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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 2 de março de 2017

Cine Dica: Em Blu-Ray, DVD, Netflix e locação via TV a Cabo: American Crime Story: 1ª temporada




Sinopse: 1ª Temporada: The People v. O.J. Simpson. O julgamento de O.J. Simpson. Ex-jogador de Futebol Americano, Orenthal James foi acusado em 1994 de assassinar a esposa, Nicole Brown, e o amigo Ronald Goldman. Contado através da perspectiva dos advogados que conduziram o caso, a série explorara os acordos feitos de maneira informal e as manobras políticas conduzidas por ambos os lados envolvidos.

Produzida pelos mesmos criadores de American Horror Story, a série irá exibir em cada temporada um crime verídico, do qual se tornou noticia e gerando inúmeros debates. A primeira temporada já começa com toda força, ao retratar o longevo julgamento de O.J Simpson, que havia sido acusado de matar a sua ex esposa e namorado na época. Isso acabou desencadeando uma verdadeira dança das cadeiras de ambos os lados, tanto da defesa como da promotoria e levantando até hoje mais duvidas do que respostas sobre as reais raízes do caso.
O.J. Simpson era uma verdadeira celebridade do mundo dos esportes na época e ninguém imaginaria que ele pudesse ser um dia julgado por um crime tão hediondo. A série retrata com fidelidade todo o julgamento que se estendeu por um ano praticamente e fazendo com que o caso chegasse ao ápice de inúmeras teorias de conspiração envolvendo a policia de Los Angeles contra o jogador. Isso desencadeou uma luta entre classes e raças no período e fazendo com que muitos se esquecessem da principal raiz do problema: quem realmente matou o casal?
Pode-se dizer que o julgamento do esportista foi o primeiro reality show oficial, pois todos paravam para acompanhar os desdobramentos do caso, fazendo com que tudo virasse um verdadeiro circo e a mídia ganhando horrores com isso. Com reconstituição precisa dos anos 90, o elenco não ficou muito atrás e cada ator e atriz foram escolhidos a dedo para retratar as pessoas reais do caso. Se Cuba Gooding, Jr passa uma total ambiguidade sobre a real natureza de Simpson, John Travolta nos brinda com o seu melhor desempenho em anos, ao interpretar o advogado Robert Shapiro, sendo um dos primeiros ao pegar o caso e posteriormente reunir um grupo para defender o jogador a todo custo.
Vendo a série como um todo e olhando para trás com relação aos fatos verídicos, chegamos à conclusão de como as pessoas são manipuladas facilmente pelo calor do momento e fazendo então se esquecer dos verdadeiros fatos que estavam bem diante dos seus olhos. A série não tem o interesse de levantar o verdadeiro culpado, mas sim fazendo uma crítica ácida contra uma sociedade cada vez mais absorvida pela manipulação de uma mídia sensacionalista, pelos seus falsos heróis e pelo fato de não conseguirem enxergar além do que seus olhos podem ver. 
A primeira temporada American Crime Story pode ser interpretada como uma espécie de prelúdio sobre alienação que a sociedade americana e o mundo passariam a exercer posteriormente a partir dos primeiros anos do século 21. 






Cine Dicas: Estréias do final de semana (02/03/17)



Logan
Sinopse: Num futuro próximo, Logan (Hugh Jackman) está aposentado e cansado de lutar. Ele se esconde na fronteira com o México e cuida do Professor Xavier (Patrick Stewart), que está muito doente. Mas Logan se vê obrigado a voltar a luta quando encontra a jovem mutante X-23 e se vê perseguido pelos mercenários Carniceiros.

 
Estopô Balaio

Sinopse:No bairro Jardim Romano, em São Paulo, a população sofre com enchentes. Ele é cortado pelo rio Tietê e em 2010, o lugar ficou debaixo d ́água por três meses. Em meio às dificuldades, um grupo de pessoas se reúne para montar um grupo artístico, o Coletivo Estopô Balaio. Nele, os artistas realizam espetáculos para entreter os moradores.

Eu, Olga Hepnarová

Sinopse: Cinebiografia conta a história de Olga Hepnarová, uma jovem lésbica que sofre nas mãos de uma família tirana. Na escola, sofria bullying. Ela tenta se suicidar e vai parar numa clínica psiquiátrica. Cansada da forma como é tratada, Olga comete um ato trágico.

 
O Ídolo

Sinopse: O menino Mohammad Assaf vive em Gaza, Palestina, e sonha um dia subir aos palcos para mostrar seu talento como cantor, apesar da realidade difícil. Mas o jovem persiste e monta uma banda com sua irmã e amigos. Mohammad cresce, se torna cantor de festas de casamentos e galga passos mais largos ao participar do reality show Arab Idol e de lá sai campeão.

 
Um Limite entre Nós

Sinopse:Nos anos 50, Troy Maxson (Denzel Washington) tenta criar os filhos e cuidar da família da melhor maneira possível. Mas a tarefa não é fácil. Ele sonhou em ser jogador de baseball e virou coletor de lixo. Para piorar, a relação com o filho mais novo é tensa.

 
Waiting for B.

Sinopse:Documentário registrou em 2013 momentos do lado de fora do estádio do Morumbi em São Paulo. Tudo para acompanhar centenas de fãs da cantora Beyoncé, que chegaram a passar dois meses acampados na fila para tentar conferir o show da diva na primeira fila.


quarta-feira, 1 de março de 2017

Cine Dica: Em Cartaz: ALIADOS



Sinopse: No ano de 1942, o espião franco-canadense Max Vatan (Brad Pitt) parte para Casablanca, no Marrocos. Durante uma missão ele conhece a agente francesa Marianne Beausejour (Marion Cotillard), por quem se apaixona. Os dois se casam e Max é alertado de que a esposa na verdade é uma espiã nazista e começa a investigá-la para descobrir toda a verdade.
O cineasta Robert Zemeckis é um contador de história e que usa o cinema como sua ferramenta para contá-las e criar vida. Mas independente de qual gênero ele trabalha, seja drama, ficção ou fantasia, ele consegue dosar um alto grau de verossimilhança, mesmo incrementando inúmeros efeitos visuais, mas dos quais não se torna o principal foco da trama.  Em Aliados ele novamente repete o feito, onde uma trama megalomaníaca poderia soar inverossímil, mas não nas mãos do cineasta.
Acompanhamos a missão secreta de dois agentes, Max Vatan (Brad Pitt) e Marianne Beausejour (Marion Cotillard), onde ambos se conhecem em Casablanca e se unem para uma tarefa arriscada. No decorrer da missão, eles acabam se disfarçando como um casal de longa data, mas que acabam realmente se apaixonando e se casando posteriormente. Porém, Max descobre da pior maneira que não conhece realmente a sua amada esposa como gostaria.
Tecnicamente o filme é impecável, onde a reconstituição de época faz que adentremos num tempo em que a guerra surgia a todo o momento, seja no céu ou na terra.  Já nos primeiros minutos, Zemechis cria um plano sequência, onde  vemos o protagonista pousar de para quedas no deserto e para logo em seguida partir a pé para Casablanca. Embora a cena aparente simplicidade, ela moldada pelos mais ambiciosos efeitos visuais atuais, mas como eu disse acima, nada é perceptível, mas sim realístico. Essa união de realismo e técnica se verá no decorrer do filme, mas nunca caindo num lugar comum, mas sim correspondendo com a dramaticidade da obra.
Mas embora reconstituição, figurino e fotografia nos enchem os olhos, é no casal central que mora o coração do filme.  Embora Brad Pitt não nos apresente uma interpretação que nos faça esquecer que ele é Brad Pitt, sua atuação ao lado da talentosa Marion Cotillard nos faz a gente esquecer esse costume tropeção do ator. Ambos em cena estão ótimos, mas muito se deve a presença sempre intensa de Cotillard, já que o seu desempenho lhe faz criar em sua personagem uma aura de ambiguidade e do qual a gente fique sempre em duvida sobre o seu real papel na trama.
Embora com um final anti-hollywoodiano, Aliados consegue o feito de nos emocionar e aceitar de bom grado o caminho sem volta que ambos os protagonistas escolheram trilhar. 


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Cine Dica: 100 anos de Kirk Douglas na Sala Multimídia

 EXIBIÇÃO DE FILMES DE KIRK DOUGLAS NA SALA MULTIMÍDIA

A partir de 1º de março, a programação da Sala Multimídia da Cinemateca Capitólio homenageia o recente aniversário de 100 anos de Kirk Douglas, um dos grandes nomes da história de Hollywood, com sessões de clássicos interpretados pelo ator entre as décadas de 1940 e 1970. O valor único do ingresso para cada sessão é R$ 5,00. A lotação da Sala Multimídia é de 22 lugares. Exibições em DVD.



GRADE DE PROGRAMAÇÃO



Fuga do Passado

(Out of the Past, 1947, 97 minutos)

Direção: Jacques Tourneur



Jeff Bailey vive uma vida pacata, trabalhando em um posto de gasolina em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Quando um dos capangas de Whit, seu antigo chefe, acha-o, ele voltará a enfrentar seu passado e se ver obrigado a preencher as lacunas que deixou em sua antiga vida. Principalmente com relação a Kathie, mulher de duas caras que a qualquer momento pode traí-lo ou fazê-lo se apaixonar novamente. Exibição em DVD.



Quem é o Infiel?

(A Letter to Three Wives, 1949, 103 minutos)

Direção: Joseph L. Mankiewicz



Lora Rita e Débora são três mulheres diferentes, com diferentes ambições, desejos e sonhos. Lora casou com seu chefe, que pensa que ela é uma caçadora de fortunas. Rita ganha mais dinheiro escrevendo para um programa de rádio do que seu marido professor. E Débora fica fabulosa num uniforme da Marinha, mas não tem certeza do que vestir para ir a uma festa. O destino dessas três mulheres se cruzará quando uma carta revelar o segredo que porá o futuro de uma delas em jogo. Um dos grandes trabalhos do diretor Joseph L. Mankiewicz, que ganhou o Oscar de Melhor Direção por este filme. Exibição em DVD.



Embrutecidos Pela Violência

(Along the Great Divide, 1951, 88 minutos)

Direção: Raoul Walsh



Federais americanos e dois xerifes resgatam um ladrão de gado de um linchamento liderado por um barão do gado local, convencido de que o bandido também matou seu filho. Exibição em DVD.



20.000 Léguas Submarinas

(20,000 Leagues Under The Sea, 1954, 122 minutos)

Direção: Richard Fleischer



Em 1868 relatos alarmantes sobre um monstro marinho, que destruía navios facilmente, gera um temor nas companhias de navegação. Em virtude disto vários navios não levantam âncora, pois não há tripulação. Em São Francisco um professor francês, especialista em vida marinha, precisa ir à Shangai e enfrenta o mesmo problema, pois a tripulação do seu navio desertou. Exibição em DVD.



Sede de Viver

(Lust for Life, 1956, 120 minutos)

Direção: Vincente Minnelli



O filme retrata fielmente a vida do mestre da pintura: Van Gogh. Dividido entre a genialidade e sua mente atormentada, Van Gogh é interpretado pelo aclamado ator Kirk Douglas. Sede de Viver captura todo o êxtase da arte e a agonia da vida de um gênio da pintura. Exibição em DVD.



A Cidade dos Desiludidos

(2 Weeks in Another Town, 1962, 107 minutos)

Direção: Vincente Minnelli



Após três anos internado em uma clínica de reabilitação, Jack Andrus, um ator atormentado pelo alcoolismo e por problemas pessoais, aceita um convite para estrelar um filme rodado em Roma e dirigido por um cineasta cuja carreira também está em decadência. A filmagem será marcada por conflitos e revelações. Espécie de continuação do brilhante Assim Estava Escrito, A Cidade dos Desiludidos é um retrato sem concessões dos bastidores de Hollywood. Exibição em DVD.



Sete Dias de Maio

(Seven Days in May, 1964, 118 minutos)

Direção: John Frankenheimer



Durante a guerra fria, Jordan Lyman (Fredric March), o presidente dos Estados Unidos não é bem visto pelos americanos e assina um tratado aprovando o desarmamento nuclear. A população mais uma vez fica contra ele. Um golpe político está sendo preparado por um general e um coronel aliado leva a informação ao Governo. Dá-se início a uma rede de intrigas. Exibição em DVD.



Gigantes em Luta

(The War Wagon, 1967, 93 minutos)

Direção: Burt Kennedy



John Wayne junta-se a Kirk Douglas em Gigantes em Luta, um western cheio de ação. Wayne interpreta o rancheiro Taw Jackson que volta da prisão para saquear um trem carregado de ouro, pertencente ao barão da gado (Bruce Cabot), que roubou sua fortuna e sujou seu bom nome anos atrás. Para realizar seu plano, Jackson junta-se a um grupo que inclui um velho excêntrico (Keenan Wynn), um índio pouco civilizado (Howard Keel), um jovem bêbado (Robert Walker Jr.) e um pistoleiro convencido (Douglas). Divirta-se com o plano quase impossível de roubar meio milhão de dólares e aprecie a música do ganhador do Oscar Dimitri Tiomkin. Exibição em DVD.



A Fúria

(The Fury, 1978, 118 minutos)

Direção: Brian De Palma



Um suspense aterrorizante do diretor Brian De Palma, um elaborado jogo de controle mental inicia-se quando o filho de um agente do governo é sequestrado por causa de seus poderes psicocinéticos. Desesperado para encontrá-lo, seu pai contrata uma garota com habilidades psíquicas semelhantes às de seu filho. Ela logo descobre que o rapaz é prisioneiro de um órgão secreto do governo dos EUA e que está sendo utilizado para perigosas experiências mentais - e programado para matar. Exibição em DVD.



GRADE DE HORÁRIOS

1 a 5 de março de 2017



1º de março (quarta)

16h – Quem é o Infiel?

19h – Fuga do Passado



2 de março (quinta)

16h – Sede de Viver

19h – A Cidade dos Desiludidos



3 de março (sexta)

16h – Gigantes em Luta

19h – Sete Dias de Maio



4 de março (sábado)

16h – A Fúria

19h – Embrutecidos pela Violência



5 de março (domingo)

16h – 20.000 Léguas Submarinas

19h – Sede de Viver



A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos daPrefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS –FUNDACINE.