Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Cine Dica: Cinema da América do Sul - Sessões Especiais

SESSÃO ÚNICA DE FILME PÓSTUMO DE RAÚL RUIZ E DEBATES COM REALIZADORES MARCAM A SEGUNDA SEMANA DA MOSTRA CINEMA DA AMÉRICA DO SUL
Arábia

A mostra Cinema da América do Sul segue em exibição na Cinemateca Capitólio Petrobras e apresenta uma série de sessões especiais até o dia 20 de dezembro. Toda a programação tem entrada franca.
 No sábado, 16 de dezembro, às 19h, acontece a sessão única de A Telenovela Errante, filmado em 1990 pelo mestre surrealista chileno Raúl Ruiz e finalizado apenas em 2017, após a sua morte, por sua companheira de vida e trabalho Valeria Sarmiento. Inacabada em seu tempo, essa obra extremamente inventiva e autocrítica marcava o retorno do diretor ao seu país após os anos de exílio na Europa.
No domingo, 17 de dezembro, o montador Bruno Carboni, do curta-metragem colombiano Damiana, de Andrés Ramírez Pulido, e o diretor paraguaio Pablo Lamar, do longa-metragem A Última Terra, conversam com o público após a exibição de seus filmes. A sessão começa às 19h.
Na quarta-feira, 20 de dezembro, às 20h, acontece a sessão de encerramento da mostra com Arábia, filme de Affonso Uchôa e João Dumans, grande vencedor do Festival de Brasília deste ano. Após a exibição, o diretor Affonso Uchôa conversa com o público.
A mostra Cinema da América do Sul faz parte do projeto Cinemateca Capitólio – Digitalização e Programação Especial 2017, patrocinado pela Petrobras e financiado através do Pró-Cultura RS da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul.

FILMES

A TELENOVELA ERRANTE
(La Telenovela Errante)
Ficção
Cor/DCP – 80’
Chile – 2017
Direção: Raúl Ruiz e Valeria Sarmiento

A realidade chilena não existe; é, na verdade, um conjunto de telenovelas que funcionam como um filtro revelador. Os problemas políticos e econômicos estão imersos em uma mistura ficcional, divida em episódios noturnos. Filmado por Raúl Ruiz no Chile em 1990, o longa foi finalizado com a direção de Valeria Sarmiento neste ano.

DAMIANA
Ficção
Cor/DCP / 15′
Colômbia / Brasil – 2017
Roteiro, Direção: Andrés Ramírez Pulido
Nas profundezas da selva, um grupo de meninas adolescentes é mantido sob vigilância. Apesar do abandono e da hostilidade, Damiana espera conseguir entrar em contato com seu pai.

A ÚLTIMA TERRA
Ficção
Cor/ DCP/ 77’
Paraguai/Holanda/Chile/Catar – 2015
Direção: Pablo Lamar

Em uma colina isolada, um casal de idosos vivem em solidão. Ela está morrendo e ele a acompanha em sua passagem. Sua morte transforma os dias seguintes.

ARÁBIA
Ficção
Cor/DCP/ 96’
Brasil – 2017
Roteiro, direção: Affonso Uchoa e João Dumans
André é um jovem morador da Vila Operária, bairro vizinho a uma velha fábrica de alumínio, em Ouro Preto, Minas Gerais. Um dia, ele encontra o misterioso caderno de um dos operários dessa firma.


GRADE DE HORÁRIOS
13 a 20 de dezembro de 2017

13 de dezembro (quarta)
15h30 - Colo
18h – A Bela da Tarde
20h – Rei

14 de dezembro (quinta)
17h - A Bela da Tarde
19h – Viejo Calavera
20h30 – A Ideia de um Lago

15 de dezembro (sexta)
14h30 – O Mínimo Gesto
17h - A Bela da Tarde
19h – As Lindas
20h30 – Projeto Raros (O Uivo, de Tinto Brass)

16 de dezembro (sábado)
15h – António Um Dois Três
17h - A Bela da Tarde
19h – A Telenovela Errante
20h30 – Pré-estreia Jovem Mulher

17 de dezembro (domingo)
15h - Videofilia (e Outras Síndromes Virais)
17h - A Bela da Tarde
19h – Damiana + A Última Terra + debate

19 de dezembro (terça)
15h - Rei
17h - A Bela da Tarde
19h - Baronesa
20h30 – A Ideia de um Lago

20 de dezembro (quarta)
15h – A Última Terra
17h - A Bela da Tarde
20h – Arábia + debate

Nenhum comentário: