiana desaparece. Dois anos depois Daniel e Alanis tentam entender o que está por trás do que aconteceu. Para eles essa busca se transforma numa chance de reinventar suas vidas.

"De um rigor narrativo impressionante, trata-se de um filme vigoroso que impressiona. AdoroCinema”
“ É um filme poético e bem resolvido, crescendo em nossa mente quanto mais a gente pensa nele. Cine Pipoca “
“ O vazio existencial instala-se em diálogos, às vezes monólogos, que expõem a angústia e falta de perspectivas dessas vidas. Intrigante. Estadão” 


AMAZONIA GROOVE
Brasil I Documentário I 2019 I 84min.
Sinopse: Um mergulho na música regional da Amazonia.
Um retrato aprofundado, um mergulho apaixonado na música regional da Amazônia, especialmente a música 
característica do Pará, estruturado através da alternação entre as histórias dos músicos tradicionais da região - responsáveis pelo Boi Bumbá e por ritmos tradicionais das localidades, por exemplo - e a invasão da tecnologia que, recentemente, possibilitou o desenvolvimento de gêneros musicais como o tecnobrega. 

“Rico mapeamento musical, capricho visual” O Globo.
“Um belo documentário que investiga os sons e os ritmos da Amazonia Paraense.” Estado de São Paulo.
“Amazonia Groove tem belas imagens, boa música e o olhar descobridor da classe média. “Folha de São Paulo.



COMPRA-ME UM REVÓLVER
México I 2018 I Drama I 90 min.
Direção: Julio Hernández Cordón
Elenco: Ángel Leonel Corral, Matilde Hernández, Rogelio Sosa
Sinopse: O filme traz uma visão distópica de um México controlado inteiramente por cartéis, no qual as mulheres estão desaparecendo. Uma jovem usa uma máscara para esconder sua identidade e ajudar o pai a cuidar de um campo de beisebol frequentado pelos traficantes. Certo dia, ao acordar, a menina precisará lutar pela sua própria vida.
Elenco: Ángel Leonel Corral, Matilde Hernández, Rogelio Sosa


“Boa surpresa da temporada. Enxerga beleza num México distópico”> Folha de São Paulo.
“Extraordinário. Na linha tênue entre a violência do presente e um futuro pós-apocalíptico.” Indiewire.


Horários de 13 a 19 de junho
(não há sessões nas segundas)

15h – COMPRA-ME UM REVÓLVER
17h – AMAZONIA GROOVE
19h – DIAS VAZIOS

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria  do cinema ou no site ingresso.com . Idosos, estudantes,  bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados,portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

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