quinta-feira, 30 de junho de 2022

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (30/06/2022)

 UM HERÓI

Sinopse: Rahim está na prisão devido a uma dívida que não conseguiu pagar. Durante uma licença de dois dias, ele tenta convencer o seu credor a retirar a sua queixa contra o pagamento de parte da quantia. Mas as coisas não correm de acordo com o plano…


AS VERDADES

Sinopse: As Verdades conta a história de um crime em um pequeno município baiano. É o primeiro caso de Josué, o delegado recém-chegado na cidade. A história é contada de pontos de vista diferentes, dos três personagens presentes no momento do crime: Cícero, o matador de aluguel; Francisca, a noiva do político e Vladmir, a vítima.


MINIONS 2: A ORIGEM DE GRU

Sinopse: Ambientada nos anos 1970, a nova trama mostra o começo de tudo, com Gru ainda criança e antes de se tornar um supervilão. Ao tentar, sem sucesso, fazer parte do clã de vilões mais famosos do mundo - o ?Sexteto Perverso? -, Gru e seus fiéis minions se envolvem em uma missão arriscada ao roubar uma pedra valiosa. Em uma confusão, Otto troca a valiosa pedra por uma pedrinha de estimação.


KING – MEU MELHOR AMIGO

Sinopse: King, um filhote de leão traficado, foge do aeroporto e encontra abrigo na casa de Inès e Alex, de 12 e 15 anos. Os irmãos bolam um plano maluco: levar King de volta para casa, na África.



Festival Varilux do Cinema Francês 2022:

GOLIAS

Sinopse: France, professora de esportes durante o dia, trabalhadora à noite, é uma ativista contra o uso de pesticidas. Patrick, um obscuro e solitário advogado parisiense, é especialista em direito ambiental. Mathias, lobista brilhante e apressado, defende os interesses de um gigante agroquímico. Seguindo o ato radical de uma pessoa anônima, esses três destinos, que nunca deveriam ter se cruzado, se acotovelam, colidem e se inflamam.

CONTRATEMPOS

Sinopse: Julie luta sozinha para criar seus dois filhos no subúrbio e manter seu emprego em Paris. Quando ela finalmente consegue uma entrevista para um cargo correspondente às suas aspirações, uma greve geral eclode, paralisando o transporte. Ela então embarcará em uma corrida frenética para salvar seu emprego e sua família.

ENTRE ROSAS

Sinopse: Eve Vernet foi a maior criadora de rosas. Hoje, está à beira da falência, prestes a ser comprada por um poderoso concorrente. Véra, sua fiel secretária, acha que encontrou uma solução ao contratar três presidiários que tentam se reinserir na sociedade, mas que não tem nenhum conhecimento de jardinagem. Enquanto quase tudo os separa, eles embarcam juntos em uma aventura singular para salvar a pequena fazenda.

KOMPROMAT

Sinopse: A espetacular fuga de um diretor da Aliança Francesa da Sibéria. Vítima de uma trama orquestrada pelo FSB (Serviço Federal de Segurança da Rússia), esse intelectual terá que se transformar em homem de ação para escapar de seu destino.

O MUNDO DE ONTEM

Sinopse: Elisabeth de Raincy, Presidente da República, optou por se aposentar da vida política. Três dias antes do primeiro turno das eleições presidenciais, ela fica sabendo por seu secretário-geral, Franck L‘Herbier, que um escândalo do exterior atrapalhará seu sucessor designado e dará a vitória ao candidato de extrema-direita. Eles têm três dias para mudar o curso da história.

O PRÓXIMO PASSO

Sinopse: Elise, uma jovem e promissora bailarina clássica, se machuca em uma apresentação após flagrar a traição do namorado. Apesar dos especialistas dizerem que ela não conseguirá mais dançar, Elise vai lutar para se recuperar, buscando novos rumos no mundo da dança contemporânea.

OS JOVENS AMANTES

Sinopse: Dois amantes se reencontram no corredor de um hospital, 15 anos após o primeiro contato. Shauna tem 71 anos, enquanto Pierre tem 45. Opostos, mas hipnotizados um pelo outro, eles se reconectam, enquanto Shauna, que já é mãe, avó e viúva, quer reafirmar que ainda é uma mulher e que a diferença de idade entre eles não importa.

PETER VON KANT

Sinopse: Peter von Kant é um diretor de cinema de sucesso e mora com seu assistente Karl, a quem gosta de maltratar e humilhar. Sidonie, uma grande atriz que foi sua musa por muitos anos, o apresenta a Amir, um belo e modesto jovem. Peter se apaixona por Amir e se oferece para dividir seu apartamento com ele e ajudá-lo a entrar na indústria cinematográfica. O plano funciona, mas assim que ganha fama, Amir termina com Peter, deixando-o sozinho para enfrentar seus demônios.

UM PEQUENO GRANDE PLANO

Sinopse: Abel e Marianne descobrem que seu filho de 13 anos, Joseph, está vendendo seus bens mais valiosos para financiar um projeto ecológico na África. Eles rapidamente entendem que Joseph não é o único, existem centenas de crianças ao redor do mundo em uma missão para salvar o planeta.

Confira locais, horários e outros títulos no site oficial abaixo:

https://variluxcinefrances.com/2022/

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 30 DE JUNHO A 06 DE JULHO DE 2022 na Cinemateca Paulo Amorim

SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

Carro Rei 


SALA 1 / PAULO AMORIM


15h – MÁ SORTE NO SEXO OU PORNÔ ACIDENTAL Assista o trailer aqui.

(Babardeala cu bucluc sau porno balamuc - Romênia/Croácia/República Tcheca/Luxemburgo, 2021, 106min). Direção de Radu Jude, com Katia Pascariu, Claudia Ieremia, Olimpia Mala. Imovision, 18 anos. Comédia.

Sinopse: Vencedor do Festival de Berlim em 2021, o longa foi filmado durante a pandemia da Covid 19 e explora com bom humor algumas mudanças comportamentais que vieram com este período. Uma delas envolve Emi, que é professora de História numa respeitada escola conservadora de Bucareste. Na tentativa de apimentar seu casamento, ela faz um vídeo de sexo com o marido – mas a gravação se mistura às suas aulas e agora ela corre o risco de ser demitida da escola. Apesar de todos apontarem o dedo para Emi, ela faz questão de se defender.


17h – CARRO REI *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Brasil, 100min, 2021). Direção de Renata Pinheiro, com Luciano Pedro Jr. e Matheus Nachtergaele. Boulevard Filmes, 12 anos. Drama fantástico.

Sinopse: O jovem Uno se comunica e fala com carros desde criança. Quando uma lei coloca a empresa da família em perigo, Uno busca ajuda com o seu melhor amigo de infância: um carro. Junto com o seu tio, transforma-o no Carro Rei – um automóvel que pode falar, ouvir e até se apaixonar.


19h15 – AS AVENTURAS DE MOLIÈRE

(Molière - França, 2008, 120min). Direção de Laurent Tirard e Ariane Mnouchkine, com Romain Duris, Fabrice Luchini e Laura Morante. Bonfilm, Comédia, 14 anos.

Sinopse: O dramaturgo Jean-Baptiste Poquelin (1622-1673), mais conhecido como Molière, é até hoje uma referência na dramaturgia pelas suas comédias de costumes e textos leves. Mas, no início da sua carreira, ele não agradava a nobreza, que vinha a ser o principal foco de suas críticas. Em 1644, com apenas 22 anos e cheio de dívidas, o dramaturgo está prestes a ser preso - mas é salvo por um ricaço que pretende usar o talento do jovem para conquistar uma bela mulher. Com este título, o Festival Varilux homenageia os 400 anos de Molière.


*Não haverá sessão no sábado, dia 2.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h30 – A COLMEIA *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Brasil, 105min, 2021). Direção de Gilson Vargas, com Andressa Matos (Mayla), Janaina Pelizzon (Bertha), João Pedro Prates (Christoffer), Martina Fröhlich. Lança Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: A trama é ambientada nos anos da Segunda Guerra Mundial, quando os imigrantes eram proibidos de falar alemão no sul do Brasil. Devido às ameaças do governo, uma atmosfera de desconfiança paira nas cidades e nos campos. Neste cenário, a família de Bertha e Werner tenta seguir sua rotina, mas os seus filhos gêmeos Mayla e Christoffer não concordam com as visões dos adultos. Christoffer prefere vagar pelas matas, enquanto Mayla luta para fugir da colônia.


