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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 17 de maio de 2018

Cine Dica: Cinemateca Capitólio Petrobras recebe o Fantaspoa 2018

O festival homenageia os diretores Mick Garris e William Lustig, as atrizes Elina Löwensohn e Oldina do Monte e investe no desenvolvimento da indústria cinematográfica latino-americana
 Mata Negra



Ao longo dos seus 14 anos de história é perceptível como, a cada edição, o evento amplia sua presença na cidade, por meio da realização de atividades dentro e fora do cinema, envolvendo cada vez mais os realizadores e o público. Em seus 18 dias, a cidade de Porto Alegre se torna uma referência: a verdadeira capital de cinema fantástico do mundo. A décima quarta edição, apresentada pelo Ministério da Cultura e patrocinada pelo BRDE e pelo Banrisul, terá em sua programação 106 filmes, entre longas e curtas-metragens, provenientes de 32 países. Serão mais de 100 sessões de exibição, sendo 33 com presença de diretores, produtores, atores ou roteiristas dos filmes apresentados, que conversarão com o público, de forma a aproximar os espectadores aos realizadores de cinema. Os ingressos para as sessões da Cinemateca Capitólio Petrobras possuem um valor promocional único de R$ 10,00 (dez reais), exceto o Madrugadão Fantaspoa, que custará o valor promocional único de R$ 40,00 (quarenta reais).



A PROGRAMAÇÃO COMPLETA ESTÁ DISPONÍVEL EM: http://www.fantaspoa.com/2018/programacao



Reafirmando o seu foco curatorial e mantendo o compromisso de disponibilizar ao público filmes que dificilmente encontrariam distribuição nacional, 52 longas-metragens serão exibidos pela primeira vez no Brasil durante o Fantaspoa. Desses, cinco terão sua primeira exibição pública no mundo, enquanto que 31 estarão em première latino-americana e 16 em première nacional. As obras já exibidas nacionalmente nunca foram disponibilizadas ao público em nenhum cinema de Porto Alegre.



A abertura do Fantaspoa será com a première mundial de "A Mata Negra", quinto longa de Rodrigo Aragão. A primeira exibição mundial de "Pedra da Serpente", primeiro longa-metragem de Fernando Sanches, marcará o encerramento desta edição. A celebração de abertura será no Groova, num baile de máscaras inspirado em "De Olhos Bem Fechados";  e o encerramento do festival ocorrerá no Cisne Branco, na "Toda La Noche en El Barco": uma deliciosa festa navegando pelo Guaíba, na tradicional embarcação portoalegrense.



 Outra novidade do festival é o Madrugadão Fantaspoa, que ocupará a Cinemateca Capitólio Petrobras na madrugada do dia 26 a 27 de maio. Serão exibidos três longas e dois curtas-metragens inéditos na capital e, nos intervalos, o público poderá se servir de chope da Cervejaria Bardos e de comidas do Justo, num ambiente embalado por DJsets de Jade Primavera.



 Homenageados desta edição:



O Fantaspoa homenageará quatro personalidades por sua contribuição à sétima arte: a brasileira Oldina do Monte, provavelmente a "rainha do grito" com mais idade em atividade e estrela dos filmes do diretor barbosense Felipe M. Guerra; a belga Elina Löwensohn, atriz recorrente nos filmes de Hal Hartley e que trabalhou com nomes como Spielberg, Abdellatif Kechiche, Michael Almereyda, entre outros; e os norte-americanos Mick Garris, cultuado diretor/roteirista/produtor que criou a emblemática série "Mestres do Horror", uma reunião dos nomes mais respeitados do cinema de horror; e William Lustig, diretor de filmes cultuados como "O Maníaco" e "Maniac Cop" e dono da distribuidora Blue Underground.



Obras brasileiras de bastante projeção internacional, "O Animal Cordial" e "Mal Nosso" serão exibidas no Fantaspoa, em sessões com debates com os realizadores Gabriela Amaral Almeida e Samuel Galli. O primeiro, um thriller impactante e ensaio cruel sobre o comportamento humano, deu a Murilo Benício o prêmio de melhor ator no Festival do Rio e foi exibido em grandes festivais internacionais. "Mal Nosso", que terá sua primeira exibição brasileira no Fantaspoa, estreou mundialmente no prestigiado festival de Moscou e foi aclamado por público e crítica, sendo apontado como um dos melhores filmes de horror de 2017 e colecionando elogios de publicações como The Hollywood News e Screen Daily.



Sempre buscando valorizar obras da América Latina, a curadoria, realizada por João Fleck e Nicolas Tonsho, selecionou obras de impacto que passeiam por diversos gêneros. O Chile é representado por "O Habitante", de Guillermo Amoedo, que estreou no festival de Sitges e lida com temas escabrosos, como incesto, abusos, eutanásia e corrupção; e por "Trauma", de Lucio A. Rojas, elogiada obra repleta de violência gráfica e que é apontada como a mais chocante desde o censurado "A Serbian Film". País com relevante produção fílmica de gênero, a Argentina marca presença com "Aterrados", de Demián Rugna, um dos filmes de terror argentino mais incensados pela crítica nos últimos anos; "Madraza", de Hernan Aguilar, exibido e premiado no festival de Sitges e que conta a história de uma dona de casa que se torna assassina de aluguel; e "Luciferina", de Gonzalo Calzada, recém-exibido no festival BIFFF, em Bruxelas, sobre uma noviça com o poder de ver a aura das pessoas. Do Uruguai, que não tem muita tradição na produção de filmes de gênero, será apresentado o hilário "Festa Nibiru", de Manuel Facal, exibido no festival de Sitges. "Framed", de Marc Martínez Jordán; "Matar a Deus", da dupla Albert Pintó e Caye Casas; e "Errementari", de Paul Urkijo Alijo; são algumas das produções vindas da Espanha. "Framed" é a e aguardada estreia do premiadíssimo Marc na direção de um longa-metragem; "Matar a Deus" foi considerado, pelo público, o melhor filme no festival de Sitges; e "Errementari" é uma fantasia obscura produzida pelo célebre Álex de la Iglesia.



A décima quarta edição será marcada pelo maior número de títulos japoneses em exibição no certame do festival. "Argila Vampira", de Sôichi Umezawa, traz o terror na forma de uma argila possuída e assassina; "Funôhan", de Kôji Shiraishi, é um thriller sobre um assassino que manipula as mentes das pessoas; o sombrio "Sanî/32", dirigido por Kazuya Shiraishi, trata de uma criança assassina; "Plano-Sequência dos Mortos", de Shin'ichirô Ueda, é uma irreverente comédia que brinca com o gênero fantástico; e a fantasia com robôs gigantes "BraveStorm", assinada por Jun'ya Okabe, mostra uma família que viaja no tempo e constrói robôs gigantes para enfrentar alienígenas.



Da Alemanha, Adolfo Kolmerer e William James assinam o tarantinesco "Floco de Neve", que mostra uma Berlim anárquica do futuro; Tilman Singer dirige "Luz", atmosférico filme rodado em 16mm e exibido na Berlinale; Lukas Feigelfeld conta uma sombria história envolvendo bruxas e lendas pagãs, em "Hagazussa"; e Ken Duken apresenta o thriller "Berlin Falling", sobre um homem - interpretado por Tom Wlaschiha (Game of Thrones), que estará presente no Fantaspoa - que planeja realizar um atentado terrorista na capital alemã.





GRADE DE PROGRAMAÇÃO

17 de maio a 03 de junho de 2018



17/mai

21:30 - Mata Negra



18/mai

13:30 - Bravestorm

15:00 - Inuyashiki

17:00 - O Cita

19:00 - Aterrorizados

21:30 - Mal Nosso



19/mai

13:30 - 27: O Clube dos Malditos

15:00 - Trincheira 11

17:00 - Festa Nibiru

19:00 - Luciferina

21:30 - O Animal Cordial



20/mai

13:30 - The Dark

15:00 - Crescente

17:00 - Rabbit

19:00 - Madraza

21:30 - O Habitante



22/mai

13:30 - Aterrorizados

15:00 - Rabbit

17:00 - Ederlezi Rising

19:00 - Rock Steady Row  

21:30 - Sessão Musicada Frankenstein



23/mai

13:30 - Framed

15:00 - Hagazussa

17:00 - O Homem da Caixa Mágica

19:00 - Família

21:30 - Matar a Deus



24/mai

13:30 - The Witch Files

15:00 – Hostil

17:00 - Plano-Sequência dos Mortos

19:00 - Berlin Falling

21:30 - Vidar, o Vampiro



25/mai

13:30 - Berlin Falling

15:00 - The Dark

17:00 - O Demônio de Laplace

19:00 - Framed

21:30 - A Próxima Morte



26/mai

13:30 - Prodigy

15:00 - Black Hollow Cage

17:00 - Após a Letargia

19:00 - O Maníaco

21:30 - Floco de Neve

23:55 -   Madrugadão Fantaspoa



27/mai

13:30 - Próxima Morte

15:00 - Plano-Sequência dos Mortos

17:00 - All You Can Eat Buddha

19:00 - Knuckleball

21:30 - The Witch Files



29/mai

13:30 - Após a Letargia

15:00 - Matar a Deus

17:00 - Floco de Neve

19:00 - Sanî/32

21:30 - Errementari



30/mai

13:30 - Knuckleball

15:00 - A Quatro Mãos

17:00 - Inuyashiki

19:00 - Trauma

21:30 - Nadja



31/mai

13:30 - Puppet Master: The Littlest Reich

15:00 - Kyrsyä - Tuftland

17:00 - Luz

19:00 - Mohawk

21:30 - Os Tigres não têm Medo



01/jun

13:30 - Os Tigres não têm Medo

15:00 - O Cita

17:00 - Argila Vampira

19:00 - Os Garotos Selvagens

21:30 - The Ranger



02/jun

13:30 - Rock Steady Row

15:00 - Os Garotos Selvagens

17:00 - Funôhan

19:00 - The Endless

21:30 - Blood Fest



03/jun

13:30 - Blood Fest

15:00 - The Endless

17:00 - Ederlezi Rising

19:00 - Criaturas II                    

21:30 - A Pedra da Serpente

 

Acompanhe:






XIV Fantaspoa

De 17 de maio a 03 de junho



Exibições:

Cinemateca Capitólio – Rua Demétrio Ribeiro, 1085. Centro Histórico.

Sala Redenção - Av. Paulo Gama, 110 - Campus Centro UFRS. Centro Histórico



Ingressos:

As sessões da Sala Redenção - Cinema Universitário do XIV Fantaspoa  são gratuitas e a entrada é liberada 30 minutos antes do início das sessões.

Os ingressos para as sessões da Cinemateca Capitólio Petrobras possuem um valor promocional único de R$ 10,00 (dez reais), exceto o Madrugadão Fantaspoa, que custará o valor promocional único de R$ 40,00 (quarenta reais).

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Cine Dica: Em Cartaz: Todos os Paulos do Mundo



Sinopse: Uma homenagem aos 60 anos de carreira do ator Paulo José, completados em 2017. Um compilado com diversas cenas marcantes da carreira de Paulo, narradas por depoimentos escritos por ele.

