Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Cine Dica: Estreia no Curta! o documentário “O Homem Pode Voar

 Estreia no Curta! o documentário “O Homem Pode Voar – A Saga de Santos Dumont” que traz imagens em movimento inéditas do aviador

PRODUÇÃO CONTOU COM DOIS ANOS DE PESQUISAS EM ARQUIVOS E COLEÇÕES PARTICULARES DE VÁRIAS PARTES DO MUNDO
 
O ano de 2017 começa com estreias no Curta!. Na segunda, dia 2, às 18h30, o canal exibe o documentário inédito na TV “O Homem Pode Voar – A Saga de Santos Dumont”, que revela a trajetória de Alberto Santos Dumont através de imagens garimpadas ao longo de dois anos de pesquisas em arquivos e coleções particulares de várias partes do mundo. Com direção de Nelson Hoineff, o filme apresenta 18 minutos de imagens em movimento de Santos Dumont, sendo a maior parte delas inéditas e narra como o jovem que foi a Paris para acompanhar um tratamento de saúde do pai, no início do século XX, se tornou o ‘pai da aviação’, com o voo do 14 Bis.
 
Na Terça das Artes, dia 3, às 22h25, o Curta! exibe o documentário “Bernardes”, que revela a personalidade afiada, questionadora e bem-humorada do arquiteto Sérgio Bernardes. O longa-metragem, escolhido como finalista do 19º Festival Internacional de Documentários “É tudo Verdade”, em 2014, parte da busca de Thiago Bernardes, neto do arquiteto, por entender as trajetórias profissional, pessoal e filosófica do avô, morto em 2002, aos 82 anos. Arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta e inventor, Sérgio Bernardes multiplicou talentos ao longo de sua trajetória. Ele assinou projetos que fazem parte da identidade de cidades brasileiras, como o Pavilhão de São Cristóvão e os Postos de Salvamento da Orla das praias, no Rio de Janeiro; o Palácio do Governo do Ceará; e o Hotel Tambaú, na Paraíba, além da lendária casa de Lota Macedo Soares, no Rio. 
 
O episódio inédito da série exclusiva “Grandes Cenas”, na Quarta de Cinema, dia 4, às 23h45, analisa a sequência final do filme “O Pântano” (2001), da diretora Lucrecia Martel.  Matheus Nachtergaele apresenta o depoimento do técnico de som Guido Berenblum, que detalha o processo de criação da cena da piscina, na qual o som assume a narrativa, uma característica dos filmes de Lucrecia. Ao final do episódio, a cena é exibida. 
 
Ainda na Quarta de Cinema, a faixa “A Vida É Curta!” resgata três dos principais curtas de ficção apresentados ao longo de 2016. Abrindo essa retrospectiva, “Chapa”, de Fábio Montanari. Vencedor dos prêmios “Aquisição Canal Curta!” e “Porta Curtas” no “Festival Internacional de Curtas de São Paulo” de 2015, “Chapa” conta a história de dois amigos, Chapa e Feola, que são injustamente demitidos da padaria onde trabalharam por mais de 20 anos. Eles decidem se vingar e assaltar o local. Mas precisam terminar antes que o primeiro jogo do Brasil na Copa comece. Depois, é a vez de “Lição de Esqui”. Filmado em Fortaleza, o curta conta a história de dois amigos que discutem, brigam, e conversam quando um deles decide viajar sozinho para o Canadá. “Lição de Esqui” foi escolhido como melhor curta-metragem no Festival de Brasília de 2013. Encerrando a faixa, “Avós”. Em cena, Leo comemora seu décimo aniversário. De uma avó, ele ganha meias; da outra, cuecas. Do avô, Leo recebe uma velha câmera Super-8, através da qual relata a tentativa de trocar os presentes com as avós. Nesse meio tempo, descobre que Mônica Lewinsky é judia, que Clinton é o presidente da América, que os números nos braços dos avós são os responsáveis por ele ser gordinho e que a tal câmera velha não serve para mais nada. 
 
O economista e ambientalista Sérgio Besserman conversa com representantes religiosos sobre o papel da prática espiritual na vida de crianças e adolescentes no episódio inédito da série exclusiva “No Caminho do Bem”, na Quinta do Pensamento, dia 5, às 23h. Besserman questiona como a fé impacta o dia a dia da criança, como as instituições religiosas devem lidar com a individualidade dos jovens fiéis e a forma com que a juventude atual lida com a espiritualidade. “No Caminho do Bem” é uma produção da Giros, dirigida por Belisario Franca e financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 01/2013).
 
 
SEGUNDA DA MÚSICA
O Homem Pode Voar - A Saga de Santos Dumont  (Documentário)
Neste documentário de Nelson Hoineff é mostrada a contribuição do brasileiro Alberto Santos-Dumont ao mundo da aviação. Desde sua chegada a Paris, quando foi acompanhar o tratamento de saúde do pai até o momento em que decola em definitivo com o 14 Bis, o filme faz um resgate em imagens que muitos julgavam estarem perdidas ou mesmo inexistentes. Com uma narração que lembra uma matéria jornalística, "Santos Dumont - O Homem Pode Voar" contextualiza o trabalho do brasileiro junto às inovações da aviação no século XX.
 
 
Diretor: Nelson Hoineff
Duração: 75 min.
Estreia: 02 de janeiro, segunda-feira, às 18h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 03 de janeiro, terça-feira, às 4h30 e às 12h30;
Dia 04 de janeiro, quarta-feira, às 6h30;
Dia 08 de janeiro, domingo, às 16h.
 
 
TERÇA DAS ARTES
Bernardes (Documentário)
Com narrativa não linear, o filme aborda de forma contundente e clara a polêmica vida profissional e familiar do arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta e inventor, Sergio Bernardes. Um homem de personalidade afiada e corajosamente inventiva, questionadora e extremamente bem-humorada.
 
Diretores: Gustavo Gama Rodrigues e Paulo de Barros
Duração: 85 min
Exibição: 03 de janeiro, terça-feira, às 22h25.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 04 de janeiro, quarta-feira, às 2h25 e às 16h25;
Dia 05 de janeiro, quinta-feira, às 10h25;
Dia 07 de janeiro, sábado, às 22h20.
 
 
 
QUARTA DE CINEMA
A faixa “A Vida é Curta!” apresenta uma pequena retrospectiva de curtas focados na ficção: “Chapa”, “Lição de Esqui” e “Avós”. Em “Chapa”, a história de dois funcionários de uma padaria que decidem assaltar o antigo local onde trabalhavam por mais de 20 anos, mas precisam terminar antes que o primeiro jogo do Brasil na Copa comece. Em “Lição de Esqui”, dois amigos discutem, brigam e conversam quando um deles decide viajar sozinho para o Canadá. Encerrando a faixa, “Avós”. Leo comemora seu décimo aniversário. De uma avó, ele ganha meias; da outra, cuecas. Do avô, Leo recebe uma velha câmera Super-8, através da qual relata a tentativa de trocar os presentes com as avós.
Exibição: 04 de janeiro, quarta-feira, às 20h
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 05 de janeiro, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 06 de janeiro, sexta-feira, às 8h;
Dia 07 de dezembro, sábado, às 14h.
 
 
Grandes Cenas – Série
Uma grande cena é aquela que não se define apenas na relação com as demais. Uma grande cena é aquela que contém em si um filme à parte, um universo à parte, capaz de alterar nossa sensibilidade e perdurar na nossa memória. Com o objetivo de resgatar o apreço por essa unidade fundamental que é a cena, a série Grandes Cenas busca analisar cenas memoráveis do cinema brasileiro. 
 
Episódio inédito – “O Pântano”
O técnico de som Guido Berenblum detalha o processo de criação da cena da piscina em “O Pântano” (La Ciénaga, 2001), filme de Lucrecia Martel, uma diretora que encontra no som a grande força motriz para suas narrativas. 
 
Diretores: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno
Duração: 15 min
Estreia: 04 de janeiro, quarta-feira, às 23h40.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 05 de janeiro, quinta-feira, às 3h40 e às 17h40;
Dia 06 de janeiro, sexta-feira, às 11h40;
Dia 07 de janeiro, sábado, às 22h.
 
 
QUINTA DO PENSAMENTO
No Caminho do Bem – Série
A partir da rotina de fieis e da conversa do apresentador Sergio Besserman com representantes religiosos, "No Caminho do Bem" nos revela como as diversas doutrinas religiosas professadas no Brasil se posicionam diante de questões inerentes ao espírito humano.
 
Episódio inédito - Infância e Juventude
A forma como as religiões entendem a infância e a adolescência é o tema deste episódio de No Caminho do Bem. Jovens fiéis contam como encaram a espiritualidade e representantes religiosos comentam sobre a importância da formação religiosa desde a infância. 
 
 
Diretores: Bárbara Kahane e Belisario Franca 
Duração: 52 min
Estreia: 05 de janeiro, quinta-feira, às 23h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 06 de janeiro, sexta-feira, às 3h e às 17h;
Dia 07 de janeiro, sábado, às 12h;
Dia 08 de janeiro, domingo, às 23h.

 
SEXTA DA SOCIEDADE
Pra Onde Corre o Rio – Baía de Guanabara – Parte I (série)
O biólogo Mario Moscatelli expõe a saga do projeto de despoluição da Baía de Guanabara, que já dura mais de 20 anos e novamente não foi concluído conforme prometido para as Olimpíadas. 
 
 
Diretora: Paula Fiuza 
Duração: 32 min.
Exibição: 06 de janeiro, sexta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 07 de janeiro, sábado, às 3h30;
Dia 08 de janeiro, domingo, às 13h45;
Dia 09 de janeiro, segunda-feira, às 1h30 e às 17h20.
 
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV, na GVT e Vivo como canal opcional à la Carte, 132 e 664, respectivamente. Siga as redes do canal nos endereços: www.facebook.com/CanalCurta, twitter.com/CanalCurta e www.youtube.com/user/canalcurta.
Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.
 
Para mais informações entre em contato
No Rio: Cíntia Brand:: cintia.brand@agenciafebre.com.br 21 2555-8921
Katia Carneiro:: katia.carneiro@agenciafebre.com.br 21 2555-8918
Ou curta@agenciafebre.com.br 21 2555-8900
Siga-nos no Twitter @agfebre e no facebook.com/agfebre

Nenhum comentário: