Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Cine Dicas: Estreias do final de semana (17/04/14)

Alabama Monroe

Sinopse: Elise (Veerle Baetens) e Didier (Johan Heldenbergh) se apaixonam à primeira vista. Ele é um músico romântico e ela a realista dona de um estúdio de tatuagem. Apesar das diferenças, o relacionamento dá certo e eles têm uma filha, Maybelle (Nell Cattrysse). Aos seis anos a menina fica gravemente doente e a família se desestabiliza.


Divergente

Sinopse: Em uma Chicago futurista onde as pessoas estão divididas em cinco facções com base em suas personalidades uma adolescente descobre que ela é divergente - uma pessoa que não se encaixa em qualquer uma das facções - e logo descobre segredos em sua sociedade aparentemente perfeita.


O Filho de Deus

Sinopse: Este filme conta a história de Jesus como uma grande aventura épica seguindo de maneira fiel as passagens da Bíblia.


Copa de Elite

Sinopse: Jorge Capitão é um destemido e individualista Capitão do BOP e um ídolo brasileiro. Porém após salvar o maior craque argentino de um sequestro às vésperas da Copa do Mundo ele acaba virando o inimigo público número 1 do Brasil. Expulso da corporação e desacreditado ele terá que aprender a trabalhar em equipe para evitar um atentado contra o Papa na final do torneio. Para isso ele conta com a ajuda de uma seleção de craques como a empresária de sex shop Bia Alpinistinha um médium que fará a ponte com o além e de sua mãe que é uma peça. 


Marina

Sinopse: Itália 1948. O jovem Rocco cresce na Calábria até que um dia seu pai Salvatore decide ir para a Bélgica onde luta para ganhar dinheiro trabalhando numa mina de carvão. Logo ele manda buscar a família. Do dia para a noite Rocco vira um imigrante e tem que lidar com a nova situação. Rocco quer ser como os outros jovens quer tornar-se alguém e ter um propósito na vida. Contra a vontade de seu pai ele encontra um escape na música e no amor. Baseado nas memórias de infância do cantor ítalo-belga Rocco Granata. 


Julio Sumiu


Sinopse: Edna acorda no meio da noite e se desespera ao saber que seu caçula Julio desapareceu sem deixar vestígios. Preocupada com a falta de ação da polícia ela sobe o morro para conversar com o traficante Tião Demônio que estaria mantendo seu filho refém. No meio de um tiroteio Edna se vê obrigada a levar para casa sacolas cheias de drogas. Com a ajuda de Sílvio o filho mais velho ela transforma o apartamento em uma boca para pagar o resgate de Julio. Em meio a muitas confusões e reviravoltas uma dona de casa conservadora muda sua vida e seus princípios tentando salvar a família.



Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Dica: Em Blu-Ray e DVD: O LOBO DE WALL STREET


Leiam a minha critica já publicada clicando aqui   

Me sigam no Facebook, twitter e Google+

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Cine Curiosidade: PENSAMENTO BLADE RUNNER


"Você será requisitado a fazer coisas erradas não importa para onde vá. É a condição básica da vida, ser obrigado a violar a própria identidade. Em algum momento, toda criatura vivente deve fazer isso. É a sombra derradeira, o defeito da criação; é a maldição em curso, a maldição que alimenta toda vida. Em todo lugar do universo."

- Trecho de 'Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?', livro de Philip K. Dick que inspirou o filme 'Blade Runner'


Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Dica: Em DVD: TATUAGEM



Leia a minha critica já publicada clicando aqui. 


Me sigam no Facebook, twitter e Google+

terça-feira, 15 de abril de 2014

Cine Dica: Em Cartaz: Hoje Eu Quero Voltar Sozinho


Sinopse: Leonardo (Guilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe super protetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade. 

A adolescência é um período bem complicado da vida de um ser humano, pois a pessoa nessa época vive cheio de conflitos internos e sem saber qual o caminho irá escolher para se seguir em frente. Por vezes, se não consegue um amigo(a) fiel em tempos nebulosos, periga ficar ainda mais perdido na estrada da vida. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é mais ou menos isso: a busca de sua identidade propia e o caminho certo para se trilhar e caminhar em frente. 
Baseado no curta do mesmo nome, o diretor  Daniel Ribeiro cria um um simples conto sobre o amor e amizade de três adolescentes, que de uma simples amizade, gradualmente se descobre que cada um guarda um sentimento especial um pelo outro. Salto a vista, Leonardo (Guilherme Lobo)  é o principal foco da trama, que além de ser cego, começa a se questionar qual o seu lugar no mundo e começa a pensar em ter uma nova vida em outro lugar. Ao mesmo tempo se desperta nele sentimentos ainda desconhecidos pelo seu amigo Gabriel (Fabio Audi) e que ao mesmo tempo acaba meio que abalando a sua amizade que tem por Giovana (Tess Amorim).
Embora com a temática gay inserida na trama, não espere algo forte como foi visto em outros filmes recentes, mas sim uma relação homossexual que se aflora de uma maneira delicada, ingenua e muito bem arquitetada pelas lentes do cineasta. Mesmo com o preconceito, tanto da opção sexual, como da cegueira do personagem estejam presentes, nada soa forte demais e que gere o principal foco da trama, mas sim sobre como ficará a relação dos três após cada um decidir botar para fora as dores e sentimentos  que estão sentindo. 
Esse filme brasileiro segue a nova onda de filmes adolescentes atualmente, em que as tramas não caem num verdadeiro besteirol como foi visto na década passada. Como a adolescência é uma época cheia de duvidas e escolhas que precisa se tomar, os roteiristas estão cada vez mais se dando conta disso e criando então historias como essa, cada vez mais criativas e que fazem com que o jovem contemporâneo se identifique rapidamente com elas. Não me surpreenderia então, se o cinema nacional cada vez mais investisse nisso, independente do retorno financeiro ou não, mas sim algo de bom que tenha a dizer para esses jovens de hoje em dia. 
Embora um pouco longo em alguns momentos, mas nada que se prejudique, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é uma pequena grata surpresa do nosso cinema nacional, provando que a vida adolescente não se vive da comedia e que tem muito mais a dizer do que se pode imaginar. 

Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Dica: Na Neblina estreia na Sala P. F. Gastal

SALA P. F GASTAL LANÇA O FILME BIELO-RUSSO NA NEBLINA


A partir de terça-feira, 15 de abril, o filme bielo-russo Na Neblina, dirigido por Sergei Loznitsa, vencedor do prêmio da crítica no Festival de Cannes de 2012, entra em cartaz na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar). A exibição é em 35mm. Os documentários Memórias de Xangai, de Jia Zhang-ke, e Revelando Sebastião Salgado, de Betse de Paula, seguem na programação.

Em 1942, a região da Bielorrússia está ocupada pelas tropas alemãs nazistas. Quando um trem repleto de alemães sai dos trilhos, gerando diversas mortes, quatro trabalhadores ferroviários são acusados de sabotagem. Três deles são enforcados, exceto um, liberado pelos líderes nazistas. Sem saber o porquê de sua liberação, este homem passa a viver um calvário, sendo rejeitado pelos amigos e familiares, que o consideram um colaborador do regime inimigo.

Também autor de Minha Felicidade, narrativa forte sobre a espiral de violência que absorve a população de seu país, Sergei Loznitsa é um dos nomes mais aclamados do cinema realizado na região russa atualmente. Sobre Na Neblina, afirmou à crítica do jornal O Globo que “o romance do protagonista é a história de um homem diante de um dilema moral. É um conto sobre o preço a ser pago para preservar a dignidade humana. Essa situação poderia se passar em qualquer tempo, país, regime. Por isso é tão poderosa”.  


NA NEBLINA
(V tumane, 2012, 127 minutos)
Alemanha/Rússia/Holanda/Bielorrússia/Letônia
Direção: Sergei Loznitsa
Elenco: Vladimir Svirskiy, Vladislav Abashin, Sergei Kolesov, Nikita Peremotovs


GRADE DE HORÁRIOS
15 a 20 de abril de 2014



15 de abril (terça)

15:00 – Revelando Sebastião Salgado
17:00 – Memórias de Xangai
19:00 – Na Neblina

16 de abril (quarta)

15:00 – Revelando Sebastião Salgado
17:00 – Memórias de Xangai
19:00 – Na Neblina

17 de abril (quinta)

15:00 – Revelando Sebastião Salgado
17:00 – Memórias de Xangai
19:00 – Na Neblina

18 de abril (sexta)

15:00 – Revelando Sebastião Salgado
17:00 – Memórias de Xangai
19:00 – Na Neblina

19 de abril (sábado)

15:00 – Revelando Sebastião Salgado
17:00 – Memórias de Xangai
19:00 – Na Neblina

20 de abril (domingo)

15:00 – Revelando Sebastião Salgado
17:00 – Memórias de Xangai
19:00 – Na Neblina

Me sigam no Facebook, twitter e Google+

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Cine Dica: Curso: PIONEIROS DO CINEMA


Apresentação

Já se falou muito a respeito do começo do Cinema, em abordagens diversas, contrastantes e, por vezes, polêmicas. O fato é que encontramos a gênese do Cinema em todo o lugar: na caverna de Platão; no teatro de sombras chinês; na lanterna mágica; nas locomotivas; nos panoramas; na pintura; nos circos; na fotografia; no teatro; até mesmo na costela de Adão, como assinalou o cineasta brasileiro Rogério Sganzerla. Certamente muitos dos pioneiros astuciosos do final do século XIX, homens que carregavam ao mesmo tempo o dom da alquimia e o da ciência, tinham essas (e outras) referências na cabeça quando desenvolveram, cada um a sua maneira, uma forma de eternizar os movimentos do mundo. Como destaca o escritor e crítico de cinema Mark Cousins "a invenção dessa maravilha ocidental foi complicada, uma espécie de corrida caótica".


Como um marco inicial, entretanto, fixou-se a noite de 28 de dezembro de 1895, quando os irmãos Lumière realizaram a célebre sessão no Grand Café em Paris com algumas de suas primeiras obras-primas. Não é difícil entender por que essa noite é tão importante, afinal, o que conhecemos hoje por Cinema, apesar das telas espalhadas em todos os lugares, ainda guarda muito da estrutura oferecida àqueles privilegiados espectadores. No entanto, seria um erro pensar na noite de estreia dos Lumière apenas em termos de espaço de projeção / exibição. É preciso pensar nos filmes, no que brilhava na tela e deixava os espectadores perplexos.










No trem da história, apesar de ser citado muitas vezes como o inventor que deu o primeiro passo e depois abandonou sua criatura, sem deixar muitas heranças estéticas e narrativas, Louis Lumière é dono de uma obra que deixou marcas profundas em todo o Cinema, sendo uma espécie de fundador da obsessão com o real que vai reger o Cinema até hoje, também inspirando outras rupturas em relação à sétima arte.











Georges Méliès, em contrapartida, é tido por muitos como aquele que realmente encontrou uma finalidade artística para o Cinema: o de contar histórias - determinando especialmente o modo como essas narrativas deveriam ser contadas. É o que diz o crítico e pesquisador francês Georges Sadoul: "no alvorecer do século XX, Georges Méliès salvou o cinema ao inventar a mise en scène". Ainda segundo Sadoul, o triunfo inicial do realismo de Lumiére conduziu, em poucos anos, o Cinema a um beco sem saída. Não somente pela introdução da fantasia e da trucagem, Méliès é colocado como o primeiro a salvar o Cinema de sua morte por ter estabelecido os laços com o teatro, iniciando assim uma definição rigorosa de encenação que vai influenciar a construção da gramática cinematográfica.











Objetivos
Ministrado pelo crítico e jornalista Leonardo Bomfim, o curso LUMIÈRE, MÉLIÈS & OUTROS PIONEIROS, tem o objetivo de, num sentido geral, identificar as ideias sobre o Cinema que os primeiros filmes apresentam e encontrar seus principais seguidores ao longo das décadas, do período clássico ao contemporâneo.
Não é necessário nenhum pré-requisito para frequentar esta atividade.

Conteúdo programático
  • Situar historicamente as obras de Lúmière, Méliès e de outros pioneiros da virada do século XX e identificar de que forma elas foram revisitadas posteriormente.
  • O que é o real na obra de Lumière e a ficção na obra de Méliès. É possível ver Lumière como ficção e Méliès como realista?
  • A rápida separação de Lumière e Méliès em dois territórios distintos e as tentativas de aproximação ao longo dos anos.
  • A influência do teatro que Méliès trouxe conscientemente ao Cinema.
  • A referência da pintura do final do século XIX no cinema de Lumière.
  • Entender como o Cinema desenvolve suas ferramentas de linguagem na primeira década de vida até os voos maiores de cineastas como D. W. Griffith, Cecil B. DeMille e Louis Feuillade.


Ministrante: Leonardo Bomfim

Jornalista e Mestre em Comunicação Social (PUCRS). Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Curador das mostras "Cinema Marginal" e "Cinema Black", realizadas na sala de cinema P. F. Gastal. Diretor do documentário em longa-metragem Nas paredes da Pedra Encantada (2011). Diretor do videoclipe A Marchinha Psicótica de Dr. Soup, do Júpter Maçã. Publicou artigos em revistas como Teorema; Norte; Noize e em sites como Senhor F; Fronteiras do Pensamento e Rock Press. Editou o site Freakium, sobre cultura pop, música e cinema, de 2005 a 2007. Já ministrou os cursos "Novos Cinemas dos Anos 60" e "Brian De Palma: O Poder da Imagem", pela Cena UM.


Curso
"LUMIÈRE, MÉLIÈS & OUTROS PIONEIROS" - de Leonardo Bomfim

Datas: 03 e 04 / Maio / 2014 (sábado e domingo)
Horário: 13h30 às 16h
Local: Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 - Porto Alegre / RS)
Investimento: R$ 80,00 (valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições - * Válido apenas para pagamentos por depósito bancário)
Formas de pagamento: Depósito bancário ou Cartão de crédito (PagSeguro)
Material: Apostila e Certificado de participação

Informações:

Inscrições:


* Realização: Cena UM Produtora Cultural
* Patrocínio: Back in Black  /  Sapere Aude Livros
* Apoio: Santander Cultural  /  Facool
* Parceria: Espaço Vídeo