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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Cine Clássicos contemporâneos : Réquien Para um Sonho

Perto de completar 10 anos, filme de  Darren Aronofsky ainda é um soco no estomago no bom sentido. 

sinopse:

Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro. Já Sara, mãe de Harry, viciada em assistir programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito, o "Tappy Tibbons Show", que transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada neste medicamento.


Esse filme não  é aconselhavel para os espectadores sensiveis: o segundo trabalho do diretor Darren Aronofsky (que realisou anteriormente o elogiado PI) é uma incomoda descida ao inferno da dependência química. O longa faz um bom uso da tecnologia digital para criar as imagens que traduzem  tanto os momentos de euforia como também a angustia provocada pelo consumo de drogas pesadas. Quase um filme realista de terror, uma inquietante investigação sobre a decadência moral e social dos EUA, com uma trilha sonora escolhida a dedo e um constante clima de pesadelo. O diretor extraiu a melhor perfomasse em anos de Ellen Burstyn  (O Exorcista), que foi indicada ao Oscar de melhor atriz.     
       


Curiosidades:
Esta é a segunda vez em que o livro “Last Exit to Brooklin”, escrito por Hubert Selby Jr. e que foi adaptado em Réquiem para um Sonho, é adaptado para o cinema. A primeira fora em 1989 e recebeu o nome de Noites Violentas no Brooklyn.
O ator Jared Leto emagreceu 12 quilos para interpretar seu personagem em Réquiem para um Sonho



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Cine Clássicos: Fitzcarraldo

Filme é um verdadeiro retrato de até que ponto vai a obsessão de um homem  

Sinopse:
 No final do século XIX, no apogeu do ciclo da borracha, o aventureiro Brian Sweeney Fitzgerald sonha em construir um teatro de ópera na Amazônia peruana. Para realizar seu sonho, não mede quaisquer esforços, enquanto se embranha na mata com um barco à vapor de 160 toneladas (que irá tentar arrastar ao topo de um morro no meio da selva). Com este projeto, Herzog ganhou o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes.


Filme extremamente original, pretencioso mas acima de tudo sencivel e impressionante do começo ao fim. A cena do navio sendo puxada em meio a selva amazonica é uma das mais impressioantes da historia do cinema e o mais impressionante é que foi usado um navio de tamanho natural. Com serteza o melhor trabalho de direção do diretor  Werner Herzog  (Homem Urso) e a melhor perfomasse de Klaus Kinski (Por uns Dolares a mais).

Curiosidades

Foram cogitados para o papel os atores Jason Robards e Jack Nicholson. Jason Robards filmou várias cenas mas ficou doente e retornou aos EUA, sendo depois impedido de voltar. Para atuar como assistente de Fitzcarraldo foi chamado o cantor Mick Jagger, o qual participou de uma grande parte do filme ao lado de Robards, até ser impossibilitado pela agenda de espetáculos da sua banda, os Rolling Stones.
A opção pela língua inglesa foi porque poucos atores conseguiam falar alemão.Jack Nicholson chegou a ser escalado para o papel principal, mas foi cortado.

Cine Curiosidades: O que há de bom nas bancas sem a SET???

Esse ano definitivamente não foi bom para os leitores da revista SET, a maior revista de cinema do Brasil.

Para começar foi anunciado o cancelamento, depois uma outra editora reergueram ela, agora o antigo dono voltou mas agora ela se encontra atrasada e o mês de outubro passou em branco.
E isso é só o resumo da ópera e com isso o futuro da revista é incerto. O caso que mesmo com todos os recursos de comunicação como a internet por exemplo, para mim, seria sempre essencial ter em mãos um material sobre cinema e com isso uma revista sempre viria a caclar. Lã em casa para se ter uma idéia eu reciclei todas as revistas da SET e peguei as melhores matérias e coloquei num arquivo para que dai quando fosse pesquisar estaria em mãos sem precisar da rede.

