Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de julho de 2009

Cine Curiosidades: O que ja rolou de Harry Potter?

Me lembro vagamente da primeira vez que eu ouvi falar sobre Harry Potter, parece que foi numa edição da revista heroi do ano 2000, falaram do sucesso que o lvro estava fazendo, tanto que a Warner decidiu adaptar o primeiro capitulo para o cinema, e o resto é historia.
De lá pra cá a Warner encheu o seu cofre com bilhões de dolares em relação a bilheterias, DVDs, livros e etc. Portanto com a chegada do mais novo capitulo no cinema, vamos recapitular o que rolou até aqui.

Rarry Potter e a Pedra Filosofal

Sinopse: Harry Potter (Daniel Radcliff) é um garoto órfão de 10 anos que vive infeliz com seus tios, os Dursley. Até que, repentinamente, ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Inicialmente Harry é impedido de ler a carta por seu tio Válter (Richard Griffiths), mas logo ele recebe a visita de Hagrid (Robbie Coltrane), o guarda-caça de Hogwarts, que chega em sua casa para levá-lo até a escola. A partir de então Harry passa a conhecer um mundo mágico que jamais imaginara, vivendo as mais diversas aventuras com seus mais novos amigos, Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson).

Chris Columbus (Nove Meses) foi o grande responsável por levar o primeiro cápitulo da série ao cinema. Sabendo do que estava mechendo, o diretor decidiu mudar pouca coisa do livro para as telas, por um lado foi bom para não desagradar os fãs, por outro lado ficaram meio que presos em trazer certas liberdades artisticas a pelicula. Daniel Radeliffe está surpreedentemente bem para o papel de protagonista fazendo parecer que o personagem nasceu para ele, o mesmo pode se dizer dos seus colegas em cena, Rupert Grint(Ronald "Rony" Weasley) e Emma Watson(Hermione Granger).

Curiosidades:
A escolha do ator que interpretaria Harry Potter nos cinemas foi uma tarefa árdua para os produtores do filme. Mais de 60 mil crianças chegaram a ser entrevistadas para o papel antes da escolha de Daniel Radcliff como intérprete do personagem.
Nos Estados Unidos, Harry Potter e a Pedra Filosofal bateu o recorde de melhor estréia em um final de semana da história, faturando nos cinemas a quantia de US$ 93,5 milhões em apenas 3 dias de exibição.
Harry Potter e a Câmara Secreta

Sinopse: De férias na casa de seus tios Dursley, Harry Potter (Daniel Radcliffe) recebe a inesperada visita de Dobby, um elfo doméstico, que veio avisá-lo para não retornar à Escola de Magia de Hogwarts, pois lá correrá um grande perigo. Harry não lhe dá ouvidos e decide retornar aos estudos, enfrentando um 2º ano recheado de novidades. Uma delas é a contratação do novo Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Gilderoy Lockhart (Kenneth Branagh), que é considerado um grande galã e não perde uma oportunidade de fazer marketing pessoal. Porém, o aviso de Dobby se confirma e logo toda Hogwarts está envolvida em um mistério que resulta no aparecimento de alunos petrificados.
Nesta segunda parte Chris Columbus retorna novamente a direção mas ouvindo algumas criticas ao filme anterior, conseguiu fazer um filme mais redondo, porém, na trama mais contida de toda a série. O elenco mirim central consegue ainda mais melhorar os seus desempenhos. Destaque para a participação do ator e diretor Kenneth Branagh (Hamlet) onde interpreta um professor que se faz de esperto.

Curiosidades:
É o último filme do ator Richard Harris, que faleceu um mês antes do lançamento do filme nos cinemas.
Apesar de aparecer no livro, no filme Harry Potter e a Câmara Secreta a personagem Madame Hooch não está presente.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Sinopse: O 3º ano de ensino na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts se aproxima. Porém um grande perigo ronda a escola: o assassino Sirius Black (Gary Oldman) fugiu da prisão de Azkaban, considerada até então como à prova de fugas. Para proteger a escola são enviados os Dementadores, estranhos seres que sugam a energia vital de quem se aproxima deles, que tanto podem defender a escola como piorar ainda mais a situação.
A Warner sabendo que a cine série precisaria mudar um pouco de foco do meio infantil para um lado um pouco mais sério, convocaram Alfonso Cuarón (Filhos da Esperança) para dar um novo tom a trama, O resultado é um dos melhores filmes da série que não só é fiel ao livro mas também está mais leve e solto para tomar certas liberdades artisticas. A parte da trama que brinca com viagens no tempo é sem duvida sensacional. O trio central já começa a sentir as mudanças da idade enclusive Harry que não exita no inicio do filme em usar magia fora da escola. Destaque pela otima presença de Gary Oldman que interpreta uma peça importante com relação ao passado do personagem.

Curiosidades:
Michael Gambon substitui Richard Harris como o personagem Alvo Dumbledore, devido à morte de Harris no final de 2002.
O ilusionista Paul Kieve trabalhou como consultor no filme, tendo ensinado a vários integrantes do elenco pequenos truques mágicos.
Harry Potter e o Caliçe de Fogo

Sinopse: Em seu 4º ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwards, Harry Potter (Daniel Radcliffe) é misteriosamente selecionado para participar do Torneio Tribruxo, uma competição internacional em que precisará enfrentar alunos mais velhos e experientes de Hogwards e também de outras escolas de magia. Além disso a aparição da marca negra de Voldemort (Ralph Fiennes) ao término da Copa do Mundo de Quadribol põe a comunidade de bruxos em pânico, já que sinaliza que o temido bruxo está prestes a retornar.
Gostando das mudanças da troca de diretores, Warner decidiu que cada filme seria um diretor diferente, portanto neste novo capitulo entra o diretor inglês Mike Newell (Quatro casamentos e um funeral). O interessante é a mais nova mudança dos personagens, Harry e os outros se tornaram adolecentes e com isso o lado criança começa mais e mais a desapareçer. Neste novo capitulo finalmente o grande vilão Lorde Voldemort surge na pele de ninguêm menos que Ralph Fiennes (Paciente Inglês) e Harry enfrenta pela primeira vez a cara da morte.

Curiosidades:
Inicialmente era intenção da Warner dividir o 4º livro da série Harry Potter em dois filmes, que seriam lançados nos cinemas com uma diferença de poucos meses entre eles. A proposta da divisão era para que as várias tramas do 4º livro pudessem ter espaço para ser trabalhadas em sua adaptação para o cinema.
Devido aos cortes propostos por Mike Newell, os Dursley e a personagem Molly Weasley ficaram fora de Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Sinopse: Harry Potter (Daniel Radcliffe) retorna à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, para cursar o 5º ano letivo. Logo ele descobre que boa parte da comunidade bruxa foi levada a acreditar que o retorno de Voldemort (Ralph Fiennes) foi uma mentira inventada por Harry, o que põe sua credibilidade em dúvida. Além disto, o Ministro da Magia Cornélio Fudge (Robert Hardy) impõe à escola a presença de Dolores Umbridge (Imelda Staunton), que torna-se a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas. Acontece que as aulas de Umbridge, apesar de aprovadas pelo ministério, abrangem apenas temas amenos, deixando os alunos despreparados para os perigos dos dias atuais. Incentivado por seus amigos Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson), Harry decide encontrar-se em segredo com um grupo de estudantes, visando a prática de magia. O grupo se autodenomina como a "Armada de Dumbledore", mas logo passa a ser vista como uma ameaça ao próprio Ministério da Magia.
A warner repetindo a formula de diretores diferentes em cada filme chamou o diretor inglês David Yates, mais conhecido pelos seus trabalhos na tv inglesa. Mostrou talento na direção injentando um clima realmente sombrio na trama e nos personagens fazendo o trio central e os demais enfrentarem novos desafios e novamente novas perdas, principalmente para Harry que começa a lutar para não cair no lado sombrio do mau. Apesar da boa receptividade e garantir as sequências seguintes A Ordem de Fenix é o unico dos cincos filmes que os efeitos especiais foram menos cuidados.

Curiosidades:
O último livro da série, "Harry Potter e as Relíquias da Morte", será lançado uma semana após o lançamento de Harry Potter e a Ordem da Fênix nos cinemas.
O tapete do escritório da professora Dolores Umbridge custou 50 mil libras esterlinas.



Nenhum comentário: