Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Cine Curiosidade: Site de ‘Jurassic World – Mundo dos Dinossauros’

leva os internautas a um passeio pelo parque
COM DIREÇÃO DE COLIN TREVORROW, AVENTURA
É UMA DAS ESTREIAS MAIS ESPERADAS DE 2015
Tempo de espera para os próximos passeios, dados de segurança do parque e curiosidades sobre as espécies de dinossauros estão entre os destaques do site de “Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros” (Jurassic World), filme que chega aos cinemas nacionais em 11 de junho. Para acessar, clique aqui: http://br.jurassicworldintl.com/
Inspirado em páginas de parques de diversão reais, o site traz ainda informações sobre a história do fundador John Hammond, câmeras internas, mapas e serviço para compra de ingressos. Para os interessados em mais detalhes sobre “Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros”, o site disponibiliza links para acessar as páginas oficiais do filme e da Universal Pictures no Twitter, Facebook, Instagram e Tumblr.            
Com produção executiva de Steven Spielberg e distribuição da Universal Pictures, o filme tem roteiro assinado por Derek Connoly e direção de Colin Trevorrow. A produção conta com participação dos atores Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Ty Simpkins, Nick Robinson, Irrfan Khan, Vincent D’Onofrio, Jake Johnson, Omar Sy, BD Wong e Judy Greer.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Cine Dicas: Em Blu-Ray, DVD, Netflix e locação via TV a Cabo

Final de semana chegando e eu já preparado para ir ver mais filmes indicados ao Oscar nesse ano. Mas para aqueles que ficarem em casa, solto aqui três boas dicas para assistirem no conforto do seu lar.
O Protetor 

Sinopse: Baseado na série de televisão "The Equalizer" dos anos 1980, o filme apresenta Robert McCall (Denzel Washington), um homem misterioso que costumava trabalhar como oficial da polícia. Motivado pelas injustiças sociais, ele ajuda vítimas e qualquer pessoa em perigo. A protegida da vez é Teri (Chloë Grace Moretz), jovem explorada sexualmente por mafiosos russos.

Antoine Fuqua pode até ter uma carreira um tanto que irregular, mas quando une forças com Denzel Washington o resultado é indispensável. Em Dia de Treinamento, o diretor foi  responsável por dar pela primeira vez o Oscar de melhor ator para o astro e aqui voltam a trabalhar numa trama policial com ares de absurdo, mas com pés firmes no chão. Ao interpretar um sujeito (aparentemente) comum que, se sente responsável pela segurança de uma jovem (Chloë Grace Moretz), explorada sexualmente por mafiosos russos, Washington incorpora com facilidade o seu personagem, no momento que o seu outro lado começa a despertar.
É ai que o filme se entrega a cenas de tiros, efeitos de câmera e muita violência. Nas mãos de outros, seria apenas um filme convencional, mas aqui tudo é dosado com um grau de verossimilhança contagiante. Atenção para o ótimo desempenho de Marton Csokas (Sin City: A Dama Fatal) que interpreta um russo psicopata que não medirá esforços para ir atras do protagonista.  

Violette

Sinopse: No início dos anos XX, a escritora Violette Leduc (Emmanuelle Devos) encontra a filósofa Simone de Beauvoir (Sandrine Kiberlain). Nasce entre as duas uma intensa amizade que dura toda a vida, ao passo que Simone encoraja Violette a escrever mais, expondo as suas dúvidas e medos, abordando todos os detalhes da intimidade feminina.

O filme é um profundo estudo de personagem e um dos seus maiores méritos foi não se afastar do eixo escolhido como base para traçar a via crucis da protagonista, o que seria um risco muito provável. A dinâmica entre as atrizes Emmanuelle Devos e Sandrine Kiberlain, que vivem Leduc e Beauvoir, respectivamente, acentua mais um êxito da obra.

Bem Vindo a Nova York 
Leia a minha critica já publicada clicando aqui.

Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Curiosidade: SNIPER AMERICANO BATE RECORDES DE BILHETERIA NOS ESTADOS UNIDOS

Filme dirigido por Clint Eastwood tem estreia prevista para 19 de fevereiro no Brasil

O indicado ao Oscar Sniper Americano superou todas as expectativas e tornou-se a maior abertura de um filme do diretor Clint Eastwood nos Estados Unidos. O longa chegou ao topo da bilheteria, arrecadando cerca de US$ 105,3 milhões de dólares no final de semana e já acumula US$ 128,1 milhões de dólares até o momento. O anúncio foi feito essa semana por Dan Fellman, Presidente de Distribuição Doméstica, Sue Kroll, Presidente de Marketing Mundial e Distribuição Internacional, e Greg Silverman, Presidente de Desenvolvimento Criativo e Produção Mundial da Warner Bros. Pictures.
A espetacular estreia do filme marca o ponto mais alto da ilustre carreira do diretor Clint Eastwood. Nos Estados Unidos, Sniper Americano quebrou o recorde de melhor estreia em um final de semana de janeiro, a maior bilheteria de um único dia em janeiro e o melhor final de semana para um filme com classificação 18 anos.
O filme também bateu recordes em IMAX nos Estados Unidos, faturando mais de US$ 10,6 milhões de dólares em 332 salas, tornando-se a maior bilheteria da história do mês de janeiro em salas nesse formato.
A reação extremamente positiva ao filme Sniper Americano não foi medida apenas nas bilheterias. Ele também recebeu uma rara classificação A+ do CinemaScore, entrando para a lista de apenas 11 filmes da história a receber um A+ em todas as categorias.
Sniper Americano tornou-se rapidamente um fenômeno cultural, oferecendo uma visão pessoal não só da vida de Chris Kyle, mas também dos obstáculos enfrentados por muitos veteranos e por suas famílias. Parabenizamos Clint Eastwood, Bradley Cooper e todas as pessoas envolvidas no filme por este enorme sucesso, e esperamos que os fortes comentários e o boca a boca continuem a alimentar a bilheteria ao longo das próximas semanas”, disse Fellman.
“Estamos muito orgulhosos deste filme. Tivemos por ele uma reação visceral quando o vimos e imediatamente abrimos espaço para ele no ano. Certamente não era possível adivinhar o tamanho da repercussão do filme, mas sabíamos que seria especial, proporcionando uma visão diferente da guerra e do seu impacto emocional naqueles que lutam e nos que estão em casa. Esse impacto também se espalhou para os cinéfilos em todas as partes. Desde o primeiro trailer, projetamos esta campanha para transmitir as diferentes facetas do filme e para mostrar o seu atrativo tanto para os homens como para as mulheres. A reação dos críticos, do público, e agora da Academia foi extremamente gratificante e não poderíamos estar mais felizes”, afirmou Kroll.
“Sabíamos que se tratava de uma história que poderia transcender qualquer fronteira, com o seu convincente estudo de personagem de um homem que merece ser lembrado por seus sacrifícios dentro e fora do campo de batalha. Clint Eastwood e Bradley Cooper realmente fizeram justiça à história de Chris Kyle e, ao fazê-lo, também prestaram homenagem ao serviço prestado por todos os homens e mulheres que vestem farda. Parabenizamos todos e também nossos parceiros do Village Roadshow neste início extraordinário da nossa corrida por todo o mundo”, acrescentou Silverman.
Sniper Americano recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator (Cooper) e Melhor Roteiro Adaptado (Jason Hall). Além disso, Eastwood foi homenageado com a sua quarta indicação ao Directors Guild of America Award, além de receber o National Board of Review Award de Melhor Diretor. Entre os outros prêmios, estão um Producers Guild of America Award, um Writers Guild of America Award e uma indicação ao BAFTA de Melhor Roteiro Adaptado.
Eastwood dirigiu Sniper Americano a partir do roteiro escrito por Jason Hall, baseado no livro de Chris Kyle, juntamente com Jim DeFelice e Scott McEwen. Bradley Cooper e Sienna Miller protagonizam o filme produzido por Eastwood, Robert Lorenz, Andrew Lazar, Cooper e Peter Morgan. Tim Moore, Jason Hall, Sheroum Kim, Steven Mnuchin e Bruce Berman são os produtores executivos.
A Warner Bros. Pictures apresenta, em associação com a Village Roadshow Pictures, Sniper Americano, uma produção Mad Chance e uma produção 22nd & Indiana. O filme será distribuído pela Warner Bros. Pictures, uma empresa da Warner Bros. Entertainment Company, e pela Village Roadshow Pictures em determinados territórios. 

  
  
Para mais informações à imprensa:

assinaturaEZ-poa-amanda

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Cine Dicas: Estreias do final de semana (22/01/15)

Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo
Sinopse: Campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz (Channing Tatum) sempre treinou com seu irmão mais velho, David (Mark Ruffalo), que é também uma lenda no esporte. Até que, um dia, recebe um convite para visitar o milionário John du Pont (Steve Carell) em sua mansão. Apaixonado pelo esporte, du Pont oferece a Mark que entre em sua própria equipe, a Foxcatcher, onde teria todas as condições necessárias para se aprimorar. Atraído pelo salário e as condições de vida oferecidas, Mark aceita a proposta e, assim, se muda para uma casa na propriedade do milionário. Aos poucos eles se tornam amigos, mas a difícil personalidade de du Pont faz com que Mark acabe seguindo uma trilha perigosa para um atleta.

Amor, Plástico e Barulho 

Sinopse:
Shelly (Nash Laila) é uma jovem dançarina que tem o grande sonho de se tornar cantora de Brega (estilo musical popular do nordeste brasileiro). Ela entra para o show business em busca de fama e fortuna mas, inserida em um mundo onde tudo é descartável, incluindo o amor e as relações humanas, ela vai encontrar grandes dificuldades para atingir a fama. Seguindo os passos de Jaqueline (Maeve Jinkings), sua companheira de banda e musa inspiradora, ela pretende virar uma grande cantora de música Brega. 

Antes de Dormir

Sinopse: Dia após dia, Christine Lucas (Nicole Kidman) desperta sem se lembrar de absolutamente nada que aconteceu em sua vida nos últimos 20 anos. Isto acontece devido a um acidente sofrido uma década atrás, que fez com que seu cérebro não consiga reter as informações recebidas ao longo do dia. Com isso, cabe ao seu marido Ben (Colin Firth) a tarefa de relembrá-la de sua vida, através de um mural de fotos e detalhes do passado. Além disto, ela passa por uma terapia sigilosa com o dr. Nasch (Mark Strong), que procura incitá-la a ter lembranças sobre o que aconteceu. Só que, aos poucos, ela percebe que nem tudo é o que parece ser.

Busca Implacável 3

Sinopse: O ex-agente do governo norte-americano Bryan Mills (Liam Neeson) tenta tornar-se um homem família, mas vê tudo ruir quando Lenore (Famke Janssen) é assassinada. Acusado de ter cometido o crime, ele entra na mira da polícia de Los Angeles. Desolado e caçado, ele tenta encontrar os verdadeiros culpados e proteger a única coisa que lhe resta: a filha Kim (Maggie Grace).


Minúsculos
Sinopse: Em uma pacífica clareira, entre as sobras de um piquenique, começa uma batalha entre duas tribos de formigas em busca de uma caixa de açúcar. Uma jovem e corajosa joaninha acaba sendo capturada no meio do fogo cruzado e torna-se aliada das formigas negras, ajudando na luta contra as terríveis formigas vermelhas.

O Grande Mestre
Sinopse: Este drama de ação mostra a história de um dos maiores mestres em artes marciais da história, Ip Man (Tony Leung), o homem que treinou Bruce Lee. O lema desta trama é "Nas artes marciais não existe certo ou errado, apenas o último homem de pé".

 

O Segredo dos Diamantes

Sinopse: Ângelo (Matheus Abreu) chega à casa da avó (Manoelita Lustosa), no interior de Minas Gerais, após passar por um imprevisto com os pais. A grande notícia das redondezas é a descoberta de um pequeno baú cheio de moedas e um manuscrito com um enigma, supostamente deixado por um padre que, 200 anos antes, teria escondido um punhado de diamantes. Decidido a encontrá-los para pagar a cara cirurgia que seu pai precisa fazer, Ângelo conta com a ajuda de seus amigos, Julia (Rachel Pimentel) e Carlinhos (Alberto Gouvêa).


Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Curiosidade:Diretor de ‘A Teoria de Tudo’ comenta relação de Stephen Hawking e Jane Wilde em novo featurette

PRODUÇÃO DIRIGIDA POR JAMES MARSH ESTREIA
EM 29 DE JANEIRO NOS CINEMAS BRASILEIROS
Com cinco indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, o longa “A Teoria de Tudo” (The Theory of Everything) acaba de ganhar novo vídeo promocional que destaca o relacionamento de mais de 20 anos entre o físico britânico Stephen Hawking e sua ex-esposa, Jane Wilde. No vídeo, o diretor James Marsh e o elenco abordam a intensidade e os desafios enfrentados pelos dois desde que se conheceram na Universidade de Cambrigde. Para assistir ao vídeo, acesse: http://migre.me/ofhDL
“Todos conhecemos Stephen Hawking, mas não sabemos sobre essa relação extraordinária que, de certa maneira foi a catalisadora para grande parte das realizações dele”, diz Eddie Redmayne, responsável pela interpretação de Hawking. A atriz Felicity Jones, no papel de Jane, enfatiza: “O foco dessa história é em Jane e Stephen se conhecendo quando jovens. A atração foi imediata”. Ambos estão indicados ao Oscar nas categorias Melhor Ator e Melhor Atriz, respectivamente.       

Para mais informações sobre o filme, baixe o pressbook oficial: http://migre.me/mHCyr
Trailer #1: https://www.youtube.com/watch?v=SbUVNHdPE4w
Trailer #2: http://www.youtube.com/watch?v=0OL0bYNL0E0&feature=youtu.be

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: INVENCÍVEL



Sinopse: O drama retrata a história real do atleta olímpico Louis Zamperini (Jack O'Connell), que sofre um acidente de avião e cai em pleno mar. Ele luta durante 47 dias para reencontrar a terra firme e quando consegue é capturado pelos japoneses em plena Segunda Guerra Mundial.


Dizem que a maior história de todos os tempos é a nossa própria história. Louis Zamperini (1917 – 2014) é um bom exemplo que sintetiza isso, pois passou por inúmeras vidas em uma só: de um menino que roubava com apenas 9 anos de idade, para um atleta revelação que impressionou o mundo na corrida das Olimpíadas de 1936 em plena Alemanha Nazista.  

Indo para guerra, acabou enfrentando de frente aviões japoneses e ao lado de dois companheiros, acabou perdido no mar por 47 dias, tendo que enfrentar fome, sede e inúmeros tubarões em volta. Mas o pior estava por vir, no momento que é pego pelo exercito japonês, justamente quando os dois países estavam vivendo o seu maior conflito naquele período. É claro que, como toda boa história verídica que se preze, ela já estava sendo sondada a um bom tempo por Hollywood, mais precisamente logo após ele ter voltado para a sua família.
Após inúmeros anos se passando e nada de uma adaptação para as telas, coube ninguém menos que a própria Angelina Jolie (vinda de um ano bom após o sucesso de Malévola) rodar uma super produção como está. Embora tenha apenas dirigido um filme anterior (Na Terra de Amor e Ódio) ela soube contornar alguns problemas bem nítidos, como o lado lacrimoso da trilha composta pelo premiado Alexandre Desplat e de alguns personagens interessantes que surgem em cena, mas que logo são esquecidos. A fórmula certa por ela ter conseguido driblar esses pesares, foi ter se empenhado ao máximo na criação de belas imagens, onde as cenas de combate em alto mar nos remetem diretamente há clássicas como Asas e a bela fotografia de Roger Deakins se tornam então a cereja do bolo nesses momentos e nos fazem a gente se esquecer de alguns deslizes.
Uma prova que Angelina tem futuro como cineasta é na sua escolha de elenco pensada, porém inusitada: Jack O'Connell como protagonista é uma verdadeira revelação, pois embora meio que desconhecido do grande público, seu desempenho como Louis Zamperini é uma prova que ele veio pra ficar. Mas o seu desempenho em cena, somente se torna completo, quando ele contra cena com o cantor pop do Japão Miayvi, atuando pela primeira vez na vida e como carrasco de um campo de prisioneiros que inferniza a vida do protagonista. Ambos acabam tendo uma relação complexa, em que admiração e ódio um contra o outro se enlaçam em vários momentos angustiantes.
No final das contas é um filme, cujo verdadeiro vilão não existe de nenhum dos lados, mas sim sendo a própria guerra, que é uma droga (até nos dias de hoje) e serve unicamente para transformar pessoas, não somente em combatentes, como também em companheiros do próximo e que pensam de alguma forma em ajudar uns aos outros.





Cine Dica: Curso Lumiere e Melies



Apresentação

Já se falou muito a respeito do começo do Cinema, em abordagens diversas, contrastantes e, por vezes, polêmicas. O fato é que encontramos a gênese do Cinema em todo o lugar: na caverna de Platão; no teatro de sombras chinês; na lanterna mágica; nas locomotivas; nos panoramas; na pintura; nos circos; na fotografia; no teatro; até mesmo na costela de Adão, como assinalou o cineasta brasileiro Rogério Sganzerla. Certamente muitos dos pioneiros astuciosos do final do século XIX, homens que carregavam ao mesmo tempo o dom da alquimia e o da ciência, tinham essas (e outras) referências na cabeça quando desenvolveram, cada um a sua maneira, uma forma de eternizar os movimentos do mundo. Como destaca o escritor e crítico de cinema Mark Cousins "a invenção dessa maravilha ocidental foi complicada, uma espécie de corrida caótica".