16h30 – MEDIDA PROVISÓRIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 100min). Direção de Lázaro Ramos, com Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge. Elo Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África e retornar às suas origens. O decreto provoca uma onda de protestos que desemboca numa guerra civil, com direito à forte reação dos negros. No centro da trama está o casal formado pela médica Capitú e pelo advogado Antonio, além do seu primo, o jornalista André. Antonio e André tentam resistir no apartamento onde moram, onde refletem sobre questões sociais e raciais. O longa é uma adaptação da peça "Namíbia, Não!", que Lázaro Ramos dirigiu e protagonizou no teatro.


SESSÕES ESPECIAIS NA SALA 2 / EDUARDO HIRTZ

MOSTRA ARTISTAS VISUAIS GAÚCHOS NA TELA

Mostra em parceria com o Instituto Zoravia Bettiol

* INGRESSOS A R$ 12 (INTEIRA) E R$ 6 (MEIA).


DIA 30/06 ÀS 19h – Abertura com a presença da artista Zoravia Bettiol.

Exibição dos filmes:

ALIENADOS (15’), de Marta Biavaschi;

GLAUCO DO BRASIL (90’), de Zeca Brito


DIA 01/07 ÀS 19h – Exibição do filme:

GRUPO DE BAGÉ (75’), de Zeca Brito, seguido de debate com o diretor.


DIA 02/07 ÀS 19h – Exibição dos curtas:

SIOMA, O PAPEL DA FOTOGRAFIA (15’), de Eneida Serrano e Karine Emerich;

LUIZ CARLOS FELIZARDO, UM FOTÓGRAFO NA ESTRADA (24’), de Gilberto Perin e Emerson Souza;

ÀS MARGENS (16’), de Boca Migotto;

PEQUENA ALMA TERNA FLUTUANTE (19’20”), de André Costantin.

Seguido de debate com os diretores Andrea Constantin e Boca Migotto.


DIA 03/07 ÀS 19h – Exibição dos filmes:

BRITO VELHO, O PINTOR DAS CORES IMPOSSÍVEIS (17’), de Gilberto Perin e Emerson Souza;

DANUBIO (53’), de Henrique de Freitas Lima.


DIA 05/07 ÀS 19h – Exibição dos filmes:

ALIENADOS (15’), de Marta Biavaschi;

ZORAVIA (52’), de Henrique de Freitas Lima.


DIA 06/07 ÀS 19h – Exibição do filme:

XICO STOCKINGER (90’), de Frederico Mendina.


SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h30 – 1982

(Líbano/Estados Unidos/Noruega/Catar, 2020, 100min). Direção de Oualid Mouaness, com Nadine Labaki, Mohamad Dalli, Rodrigue Sleiman. Escarlate Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Baseado nas memórias do próprio diretor, o roteiro acompanha os anseios de um garoto de 11 anos à época da invasão do Líbano pelo exército de Israel. Ao mesmo tempo em que se apaixona por uma garota da sua classe, Wissam observa o medo dos pais diante da situação política. Também há o ponto de vista de uma professora, que precisa manter a calma diante dos alunos enquanto a guerra afeta suas relações familiares. O filme foi indicado pelo Líbano ao Oscar de filme internacional.


*Não haverá sessão nos dias 30(quinta) e 5(terça).


18h30 – AMIGO SECRETO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 130min). Documentário de Maria Augusta Ramos. Vitrine Filmes, 14 anos.

Sinopse: A operação Lava Jato, reconhecida pelas denúncias de corrupção nos altos círculos do poder, foi abalada pelo vazamento de mensagens trocada entre seus coordenadores e autoridades. O filme acompanha o trabalho investigativo de jornalistas do The Intercept Brasil e do El País Brasil durante dois anos, revelando os bastidores da cobertura.

--

PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional.

Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Cine Dica: Streaming: 'Stranger Things: 4ª temporada - Volume 1'

Sinopse: O registro mostra como os jovens estão vivendo após batalha de Starcourt, que deixou um rastro de terror e destruição em Hawkins, e levou à morte de Billy e o sumiço de Hopper. Agora, o grupo de amigos se separa pela primeira vez e tem de enfrentar as complexidades da vida na escola. 

Em tempos de nostalgia cada vez mais nas alturas talvez a série "Stranger Things" seja a melhor que sintetize sobre tempos mais coloridos, onde o cinema e a música dos anos oitenta conquistavam os nossos corações com tamanha facilidade que não podemos descrever. Não que a série se sustente somente por isso, muito pelo contrário, mas é também um ingrediente que serve até mesmo como catalizador de boas ideias e que são aproveitadas de uma forma até então inédita. Neste quarto ano, dividido em duas partes, os realizadores exploram ao máximo todo esse potencial, ao falar de uma geração que, por vezes se encontrava perdida, mas se encontrava através de valores que dos quais funciona até mesmo nos dias de hoje.

Depois de seis meses do conflito de Starcourt, a cidade foi tomada por um rastro de terror e destruição. Os efeitos da batalha são sentidos pelo grupo de amigos, que se separam pela primeira vez, enquanto passam por um período turbulento típico da adolescência na escola. Em um momento em que todos estão mais vulneráveis, uma nova ameaça sobrenatural surge. No entanto, o novo mistério pode conter a resposta para acabar com os terrores do Mundo Invertido.

Levou um tempo para esse quarto ano chegar, principalmente pelo fato que houve atrasos devido a pandemia. Por conta disso, os irmãos Matt e Ross Duffer não se pouparam e tão pouco o seu elenco, ao ponto que cada episódio é mais de uma hora de duração e explorando o mundo invertido de uma forma mais rica e cheia de informações para serem degustadas. Na reta final, por exemplo, não me resta mais dúvidas que os realizadores beberam e muito da fonte das obras literárias do escritor Stephen King, principalmente do clássico "Tripulação de Esqueletos" e quem assistiu adaptação para o cinema "O Nevoeiro" (2007) sabe muito bem do que eu estou falando.

Mas embora o gênero fantástico seja o que move as peças do tabuleiro dentro da trama é preciso destacar e muito o fato de vermos os nossos queridos personagens crescendo e tendo que lidar com os diversos problemas que vem junto com adolescência. Não é preciso ser gênio que a questão do bullying será tratado aqui através de um dos personagens principais de uma forma até mesmo realista, assim como também a questão do surgimento da depressão e que leva até alguns jovens desistirem de sua própria vida. Neste último caso, por exemplo, é muito bem representado pela personagem Max Mayfield (Sadie Sink) e que aqui cada vez ganha maior protagonismo ao lado dos seus amigos.

Alías, é através dela que a música é usada como elemento primordial dentro da trama. Se no terceiro ano o clássico "The NeverEnding Story" do filme "A História Sem Fim" (1984) foi usado em um momento crucial dentro da trama, aqui a situação não é diferente e nos brindando com um dos melhores momentos desta temporada. A música em questão é de 1985, "Running Up That Hill", cantada na época pela cantora britânica Kate Bush e alcançando novamente o topo das paradas graças a série.

Além disso, a temporada não esquece de explorar o que realmente aconteceu com Hopper (David Harbour), sendo que o mesmo escapou da morte no final do ano anterior, mas se encontrando preso em um campo de concentração nos tempos da União Soviética. Curiosamente, é interessante observar que os realizadores optaram em não fazer dos Russos somente os grandes vilões humanos da trama, sendo que a força norte americana que deseja capturar Onze (Millie Bobby Brown) é tão maléfica quanto se imagina. Além disso, a série explora a mentalidade limitada dos norte-americanos daqueles tempos, principalmente quando o assunto era RPG e associar o jogo aos grupos satânicos que quase sempre eram assuntos nos jornais sensacionalistas daqueles tempos.

Falando em Onze, a jovem protagonista finalmente vai mais a fundo sobre a sua real origem, mas cuja a revelação se torna ainda mais chocante do que se imagina. A revelação, aliás, é entrelaçada com outros eventos interligados com o mundo invertido e fazendo com que o destino de alguns personagens principais fique indefinido. O pior disso é que tivemos que esperar até até agora para testemunharmos os três episódios finais e que com certeza nos provocará fortes emoções no próximo dia 01 de Julho.

Com a participação ilustre do ator Robert Englund, o eterno Freddy Krueger, "Stranger Things: 4ª temporada - Volume 1" é pura nostalgia, alinhada com um grande espetáculo e que faz a gente desejar que o Volume 2 chegue o mais breve possível. 

Onde Assistir: Netflix.  


 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: Proxima Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre - 'A Jangada de Welles'

 Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.

SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 02/07/2022, sábado, às 10:15 da manhã


"A Jangada de Welles"

Brasil, 2019, 75 min, 12 anos

Direção: Firmino Holanda, Petrus Cariry

Sinopse: Há exatos 80 anos, em junho de 1942, o cineasta Orson Welles (1915 – 1985) estava no Ceará, rodando uma parte do seu documentário “It's All True”.  A partir das pesquisas de Firmino Holanda, autor do livro “Orson Welles no Ceará”, o filme mostra cenas inéditas da produção, reúne depoimentos de várias pessoas que trabalharam com Welles e trata de algumas questões históricas da época, como a morte de Manuel Jacaré, líder dos pescadores, e de como estes trabalhadores encaminharam reivindicações ao governo de Getúlio Vargas.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

 Faça parte 


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO - PROGRAMAÇÃO 30 de junho a 7 de julho de 2022

Um Corpo Que Cai
 

SESSÃO PLATAFORMA APRESENTA FILME PREMIADO EM CANNES

A terceira edição de 2022 da Sessão Plataforma apresenta no sábado, 02 de julho, às 19h, o longa-metragem Uma Noite Sem Saber Nada, da diretora indiana Payal Kapadia, premiado como Melhor Documentário do Festival de Cannes em 2021, exibido na Quinzena dos Realizadores. Todos podem pagar meia entrada (R$ 8,00) na sessão.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5166/sessao-plataforma-uma-noite-sem-saber-nada/


MONSTROS S. A. NA SESSÃO VAGALUME

A Sessão Vagalume está de volta com títulos que prometem reunir pais e filhos no cinema. A abertura dessa nova temporada irá exibir Monstros S.A., um clássico da Pixar Studios. As sessões na versão dublada serão nos dias 2 e 3 de julho, sábado e domingo, às 15h, na Cinemateca Capitólio. Antes das projeções, haverá visitas guiadas pelo prédio histórico a partir das 14h30min. Os ingressos custam apenas R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada). 

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5178/sessao-vagalume-monstros-s-a/


HOMENAGEM A CARLOS REICHENBACH

Na terça-feira, 05 de julho, às 19h30, a Cinemateca Capitólio apresenta uma sessão especial de encerramento da mostra Os Destinos de Zurlini com exibição em 35mm de Dois Córregos, um dos filmes mais zurlinianos do mais zurliniano dos diretores brasileiros, Carlos Reichenbach. Com apoio da Cinemateca do MAM e da produtora Dezenove Filmes, a sessão celebra o legado de Reichenbach na ocasião dos dez anos de sua morte. Após a exibição, haverá um debate com o pesquisador, montador e professor Milton do Prado, o crítico e programador Marcus Mello, e o crítico e curador Rubens Frabricio Anzolin. Entrada franca.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5181/dois-corregos-verdades-submersas-no-tempo-debate/


CINEMA DE CHRIS MARKER EM EXIBIÇÃO

De 28 de junho a 10 de julho, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Cinema Chris Marker, com sete obras do realizador francês, incluindo marcos do filme ensaio como Carta da Sibéria, La Jetée, O Fundo do Ar é Vermelho e Sem Sol. A programação da mostra também propõe um diálogo do cinema de Marker com quatro filmes de outros realizadores: Aelita, a Rainha de Marte, de Yakov Protazanov, Paris 1900, de Nicole Vedrès, A Lenda dos Beijos Perdidos, de Vincente Minnelli, e Um Corpo que Cai, de Alfred Hitchcock. O valor do ingresso é R$ 10,00.

A mostra Cinema Chris Marker tem o apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français. Mais informações:  http://www.capitolio.org.br/novidades/5154/cinema-chris-marker/


GRADE DE HORÁRIOS

30 de junho a 7 de julho de 2022


30 de junho (quinta)

15h - Vive-se uma Só Vez

17h – A Sexta Fase do Pentágono + La Jetée

19h – Um Corpo que Cai


1º de julho (sexta)

15h – O Fundo do Ar é Vermelho

18h – Paris 1900

19h30 – Aelita, a Rainha de Marte


2 de julho (sábado)

15h – Sessão Vagalume: Monstros S. A.

17h – Sem Sol

19h – Sessão Plataforma: Uma Noite Sem Saber Nada


3 de julho (domingo)

15h – Sessão Vagalume: Monstros S. A.

17h – O Fundo do Ar é Vermelho


5 de julho (terça)

15h – Sem Sol

17h – Um Corpo que Cai

19h - Dois Córregos + debate

 

6 de julho (quarta)

15h – Carta da Sibéria

17h – Level Five

19h – Paris 1900

 Faça parte:

Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS 30 DE JUNHO A 06 DE JULHO

 ESTREIAS:

    Carro Rei. 

CARRO REI

Brasil / 2021 / ficção / 97min.

Direção: Renata Pinheiro

Sinopse: Uno tem um dom fantástico: ele consegue se comunicar com carros. Quando uma nova lei proíbe a circulação de carros velhos, e coloca a empresa de táxi do seu pai em perigo, o rapaz busca orientação com seu melhor amigo de infância, um carro de inteligência extraordinária. Junto com seu tio, um mecânico inventivo, eles armam um plano para burlar a lei, transformando carros velhos em “novos”. O carro renasce e seu nome é Carro Rei - um carro que pode falar, pode ouvir, pode até se apaixonar. Um carro que tem planos para todos. Elenco Principal: Matheus Nachtergaele, Luciano Pedro Jr, Jules Elting, Clara Pinheiro, AdélioLima, Ane Oliva


SEGUINDO TODOS OS PROTOCOLOS

Comédia / Ficção / 2021 / Brasil / 74 min.

Direção: Fábio Leal

Sinopse: Após ficar 10 meses sozinho em quarentena, Francisco quer transar.

Elenco:  Fábio Leal, Paulo César Freire, Marcus Curvelo, Lucas Drummond, Vitória Liz, Bruce de Araújo


CONTINUAÇÃO:


AMIGO SECRETO

Brasil I DocumentárioI 2022 I 128min

Direção: Maria Augusta Ramos

Sinopse: Em 2019, a entrada do ex-juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de  mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a  credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a  ameaçar a sua democracia.


HORÁRIOS DE 30/6 a 06/7:

Não há sessões nas segundas feiras

Dias 30/6, 01, 02, 03, 05 e 06/7:


15h : SEGUINDO TODOS OS PROTOCOLOS

16h30 : AMIGO SECRETO

19h: CARRO REI


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.

Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. 


CINEBANCÁRIOS

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br

terça-feira, 28 de junho de 2022

Cine Dica: CINEMA/SESSÃO VAGALUME: Clássico da Pixar, "Monstros S.A" na Cinemateca Capitólio

MONSTROS S.A.

- Lançado em 2001, clássico da Pixar Studios possui uma legião de fãs entre crianças e adultos. Sessões marcam a abertura da nova temporada do projeto Sessão Vagalume.

QUANDO: 02 e 03/07, sábado e domingo, às 15h. Visitas guiadas a partir das 14h30min. 

ONDE: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre)

QUANTO: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada) - pagamento em dinheiro e pix, a bilheteria abre uma hora antes das sessões. 

DESCONTOS: meia-entrada para municipários e aplicação de todos os descontos previstos em lei (pessoas com mais de 60 anos com carteira de identidade; pessoas com deficiência e um acompanhante, mediante cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da pessoa com deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS); jovens de baixa renda com comprovante ID e doadores de sangue com carteira de comprovação).


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: livre

VERSÃO EXIBIDA: dublada

DURAÇÃO: 92min

IMAGENS EM VÍDEO DO FILME: https://www.youtube.com/watch?v=REebpipin2E


A Sessão Vagalume está de volta com títulos que prometem reunir pais e filhos no cinema. A abertura dessa nova temporada irá exibir Monstros S.A., um clássico da Pixar Studios. As sessões na versão dublada serão nos dias dois e três de julho, sábado e domingo, às 15h, na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre). Antes das projeções, haverá visitas guiadas pelo prédio histórico a partir das 14h30min. Os ingressos populares custam apenas R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada). 

Lançado em 2001 e dirigido por Pete Docter, o longa-metragem tem como protagonista Boo, uma menina que vai parar por engano no mundo dos monstros, onde há uma fábrica de sustos. Um lugar desconhecido e repleto de criaturas assustadoras. Lá, ela vai encontrar o mais horripilante de todos, um gigante de pelos azuis e chifres. Nesse universo paralelo, é ele quem vai se tornar o protetor da garotinha. 

Como já é tradição, o público do projeto poderá conhecer os bastidores da cinemateca antes do início do filme. No roteiro, estão incluídas a biblioteca, a área do acervo e sala de projeção. Será possível ver de perto os rolos de filme em película. Tecnologia que foi substituída pelo cinema digital. As visitas guiadas têm lotação máxima de 20 pessoas por dia com distribuição de senhas a partir das 14h. 

A Sessão Vagalume é uma iniciativa do Programa de Alfabetização Audiovisual e oferece um circuito alternativo de cinema infantojuvenil. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.capitolio.org.br ou pelas redes sociais do projeto (Facebook e Instagram - @alfabetizacaoaudiovisual). 


SINOPSE: Monstros S.A. é a maior fábrica de sustos existente. Localizada em uma dimensão paralela, a fábrica constrói portais que levam os monstros para os quartos das crianças, onde eles poderão lhes dar sustos e gerar a fonte de energia necessária para a sobrevivência da fábrica. Entre todos os monstros que lá trabalham, o mais assustador de todos é James P. Sullivan (John Goodman), um grande e intimidador monstro de pelos azul e chifres, que é chamado de Sully por seus amigos. Seu assistente é Mike Wazowski (Billy Crystal), um pequeno ser de um olho só com quem tem por missão assustar as crianças, que são consideradas tóxicas pelos monstros e cujo contato com eles seria catastrófico para seu mundo. Porém, ao visitar o mundo dos humanos a trabalho, Mike e Sully conhecem a garota Boo (Mary Gibbs), que acaba sem querer indo parar no mundo dos monstros.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS: 

Monstros S. A., de Pete Docter, David Silverman e Lee Unkrich (2001, Estados Unidos, 92 minutos). Elenco: John Goodman, Billy Crystal, Pete Docter, Bob Peterson, Steve Buscemi e Bonnie Hunt. 


O PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO AUDIVISUAL:

Desde 2008, o Programa de Alfabetização Audiovisual objetiva qualificar as relações entre cinema e educação, promovendo atividades de exibição de filmes a estudantes e professores, ações de formação docente, além de assessorias a escolas, publicações de livros, seminários e workshops. São 14 anos de história desenvolvendo ações com a metodologia de acesso, que começou na Sala P.F. Gastal, na Usina do Gasômetro, e atualmente se desenvolve na Cinemateca Capitólio, ampliando a experiência de cinema para estudantes e educadores das redes públicas de ensino em Porto Alegre com atividades gratuitas. O projeto é uma ação realizada em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da Faculdade de Educação, com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Cultura - Cinemateca Capitólio. 


Assessor de Imprensa:

Léo Sant´Anna

(21) 97613.4462 ou (21) 3988.0561

leosantanna@hotmail.com

Cine Dica: Uma Noite Sem Saber Nada na Sessão Plataforma

 FILME-ENSAIO POLÍTICO INDIANO NA SESSÃO PLATAFORMA

A terceira edição de 2022 da Sessão Plataforma apresenta no sábado, 02 de julho, às 19h, o longa-metragem Uma Noite Sem Saber Nada, da diretora indiana Payal Kapadia, premiado como Melhor Documentário do Festival de Cannes em 2021, exibido na Quinzena dos Realizadores. Todos podem pagar meia entrada (R$ 8,00) na sessão.

No filme, a estudante de cinema L. redige cartas para seu amante ausente, enquanto mudanças radicais ocorrem ao seu redor na Índia contemporânea. A diretora constrói um imersivo filme-ensaio com diferentes materiais, onde se encontram realidade, ficção, memórias e fantasias. Um fascinante testamento sobre a inseparabilidade da vida, cinema, política e sonhos.

"Um grande filme de amor e de revolta." Libération, França.

Sessão Plataforma retorna sua programação em 2022 ressaltando a importância da experiência imersiva do cinema como potência e transformação coletiva. Atenta aos desafios do circuito de salas comerciais e da força dos serviços de streaming após a pandemia, o objetivo da sessão é proporcionar uma oportunidade única de assistir na telona da Cinemateca Capitólio renomados e impactantes filmes internacionais recentes sem distribuição garantida nos cinemas brasileiros, incluindo também importantes obras lançadas apenas em serviços de streaming.


Serviço:

Uma Noite Sem Saber Nada

(A Night of Knowing Nothing)

Índia/França, 2021, 99 minutos, DCP

Direção: Payal Kapadia

Essa sessão contou com o apoio de Olhar de Cinema

Exibição única no sábado, 02/07 às 19h na Cinemateca Capitólio.

Todos podem pagar meia na sessão (R$ 8,00).

