Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Cine Clássicos: ESPECIAL MÊS DAS BRUXAS: NOSFERATU

Continuando com os especiais que vou falando referente ao mês das bruxas decidi falar sobre três filmes interligados num unico mito: Nosferatu. Apertem os sintos e não fumem.

NOSFERATU (1922)
O melhor representante do expressionismo Alemão


sinopse:

Hutter (Gustav von Wangenheim), agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck), que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen (Greta Schröder), a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.


Adaptação não autorizada do livro Drácula, de Bran Stoker (o mesmo serviu de base para as versões de Werner Herzog e de Francis Ford Coppola). A força perene deste classico do expressionismo está no seu belo visual sombrio, apoiado em incrivel cenografia gótica. Grandes momentos: a chegada ao porto de Bremem, o povo carregando caixões e o antológico encontro entre o conde (Shreck, extraordinário e sinistro) e Ellen (Schroeder).

O filme é do tempo do expressionismo alemão um dos melhores filmes que representam o que foi essa época. Dirigido por F.W Murnau, um dos grandes gênios desse tempo que infelismente morreu precosemente em um acidente de carro na decada de trinta. Nosferatu é mais do que um clássico, é o seu testamento para o mundo.



Curiosidades:
Originalmente o título de Nosferatu seria “Drácula”, assim como o livro de Bram Stoker em que foi inspirado. Porém, como o próprio Bram Stoker não autorizou o uso do nome, o diretor F.W. Murnau resolveu alterálo para o título atual.
Nosferatu é a primeira versão da clássica história do Conde Drácula nos cinemas.

NOSFERATU: O VAMPIRO DA NOITE (1979)
Refilmagem consegue ainda ser mais marcante que o filme original


Sinopse:
Baseando-se no livro ''Drácula'', de Bram Stoker, Herzog conta a jornada de Jonathan Harker (Bruno Ganz) pelo reino de horror do Conde Drácula (Klaus Kinski), um maligno vampiro obcecado pela esposa de Harker, a bela Lucy (Isabelle Adjani).


Nosferatu - O Vampiro da Noite" (1979) é um excelente remake do clássico expressionista do mestre W. F. Murnau. Uma obra-prima do horror dirigida com maestria pelo grande cineasta alemão Werner Herzog ("O Enigma de Kaspar Hauser")

Curiosidades:
 Já lançado pela Warner o DVD Edição de Colecionador, apresentando o filme em versão restaurada e remasterizada, com muitos extras, incluindo um especial sobre a produção e os comentários em áudio do diretor.

A cena onde Nosferatu chega à cidade exigiu milhares de ratos cinzas. Como não havia ratos disponíveis na cor cinza, usaram ratos brancos pintados...

A Sombra de um Vampiro (2001)
Idéia criativa sobre "o que aconteceria-se o ator de Nosferatu fosse realmente um vampiro?  



sinopse:
Na Checoslováquia, F. W. Murnau (John Malkovich) está filmando "Nosferatu". Na verdade é o Drácula de Bram Stoker, mas como não foi autorizado pela família do autor Murnau mudou alguns nomes e detalhes e continuou seu projeto. Desejando fortemente fazer seu filme mais autêntico, ele contrata um vampiro de verdade para o papel principal. O elenco está curioso, pois ninguém conhece Max Schreck (Willem Dafoe), mas Murnau explica que Schreck estudou com Stanislavsky e se entrega totalmente ao papel, assim nunca deixa de ser o personagem, nem mesmo fora dos horários de filmagem. Quando Max Schreck surge, não se revela um ator estranho ou temperamental, mas totalmente bizarro, pois sempre está maquiado, só filma à noite e fica bastante descontrolado quando vê sangue. Além disto após filmá-lo, Wolfgang Müller (Ronan Vilbert), o diretor de fotografia, fica muito doente e logo fica claro que Schreck colocou seus caninos no pescoço de Müller. O diretor o pressiona para que o acordo entre os dois seja cumprido, na qual ele tem de se controlar para ganhar seu "prêmio": o pescoço de Greta Schroeder (Catherine McCormack), a estrela do filme. Mas enquanto as filmagens transcorrem, Schreck não dá importância para as ameaças de Murnau e fica cada vez mais incontrolável. O diretor vai até Berlim internar Müller e voltar para à Checoslováquia com Fritz Arno Wagner (Cary Elwes), o novo diretor de fotografia, mas enquanto isto ocorre Albin Grau (Udo Kier), o produtor, e Henrick Galeen, o roteirista, tentam descobrir quem é realmente Max Schreck.




Essa curiosa fantasia metalinguistica versa sobre a possibilidade de o diretor Murnau, notorio perfeccionista ter usado um vampiro de verdade para interpretar o papel titulodo seu filme, caso o ator Max Schreck (sobrenome que significa "susto" em alemão). O cineasta estrante Merhige realizou uma ode ao cinema, ao mesmo tempo que questiona a genialidade e verdadeira autoria de um clássico. Ele promove um verdadeiro duelo de interpretações entre Malkovich (Ligações Perigosas) na pele de Murnau Dafoe (A Ultima tentação de Cristo), perfeito como o suposto vampiro, indicado ao Oscar de melhor ator Coadjuvante. Destaque para os créditos de abertura, magnificos.     


Curiosidades:
Os personagens principais de A Sombra do Vampiro, como o diretor F.W. Murnau e os atores Max Schreck e Greta Schroeder existiram realmente e trabalharam nas filmagens de Nosferatu, também citado no filme.
Na verdade, o roteiro parte do pressuposto do que poderia ocorrer durante as filmagens de Nosferatu
caso Max Schreck, o ator principal, fosse um vampiro de verdade.

Cine Curiosidades: Prisão de Polanski faz levantar inumeras questão sobre até onde separa as selebridades das garras da lei

Roman Polanski, como todos sabem, está preso na Suíça neste momento devido a acusação de estupro que ocorreu a mais de trinta anos. Não demorou muita para que inúmeras pessoas se manifestarem contra a prisão do cineasta, isso devido que inúmeras dessas pessoas (inclusive eu) admiram seu trabalho. Contudo, se ele cometeu um crime, mesmo de vários anos atrás e um crime como esse, então ele terá que enfrentar a justiça, mesmo que ele seja um diretor de cinema de grande talento. Caso ele seja realmente culpado desse crime em nada vai mudar minha opinião sobre suas obras mas isso aconteceu e agora não adianta chorar por leite derramado.



Nestes dias a Zero Hora publicou uma pagina inteira sobre esse assunto. Palmas para a Jornalista Gisele que nas suas próprias palavras da sua visão pessoal sobre esse assunto, confiram:

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Cine Curiosidades: Produtor defende novo visual de Freddy Krueger

Brad Fuller diz que produção pesquisou vítimas de queimaduras para o vilão




Fãs de A Hora do Pesadelo reclamaram na Internet sobre o visual de Freddy Krueger, revelado no primeiro trailer do filme.

 Alguns não receberam bem o rosto queimado, mais realista, e a voz do vilão - comparando o trabalho de Jackie Earle Haley ao de Robert Englund, que viveu Krueger em todas as suas encarnações até hoje.
Brad Fuller, da Platinum Dunes, comentou a insatisfação desses fãs. "Esse não é o visual final - estamos refinando ele ainda. Muita gente comentou sobre a cara dele parecer demais computação gráfica... não quero entregar muita coisa, mas o rosto é 98% maquiagem. Fomos a fundo nas pesquisas de como uma vítima de queimaduras se parece para criá-lo", disse.
Em relação à voz, Fuller disse que Earle Haley passou horas trabalhando a voz, pesquisando como pessoas que tiveram suas cordas vocais queimadas falam. "Ele continua trabalhando nela - e acho que o fará até o último momento", concluiu.

O diretor de videoclipes Samuel Bayer assina o filme. A Warner Bros. marcou a data de estreia para 16 de abril de 2010.


Fonte: Omelete.


Bom vou ser cincero, o cinema americano está indo para um caminho sem volta por falta de idéias novas e mexer em algo que já estava perfeito é má idéia.  
Eu fui um dos muitos que cresceram assistindo aos filmes de  Freddy Krueger e devo admitir que o primeiro é perfeito e deixa as continuações no chinelo. Agora para que fazer uma refilmagem?
Eu sou de apoio de fazer refilmagens para um determinado filme que na época mesmo com as suas qualidades faltou alguma. Ou dar nova vida a um personagem que ficou saturado com inumeras sequencias ruins como foi no caso dos filmes da Sexta Feira 13 em que o personagem Jason se tornou uma piada e foi revitalisado no bom sentido no novo filme. Mas nem tudo pode se mexer e com o velho  Freddy não se devia inticar para não ter pesadelos.
;/

Cine Clássicos: ESPECIAL: MÊS DAS BRUXAS: Um Drink no Inferno

Como muitos sabem estamos no mês de outubro e neste mês se comemora no dia 31 de Outubro “dia das Bruxas”, feriado que mais acontecia mesmo nos EUA mas que por um motivo ou outro os brasileiros começaram a pegar a idéia e começar a comemorar esse dia se vestindo de todos os tipos de coisas, seja de vampiro, diabo etc. em inúmeras festas. Com isso para eu pegar o embalo da coisa decidi que até o final do mês irei postar matérias de filmes clássicos e contemporâneos de terror e suspense, nada mais justo para um gênero que já nos proporcionou inúmeros sustos.


Para começar vamos falar um pouco desse divertido filme que está entre os meus preferidos e que de vez em quando neste mês irei postar videos dos bastidores da produção e dentre outras coisas, confiram:

UM DRINK NO INFERNO
Uma das mais divertidas uniões de Robert Rodriguez e Quentin Tarantino fez nascer um filme classe B indispensavel para qualquer fã. 

Sinopse:
Dois irmãos procurados pela polícia por 16 mortes seqüestram um ex-pastor e seu casal de filhos, para poderem atravessar a fronteira com o México e lá se dirigem à uma casa noturna freqüentada por caminhoneiros e motoqueiros, que é uma mistura de cabaré e prostíbulo. Porém, ao chegarem lá eles se deparam com algo totalmente inacreditável.


Antigo roteiro do diretor Quentin Tarantino (aqui na pele do irmão mais desajustado), levado as telas por seu parceiro em O Grande Hotel, o mexicano Rodriguez (A Balada do Pistoleiro). O filme nitidamente é dividido em duas partes, na primeira tem perseguições implacaveis e tiros em profusão, já na segunda parte o filme o terror rola solto com muito sangue e podridão do mais tipico filme B mas aqui feito em uma superprodução. Vale destacar que foi neste filme a estreia do ator George Clooney no cinema que antes fazia sucesso na série de tv plantão Médico. Aqui ele se da muito bem como o heroi-bandido, apartir dai a sua carreira somente cresceu.             

Curiosidades:
A edição especial de Um Drink no Inferno lançada em laserdisc contém cenas que foram cortadas da versão do filme exibida nos cinemas, devido à sua violência gráfica.
Além de atuar em Um Drink no Inferno Quentin Tarantino escreveu ainda o roteiro do filme.

Cine Dicas: Estreias no final de semana arrebentando

Mais um final de semana chegou e com muitas novidades boas, depois de algumas semanas com estreias um tanto mornas. Depois de uma semana meio complicada para o meu lado e que deixo para traz, nada melhor do que curtir otimos filmes na telona das nossas cidades gauchas, confiram:

TÁ CHOVENDO HAMBURGUER

Sinopse:

Cientista com ótimas intenções tenta acabar com a fome no mundo. Ao menos para a população da pequena cidade de Chewandswallow, tudo parece perfeito quando começa a chover sopa, nevar purê de batatas e vem uma tempestade de hambúrgueres. O cientista só não imaginava que isso iria causar um problema de proporções globais. Com exibição em 3D.




ANTICRISTO

Sinopse:

Um casal (interpretado Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg) devastado pela morte de seu único filho se muda para uma cabana isolada na floresta Éden, onde coisas estranhas e obscuras começam a acontecer. A mulher é uma intelectual escritora que não consegue se livrar do sentimento de culpa pela morte do filho, e ele, um psicanalista, tenta exercer seu meio de trabalho para ajudar a esposa. Anticristo é divido em partes: Prólogo e Epilogo e ainda capítulos que se passam na floresta de Éden: Dor, Luto, Desespero e Os três Mendigos.




Deixe Ela Entrar

Sinopse:
Uma frágil criança de nome Oskar de 12 anos sofre maus tratos pelos colegas do colégio. Embora não ofereça resistência, sonha com a vingança. Seu desejo de ter um amigo torna-se realidade quando conhece Eli, que acaba de chegar à escola. Mas esta mudança de Eli coincide com uma série de ataques misteriosos e mortes. Oskar descobre então que Eli é vampira, mas a amizade que sente por ela é mais forte que o medo.





GAMER

Sinopse:
Uma frágil criança de nome Oskar de 12 anos sofre maus tratos pelos colegas do colégio. Embora não ofereça resistência, sonha com a vingança. Seu desejo de ter um amigo torna-se realidade quando conhece Eli, que acaba de chegar à escola. Mas esta mudança de Eli coincide com uma série de ataques misteriosos e mortes. Oskar descobre então que Eli é vampira, mas a amizade que sente por ela é mais forte que o medo.


quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Cine Clássicos: E o Vento Levou

SETENTA ANOS DEPOIS, ÉPICO ROMANTICO SOBRE A GUERRA CIVIL AMERICANA IMPRESSIONA ATÉ HOJE PELA SUA GRANDIOSIDADE


sinopse:
Uma reunião social acontece numa grande plantação na Georgia, Tara, cujo dono é Gerald O'Hara (Thomas Mitchell), um imigrante irlandês. Na mansão está Scarlett (Vivien Leigh), sua bela e teimosa filha adolescente. Os gêmeos Tarleton, Brent (Fred Crane) e Stuart, imploram para serem seus acompanhantes num churrasco, que haverá em Twelve Oaks, uma plantação vizinha. Scarlett flerta com eles enquanto tenta obter informações sobre o homem que ama obsessivamente, Ashley (Leslie Howard), o primogênito do patriarca de Twelve Oaks, John Wilkes (Howard C. Hickman). Ela ouve algo que a desagrada muito: Ashley está comprometido, o que depois é confirmado por seu pai. Scarlett acha a vida em Tara monótona, mas seu pai diz que Tara é uma herança inestimável, pois só a terra é um bem que dura para sempre. Ela apenasó pensa em Ashley, assim usa seu mais belo vestido para ir ao churrasco, revelando um inapropriado comportamento para um compromisso diurno, apesar das objeções de Mammy (Hattie McDowell), sua protetora escrava. Em Twelve Oaks Scarlett é o centro das atenções, em razão dos vários pretendentes que pairam sobre ela, mas nenhum deles é Ashley. Mais tarde Scarlett ouve os cavalheiros discutindo acaloradamente sobre a guerra eminente que acontecerá entre o Norte e o Sul, crendo que derrotarão em meses os ianques. Só Rhett Buttler (Clarrk Gable), um aventureiro que tem o hábito de ser franco, não concorda com estas declarações movidas mais pelo orgulho do que pela lógica. Ele diz que não há nenhuma fábrica de canhões no sul e afirma que os ianques estão melhor equipados e têm fábricas, estaleiros, minas de carvão e podem matar os sulistas de fome, pois têm o domínio dos portos, enquanto os sulistas só têm algodão, escravos e arrogância. Um jovem, Charles Hamilton (Rand Brooks), sentindo-se insultado, tenta desafiar Rhett para um duelo, mas ele se esquiva, mesmo sabendo que o derrotaria facilmente, e se retira. Ashley tenta ir ao seu encontro para acompanhá-lo, pois Rhett é um convidado, mas é detido por Scarlett, que quer falar com ele. Os dois vão até a biblioteca e ela fala para Ashley que o ama profundamente. Isto só faz ele lhe dizer que está noivo da prima dela, Melanie Hamilton (Olivia de Havilland). Ashley diz que ama Melanie, entretanto admite que ama Scarlett fraternalmente. Ela fica ainda mais irritada e esbofeteia Ashley, que deixa a biblioteca. Ela então lança um vaso contra a lareira e descobre que atrás de um sofá havia uma outra pessoa, Rhett. Quando Scarlett lhe diz que não é um cavalheiro, Rhett retruca dizendo que ela não é uma dama. pesar deste confronto, é claro que Rhett ficou atraído pela beleza de Scarlett. Em Twelve Oaks chega um cavaleiro, para dizer que a guerra começou. Os homens exultam e Charles vai dizer a Scarlett que a guerra foi declarada, com todos os homens indo se alistar. Enquanto via Ashley se despedir de Melanie, Scarlett ouve Charles lhe pedir em casamento. Movida pela mágoa, ela aceita e diz que quer casar antes que ele parta. Assim Melanie e Ashley se casam em um dia e no seguinte Scarlett se casa com Charles, apesar de não sentir nenhuma atração ou amor por ele. O que Scarlett desconhecia é que o futuro lhe reservava dias muito mais amargos, pois durante a Guerra Civil Americana várias fortunas e famílias seriam destruídas.


