Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
A Cinemateca
Capitólio Petrobras comunica que todas as atividades do espaço estão
temporariamente suspensas, em função da violência com que os funcionários da
Prefeitura de Porto Alegre foram tratados ontem, dia 11 de julho de 2018, na
Câmara de Vereadores de Porto Alegre, episódio que culminou com a prisão, de
forma covarde e arbitrária, de uma das integrantes de nossa equipe, Elisabete
Tomasi, profissional de reconhecida competência junto à comunidade cultural de
Porto Alegre.
Pedimos a compreensão de
nossos parceiros, colaboradores e frequentadores, bem como a sua solidariedade,
para juntos enfrentarmos este momento tão grave na história de nossa cidade.
Sinopse: Um cineasta
precisa criar sozinho o filho recém-nascido depois que sua namorada o abandona.
Na Vertical, mais
recente filme de Alain Guiraudie (Um Estranho no Lago), aborda questões
relevantes, mesmo quando vistas como incômodas no mundo de hoje. O cineasta
francês, que chamou a atenção mundial com o thriller citado acima, desta vez
traz para as telas o sexo com idosos, eutanásia, maternidade, o papel do homem,
medicina alternativa, tudo filmado de forma realista, o que atrai, repele e,
principalmente, confunde o cinéfilo que assiste.
Na Vertical opera num
registro que oscila entre o sonho, o desejo e a piada. Montado de maneira
convencional, porém, perturba, o que talvez tenha sido mesmo a
intenção de seu roteirista e diretor, que buscar realizar um cinema alternativo
e iconoclasta. Os minutos finais, pelo menos no meu entendimento, sintetizam a opressão contemporânea e da qual se alimenta das sombras.
1945
Sinopse: Dois
estranhos vestidos de preto aparecem na estação ferroviária de uma aldeia
húngara. Dentro de algumas horas, tudo muda.
Assim como o premiado filme, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2015, IDA, ondeabordou o
antissemitismo e colaboracionismo polonês na época do nazismo, o filme 1945 também aborda o mesmo assunto, só que agora na Hungria. “Eles voltaram” é a curta frase
que a todo momento é comunicada entre os habitantes de um pequeno vilarejo em
dia de festa: um casamento está marcado. A ameaça pior, há poucos meses da
rendição alemã, seria se os nazistas estivessem retornando? Não: dois humildes
judeus silenciosos que chegaram de trem, vivenciados pelos locais como
se fossem fantasmas egressos do mundo dos mortos para assombrar quem tiver
do que se culpar. E não são poucos, mesmo numa amostragem tão pequena.
O cinema húngaro, pouco depois do ótimo Corpo e
Alma (indicado ao Oscar deste ano) mostra que tem outros cineastas de
qualidade. Ainda recentemente também tivemos o premiado O Filho de Saul, emesmo que este 1945 não chegue a ser tão original como os demais citados,
merece - e muito - ser visto. O diretor e co-roteirsta é Ferenc Török, com
quase vinte anos de carreira em seu país. Outro nome para ser acompanhado.
Sinopse: Solitário e infeliz, buscando um novo amor na internet, Dracula
é surpreendido com um presente da querida filha: férias em um cruzeiro.
Inicialmente resistente à ideia, ele acaba engajado no passeio ao se encantar
pela comandante, que, no entanto, esconde um segredo nada amigável.
Arranha-Céu: Coragem Sem Limite
Sinopse: Responsável pela segurança de arranha-céus, o veterano de
guerra americano e ex-líder da operação de resgate do FBI, Will Ford (Dwayne
Johnson), é acusado de ter colocado o edifício mais alto e mais seguro da China
em chamas. Cabe ao agente então achar os culpados pelo incêndio, salvar sua
família que está presa dentro do prédio e limpar seu nome antes que seja tarde
demais.
Uma Casa à Beira Mar
Sinopse: Três irmãos se reúnem ao redor do leito de morte de seu pai,
que era um dos pilares de toda a família, e agora precisam pensar no que será
do pequeno paraíso que ele construiu, em torno de um modesto restaurante à
beira-mar.
Hannah
Sinopse:Hannah
(Charlotte Rampling) é uma mulher de terceira idade que divide-se entre as
aulas de teatro, a natação e o trabalho como empregada doméstica. Quando o
marido vai preso, ela não tem alternativa a não ser a solidão e tenta refazer
laços perdidos com descendentes, mas há um segredo na família que dificulta seu
relacionamento com terceiros.