Sessão Plataforma tem curadoria e produção de Davi Pretto e Paola Wink, realizada em parceria com a Coordenação de Cinema e Video da Prefeitura de Porto Alegre. Entre 2013 e 2016, a Plataforma apresentou, em sessões programadas na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, filmes inéditos na cidade, de diversas nacionalidades, sem distribuição garantida no Brasil. Foram apresentados filmes de realizadores como Pedro Costa, Pascale Ferran, Mati Diop, Nadav Lapid, Jem Cohen, Miguel Gomes, Dominga Sotomayor, Sergei Loznitsa, Corneliu Porumboiu, Apichatpong Weerasethakul, entre muitos outros.

 Faça parte do Clube de Cinema de Porto Alegre.  

Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: Cinema universitário recebe sessão de “O Monstro da Lagoa Negra” e outras atrações.

No dia 30 de junho, quinta-feira, às 19h, a Sala Redenção apresenta uma sessão do filme “O Monstro da Lagoa Negra”, em parceria com a DarkSide Books. A exibição do clássico do cinema norte-americano de terror dos anos 1950 comemora o lançamento do livro “A Dama e a Criatura”, escrito por Mallory O’Meara. 

Confira a programação completa no site oficial clicando aqui. 

 Faça parte do Clube de Cinema de Porto Alegre.  

Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

domingo, 26 de junho de 2022

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'O Violino do Meu Pai'

Sinopse: Unidos pela dor e pelo amor à música, uma menina órfã e seu tio, um violinista amargo, têm suas vidas transformadas. 

Raramente o grande público assistia ao cinema turco, mas isso começou a mudar graças ao advento do streaming. Porém, não quer dizer que abrindo o leque que seremos brindados com ótimos títulos, muito embora alguns mereçam destaque pelos seus esforços. "O Violino do Meu Pai" (2022) é um daqueles casos que transitam pelo previsível por elementos que nos faça emocionar mesmo quando fomos persuadidos a sentir isso.

Dirigido pela cineasta Andaç Haznedaroğlu, acompanhamos a história de Ali Riza, um violinista de rua que vive com sua filha de 8 anos, Ozlem, e se apresenta com sua pequena banda para sobreviver. Mas logo Ali é diagnosticado com uma doença terminal. Ele esconde sua crise de saúde da filha e visita seu irmão mais novo, Mehmet Mahir, que fugiu para a Itália durante a infância e voltou ao seu país como um renomado violinista. Após a morte de Ali, seu irmão acaba adotando a sobrinha, mesmo contra a sua vontade, mas que logo irá se criar uma relação forte entre eles.

Por mais que se esforce, Andaç Haznedaroğlu não é uma diretora de grande calibre, sendo que a sua direção é econômica e quase nada nela se destaca. Ao menos os momentos em que o violino revela sua magia através de sua música é o que torna a sua direção um pouco significativa, principalmente em uma edição quase frenética e de acordo com o ritmo das notas. O problema principal do "Violino do Meu Pai" esteja em sua previsibilidade, principalmente por já sabemos como a trama começa e como ela termina.

Tio e sobrinha se conhecem através da morte de Ali e tudo é construído de uma forma que o espectador fique emocionado, mas somente é obtido porque o realizador nos força para que sintamos isso. Pegamos como exemplo o reencontro dos irmãos depois de vários anos, pois a partir do momento que Mehmet dá as costas ao irmão imediatamente começa a chover, sendo um artificio para que a cena se torne mais melancólica, mas que não nos provoca um apelo emocional necessário. O filme somente ganha certo contorno quando começa a relação entre sobrinha e tio, mas essa construção não soa muito original, sendo que lembra até mesmo de títulos clássicos como "O Garoto" (1921) e "A Malandrinha" (1991).

Ao menos, o elenco central se esforça em cena, principalmente atriz mirim que faz a pequena Ozlem que nos conquista graças a sua energia em cena em momentos que se exige bastante dela. Sua presença colabora para momentos que soam um pouco que dispensáveis, como a relação desgastada do casal central e que somente serve para que o tio tenha consciência dos caminhos errados que está trilhando em sua vida. A relação com a sobrinha, portanto, serve de trampolim para ele obter novos rumos, mesmo quando tudo foi forçado para chegar neste ponto.

"O Violino do Meu Pai" é um pequeno drama que poderia soar melhor, mas vale a uma conferida em uma tarde de domingo parada. 

Onde Assistir: Netflix. 

 Joga no Google e me acha aqui:  

Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.