Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Cine Dica: Em Cartaz: Para a Minha Amada Morta



Sinopse: O fotógrafo Fernando (Fernando Alves Pinto) não é mais o mesmo desde a morte da esposa. Ele se isolou do mundo, mas ao encontrar uma fita VHS ele se surpreende ao descobrir que a mulher tinha um amante. A partir daí, Fernando começa a perseguir esse homem.


O cineasta Aly Muritiba já demonstrava bastante talento através dos seus curtas metragens como A Fábrica e o inquietante Tarântula. Em sua primeira experiência em longa metragem, Para Minha Amada Morta, traz os mesmos apuros estéticos, visual cru, com a segurança precisa das quais ele filma, sejam nos momentos do qual foca ao máximo as expressões dos personagens, como também os detalhes dos cenários em volta.
Isso se casa muito bem com inquietante trama, do qual muitos irão se identificar e conquistar, não somente a crítica especializada, como também o público e os festivais pelo Brasil e pelo mundo a fora que o filme já vem colecionando. Com uma história bem intimidadora, porém fácil do cinéfilo identificar através de outros gêneros, a trama enlaça elementos de mais puro drama com suspense, dando tempo para quem assiste conhecer e se aprofundar sobre cada personagem que, para o bem ou para o mau, são tão humanos quanto qualquer um. Sendo assim, a trama poderia ser inspirada em qualquer caso real, ou até mesmo bem próximo de você.
A trama se tem início com o fotógrafo (Fernando Alves Pinto, espetacular) que trabalha para a polícia e que está de luto junto com o filho pelo falecimento de sua esposa. Curiosamente, em nenhum momento sabemos quais foram os reais motivos de sua morte e fazendo com que a gente tire inúmeras interpretações sobre o que realmente aconteceu com ela, assim como também não sabermos ao certo como estava à relação do casal nos últimos anos. Em contrapartida, mas somente em parte, sabemos o que ela fazia nas últimas semanas em vida: através de fitas cassetes que o protagonista encontra se descobre que ela tinha um amante e gravava todos os seus momentos íntimos.
De uma hora pra outra, ele se coloca numa investigação furiosa, da qual ele se distancia, tanto do seu trabalho, como também do seu próprio filho. Isso resulta na mudança dele perto de uma família religiosa humilde e conservadora, da qual ele começa a se aproximar compulsivamente. Essa aproximação é inquietante desde o início, pois talvez o protagonista veja neles o desejo em adquirir a família perfeita da qual lhe foi arrancada, ou que mal teve tempo de realmente construí-la. É claro que a todo o momento ficamos perguntando se ele enlouqueceu e nos  provocando uma angustia interior, pois ficamos sempre na expectativa sobre qual será o seu próximo passo na investida contra essa família. 
Em meio a isso, o cineasta Aly Muritiba desenha para nós um clima de suspense, cujo seu cenário, a câmera jamais a ponta para nenhuma direção sem algum significado e não caindo em nenhum clichê do gênero policial por exemplo. Em vez disso, ele criou um drama policial caprichado, do qual não víamos desde o indispensável O Lobo atrás da Porta. Porém, Para Minha Amada Morta já no principio dispensa comparações, pois sua direção é refinada, casada muito bem com o roteiro e tento como trunfo uma bela fotografia criada por Pablo Baião.
Interessante é observar que, através das fitas da falecida esposa, há uma deliciosa referencia a linguagem cinematográfica. Cada VHS e cada imagem vista numa foto, desencadeia um lado obscuro até então desconhecido do protagonista. Fernando Alves Pinto (visto em filmes como Nosso Lar) nos brinda com a sua melhor interpretação da carreira, ao construir um personagem que não cai num lugar comum, mas sim faz com que desejemos cada vez mais e mais sabermos sobre qual será o seu próximo passo da trama, assim como também compreendermos a sua real pessoa.
A imagem de sua esposa perfeita pode ser vista em suas ações, desde como cuidar de suas roupas ou de seu próprio filho. Isso pode ser visto como uma crítica, ou fazer simplesmente cair mascaras da família tradicional brasileira, principalmente através da família religiosa, da qual ele se aproxima. Não existe um final ou solução fácil a ser entregue para nós de bandeja, pois a própria vida real não nos traz para nós, e por conta disso, o filme não é obrigado a fazê-lo e tão pouco nos reconfortar.
Para Minha Amada Morta não nos apresenta somente reflexo sobre as relações humanas contemporâneas, como também uma analise sobre até onde podemos ser tolerantes, tanto com o próximo, como também com nós mesmos. Desde já um dos grandes filmes nacionais do ano.   




 Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Dica: Cinemateca Capitólio exibe marcos do cinema contemporâneos

 SEMANA COM OBRAS-PRIMAS CONTEMPORÂNEAS NA CINEMATECA CAPITÓLIO

A pedido do público, A Menina Santa, de Lucrecia Martel, O Guardião, de Rodrigo Moreno, e Felizes Juntos, de Wong Kar-wai, os três filmes programados para a 57ª Semana de Porto Alegre, seguem em cartaz na Cinemateca Capitólio até o dia 10 de abril. Também retornam à programação os filmes As Quatro Voltas, de Michelangelo FrammartinoTio Boonmee, que Pode Recordar Suas Vidas Passadas, de Apichatpong Weerasethakul. O valor do ingresso é R$ 10,00.

O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS – FUNDACINE.

GRADE HORÁRIOS
5 a 10 de abril de 2016

5 de abril (terça)
16h – Felizes Juntos
18h – O Guardião
20h – As Quatro Voltas

6 de abril (quarta)
16h – A Menina Santa
18h – Felizes Juntos
20h – Tio Boonmee, que Pode Recordar suas Vidas Passadas

7 de abril (quinta)
16h –  O Guardião
18h – A Menina Santa
20h – As Quatro Voltas

8 de abril (sexta)
16h – Felizes Juntos
18h – O Guardião
20h – Tio Boonmee, que Pode Recordar suas Vidas Passadas

9 de abril (sábado)
16h – A Menina Santa
18h – Felizes Juntos
20h – As Quatro Voltas

10 de abril (domingo)
16h – Felizes Juntos
18h – A Menina Santa
20h – Tio Boonmee, que Pode Recordar suas Vidas Passadas

FILMES

A MENINA SANTA
(La Niña Santa/ Argentina/2003/110 minutos)
Direção: Lucrecia Martel

Amália (Maria Alche) e Josefina (Julieta Zylberberg) têm 16 anos e moram na cidade de La Ciénaga, na Argentina. Josefina pertence a uma família conservadora, enquanto a mãe de Amália, Helena (Mercedes Morán), é divorciada e dirige um hotel. Certo dia, após um ensaio de coral, as duas garotas se reúnem na igreja local para conversar sobre fé, vocação e segredos sentimentais. Pouco depois Amália conhece o doutor Jano (Carlos Belloso), que participa de uma conferência médica no hotel de sua família. O encontro leva a jovem a descobrir sua verdadeira vocação: salvar os homens do pecado.

O GUARDIÃO
(El Custodio/Argentina/2005/93 minutos)
Direção: Rodrigo Moreno

Um guarda-costas é o responsável pela segurança de um ministro. Ele frequenta compromissos da alta sociedade mas sempre de maneira neutra, apenas para cumprir as funções de seu trabalho. Por outro lado sua vida pessoal é um verdadeiro caos, o que faz com que sua tolerância silenciosa tenha prazo para acabar.


FELIZES JUNTOS
(Chun gwong cha sit/Hong Kong-Japão-Coréia do Sul/1997/96 minutos)
Direção: Wong Kar-wai

Po-Wing (Leslie Cheung) e Yiu-Fai (Tony Leung Chiu Wai) são namorados que saem de Hong Kong e vão passar as férias em Buenos Aires, só que acabam tendo que ficar mais tempo. Po-Wing começa a trabalhar em um bar de tango para guardar dinheiro para sua viagem de volta, e Yiu-Fai começa a trabalhar em um restaurante chinês. Lá, ele conhece um jovem menino de Taiwan, que se torna seu amante, e que o afasta de Po-Wing. Enquanto a vida de Yiu-Fai se modifica, e só melhora, a de seu antigo parceiro está em constante decadência.


TIO BOONMEE, QUE PODE RECORDAR SUAS VIDAS PASSADAS
(Lung Boonmee Raluek Chat, Tailândia, 2010, 110 minutos)
Direção: Apichatpong Weerasethakul

Sofrendo de insuficiência renal, Tio Boonmee (Thanapat Saisaymar) resolveu passar os últimos dias de sua vida recolhido em uma casa perto da floresta, ao lado de entes queridos. Durante um jantar com a família, o espírito de sua esposa falecida aparece para ajudá-lo em sua jornada final. A eles se junta Boonsong, filho de Boonmee, que retorna após muito tempo metamorfoseado em outra forma de existência. Juntos, eles percorrerão o interior de uma caverna misteriosa, onde Boonmee nasceu em sua primeira vida.

AS QUATRO VOLTAS
(Le Quattro Volte – Suíça, Itália, Alemanha, 2010, 88 minutos)
Direção: Michelangelo Frammartino

Em um antigo vilarejo sobre as montanhas da Calábria, um pastor vive seus últimos minutos de vida. Ele morre cercado por suas cabras, dentro de sua própria casa. Entre os animais, nasce um cabrito. Mas um dia o animal se perde dos demais, e fica tremendo de frio, balindo ao pé de um imenso pinheiro. Esta é a árvore escolhida pelos moradores locais para festejar a "Pita", assim ela é cortada e vendida a lenhadores. Ela também servirá para aquecer o lar dos camponeses, queimada junto a imensas extrações de carvão. Através de quatro histórias cruzadas, o filme funciona como uma homenagem ao ciclo de vida em suas quatro manifestações: humana, animal, vegetal e mineral.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Cine Especial(HQ): TOP 10: AS MELHORES HQ ESTRELADAS POR SUPERMAN



Batman VS Superman está nos cinemas e apesar de estar dividindo a crítica (mal acostumados com o bom humor da Marvel) o filme já faturou até agora R$ 530 milhões de dólares. Como eu fiz um top 10 das melhores HQ do Batman graças ao embalo do filme, decidi então fazer o mesmo com o homem de aço. Confiram abaixo.            

1º Grandes Astros Superman
Grant Morrison, Frank Quitely, Jamie Grant

Mais do que uma HQ, Grandes Astros Superman é uma declaração de amor ao personagem. Grant Morrison sempre teve paixão pela da Era de Prata das HQs e aqui ele usa todos os elementos daquele tempo para criar uma trama definitiva ao homem de aço. Envenenado pelo excesso de radiação solar, a mesma que lhe confere seus poderes, Superman tem cerca de um ano para viver. Diz à profecia que ele vai completar doze tarefas antes de seu fim. Que ele vai salvar o mundo. Em doze edições, o maior herói dos quadrinhos realiza feitos nunca antes tentados, testa seus limites, declara seu amor e faz da Terra um lugar melhor. Uma obra prima.

2º Para o Homem Que Tem Tudo
Alan Moore, Dave Gibbons

Uma trama que parte o coração ao meio. É aniversário do Superman e ele é “presenteado” com uma flor parasita que o paralisa e alimenta sua mente com seu maior desejo. No caso dele, o de viver num Krypton que nunca explodiu e ter uma família que ama. Batman, Robin e a Mulher-Maravilha o encontram na Fortaleza da Solidão em transe, com Mongul pronto para conquistar o mundo. Uma trama poética, onde mostra que o homem mais invencível do mundo, talvez não tenha tudo o que realmente queria no mais fundo do seu intimo. Obra prima e cortesia da equipe de Watchmen.

3º O Que Aconteceu ao Homem de Aço?
Alan Moore, Curt Swan, George Pérez

No momento em que Crise nas Infinitas Terras estava reescrevendo o Universo DC. O editor dos dois títulos do Homem de Aço achou que era o momento de encerrar uma era. Ele convocou Alan Moore e lhe entregou a chance para fazer o que bem entender nessa trama. Em duas edições, auxiliado pela arte Curt Swan, Moore criou o fim definitivo do herói da era de prata, quando ele confronta seu pior inimigo e toma uma decisão que vai mudar completamente sua vida e a de quem ele ama. O Que Aconteceu ao Homem de Aço? agrada em cheio para aqueles que sonham em ler uma trama que coloca por fim as HQ do seu herói preferido.

4º Crise nas Infinitas Terras
Marv Wolfman e George Perez.

Ta certo que a mega saga clássica que redefiniu o universo DC nos anos 80 tinha inúmeros heróis como protagonistas, mas é preciso reconhecer que Superman foi protagonista de momento chaves da trama. O embate dele contra o vilão Antmonitor é sufocante e terminando com o sacrifício de Supermoça. E fora essa versão da era de prata, tínhamos o Superman envelhecido da era de ouro e testemunhando o seu universo sendo morto em questão de segundos.
O embate dele contra o vilão é antológico e termina com chave de ouro para o primeiro grande herói das HQ. Pena que a DC decidiu retornar com o personagem no dispensável Crise Infinita.      

5º O Reino do Amanhã
Mark Waid, Alex Ross

O futuro amedrontador de Mark Waid e Alex Ross mostra um mundo sem a presença dos  verdadeiros heróis, em que seus herdeiros colocam de lado suas boas virtudes e fazem de seus poderes o que bem entender. É quando a profecia revela o fim do mundo a um pastor, e quando o Superman deixa seu exílio para comandar as forças do bem contra o mau, ou mais ou menos isso.
A trama coloca o personagem na corda bamba, onde a qualquer momento, tudo do qual ele acreditava pode se tornar insuficiente para conte-lo, caso ele venha a perder a razão e a esperança com relação ao mundo em que vive. A HQ definitiva do final do século 20.
    
6º O Homem de Aço
John Byrne, Dick Giordano

Depois do fim de Crise das Infinitas terras veio então o recomeço. John Byrne assumiu as rédeas criativas do Superman, e essa minissérie em seis partes foi à fundação na qual ele construiria um herói definitivamente mais humano e, por que não, mais heróico. Byrne indiscutivelmente criou as melhores histórias do Homem de Aço nos anos que se seguiram.

7º O Ultimo Filho
Geoff Johns, Richard Donner, Adam Kubert

A Trama começou pelo embalo do lançamento de Superman: O Retorno em 2006, mas em vez de ser um simples caça níquel, a trama ganhou vôo próprio.  Um menino que diz ser de Krypton surge em Metrópolis e, após ser levado pelos militares, é resgatado pelo Superman e levado para a fazenda dos Ken, batizado Christopher, ele é adotado por Clark Kent e Lois Lane. A trama logo coloca Bizarro, General Zod e Lex Luthor, em uma batalha que termina na Zona Fantasma. Geoff Johns, roteirizando uma idéia dele e do diretor Richard Donner, faz um ótimo trabalho em amarrar algumas idéias do filme de 1978, como se a trama dessa continuidade aqueles filmes.

8º As Quatro Estações
Jeph Loeb, Tim Sale

Os primeiros anos Superman são recontados de uma forma singela e simples nas mãos de Loeb e Sale. É as mesmas origens, mas contadas com novas camadas, cada uma revelando que o verdadeiro protagonista não é o homem de aço mas sim Clark Kent. A minissérie acompanha o primeiro ano formativo do herói, entre decepções amorosas, a descoberta de seus superpoderes e seu lugar no mundo. Percebesse que é uma trama que se passa em paralelo com que John Byrne havia criado, mas a intenção de Loeb e era no fundo recuperar o lado de majestade do herói em painéis inspirados em arte contemporânea americana.
A Morte do Superman
 Dan Jurgens, Roger Stern, Louise Simonson, Jerry Ordway, e Karl Kesel

Não tem como se esquecer desse grande evento que foi em 1993. A Liga da Justiça da época é tombada perante a força descomunal do monstro Apocalipse e somente Superman para conter a criatura. A destruição percorre em vários pontos dos EUA até chegar em Metropolis.  Na derradeira edição, muitos socos, sangue e sacrifício e tanto o herói como o monstro morrem num duelo de titãs sem precedentes.
É claro que tudo isso foi uma forma de alavancar as vendas e deu mais do que certo. Logo em seguida houve o funeral desaparecimento do cadáver, o surgimento de quatro Supermans e, claro, o retorno do original e que gerou consequências em todo o universo DC, principalmente por um certo Lanterna Verde.

10º  A Linha da Selva
Alan Moore, Rick Veitch, Al Williamson

Ao entrar em contato com um fungo alienígena, o Superman chega a uma terrível conclusão: ele vai morrer. Com seus poderes falhando, e a certeza de que pode machucar quem estiver por perto quando a febre alta o fizer alucinar, ele dirige  para o Sul dos Estados Unidos, para os pântanos solitários da Flórida. Ali encontra um aliado inusitado: o Monstro do Pântano. Alan Moore, pouco antes de Watchmen, criou um conto sombrio que fez o herói encarar um desafio que ele seria incapaz de enfrentar com os punhos.



 Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Dica: História da cinefilia argentina no Projeto Raros

Nesta sexta-feira, 1 de abril, às 20h, acontece uma edição especial do Projeto Raros dentro da mostra Nuevos Cines – Cinema Argentino Contemporâneo, com a exibição do documentário Uma Importante Pré-Estreia, de Santiago Calori, um apaixonante retrato da cinefilia argentina e dos saudosos cinemas de rua das décadas de 1960, 70 e 80. Entrada franca.
Entre os dias 29 de março e 10 de abril, o cinema da Usina do Gasômetro (3º andar) exibe onze longas-metragens argentinos inéditos na cidade dentro da programação especial da Semana de Porto Alegre. Com curadoria do Giovani Borba e Leonardo Bomfim, produção da Livre Associação e apoio do Consulado Geral da República Argentina em Porto Alegre, a mostra também celebra o bicentenário do movimento que deu início ao processo de emancipação política da Argentina.
O documentário conta a história oral e improvável da cinefilia de Buenos Aires nos anos sessenta, setenta e oitenta. Como o espectador argentino conseguiu assistir filmes censurados ou banidos durante certos períodos históricos do país, e como certos distribuidores de filmes fizeram jogadas loucas de publicidade para lançar filmes..Exibição em HD.

  PROJETO RAROS
ESPECIAL NUEVOS CINES
Uma Importante Pré-Estreia
Direção: Santiago Calori

(Un importante preestreno, 2015, 72 minutos)
  
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133