A diversidade de um ator, talvez, não se encontre somente na forma dele construir um personagem, mas sim dele ser ele mesmo durante a sua interpretação. O que faz então da atuação se diferenciar de seus outros trabalhos, talvez, seja no fato dele liberar a sua fera interior e  deixar ela tomar conta do seu próprio corpo no momento da atuação. Todos os Paulos do Mundo levanta essa teoria, ao colocar na tela passo a passo da carreira do nosso interprete Paulo José, onde podemos desfrutar um trabalho poderoso, diversificado, criativo e sendo ele mesmo como pessoa em todos os seus trabalhos.
Dirigido por Gustavo Ribeiro (Pássaros na Boca) e Rodrigo de Oliveira, o filme se resume em diversas imagens de arquivos de inúmeros filmes clássicos estrelados por Paulo José, assim como novelas e mini séries. O filme destrincha, não somente a carreira do ator, como também da maneira como ele frequentou as mais diversas fases da história da nossa cultura brasileira. Em seus 81 anos de vida, Paulo José ainda é o mesmo grande interprete, mesmo com os problemas de saúde que o abateram nesses últimos anos.
Assim como o recente documentário Cinema Novo, os cineastas Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira decidem não focar em rostos de pessoas próximas a Paulo José para serem entrevistadas, mas sim banhar a tela somente com cenas das obras estreladas pelo ator, onde se cria, então, um mosaico de inúmeros personagens diferentes dentre si, mas possuindo o mesmo domínio de cena em cada uma delas. Porém, a todo o momento, surge em narração off vozes de pessoas conhecidas, desde Fernanda Montenegro, Selton Mello, Dina Sfat e dentre outros onde, não somente destacam a importância do ator na história do nosso cinema brasileiro, como também o dia a dia deles no trabalho perante a presença do interprete. O próprio Paulo José é ouvido em cena, seja em arquivos gravados, seja num áudio onde podemos reconhecer a sua voz jaz envelhecida, mas ao mesmo tempo cheia de vida.
Curiosamente, os cineastas criam uma espécie de simetria continua entre as cenas clássicas estreladas pelo interprete, como se o ator saísse de uma cena e embarcasse em outra. Isso, então, sintetiza a teoria dele sempre ter sido ele mesmo em suas atuações, mas conseguindo se misturar com o cenário e a proposta principal de cada um das obras da qual participou. É prazeroso, por exemplo, vermos cenas como Macnaíma se casar com cenas vistas no filme O Padre e a Moça, ou se enlaçando com momentos vistos em Todas as Mulheres do Mundo, As Amorosas e assim por diante.
Embora os altos e baixos da história do Brasil pós-golpe de 64 tenham lhe prejudicado a carreira como ator, isso não lhe impediu de tentar os outros meios de atuação. Os dois cineastas fazem questão de retratar esse período, onde não somente Paulo José, como também outros talentos vindos do Cinema Novo, por exemplo, trouxeram o que sabiam fazer de melhor nas telas para serem vistos nas telinhas dos lares brasileiros. Em tempos atuais, em que as novelas de televisão estão cada vez mais plásticas e menos realistas, se percebe como Paulo José e seus companheiros em cena estavam dispostos a dar mais sangue e realismo num tempo em que a TV ainda era novidade para todos os lares brasileiros.
Em sua reta final, os realizadores sedem ao Paulo José atual surgir em cena, onde testemunhamos os seus muitos anos de vida jaz lhe abatendo, além de sofrer com o Mal de Parkinson. Isso não lhe impede, porém, de se abrir e desfrutar do que mais ama que é o cinema, além de poder contar com família, amigos e de todos que colaboraram para a realização desse documentário. As últimas cenas são de um homem com o dever cumprido e de seus desejos terem sido todos realizados. 
Todos os Paulos do Mundo é um delicioso documentário para ser visto e revisto, onde não só testemunhamos o trabalho de um grande talento, como também de um tempo melhor e mais corajoso do nosso cinema brasileiro.


Onde assistir: Cinebancários: Rua General da Câmara Nº 424, centro de Porto Alegre. Horário: 17h