Superprodução que somente foi lançado nos cinemas após inumeros problemas de produção, entre eles as trocas de diretores.George CuKor e Sam Wood começaram a rodar e foram despedidos pelo produtor David o Selznick, ele propio e o desenhista da produção Willian Cameron Menzies dirigiram algumas sequencias. Uma epopéia rômantica com  personagens fortes, elenco escolhido a dedo e produção impecavel, o melhor exemplo de filme de produtor (Zelnick comandou o filme de ponta a ponta, até a montagem final). Oscar de melhor filme, direção, atriz (Vivien), atriz coadjuvante (Hatie), roteiro, fotografia, montagem, direção de arte, além de um especial para Menzies pela criação da cor para o filme. A atriz inglesa Vivien Lee reçem chegada a  Hollyood ganhou o papel  principal após disputar com inumeras atrizes de sucesso na época como Bette Davis, sendo está a mais cotada. Inesquecivel e extraordinária trilha sonora.           


Curiosidades:
Foi o 1º filme a cores a ganhar o Oscar de Melhor Filme. 
E o Vento Levou, Branca de Neve e os Sete Anões e O Exorcista são os únicos filmes de todos os tempos a serem reprisados com lucro ao longo dos anos.

Cine Animação: Branca de Neve e os sete Anões

Com a chegada do filme recheado de extras, vamos relembrar um pouco desse filme que mudou a forma de fazer filmes de animação para a telona para sempre.

Sinopse:
Uma rainha má e bela (que também é bruxa) resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve, a mais linda de todas. Mas o carrasco que deveria assassiná-la a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta, encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina e passam a protegê-la. Algum tempo depois, quando descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má disfarça-se e vai atrás da moça com uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia em um sono profundo por toda a eternidade.

Baseado no famoso conto dos irmãos Grimm, este primeiro longa de animação da historia do cinema foi redesenhado cinco vezes por uma equipe de 870 pessoas, até se atingir a qualidade desejada e o ritimo de um metro e meio de animação por dia. O grande desafio de Disney era de manter a anteção do espectador no filme todo. Com simplicidade e magia ele conseguiu cativar crianças e adultos. Premiado com um OSCAR especial, na época custou R$ 700 Mil dolares, um recorde naquele tempo e que acabou se tornando um sucesso no mundo todo.    

Curiosidades:
O Oscar honorário ganho por Walt Disney pelo seu trabalho como produtor de Branca de Neve e os Sete Anões na verdade consistiu em uma estatueta em tamanho normal e outras sete miniaturas, representando os personagens principais do filme.
Foi relançado nos cinemas norte-americanos em 1993, desta vez sob distribuição da Buena Vista Pictures.