Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Cine Dica: Purple Rain, Sinfonia de Paris, Sweeney Todd na Sala Multimídia

TIM BURTON, PRINCE E VINCENTE MINNELLI GANHAM DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO DE MUSICAIS DA SALA MULTIMÍDIA DA CINEMATECA CAPITÓLIO
 A pedido do público, os clássicos musicais seguem em exibição na Sala Multimídia (3º andar) da Cinemateca Capitólio. Entre as novidades, o cultuado musical de Prince, Purple Rain, e o contemporâneo Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet do mestre Tim Burton. Clássicos de James Whale, Vincente Minnelli, Stanley Donen e Bob Fosse seguem em exibição até o dia 12 de fevereiro. O valor único do ingresso para cada sessão é R$ 5,00. A lotação da Sala Multimídia é de 22 lugares. Exibições digitais.


GRADE DE PROGRAMAÇÃO

Rua 42
(42nd Street, 1933, 89 minutos)
Direção: Lloyd Bacon

Quando a estrela de um musical da Broadway cai enferma, uma das meninas do coro é escolhida para substitui-la. Os números musicais idealizados pelo diretor e o genial coreógrafo Busby Berkeley, como o de "Shuffle off to Buffalo", de grande complexidade cênica, convertem a tela prateada numa espécie de caleidoscópio de figuras humanas, o que fez deste filme um dos maiores clássicos dos musicais americanos de todos os tempos. Maravilhoso e exótico.

Magnólia – O Barco das Ilusões
(Show Boat, 1936, 113 minutos)
Direção: James Whale

Num barco de espetáculos teatrais que desce o Mississippi, surgem problemas quando a filha do dono apaixona-se por ator e jogador. Paralelamente, mulata que esconde sua origem tem problemas com a lei racista. Exibição em DVD.

Sinfonia de Paris
(An American in Paris, 1951, 113 minutos)
Direção: Vincente Minnelli

Kelly vive um ex-militar que ama Paris e ama - ainda mais - uma atraente (mas comprometida) atendente de uma loja de perfumes (Leslie Caron em seu primeiro filme). As seqüências de dança giram em torno das canções de Gershwin, acentuando a perseguição romântica de Kelly. E o ballet final com 17 minutos de duração - combinando a música-tema, cenários impressionistas e o talento único de Kelly para contar uma música através da dança - lançam esse vencedor de seis Oscar (incluindo Melhor Filme) à imortalidade. Exibição em blu-ray.

Cantando na Chuva
(Singin' in the Rain, 1952, 104 minutos)
Direção: Stanley Donen, Gene Kelly

Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada. Exibição em DVD.

Num Dia Claro de Verão
(On a Clear Day You Can See Forever, 1970, 129 minutos)
Direção: Vincente Minnelli

Daisy Gamble é uma fumante compulsiva desesperada para largar o vício. Ela encontra o tratamento perfeito com o Dr. Marc Chabot, um psiquiatra que usa a hipnose. Mas quando entra em transe, Daisy retorna a vidas passadas e assume diferentes personalidades – incluindo “Melinda”, uma perua inglesa do século 19. A participação de Bob Newhart e Jack Nicholson aumentam ainda mais a diversão nesta sensacional comédia romântica. Exibição em DVD.

Cabaret
(1972, 122 minutos)
Direção: Bob Fosse

Berlim no início da década de 30. O nazismo ascendia em velocidade impressionante, mas a grande maioria das pessoas ainda não tinha noção do terrível poder que aquela força política teria num futuro bem próximo. Exibição em DVD.

The Rocky Horror Picture Show
(1975, 100 minutos)
Direção: Jim Sharman

The Rocky Horror Picture Show conta a história de Brad e Janet, um casal comum e sem muitos atrativos. Eles noivaram e estão indo contar a novidade para o homem que os apresentou, Dr. Everett Von Scott. No percurso, o pneu de seu carro fura e eles precisam ir até um castelo na beira da estrada para pedir ajuda. Lá são recepcionados pelo faz-tudo Riff Raff e pela empregada doméstica Magenta. Porém, o castelo pertence a um cientista chamado Frank-N-Furter que está dando uma festa para apresentar sua mais nova criação, Rocky, uma criatura que é mais músculos do que cérebro. A história é narrada pelo Criminologista, um especialista no caso. Exibição em DVD.

Hair
(1979, 120 minutos)
Direção: Milos Forman

Um dia antes de alistar-se à Guerra do Vietnã, um jovem do interior faz amizade com um grupo de hippies urbanos que, dentre outras coisas, tentam lhe convencer sobre a inutilidade da guerra e o ajudam a conquistar uma moça da classe alta, pela qual se apaixonou. Exibição em DVD.

Purple Rain
(1984, 111 minutos)
Direção: Albert Magnoli

Pegue uma história divertida, adicione uma trilha sonora com uma das mais quentes bandas de rock do mundo e a presença marcante do mega-star Prince. O resultado é o que a revista Rolling Stone afirmou: "Purple Rain é o mais eficiente e divertido filme sobre Rock 'n' Roll já produzido". Exibição em DVD.


Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
(Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, 2007, 117 minutos)
Direção: Tim Burton

Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade, ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Exibição em DVD.

GRADE DE HORÁRIOS
7 a 12 de fevereiro de 2017

7 de fevereiro (terça)
16h – Magnólia – O Barco das Ilusões
19h – Sinfonia de Paris

8 de fevereiro (quarta)
16h – The Rocky Horror Picture Show
19h – Rua 42

9 de fevereiro (quinta)
16h – Cabaret
19h – Num Dia Claro de Verão

10 de fevereiro (sexta)
16h – Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
19h – Purple Rain

11 de fevereiro (sábado)
16h – Sinfonia de Paris
19h – Cantando na Chuva

12 de fevereiro (domingo)
16h – Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
19h – Hair


A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos daPrefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS –FUNDACINE.

Nenhum comentário: