Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 68 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 15 A 21 DE JUNHO DE 2017 das salas de cinema da Casa de Cultura Mario Quintana.

PATERSON
 
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 1 / PAULO AMORIM
15h30 – AS FALSAS CONFIDÊNCIAS
 (Les Fausses Confidences - França, 2016, 95min). Direção de Luc Bondy, com Isabelle Huppert, Louis Garrel e Yves Jacques. Supo Mungam Filmes, 12 anos. Comedia dramática.
Sinopse: Baseada na comédia farsesca de Pierre de Marivaux (1688-1763), a trama acompanha as tentativas do jovem sedutor Doravante em conquistar a ricaça Araminte, plano que conta com a ajuda de Dubois, empregado da madame. O filme foi rodado na mesma época em que o elenco encenava a peça no Théâtre de l´Odéon, em Paris.
 17h15 – ALÉM DAS PALAVRAS
 (A Quiet Passion – Inglaterra-Bélgica, 2016, 125min). Direção de Terence Davies, com Cyntia Nixon, Jennifer Ehle, Keith Carradine. CineArte, 12 anos. Drama.
Sinopse: A norte-americana Emily Dickinson (1830-1886) é considerada uma das maiores poetisas de todos os tempos – mas seu talento praticamente não foi reconhecido em vida. O filme acompanha a trajetória da artista desde a juventude, quando abandonou o internato religioso, até a maturidade em família. Emily nunca se casou e nem aceitou as convenções da época, transformando suas repressões e paixões secretas em inspiração para sua obra.
  19h30 – UNA
(Estados Unidos/Canadá, 95min, 2016). Direção de Benedict Andrews, com Rooney Mara, Ben Mendelsohn, Riz Ahmed. Mares Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Quinze anos depois de ser abusada sexualmente por um vizinho, Una resolve confrontar seu trauma. Ela vai ao escritório de Ray buscando respostas para o que aconteceu, o que traz à tona um passado de segredos e sentimentos não revelados. O filme é baseado na peça “Blackbird”, de David Harrower.

PROGRAMAÇÃO DE 15 A 21 DE JUNHO DE 2017
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 2/ EDUARDO HIRTZ

15h – STEFAN ZWEIG: ADEUS, EUROPA
(Stefan Zweig: Farewell to Europe - Áustria/Alemanha/França, 105min, 2016). Direção de Maria Schrader, com Josef Hader, Tomas Lemarquis, Barbara Sukowa. Esfera Filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: Em 1936, o escritor austríaco Stefan Zweig fugiu do nazismo na Europa e veio para a América. Ele viveu nos Estados unidos e na Argentina, mas se apaixonou mesmo pelo Brasil, fixando residência em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Mas Zweig nunca se conformou com a intolerância e os extremismos que tomaram conta da Europa nos tempos de Hitler e cometeu suicídio, junto com a mulher, em 23 de fevereiro de 1942.

17h – PATERSON
(Estados Unidos, 115min, 2017). Direção de Jim Jarmusch, com Adam Driver, Golshifteh Farahani, Rizwan Manji. Fênix Filmes, 12 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Paterson é um pacato motorista de ônibus que vive em uma cidade que também se chama Paterson. Sua rotina é a mesma todos os dias: ele vai do trabalho para casa e vice-versa, passeia com o cachorro e tem uma relação carinhosa com a mulher. O diferencial de Paterson é que ele é um grande observador do cotidiano e gosta de fazer poesias. 

19h – ARGENTINA
(Argentina/França/Espanha, 2015, 90min). Documentário com direção de Carlos Saura. Imovision, Livre.

Sinopse: Depois de filmes como “Tango”, “Iberia” e “Fados”,  o diretor espanhol investiga o folclore argentino. O documentário revisita a cultura musical do país vizinho desde o passado até os dias atuais, com participações de Mercedes Sosa, Juan Falú, Pedro Aznar, Soledad Pastorutti e Luis Salinas.

PROGRAMAÇÃO DE 15 A 21 DE JUNHO DE 2017
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
 
15h30 – A JOVEM RAINHA
(The Girl King – Finlândia/Alemanha/Canadá/Suécia/França, 2017, 105min). Direção de Mika Kaurismäki, com Malin Buska, Sarah Gadon, Michael Nyqvist. Mares Filmes, 14 anos. Drama histórico.
Sinopse: Cristina I (1626 – 1689) se tornou rainha da Suécia com apenas seis anos, após a morte do pai. Ela assumiu o trono 12 anos depois e entrou para a história como uma mulher à frente do seu tempo por conta dos ideais progressistas, pela opção em ficar solteira e pela imensa cultura - um de seus amigos era o filósofo René Descartes. Mas ela teve vários enfrentamentos com a corte política e acabou abdicando do trono em favor de um primo.   

17h30 – CENTRAL
(Brasil, 90min, 2017). Documentário de Tatiana Sager. 14 anos.
Sinopse: Baseado no livro "Falange Gaúcha", do jornalista Renato Dornelles, o filme mostra a realidade do Presídio Central de Porto Alegre, que já foi considerado o pior cárcere do Brasil. A partir de depoimentos de policiais, representantes do judiciário, de presos e seus familiares, o filme mostra uma realidade que passa por galerias superlotadas, o controle das facções (inclusive financeiro) e as decisões governamentais para evitar tragédias.

19h15 – A FILHA AMERICANA
(Rússia, 1995, 94min). Direção de Karen Shakhnazarov, com roteiro de Aleksandr Borodyansky. MosFilm, 14 anos. Drama.

Sinopse: Dez anos depois de ser abandonado pela mulher, que foi morar nos Estados Unidos, um músico russo viaja à terra do Tio Sam disposto a restabelecer os laços com a filha pré-adolescente.  O longa integra a série Cinema Soviético, com títulos do famoso estúdio MosFilm.

Nossas  redes sociais:

Nenhum comentário: