Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 68 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de março de 2017

Cine Dica: Curso - Literatura Policial no Cinema



Apresentação

Os crimes, e as pessoas que os investigam e combatem, têm sido uma fonte inesgotável de histórias fascinantes. Histórias essas que nos acompanham desde a antiguidade, mas ganharam sua forma definitiva nos Estados Unidos da América a partir do século XIX. Nas primeiras décadas do século XX, a já consolidada Literatura Policial tornou-se um dos gêneros mais populares do mundo, e, os EUA, seu principal produtor.



Desde seu princípio, o cinema bebeu em fontes literárias para encantar os espectadores. Com a Literatura Policial não poderia ser diferente. De Edgar Allan Poe, considerado o pai do detetive moderno, até Dennis Lehane, um dos principais autores da atualidade, mais de um século e meio de boa escrita gerou material para clássicos da tela grande.


Mestres de diversas gerações do cinema, como Howard Hawks e Billy Wilder, passando por Sam Peckinpah e Robert Altman até chegar a Quentin Tarantino, demonstraram suas paixões literárias em excelentes adaptações. Mesmo fora dos EUA, com François Truffaut, Wim Wenders e tantos outros, o poder dessas páginas criminosas se fez sentir.


Objetivos

O Curso À Queima-Roupa – A Literatura Policial Americana no Cinema, deCésar Almeida, tem como objetivo analisar a evolução e as diversas facetas da produção literária americana sobre crimes através das adaptações de obras produzidas por autores clássicos como Dashiell Hammett, Patricia Highsmith e James Ellroy.



Conteúdos

Aula 1

- Breve história do crime na literatura.

- O destino bate à sua porta: a escola Hardboiled
Raymond Chandler / James M. Cain / Dashiell Hammett / Cornell Woolrich / Dorothy B. Hughes / Charlotte Armstrong

- Os implacáveis: a geração pós-pulp
Jim Thompson / Chester Himes / Ross Macdonald / David Goodis / Mickey Spillane



Aula 2

- O sol por testemunha: os modernizadores
Patricia Highsmith / Elmore Leonard / Donald E. Westlake / James Lee Burke / Lawrence Block / George V. Higgins

- Atração perigosa: os mestres contemporâneos
James Sallis / James Ellroy / Joe R. Lansdale / Walter Mosley / Dennis Lehane / Chuck Hogan



Ministrante: CÉSAR ALMEIDA

Publica artigos sobre cinema desde 2008. Lançou, em 2010, o livro "Cemitério Perdido dos Filmes B", que compila 120 resenhas de sua autoria. Em 2012, organizou "Cemitério Perdido dos Filmes B: Exploitation" com textos próprios e de outros 11 críticos de cinema. Escreve ficção, com o pseudônimo Cesar Alcázar, e atua como editor e tradutor. Já ministrou os cursos “Mestres & Dragões: A Era de Ouro das Artes Marciais no Cinema”; “Sam Peckinpah – Rebelde Implacável”; “Blaxploitation – O Cinema Negro Americano dos Anos 70”; “Zumbis no Cinema – Eterno Retorno” e “Era Uma Vez o Spaghetti Western” pela Cine UM.


Curso
À Queima-Roupa:
A Literatura Policial Americana no Cinema

de César Almeida


Datas: 25 e 26 / Março (sábado e domingo)

Horário: 9h30 às 12h30

Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento: 
R$ 85,00
* À Vista (p/depósito bancário): R$ 80,00 (desc. 6%)

Formas de pagamento: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

Material: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714


Realização

Patrocínio
B&B Games

Apoio

Nenhum comentário: