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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cine Clássicos: Morro dos Ventos Uivantes

Estreando no ano da era de ouro do cinema (1939) filme ainda permanesse como um dos melhores romances de todos os tempos

Sinopse

Humilhado por seu irmão de criação, Heathcliff (Laurence Olivier) torna-se um homem rico e em busca de vingança. Ao mesmo tempo, porém, o rebelde nutre grande paixão por Cathy (Merle Oberon), irmã do homem que deseja matar e que, durante os anos em que esteve ausente da Inglaterra, casou-se com o nobre Edgar (David Niven).


O roteiro de Ben Hechte Charles MacArthur, que não avança além do 17º capitulo do livro, o elenco impecável, a direção perfeccionista Wyler e a fotografia deslumbrante de Gregg Toland que ganhou o Oscar fazem desse filme um dos maiores classicos do cinema americano.        

Curiosidades

Em suas memórias lançadas em 1971, David Niven conta alguns episódios das filmagens. Conta como o respeitado diretor Wyler exigiu que se filmasse dezenas de vezes uma cena em que ele chegava de carruagem puxando os cavalos. Já em outra passagem hilária, em uma cena dramática do filme, Niven foi obrigado a confessar ao diretor "que não sabia chorar". Obrigado a fazê-lo, acabou provocando um "acidente" com seu nariz, que fez a atriz da personagem morimbunda Merle Oberon levantar da cama e abandonar a cena, enojada.

Cine Clássicos: Os Ultimos Passos de um Homem

Um dos melhores filmes dos anos 90 e uma da primeiras melhores perfomasses de  Sean Penn

Sinopse:
Em Louisiana, uma freira católica (Susan Sarandon) passa a ser a guia espiritual e a lutar pela vida de um homem (Sean Penn) que espera ser executado a qualquer momento, por ter assassinado dois adolescentes, sendo que uma das vítimas foi uma jovem que foi estuprada antes de morrer.


Sarandon encantou-se com a historia veridica do livro autobiografico de Helen Prejean e conveceu o seu marido Tim Robbins, a roterizar e dirigir a adaptação da historia para o cinema. Robbins não podia ter se saido melhor na realização deste drama emocionante que discute os direitos humanos de forma contundente, por meio de uma narrativa impecavel e imparcial. Sarandon recebeu o Oscar de melhor atriz, depois de ter concorrido quatro vezes, e Penn ganhou o prêmio de melhor ator no festival de Berlim em 95.      

Curiosidades:

A verdadeira Helen Prejean aparece em uma ponta no filme, na cena da vigília à luz de velas do lado de fora da prisão.

Cine Curiosidades: QUEM É Alison Lohman??

Com a chegada de Arrasta-me para o Inferno nas locadoras, muitos me perguntam quem é essa atriz que no filme sofre os diabos com uma cigana vingativa e demonios que querem ela no inferno.
Com um rosto angelical e carisma, solto aqui um pouquinho dessa promessa dessa safra nova de talentos do cinema.

Biografia

Quando tinha nove anos de idade, Alison Lohman já havia conseguido seu primeiro papel profissional no teatro, fazendo Gretyl em "The Sound of Music" (A Noviça Rebelde), no Palm Desert's McCallum Theater. Aos 11 anos, Alison ganhou o prêmio Desert Theater League de Melhor Atriz Coadjuvante em um Musical, pelo papel-título em Annie, e aos 17 anos, ela já havia aparecido em 12 diferentes produções.
Uma cantora comprometida, foi vocalista de Frank Sinatra, Bob Hope e da Desert Symphony. No último ano do colegial, Alison foi premiada pela National Foundation of the Advancement of the Arts. A conseqüência imediata foi uma bolsa de estudos na Tisch School da Universidade de Nova York, mas, em vez disso, ela se mudou para Los Angeles para seguir sua carreira no cinema.

Filmografia:
 
Arraste-me para o Inferno (2009) (Longa-metragem), Christine

Gamer (2009) (Longa-metragem), Trace
A Lenda de Beowulf (2007) (Longa-metragem), Ursula
Coisas que Perdemos pelo Caminho (2007) (Longa-metragem), Kelly
Delírios (2006) (Longa-metragem), K'Harma Leeds
Minha Amiga Flicka (2006) (Longa-metragem)
Quem é Morto Sempre Aparece (2005) (Longa-metragem)
Verdade Nua (2005) (Longa-metragem)
Os Vigaristas (2003) (Longa-metragem)
Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003) (Longa-metragem)
Deixe-me Viver (2002)
13º Andar (1999)

Cine Dicas: Rede Record exibe hoje MADRUGADA DOS MORTOS


sinopse:

Os zumbis desejam dominar uma cidade de Wisconsin e começam a atacar as pessoas. Ana (Sarah Polley) é uma jovem enfermeira, que consegue escapar do ataque deles e é ajudada pelo policial Kenneth (Ving Rhames). Juntos eles encontram abrigo em um shopping center, onde outros sobreviventes estão escondidos. Lá os zumbis não conseguem entrar e eles conseguem ter uma vida razoavelmente normal. Mas a situação piora quando começa a faltar energia e comida, o que faz com que eles tenham que sair do abrigo para conseguir


Devido ao sucesso internacional de Exterminío era inevitavel que hollywood não ficaria para atraz.

Com isso, a Universal contratou um certo diretor de videos clipes da época chamado Zack Snyder para criar uma refilmagem de O Despertar dos Mortos de George A. Romero. A historia é praticamente a mesma de sempre mas com inumeros atrativos como a critica ao consumismo imposta no filme como um todo, os zumbis se tornaram velozes (graças a Exterminío) com um ritimo vertiginoso e ligeiro, algo que o diretor ganhou no seu tempo dirigindo clipes. Com isso Zack Snyder ganhou prestigio e acabou recebendo a oferta para dirigir 300 e Watchmen.

Curiosidades:
Os atores Ken Foree, Scott H. Reiniger e Tom Savini também estiveram no filme original, mas interpretam personagens diferentes nesta refilmagem.
O orçamento de Madrugada dos Mortos foi de US$ 28 milhões.

NO SUPER TELA AS 23H15, HOJE NA REDE RECORD

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cine Clássicos Contemporáneos: BANQUETE NO INFERNO

VERDADEIRO FILME DO GÊNERO "TERRIR", MEREÇE SER REDESCOBERTO

Sinopse

Tudo vai bem naquele bar decadente localizado no meio do nada. Os clientes, todos com um passado de crimes e contravenções, bebem sem nenhuma preocupação, até que descobrem que estão cercados por estranhas e furiosas criaturas que, famintas, não pensam duas vezes antes de atacar. Elas estraçalham os corpos que passam em suas frentes. São momentos de terror poucas vezes vistos no cinema.


Divertido do inicio ao fim, o filme desde a primeira cena presta homenagens ao gênero de terror e ao gênero terrir (terror com humor negro) cujo o estilo começaram com Uma Noite Alucinante.
O legal está na apresentação de seus personagens onde o narrador diz sobre a espectativa de vida de cada um, mas não espere que todas estejam certas pois o filme prega uma pegadinha uma atraz da outra e os personagens que acreditamos que irão morrer ou viver acaba que dando  tudo ao contrario, (a cena que é apresentado o Heroi é um puro exemplo disso).  
Com elenco semi desconhecido, todos funcionam bem nos seus respectivos papeis, mas o pessoal mais atento irá reparar na atriz  Krista Allen, a Emanuelle de muitos filmes das madrugadas dos cine band privés da vida que aqui mostra não só os seus dotes de beleza mas também um pouco de boa atriz que é  na medida certa.

Se não conhece ainda este filme corra para a locadora e assista a boas doses de humor negro e sangue na medida certa.

Curiosidades:
A historia foi escrita por Marcus Dunstan e Patrick Melton e pelo então futuro diretor John Gulager.
A origem do filme veio do projeto.
Project Greenligght, uma espécie de reality show produzido pelos atores Matt Damon, Ben Affleck e Chris Moore, em parceria com a Miramax. O programa tinha como objetivo escolher um roteiro inédito, que seria transformado em filme. A trama de Banquete no Inferno foi a vencedora da terceira e última temporada do programa. O filme, que custou US$ 3 milhões, conta inclusive com a produção executiva de Damon, Affleck e de Wes Craven.

Cine Curiosidades: Robin Williams abusa em piada e gera polemica

'O Brasil mandou 50 strippers e meio quilo de pó', disse o ator.



Williams foi entrevistado em programa popular nos EUA.



















Em entrevista num dos programas mais populares dos Estados Unidos, o Late Show, de David Letterman, o ator Robin Williams fez piada de gosto duvidoso com a escolha do Rio para sede das Olimpíadas.
Foi um cartão de visitas. Mal sentou na cadeira, o ator lamentou que a participação da apresentadora Oprah Winfrey e da primeira-dama, Michelle Obama, não tenha ajudado Chicago na escolha da sede.

Espero que ela (Oprah) não esteja chateada com as Olimpíadas. Chicago enviou a Oprah e a Michelle. O Brasil mandou 50 strippers e meio quilo de pó. Não foi uma competição justa”, disse.
Robin Williams fez galhofa com Tom Cruise e várias piadas chulas. O ator já passou por duas clínicas de desintoxicação por causa do vício em cocaína.

Bom, somente soube desse caso quando cheguei em casa ontem e minha mãe me contou, e o que eu acho disso??
Bom, em parte que o Rio de Janeiro tem cocaina adoidado nestes morros e que a prostituição corre adoidado isso todo mundo sabe, portanto não adianta ficar bravo neste ponto porque dai estão  sendo hipocritas, patriotismo tem seus limites. Agora dizer que o Rio de Janeiro ganhou a oportunidade para sediar as Olimpiadas de 2016 comprando os juises com isso é meio que absurdo para dizer o minimo. No final das contas a piada que ele fez não deixa de ser uma critica e por não ter gostado de Chicago ter perdido a chance e com isso decidiu fazer essa piada que pode ter saido da boca dele sem querer ou estava planejando falar. É claro que não só o Rio de Janeiro mas todo o Brasil está bem ofendido mas me pergunto porque?? Será que o povo brasileiro ainda não entende o que é humor negro??
Em parte não é verdade?? E que custa rir de nos mesmos um pouco?? Se a piada tivesse como o alvo a Argentina estariamos rindo agora mas quando é com nos ficamos bravinhos.

"BRASIL CHEGA DO POLITICAMENTE CORRETO E MOSTRE A SUA CARA"    

Cine Dicas: Lançamentos em DVD

Pois é gente, chegamos ao mês de dezembro finalmente e com isso 2009 começa a fechar as suas portas. Aqui no meu blog irei em breve lançar a lista dos 10 melhores filmes que eu achei neste ano.
Enquanto isso curtam os lançamentos em DVD dessa semana.

Arrasta-me para o Inferno

Sam Raimi deixa um pouco de lado o Homem Aranha e abraça as suas raizes neste filme aterrorisante e engraçado.
 
Sinopse:
Christine Brown é uma ambiciosa analista de créditos de Los Angeles que tem um namorado encantador, o professor Clay Dalton. Sua vida está muito bem até que a misteriosa Sra. Ganush aparece no banco pedindo uma extensão de sua hipoteca.Christine deve seguir seus instintos e dar uma chance à velha senhora? Ou negar a extensão para impressionar seu chefe, Sr. Jacks e ficar a um passo de uma promoção? Infelizmente Christine escolhe a última, humilhando a Sra. Ganush e desapropiando sua casa.Como vingança, a velha senhora lhe roga a poderosa maldição de Lamia, transformando a vida de Christine em um verdadeiro inferno. Assombrada por um espírito do mal e incompreendida por um namorado cético, ela procura a ajuda do vidente Rham Jas para salvar sua alma da maldição eterna. Para ajudar a arruinada Christine a voltar a ter sua vida normal, o médium a coloca em um caminho frenético para reverter o feitiço. Na medida em que as forças do mal se aproximam, Christine tem que enfrentar o impensável: até onde irá para se livrar da maldição?


Sam Raimi está de volta ao gênero que o revelou, após anos dirigindo a triologia do Homem Aranha , que convenhamos, o diretor foi o grande responsável por todo o sucesso da série. Com o dinheiro no bolso e o prestigio em abundancia era mais do que evidente que mais cedo ou mais tarde o diretor iria fazer o filme que quisesse e tendo a mais pura liberdade artística. Com isso ele faz esse Arrasta-me ao Inferno que, com uma historia bem simples, usa e abusa de todos os ingredientes que fizeram sucesso na sua carreira, câmera frenética, gosmas adoidado, trilha sonora raivosa nos momentos para dar susto e um ritimo alucinante que mistura horror com comédia, dois gêneros cujo os quais são difíceis de dar um bom casamento e no caso dos filmes de Sam Raimi quando o assunto é terror pode esperar altas doses de humor, uma tática interessante para o espectador não saber exatamente se assusta ou ri, artifício usado com precisão na triologia clássica Uma Noite Alucinante.
Abraçando suas raízes mais do que nunca Raimi ainda por cima presta a todo o momento homenagens aos bons anos 80, tanto que no inicio do filme o logotipo da Universal é justamente daqueles anos. Os efeitos especiais alias não são muito diferentes dos vistos daquele tempo, beirando ao mais puro trash, só faltando mesmo os efeitos stop motiun que estavam dando seus últimos passos naqueles anos.
Com toda essa brincadeira é mais do que obvio que não é um filme para se levar a sério, tanto que o elenco principal não faz nenhum esforço para melhorar suas performances a não ser somente passar o humor e diversão nas suas falsas tensões. A mocinha da trama (Alison Lohman) em nenhum momento transmite um sinal de pavor verdadeiro e chega a um ponto a ser satírico principalmente na cena que ela está com a faca na mão procurando o seu gato que é um belo de um exemplo. Enquanto isso, Lorna Raver se destaca ao fazer da cigana Ganush uma criatura nojenta e repulsiva a todo o momento (atenção a dentadura), mas sem deixar de lado o bom humor.
E como todo o típico filme de terror a trama tem um desfecho para lá de inesperado mas ao mesmo tempo obvio (a cena dos envelopes dava a dica do que iria acontecer) dando a crer que veremos novamente San Rami fazer o que faz de melhor, terror ao extremo com altas doses de humor inesperado e se é para continuar com esse namoro do passado, que o diretor no segundo filme não esqueça de uma serra elétrica.


Á  DERIVA


Depois do genial Nina e da obra prima Cheiro do Ralo, o brasileiro Heitor Dhalia cria uma historia ambiciosa (e normal) com um toque internacional


Sinopse:
 Aos 14 anos, Filipa (Laura Neiva) passa as férias em sua casa de praia com os pais e os irmãos. Seu pai, Matias (Vincent Cassel) é como um herói para ela. Francês, naturalizado brasileiro, ele é um importante escritor existencialista, mas sente dificuldades para escrever seu próximo livro, sobre separação e confiança. Ao contrário da mãe, Clarice (Débora Bloch), que sempre está preocupada com o lado prático das coisas, Matias prefere levar uma vida tranqüila e se divertir com seus filhos.Quando não está em eventos sociais com os pais, Filipa sai com um grupo de amigos que também passa as férias no local. Lá, eles aos poucos vão descobrindo juntos os sentimentos e a sexualidade. Um dos garotos, Arthur, demonstra estar interessado na jovem, mas ela ainda não se sente preparada para assumir nenhum tipo de relacionamento maior que uma simples amizade. Assim, ela acaba dando esperanças para a amiga Juliana, que está gostando do rapaz.Além dos problemas típicos da adolescência, Filipa faz uma descoberta que a deixa À Deriva. Mexendo na gaveta de seu pai, ela fica sabendo que ele tem uma amante, uma americana que mora em uma casa próxima. A confiança que a menina tinha em Matias vai se tornando frágil, e ela não sabe se deve ou não contar para sua mãe. Quanto mais o tempo passa, mais a perfeita vida em família de Filipa se torna insuportável, com os pais brigando todo o tempo. A relação dela com Arthur e com seus pais faz com que aquele seja um verão que mudará totalmente sua vida.

Mesmo não adicionando a mesma estética ambiciosa ou uma trama bizarra (e genial) de seus filmes anteriores, À Deriva é reconhecido pelo próprio diretor como o seu trabalho mais maduro e cheio de ambição até agora e fazendo que o inicio da trama soe familiar para o publico em geral que tem passado ou passou por algo parecido em suas vidas. O ator francês Vincent Cassel (Pacto dos Lobos, Irreversível) e amante da trama (atriz americana Camilla Belle) dão toque internacional de um filme que vem abocanhando altos elogios desde que foi exibido em Cannes. Como já não bastasse isso o filme apresenta o mais novo talento, Laura Neiva que havia sido descoberta por acaso em um perfil do Orkut,, vencendo outras 600 atrizes na disputa pelo papel.
Com o sucesso no festival e sucesso de critica tanto aqui como lá fora, Heitor Dália está mais do que pronto para criar mais um novo filme provocador e diferente de tudo que se já viu. A Deriva por mais ótimo que seja é somente uma prova que existe normalidade na cabeça do diretor que possa fazer com que um filme seu saiba se comunicar com o publico em geral que acabara encontrando pontos com a historia.

CURIOSIDADES

Selecionado para a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes.
O orçamento foi de R$ 6,5 Milhões.
Camilla Belle, estrela do sucesso internacional '10.000 a.C.' e 'Quando um Estranho Chama', retorna às suas raízes brasileiras para participar do filme. Belle, que fala português e espanhol, nasceu nos Estados Unidos e é filha de mãe brasileira.
O filme será em lingua portuguesa.
O longa é o primeiro projeto de coprodução entre a O2 Filmes, de Fernando Meirelles, e a norte-americana Focus Features.