Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Cine Dica: Em Cartaz: FILHA DISTANTE


Sinopse:Um homem de 50 anos de idade e ex-alcoólatra decide que chegou o momento de mudar de vida. Ele quer restabelecer os vínculos com sua filha Ana (Victoria Almeida) e para isso viaja até a Patagônia argentina para procurá-la, só que ele não sabe onde ela mora. Além de viajar para ganhar a filha de volta, ele quer pescar, fazer um pouco de turismo, e é claro, mudar de vida. 
Na nova onda do cinema Argentino Carlos Sorín surgiu como aquele que conta historias mínimas e curtas, para usar da expressão que deu título a um de seus primeiros longas-metragens, numa cada vez mais rara conversão de um cinema mais comercial para outro de um tom de reflexão. Encontrar um modelo de trama no qual chame o cinéfilo para fazer pensar muito além do que a historia apresenta pode ser considerado corajoso e A Filha Distante, seu novo filme em cartaz fortalece essa ideia. Há no geral o mesmo partido do pouco dito, como em O Cachorro ou O Desaparecimento do Gato, e a condição atípica.
Entre econômicas informações, esta fica clara de início, quando Marco (Alejandro Awada) estaciona num posto de gasolina e anuncia uma longa viagem. Ele é um ex-alcoólatra de 52 anos que parte em busca de uma pesca perfeita de tubarões na Patagônia, cenário habitual de Sorín, e quer rever a filha. Da primeira das intenções logo iremos saber que é falsa, pois Marco não sabe nenhum pouco como pescar. 
Menos clara é a visita à filha, de sugestiva dubiedade. Entre esta e a atividade esportiva há revelações trazidas por metáforas bem engendradas pelo roteiro. Isto a quem se propuser buscar a sutileza, a construção lacunar das situações e diálogos. Mostrando paisagens tão belíssimas quanto desoladas da Patagônia, o longa apresenta um cenário de encher os olhos. E, excetuando-se os dois atores que interpretam Marco e sua filha, todos os outros membros do elenco não são profissionais, fato que impressiona pela qualidade das atuações, todas muito naturais.Com menos de 80 minutos de duração, acaba sendo também bastante rápido e, quando você se dá conta, já acabou. Ainda que isso ajude a não deixar o ritmo lento demais, também poderia ter buscado um desfecho menos abrupto, ainda que seja totalmente coerente com o tom da película. 
Filha Distante é um pequeno filme sobre a luta de renascer das cinzas um relacionamento que talvez não tenha mais solução, sendo totalmente centrada em seu protagonista e em sua relação com o meio onde se encontra. Não é um trabalho para todo mundo, mas para quem gosta do cinema argentino atual, fica mais fácil de recomendar.

Me sigam no Facebook, twitter e Google+ 

Cine Dica: Em Blu-Ray, DVD, Netflix e locação via TV a cabo: O GRANDE HOTEL BUDAPESTE






Leia a minha critica já publicada clicando aqui.
 

Me sigam no Facebook, twitter e Google+ 

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Cine Especial: FILME NOIR: CINEFILIA & SEXUALIDADE: Parte 3



Nos dias 24 e 25  de Outubro eu estarei me encaminhando para minha 40ª participação nos cursos do Cena Um. Na próxima aula o tema será sobre o gênero Noir, que será ministrado pelo Doutor de Cinema Fernando Mascarello. Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui eu estarei postando sobre os filmes que eu assisti desse cinema inovador, corajoso para a época e que se não fosse por eles, não existiria filmes como Pulp Fiction ou Sin City.

Até a vista querida
 
Sinopse: O ex-prisioneiro Moose Malloy (Mike Mazurki) contrata o detetive Philipe Marlowe (Dick Powell) para localizar Velma (Claire Trevor), uma ex-namorada que o delatou, porém por quem ainda é apaixonado. Só que o caso dá uma reviravolta quando o detetive Marlowe também é contratado por Helen Grayle (Claire Trevor), uma mulher da alta sociedade, que lhe pede que resgate uma pedra roubada e que se livre de um chantagista. 
Baseado em um romance homônimo, "Até a Vista, Querida" é considerado uma das melhores adaptações da obra de Raymons Chandler. Em meados dos anos 40, Dick Powell decidiu mudar a sua distinta imagem de cantor romântico, representando o detetive durão Philip Marlowe, criado por Raymond Chandler.
 
Um Retrato de Mulher

Sinopse: O professor Wanley, do colégio Gotham, e seus amigos estão obcecados por uma bela mulher. Ele vai até o apartamento dela, mas encontra com seu namorado e, depois de uma briga, acaba o matando. O professor precisa manter sua boa reputação, e para isso precisa esconder o crime que cometeu. 

Com um final destoante da forma como toda a história estava sendo conduzida mas o que importa, de fato, é todas as características que fazem de Um Retrato de Mulher um dos filmes responsáveis pelo surgimento do cinema noir, principalmente a questão da mulher fatal ou femme fatale: a mulher misteriosa, entre a sagrada mãe, esposa e dona-de-casa e a mulher “vulgar”, ou seja, aquela que não ligava para as regras da sociedade da época e fazia o que queria. 
 
A Dama do Lago

Sinopse: Hollywood, anos 40. Phillip Marlowe, detetive particular, é encontrado pelo editor Derace Kingsby, para encontrar sua última esposa, que no mês anterior teria enviado um telegrama, dizendo que estava indo para o México, para se casar com um homem chamado Chris Lavery. Entreanto, Kingsby avistara recentemente Lavery em Hollywood, e este demonstrou desconhecer a viagem ao México. Marlowe começa sua investigação na casa de campo da família ao lado de um lago.

Baseado no livro de Raymond Chandler, o longa se tornou notável por ser inteiramente filmado a partir do ponto de vista do detetive. Montgomery, que também assinou a direção, aparecia na tela apenas quando era refletido num espelho.


À Beira do Abismo

Sinopse: Bogart é o detetive particular Philip Marlowe, que se vê numa delicada situação ao ser contratado por Carmen (Martha Vickers), a jovem filha do General Sternwood (Charles Waldron). O trabalho é ser responsável pela segurança da família, mas Marlowe imediatamente se apaixona pela irmã de Carmen, Vivien (Lauren Bacall) - ainda que no início a moça não tenha simpatizado com o detetive.

Até a realização deste filme, ninguém havia percebido a “química” entre Bogart e Bacall na tela. O casamento tempestuoso de Bogart com Mayo Methot entrou em declínio assim que a bela loura entrou em cena, mas a ruptura definitiva ocorreu no início destas filmagens.O detetive particular durão vivido Philip Marlowe investiga um assassinato que envolve chantagem, ninfomaníacas e gangues perigosas em ruas escuras e lugares sujos de Hollywood. Marlowe é um detetive impassível, não teme o submundo em que se meteu para desvendar a trama, afinal, é o seu habitat.



Me sigam no Facebook, twitter e Google+