Mas se a SET acabar o que nos resta???


Pois é, me chamem de traira mas não tive escolha, ficar um mês sem uma revista nova de cinema em mãos é fogo, portanto eu aderi essa nova revista de cinema que dando uma  folhada agorinha a pouco é basicamente a mesma coisa da SET. Pelo que eu ouvi falar alguns que trabalhavam na SET antes da crise estão trabalhando nesta nova revista dai por isso a semelhança. Vai durar? Vai vingar? Ficarei somente nela? A Set vai voltar? Vai se estabilizar? Só o futuro dirá, enquanto isso opções não irão faltar.

Cine Dicas: Estreias no final de semana

Final de semana chegando e com um tempo se não sabe se chove ou fica sol, ou esfria ou esquenta de vez aqui nas nossas terras Guachas. O certo mesmo é curtir um bom shopping com um ar condicionado de qualidade e curtir um bom filme que estiver em cartaz, o que  é uma coisa que não falta.
Vamos as dicas:

OS Fantasmas de Scrooge

Sinopse: Ebenezer Scrooge (Carrey) começa as férias de Natal como de costume, mesquinho e de mau-humor, berrando com seu fiel assistente (Gary Oldman) e com seu alegre sobrinho (Colin Firth). Mas quando os fantasmas dos Natais Passado, Presente e Futuro o levam em uma surpreendente jornada que revela as verdades que o velho Scrooge reluta em enfrentar, ele deve abrir seu coração para desfazer anos de maldades antes que seja tarde demais.


Código de Condulta

Sinopse
Clyde (Gerard Butler) é um dedicado pai de família que testemunha sua esposa e filha serem assassinadas. Um dos culpados ganha liberdade graças a um acordo feito com o ambicioso promotor Nick (Jamie Foxx). Anos depois o assassino é encontrado morto e Clyde é preso mesmo sem provas contra ele. Seu unico objetivo, é denunciar o corrupto sistema judicial nem que para isso tenha que matar um a um, todos os envolvidos. Mas, se Clyde já está na cadeia, como o promotor poderá impedi-lo se ele está sempre um passo a frente de todos?



GOSTO OBSCENO

SINOPSE
Michael Klienhouse tem uma vida comum até que um dia, no trânsito, acompanhado da esposa e do filho, ele se envolve em uma discussão com um desconhecido. Sua esposa Tamar faz um gesto obsceno para o homem, que revida jogando deliberadamente seu carro contra o deles. Michael acredita que pode resolver o mal-entendido chamando as autoridades, sem saber que se trata de um violento veterano de guerra, muito bem relacionado. Ao negar a se ajoelhar diante do poder, Michael enfrenta um verdadeiro pesadelo, colocando em perigo a sua família e comprometendo a própria liberdade.


FAMA

Sinopse
O clássico musical dos anos 80, FAMA, ganha nova roupagem nesta moderna refilmagem, mostrando os desafios que jovens dançarinos, cantores e artistas enfrentam para alcançar o sucesso, enquanto ainda são estudantes da tradicional escola New York City High School of Performing Arts.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cine Clássicos: Metrópolis

Em 1927 Fritz Lang  cria um filme futuristico que serviria de base para outros inumeros filmes mais tarde


sinopse:

Metrópolis, ano 2026. Os poderosos ficam na superfície e lá há o Jardim dos Prazeres, para os filhos dos mestres, enquanto os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Operários. Esta poderosa cidade é governada por Joh Fredersen (Alfred Abel), um insensível capitalista cujo único filho, Freder (Gustav Fröhlich), leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins. Mas um dia Freder conhece Maria (Brigitte Helm), a líder espiritual dos operários, que cuida dos filhos dos escravos. Ele conversa com seu pai, que diz que é assim que as coisas devem ser quando Josaphat (Theodor Loos) é demitido por Joh, por não ter mostrado plantas que estavam em poder dos operários. Freder pede a ajuda dele e vê as condições que existem no subsolo. Paralelamente Rotwang (Rudolf Klein-Rogge), um inventor louco que está a serviço de Joh, diz ao seu patrão que seu trabalho está concluído, pois criou um robô à imagem do homem, que nunca se cansa ou comete erro, e diz que agora não haverá necessidade de trabalhadores humanos, sendo que em breve terá um robô que ninguém conseguirá diferenciar de um ser vivo. Além disto decifra as plantas, que são de antigas catacumbas que ficam na parte mais profunda da cidade. Curioso em saber o que interessa tanto aos operários, Joh e Rotwang decidem espioná-los usando uma passagem secreta. Ao assistir a uma reunião, onde Maria prega aos operários lhes implorando que rejeitem o uso de violência para melhorar o destino e pensar em termos de amor, dizendo ainda que o Salvador algum dia virá na forma de um mediador. Mas mesmo este menor ato de desafio é muito para Joh, que ouviu a fala na companhia de Rotwang. Assim, Joh ordena que o robô tenha a aparência de Maria e diz para Rotwang escondê-la na sua casa, para que o robô se infiltre entre os operários para semear a discórdia entre eles e destruir a confiança que sentem por Maria. Mas Joh não podia imaginar uma coisa: Freder está apaixonado por Maria.


O grande charme desse filme sombrio e aterrador é o cenário futurista fotografado por dois mestres - Karl Freund e Gunther Rittau. O roteiro foi escrito pelo propio Lang e por sua mulher, Thea Von  Harbou também autora da historia original e simpatizante do nazismo. O propio diretor não gostou da solução conciliatória para a luta das classes, por isso chegou a dizer que o final era falso. O filme passou a historia como um representante legitimo do expressionismo alemão e um clássico de cinema fantástico.           

curiosidades

A primeira versão de Metrópolis tinha mais de três horas de duração, mas se perdeu;
A primeira versão americana tinha 159 minutos e a alemã 153 minutos. Há uma versão restaurada pelo Filmmuseum Munich, que editou cenas perdidas e tem 150 minutos;
Em 2008, em Buenos Aires, Argentina, foi encontrada a versão original do filme;

A versão original foi restaurada e será exibida na edição de 2010 do Festival de Berlim, data em que o festival comemora 60 anos.

Cine Clássicos: O Encoraçado de Potemkin

Sergei Eisenstein cria que é para alguns a maior obra prima da historia do cinema mundial

sinopse:

Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. Logo depois dos gatilhos serem apertados Vakulinchuk (Aleksandr Antonov), um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande tragédia.


Obra encomendada a Sergei Eisenstein para comemorar os 20 anos da revolta de 1905 e que, com suas mãos, se converte em sinfonia de imagens até hoje surpreedentes. A sequencia da escadaria de Odessa, na qual populares são massacrados por tropas do governo, tem o seu tempo real transformado e alargado - uma técnica exemplar para manter o publico na expectativa e que Brian De Palma "homenageia" em Os Intocáveis.         

curiosidades

A famosa sequência das escadarias de Odessa não estava no roteiro original de O Encouraçado Potemkin, tendo sido incluída no filme durante sua produção.
 Existem várias edições distintas de O Encouraçado Potemkin, com cenas cortadas da versão original ou com as cenas do filme rearranjadas ao longo de sua duração.

Cine Dicas: Lançamentos em DVD

E ai pessoal, andei meio ausente, devido ao feriado e a um monte de coisas do meu serviço e com isso andei cançado, feriadão é bom mas quando voltamos para o serviço sempre tem um acumulo de coisas para se fazer. Mas agora que estou meio que com as baterias recarregadas vamos a duas boas dicas de lançamento em DVD.

  Star Trek (2009)
J.J Abrams (LOST) arrisca tudo e traz Star Trek de volta aos cinemas mas não somente para os fãs.


Sinopse:
O embaixador Spock inadvertidamente retorna ao passado juntamente com um vingativo capitão romulano. O vilão busca uma violenta e genocida vingança contra o vulcano e a Federação. Cabe a um eclético grupo de novatos tripulantes do recém-inaugurada Enterprise a tarefa quase impossível de impedi-lo.


Quando em 1966 Star Trek (ou Jornada nas Estrelas pára os mais velhos) estreou na TV ninguém imaginava o que aconteceria.

A historia das viagens espaciais da USS Enterprise com uma mistura de diversas raças incluindo alienígenas na tripulação foi uma idéia ousada e a frente a época, principalmente em uma época em que o mundo vivia em paranóia e que todos os paises eram desconfiados um dos outros.
Com três temporadas a serie logo foi cancelada para desespero dos fanáticos fieis que acompanhavam a serie, contudo os anos se passaram, houve reprises e surpreendentemente o sucesso era sempre alcançado com bons índices de audiência fazendo a serie um verdadeiro cult em que os fãs se reunião assistiam juntos e discutiam cada episodio. Passaram se os anos, e Star Trek gerou dez e filmes para o cinema e inúmeras series derivadas como a Nova Geração, contudo depois do ultimo capitulo da serie para o cinema, parecia que Star Trek havia se tornado uma idéia esgotada.
Mas coube um certo gênio da televisão J,J Abrams, responsável pela mania LOST colocar a cine serie nos trilhos novamente só que desta vez voltando a historia ao passado, numa época que nunca havia sido explorada.
Com isso vemos os primeiros anos dos dois principais personagens da cine serie, Kirk (o estreante e competente Chris Pine) e Spock (vivido espetacularmente por Zachary Quinto da série Heroes). O filme começa soberbo com o nascimento de Kirk, ao mesmo tempo em que testemunhamos a morte de seu pai numa missão de uma das naves da federação. É neste ponto que esta a chave do sucesso genuíno do filme, pois além de mostrar origem dos personagens ao mesmo tempo algo de diferente acontece, isso devido à chegada do vilão romulano Nero (Eric Bana), vindo do futuro que acaba mudando drasticamente a historia dos personagens. Com isso Kirk cresce sem o pai e se torna um tanto que rebelde mas ao mesmo tempo em busca de algo mais. Já Spock vive dividido em sua herança Vulcana e sua descendência humana (sua mãe é humana vivida pela sumida Winona Ryde). Com isso ele vive dividido entre a lógica e a emoção humana que ele tenta controlar.
Tanto Kirk como Spock são dois homens completamente diferentes que se detestam mas o seus destinos são de ficarem juntos como amigos e parceiros, para que a historia, já afetada, siga o seu curso novamente, algo que o próprio velho Spock vindo do futuro (novamente interpretado pelo mestre Leonardo Nimoy) explica ao jovem Kirk, numa participação pequena mas fundamental para enlaçar esse filme com as séries anteriores e os filmes para o cinema. Ao mesmo tempo o publico em geral que vai assistir o filme não precisara acompanhar tudo o que já foi feito de Star Trek pois além de reiniciar a historia, a trama da entender que tudo o que foi mostrado até agora pode ter sido profundamente afetado, devido as viagens do tempo tanto do velho Spock como também de Nero, algo ousado que afetara profundamente os mais fanáticos mas que não irá ofender em nada, pois J.J Abrans sabe que se meteu num vespeiro, mas que pode explorá-lo.
Scotty (Simon Pegg), Sulu (Jhon Cho), Chekov (Anton Yelchin), Dr Leonard Mccoy (Karl Urban) e Uhura (Zoe Saldana), todos eles, o elenco secundário cumprem muito bem seus papeis e não devem em nada seus velhos antessessores, especialmente Simon Pegg (Todo Mundo Quase Morto) que faz Scotty, impagável.
Apesar de ser um filme mais para lado cerebral, não faltam cenas de ação espetaculares que não devem em nada a outros filmes de ficção como Star Wars, uma trilha sonora envolvente que alguns momentos nos lembra a série clássica e por fim a película amarra não somente todas as franquias que essa mitologia gerou, como também convida o outro lado do publico que jamais colocou os olhos em Star Trek. Sendo um verdadeiro reboot e que algo esta funcionando e muito atualmente no cinema (vide Batman) Star Trek é prova fundamental que certas idéias mesmo que desgastadas no passado podem sim ser reaproveitadas e dar uma nova luz a idéia. Com isso somente desejo vida longa e prospera a esse novo recomeço e que sejamos brindados com novas idéias a serem exploradas neste grande universo de Star Trek.

INIMIGOS PUBLICOS
Em meio a superproduções da temporada, Michael Mann cria uma pequena perola do cinema a ser reconhecida.

Sinopse:
Depois de cometer um pequeno crime nos anos 20, John Dillinger (Johnny Depp) é preso e passa nove anos em um presídio de Indiana. O tempo é o suficiente para que ele conheça alguns dos principais ladrões de bancos da região. Logo que sai da prisão, Dillinger arma um plano de fuga para seus amigos. Em pouco tempo, o grupo comete grandes assaltos e John fica conhecido como uma espécie de Robin Hood americano, já que ele só rouba bancos, que são considerados pela população os responsáveis pela grande depressão de 29.Tornando-se cada vez mais conhecidos pelos seus crimes, principalmente na região de Chicago, Dillinger e sua gangue passam a ser considerados Inimigos Públicos, e a prisão deles torna-se prioridade. Famoso por ter matado um grande bandido, o agente Melvin Purvis (Christian Bale) é designado como o responsável na cidade pela agência de investigações, comandada por J. Edgar Hoover, com a missão de pôr fim às ações de John. Sabendo que não será fácil capturar o bandido, ele toma como pessoal esta busca.

Desde Fogo contra Fogo, Michael Mann gosta de colocar grandes duelos na tela, de preferência duelos cujo o assunto são a lei em busca de justiça, contudo nunca esconde o lado carismático da vida bandida. John Dilinger passa carisma a todo momento e portanto não desejamos que ele seja preso tão cedo, mesmo que as ações de Melvin Purvis sejam validas e corretas, afinal ele está do lado dos mocinhos. Com isso Mann cria um equilíbrio dos dois lados, fazendo o espectador não saber para quem torcer mas como sabemos que o crime não compensa já imaginamos o resultado final. Christian Bale convence como o policial bom moço que faz de tudo para caçar o seu alvo mas é Johnny Depp a alma do filme a todo momento. Todos os elementos que fizeram a carreira do ator estão lá, excentricidade, seriedade e carisma mas sempre diferenciando a cada personagem que faz. Não posso esquecer do ótimo desempenho de Marion Cotillard (Piaf) que aqui faz a namorada fiel do bandido e assim como no papel da cantora francesa que lhe valeu o Oscar, aqui ela demonstra um ótimo desempenho em cenas ótimas e angustiantes.

Com ótimas interpretações do começo ao fim e ótimos tiroteios que não devem nada a outros filmes do gênero como Os Intocáveis, o filme ainda traz um espetáculo de edição de arte e fotografia que reconstitui muito bem os anos 20, isso sem falar da bela trilha sonora casada muito bem com a triste musica Bye Bye Blackbird, ouvida pela ultima vez no filme de King Kong em 2005.Como se já não bastasse tudo isso Michael Mann ainda traz de bandeja uma bela homenagem ao Filme “Vencido pela Lei” já no Clímax da trama onde Jonh Dilinger vai ao cinema e assiste a esse filme protagonizado pelo o inesquecível Clark Gable. Uma obra prima homenageando a outra, Michael Mann é o cara.