Como um marco inicial, entretanto, fixou-se a noite de 28 de dezembro de 1895 (que completa 120 anos em 2015), quando os irmãos Lumière realizaram a célebre sessão no Grand Café em Paris com algumas de suas primeiras obras-primas. Não é difícil entender por que essa noite é tão importante, afinal, o que conhecemos hoje por Cinema, apesar das telas espalhadas em todos os lugares, ainda guarda muito da estrutura oferecida àqueles privilegiados espectadores. No entanto, seria um erro pensar na noite de estreia dos Lumière apenas em termos de espaço de projeção / exibição. É preciso pensar nos filmes, no que brilhava na tela e deixava os espectadores perplexos.


No trem da história, apesar de ser citado muitas vezes como o inventor que deu o primeiro passo e depois abandonou sua criatura, sem deixar muitas heranças estéticas e narrativas, Louis Lumière é dono de uma obra que deixou marcas profundas em todo o Cinema, sendo uma espécie de fundador da obsessão com o real que vai reger o Cinema até hoje, também inspirando outras rupturas em relação à sétima arte.


Georges Méliès, em contrapartida, é tido por muitos como aquele que realmente encontrou uma finalidade artística para o Cinema: o de contar histórias - determinando especialmente o modo como essas narrativas deveriam ser contadas. É o que diz o crítico e pesquisador francês Georges Sadoul: "no alvorecer do século XX, Georges Méliès salvou o cinema ao inventar a mise en scène". Ainda segundo Sadoul, o triunfo inicial do realismo de Lumière conduziu, em poucos anos, o Cinema a um beco sem saída. Não somente pela introdução da fantasia e da trucagem, Méliès é colocado como o primeiro a salvar o Cinema de sua morte por ter estabelecido os laços com o teatro, iniciando assim uma definição rigorosa de encenação que vai influenciar a construção da gramática cinematográfica.



Objetivos

Ministrado pelo crítico e jornalista Leonardo Bomfim, o curso LUMIÈRE, MÉLIÈS & OUTROS PIONEIROS, tem o objetivo de, num sentido geral, identificar as ideias sobre o Cinema que os primeiros filmes apresentam e encontrar seus principais seguidores ao longo das décadas, do período clássico ao contemporâneo.

Não é necessário nenhum pré-requisito para frequentar esta atividade.


Conteúdo programático

  • Situar historicamente as obras de Lúmière, Méliès e de outros pioneiros da virada do século XX e identificar de que forma elas foram revisitadas posteriormente.
  • O que é o real na obra de Lumière e a ficção na obra de Méliès. É possível ver Lumière como ficção e Méliès como realista?
  • A rápida separação de Lumière e Méliès em dois territórios distintos e as tentativas de aproximação ao longo dos anos.
  • A influência do teatro que Méliès trouxe conscientemente ao Cinema.
  • A referência da pintura do final do século XIX no cinema de Lumière.
  • Entender como o Cinema desenvolve suas ferramentas de linguagem na primeira década de vida até os voos maiores de cineastas como D. W. Griffith, Cecil B. DeMille e Louis Feuillade.

Ministrante: Leonardo Bomfim
Jornalista e Mestre em Comunicação Social (PUCRS). Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Curador das mostras "Cinema Marginal" e "Cinema Black", realizadas na sala de cinema P. F. Gastal. Publicou artigos em revistas como Teorema; Norte; Noize e em sites como Senhor F; Fronteiras do Pensamento e Rock Press. Editou o site Freakium, sobre cultura pop, música e cinema, de 2005 a 2007. Já ministrou os cursos "Novos Cinemas dos Anos 60"; "Brian De Palma: O Poder da Imagem" e"Cinema Marginal Brasileiro" pela Cine UM.


Curso de Férias
"Lumière, Méliès & Outros Pioneiros"
de Leonardo Bomfim


DATA
07 e 08 / Fevereiro (sábado e domingo)
HORÁRIO
14h às 16h30
LOCAL
Santander Cultural
(Rua Sete de Setembro, 1028 - Porto Alegre - RS)

INVESTIMENTO
R$ 60,00
FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)
MATERIAL
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 9320-2714



REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural

PATROCÍNIO
Sapere Aude Livros
Editora Aleph
B&B Games


APOIO
Santander Cultural

PARCERIA
Espaço Vídeo
Rádio Putzgrila
Papo de Cinema