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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Cine Dicas: Estreias do final de semana (04/09/14)



Amar Beber e Cantar

Sinopse: Em meio aos ensaios de uma nova peça de teatro amador Colin e Kathryn recebem a trágica notícia que seu amigo George está fatalmente doente e tem apenas alguns meses de vida.




Anjos da lei 2

Sinopse: Depois de ir para a escola (duas vezes) grandes mudanças aguardam os policiais Schmidt e Jenko quando eles vão fazer uma investigação disfarçados em uma universidade. Mas quando Jenko conhece uma pessoa muito parecida com ele no time de atletismo e Schmidt se infiltra na boêmia cena do curso de Artes eles começam a questionar sua parceira.

 

Hércules - 3D

Sinopse: Um filme de ação e aventura baseado em uma série de quadrinhos de Steve Moore. No exílio de sua nativa Atenas o herói grego Hercules aceita trabalhar como um mercenário para o cruel e tirano rei de Trácia e descobre que está sendo usado para a formação de um sangrento golpe de independência.


Se Eu Ficar

Sinopse: Mia Hall (Moretz) acreditava que a decisão mais difícil que enfrentaria em sua vida seria ter que escolher entre seguir seus sonhos na escola de música Juilliard ou trilhar um caminho diferente para estar com o amor de sua vida Adam (Blackley). Mas o que deveria ter sido um passeio despreocupado com sua família muda repentinamente e agora sua própria vida está em jogo. Quando se vê entre a vida e a morte Mia tem pela frente apenas uma decisão que irá determinar não somente seu futuro mas também seu destino.



Viva a Liberdade

Sinopse: A candidatura do secretário principal do partido da oposição, Enrico Oliveri (Toni Servillo), não esta indo tão bem quanto planejada. Uma noite, após um debate, ele desaparece. Seu assessor e sua esposa dão início a uma busca sobre o porquê do desaparecimento e se mais alguém esta envolvido nessa história. De repente, o secretário reaparece, agindo de forma diferente. Suas atitudes surpreendem a todos e fazem a cotação do partido subir. Tudo vai bem até que alguém resolve segui-lo.



 Bem-Vindo a Nova York

Sinopse: Mr. Devereaux (Gerard Depardieu) é um poderoso agente da economia mundial e a mesma gana que tem para somar dinheiro, tem para os prazeres da carne. Seu apetite sexual incontrolável o coloca frequentemente em apuros e ele vê sua carreira ruir de vez após um escândalo que vira manchete nos principais jornais do planeta. Com o apoio incondicional da esposa (Jacqueline Bisset), ele busca uma maneira de recuperar sua honra.

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quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Cine Dica: Em Cartaz: MAGIA AO LUAR






Sinopse: Do diretor Woody Allen o filme vai acompanhar um mágico britânico que é contratado para investigar uma possível charlatã mas algumas complicações pessoais em profissionais começam a acontecer e a bela jovem com poderes paranormais acaba colocando a operação em risco. Ele seria capaz de desvendar o caso e resistir à moça?



Ontem de noite assisti ao mais novo filme do diretor Woody Allen: “Magia ao luar”. Na realidade havia lido pouca coisa ou quase nada sobre essa nova produção e com isso, a sensação de poder assistir algo novo é inevitável. Mas é claro que estamos falando de um diretor que mantém a sua visão autoral e neste ponto sempre nos deparamos com algo familiar. Porém, Allen dirige pela primeira vez talentos do cinema recente que tem chamado atenção nos últimos anos como Colin Firth, ainda colhendo frutos pelo seu desempenho que lhe garantiu o Oscar de melhor ator por O Discurso do Rei e Ema Stone, mais conhecida por atuar na nova leva de filmes do Homem Aranha. 
Embora não seja superior ao seu ultimo filme Blue Jasmine, Magia ao Luar é um filme que me agradou bastante, pois embora nos apresente uma historia simples, ela ao mesmo tempo nos faz pensar sobre questões sobre fé e ciência. Basicamente é sobre a possibilidades de essas duas questões saberem andarem de mãos dadas, independente delas gerarem nas pessoas opiniões diferentes.
Temos aqui, dois protagonistas que representam nos seus limites essas questões: um ilusionista famoso (Colin Firth) completamente cético sobre diversos assuntos (como vida pós-morte) e que somente aprova o que a ciência diz, desprezando então as emoções de pessoas que acreditam em determinadas coisas, e do outro lado uma “médium” (Emma Stone, no melhor momento de sua carreira), que leva muita gente a acreditar no mundo espiritual. O encontro dessas duas pessoas é o que faz o filme engrenar, gerando inúmeros momentos divertidos e o nascimento de um possível relacionamento de pessoas com opiniões tão diferentes.
Somente Allen consegue injetar tantos momentos irônicos, cheios de sarcasmo e com maravilhosos diálogos do casal central. Cada um desafiando o outro nas questões do que acredita, mas gradualmente no decorrer do filme, ambos vão se aproximando e descobrindo um mundo novo que até então antes eles desconheciam. Falando de mundo, é de se tirar o chapéu para o cineasta, ao usar a Riviera Francesa como cenário dos anos de 1920, nos apresentando imagens sublimes e sua fotografia apresentada aqui, é desde já é uma das melhores que eu vi desse ano.
Com um final que fez me lembrar do clássico My Fair Lady (com Audrey Hepburn) Magia ao Luar pode não ser um filme que  chegue aos mesmos patamares das obras primas anteriores de Wood Allen, mas é um filme que agradará a todos, até mesmo aqueles pouco familiarizados com a filmografia do diretor.


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Cine Dica: Exibições do filme A Linha Imaginária

FIM DE SEMANA COM A LINHA IMAGINÁRIA


Neste fim de semana, acontecem na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro duas sessões do filme A Linha Imaginária, produção da Moviola Filmes, dirigido por Cíntia Langie e Rafael Andreazza. No sábado, 6 de setembro, a exibição é às 20h. No domingo, 7 de setembro, a sessão acontece às 19h.
 
A Linha Imaginária
 
Sinopse
Dois países, dois idiomas, duas culturas. Uma fronteira que ao invés de separar, une. A Linha Imaginária retrata o universo singular das cidades da fronteira Brasil-Uruguai, a partir de histórias de quem vive, pensa, canta ou conta a perplexidade deste território onde se encontram dois países. 

Realização: Moviola Filmes
Duração: 26’24’’
Ano: 2014
Local: Pelotas/RS
CPB: 14021432
Formato: Full HD Cor Som Stereo
 
 Ficha técnica
DIREÇÃO Cíntia Langie e Rafael Andreazza
ROTEIRO Rafael Andreazza
PRODUÇÃO Bianca Dornelles e Cíntia Langie
PRODUÇÃO EXECUTIVA Rafael Andreazza
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA Alberto Alda
CÂMERA Felipe Campal e Felipe Freitas
SOM DIRETO Chico Maximila e Lauro Maia
DIREÇÃO MUSICAL Eduardo Varela
MONTAGEM Cíntia Langie
FINALIZAÇÃO Thiago Rodeghiero
PÓS-PRODUÇÃO E MIXAGEM DE ÁUDIO Lauro Maia - A Vapor Estúdio
DESIGN GRÁFICO Paula Langie – Néktar Design

Músicas:
Dois Caminhos - Aluísio Rockembach
Lugar Incomum - Aluísio Rockembach
Candombeiros - Maykell Paiva,
Mi Less - Davi Mesquita, Dione Silveira e Fernando Farias.


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terça-feira, 2 de setembro de 2014

Cine Dica: Em Blu-Ray e DVD: SOB A PELE




Sinopse: Um alienígena (Scarlett Johansson) chega à Terra e começa a percorrer estradas desertas e paisagens vazias em busca de presas humanas. Sua principal arma é sua sexualidade voraz... Mas ao longo do processo, ela descobre uma inesperada porção de humanidade em si mesma.


Depois do estranho Reencarnação e do ótimo Sexy Beast, o cineasta  Jonathan Glazer volta ao mundo do cinema de maneira brilhante, para apresentar a nós uma história imprevisível e diferente de tudo com relação a visitas de seres alienígenas na terra.  É um filme bem diferente do normal, mas que prende a nossa atenção do começo ao fim. Mas é aquele tipo de filme que você sai do cinema e tem o desejo enorme de debatê-lo com alguém numa mesa de bar.
A protagonista, perambulando pelas ruas escuras, observa e analisa cada pessoa que ela encontra, para então depois devorá-la de uma forma pouco usual. É na realidade um típico filme de estrada, mas com ficção, terror e que nos passa uma analise sobre a nossa própria natureza. Questões sobre o que é o ser humano são jogadas no nosso colo a cada instante durante o filme, mesmo nas formas mais subliminares.
Toda a nudez dos personagens vista em cena, por incrível que pareça não choca, mas sim é necessária para o contesto da trama. Embora fria do começo ao fim, Scarlett Johansson apresenta aqui um dos seus melhores desempenhos, onde não se intimida nas cenas mais ousadas e consegue passar, tanto momentos de desejo em devorar as suas vitimas, como também quando começa a sentir certo apego por uma delas. É neste momento que o filme se aprofunda na questão da protagonista começar a se sentir mais humana, desejar se parecer mais com os humanos e fazer parte deles.
A direção é surpreendente e que nos faz lembrar os melhores momentos de Stanley Kubrick quando rodava os seus filmes inesquecíveis. Belos movimentos de câmera criam apreensão a todo o momento, fazendo com que sentíssemos dentro da historia. É claro que o publico em geral irá assistir esse filme devido ao fato de Scarlett Johansson aparecer nua em muitas partes do filme, mas o filme não cai num lugar comum devido a isso.
Com inúmeros mistérios e um final surpreendente, Sob A Pele pode até dividir a opinião de alguns, mas não deve nada para uma super produção de ficção científica, que por vezes, apresenta uma historia rasa. 


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Cine Curiosidade: Video Promorcional do II Curtas A Hora do Cinema


Vídeo Promocional do II Curtas A Hora do Cinema: https://www.youtube.com/watch?v=CWrDUPGoenA

Festival nacional de curtas-metragens

2014



Inscrições gratuitas até o dia 05 de setembro de 2014.


               

Imagens dos 20 curtas-metragens exibidos no “Curtas A Hora do Cinema”

2013



Trilha Sonora: Daniel Ramalho, CD: Original Soundtrack from the Motion Picture "CORPSING"



Uma Produção A Hora Do Cinema 2014


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segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Cine Dica: Em Cartaz: LUCY



A ODISSEIA NO ESPAÇO DE BESSON



Sinopse: Quando a inocente jovem Lucy aceita transportar drogas dentro do seu estômago ela não conhece muito bem os riscos que corre. Por acaso ela acaba absorvendo as drogas e um efeito inesperado acontece: Lucy ganha poderes sobre-humanos incluindo a telecinesia a ausência de dor e a capacidade de adquirir conhecimento instantaneamente.


Em Akira (1987), cientistas do futuro fazem experiências com jovens, para então eles despertarem determinados poderes que o ser humano nunca pode despertar. Na cine série de X-Men iniciada em 2000, sempre é pregado que a mutação é a chave da revolução. Em Watchmen (2009), um cientista sofre um grave acidente num laboratório, mas em vez de morrer, acaba adquirindo poderes ilimitados, mas ao mesmo tempo em que ganha um conhecimento vasto, capaz de fazê-lo perder o interesse pelos seres humanos.
Esses exemplos todos que eu citei, são na verdade filmes baseados em HQ, em que o foco principal é sobre o poder e a capacidade do ser humano guardado dentro de si. Volta e meia, sempre surge uma super produção em que o protagonista adquire um determinado poder, mas que nem sempre é explorado de uma forma que possa nos maravilhar. No mais novo filme de Luc Besson (O Quinto Elemento) a historia nos leva por caminhos talvez nunca antes explorados pelo cinema, mas que embora forçado em alguns momentos, não tem como a gente deixar de se espantar
Ao acompanharmos a protagonista Lucy (Scarlett Johansson) se metendo no lugar errado e na hora errada no submundo das drogas, nem ela e nem nós imaginamos o que estará por vir. É necessário dizer que a primeira meia hora de filme é de uma imprevisibilidade sem precedentes e fazer com que nós apertamos na cadeira para qualquer ação que irá acontecer na tela. Levamos isso mais em consideração, no momento que surge o grande vilão da trama Mr Jang (Min-sik Choi do já clássico filme Coreano Old Boy) que possui o visual e uns trejeitos semelhantes ao do vilão Gary Oldman de O Profissional, também de Besson. 
Desde o primeiro minuto, tudo que nós vimos nas obras anteriores de Besson está lá: câmera lenta corte rápidos, violência, trilhas clássicas e o lado humano aflorando nos personagens em abundância em meio ao absurdo. O que dizer da maravilhosa cena em que Lucy se abre para sua mãe pelo telefone, enquanto cirurgiões retiram dela o que lhe causou inúmeros problemas, mas que ao mesmo tempo, lhe abriu portas para lugares dos quais jamais imaginava. 
Lucy vê, faz e age como bem entender, com poderes que não deve nada para qualquer super herói tradicional que a gente conheça. Scarlett Johansson brilha em cada cena em que aparece, mesmo quando a sua beleza angelical por vezes atrapalha em colocar para fora um grande talento que ainda (pelo menos eu acho) está adormecido. Os efeitos visuais, embora sejam muitos, correspondem exatamente como a forma que agora Lucy enxerga o mundo em que nos rodeia.
É claro que hoje vivemos numa fase da sétima arte, em que o publico cinéfilo não engole mais determinados furos de roteiro e no fundo sempre exige uma dose de verossimilhança sobre tudo que acontece na tela. Com isso, surge na historia Professor Norman (Morgan Freeman) que estuda a fundo o potencial do ser humano (que são no máximo 10%) e que servirá de  conselheiro para Lucy saber qual será o seu próximo passo. Passo esse em que todos os personagens (e nós) se adentram num ato final indescritível.
Ato final esse em que o diretor usa e abusa de tudo que sabe sobre o modo de filmar, mas que ao mesmo tempo colocando em doses cavalares a verossimilhança já citada aqui. E quando achamos que fantasia, realidade, física, tempo e espaço, crença e razão unidos num único pacote formaria uma situação forçada aos nossos ouvidos e olhos, eis que Besson não deixa essa mistura cair no lugar comum. Pode-se dizer que ele nos brinda com minutos finais que, se por um lado não supera, pelo menos chega perto da mesma sensação que o publico sentiu ao assistir o final de 2001: Uma Odisseia no Espaço de 1968.
Com pouco mais de uma hora e meia, Lucy é um filme de entretenimento de primeira, mas jamais se esquecendo de contar uma boa historia, que de quebra, nos faz levantar inúmeras teorias com relação a tudo que a gente viu na tela. Quem dera se todo  blockbuster  americano fosse assim hoje em dia.  


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Cine Dica: Fora do Figurino na Sala P. F. Gastal

EXIBIÇÃO ESPECIAL DO DOCUMENTÁRIO FORA DO FIGURINO

Nesta quinta-feira, 4 de setembro, às 20h, acontece na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) uma exibição especial do documentário Fora do FigurinoAs Medidas do Jeitinho Brasileiro, de Paulo Pélico, com debate e coffee break.  
O evento para exibição do documentário “Fora de Figurino – As Medidas do Jeitinho Brasileiro” é uma parceria entre CoutureLab Escola de Moda e SEBRAE-RS, realizado com o intuito de trazer à tona questionamentos essenciais para a melhoria do mercado de moda gaúcho como um todo.
A programação do evento inclui coffee break a partir das 19h, oferecido pela equipe SEBRAE-RS. A exibição do filme terá início às 20h. Após seu encerramento, por volta das 21h, acontecerá uma mesa redonda com participação do convidado especial José Gayegos, propiciando o debate a respeito das questões suscitadas pelo documentário. José Gayegos é estilista, modelista, historiador e jornalista de moda, famoso por sua parceria e amizade com o grande estilista Dener.
JEITINHO BRASILEIRO
Frequentemente associado à nossa criatividade e capacidade de adaptação, o chamado jeitinho brasileiro, às vezes, parece nos distinguir como povo e fortalecer o orgulho nacional. Porém, esse mesmo traço da identidade brasileira é repetidamente apontado, por nós mesmos, como causa importante de velhos problemas do país que nos faria adiar soluções e perenizar dificuldades.
É nessa última perspectiva que o jeitinho brasileiro é examinado nesse documentário. Evitando a abordagem meramente conceitual, o filme aponta a câmera para casos reais nos quais o Brasil frente a desafios preferiu a aparente facilidade da improvisação, o que acarretou consequências onerosas para a sociedade.
O ponto de partida do documentário é a questão do levantamento antropométrico, estudo científico realizado periodicamente nos países desenvolvidos para manter atualizado um banco de dados sobre as medidas corpóreas da sua população, referências indispensáveis na indústria para fabricação de produtos.
DIRETOR
Paulo Pélico é dramaturgo, produtor de teatro, cinema e vice-presidente da APTI (Associação de Produtores de Teatro Independente. Coproduziu os espetáculos Cocoricó Uma Aventura no Teatro (2008); Liberdade, Liberdade (2005); O Quebra Nozes (2001) e Honra (1999 a 2001), além de Viva o Demiurgo - Notícias de Um Artista do Terceiro Mundo, texto de sua autoria com direção de Bibi Ferreira. Ministrou cursos e palestras sobre legislação cultural e financiamento da produção artística na PUC, FAAP, SESC e BOVESPA. Foi produtor associado do longa-metragem Sábado (1995), de Ugo Giorgetti, e, atualmente, desenvolve os documentários CLASSE EMERGENTE, sobre o fenômeno da expansão da classe média no Brasil, e DEVOÇÃO, que trata da surpreendente relação dos jovens guatemaltecos com fé religiosa. Fora do Figurino é seu primeiro longa-metragem como diretor.
SINOPSE
O filme mostra que nunca houve um levantamento antropométrico capaz de apontar as medidas brasileiras médias, ao contrário de países desenvolvidos. Diversos segmentos da indústria brasileira não têm outra opção senão empregar tabelas estrangeiras de medidas e apresentam dificuldades de adaptação com enormes prejuízos econômicos, problemas de saúde pública e mesmo de competitividade econômica para o país. As numerosas e frustradas tentativas de se resolver a questão na base do improviso levaram a resultados que ficaram entre o cômico e o constrangedor.

Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133 / 8135 / 8137