Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Cine Dica: Documentário Time Will Burn na Sala P. F. Gastal



SALA P. F. GASTAL EXIBE DOCUMENTÁRIO SOBRE O ROCK UNDERGROUND BRASILEIRO DOS ANOS 1990

Na quarta-feira, 7 de dezembro, às 19h30, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) realiza uma sessão única do documentário Time Will Burn (2016, 80 minutos), de Marko Panayotis e Otavio Sousa, sobre a cena de bandas underground brasileiras dos anos 1990. Após a sessão, acontece um debate com os músicos Daniel Villaverde e Gustavo Mini, mediado pelo pesquisador Jamer G. Mello.  Entrada franca.
TIME WILL BURN
Um importante capítulo da história do rock nacional finalmente será lembrado através de um filme. O documentário “Time Will Burn”, de Marko Panayotis e Otavio Sousa, registra a cena de bandas que surgiu no final da década de 1980 e durou até a metade da década seguinte, exatamente entre o boom do Br-Rock (Titãs, Os Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor, entre outras) e o boom de Raimundos e outras bandas na segunda metade dos anos 90.

No período entre esses dois fenômenos, um grupo de bandas que cantava em inglês e fazia um som totalmente diferente deu o seu recado e fez muito barulho, influenciado principalmente pelo rock que vinha da Inglaterra e dos Estados Unidos.

Foi nesse contexto que surgiu em Santo André o Pin Ups. Com o seu disco de estreia, Time Will Burn, de 1989, o grupo escancarou as portas pra que outros grupos surgissem, como os também fundamentais Killing Chainsaw, Mickey Junkies e Second Come, entre outros.

Com eles, o Brasil criou o seu próprio cenário independente. Sem internet, mas com muita fita demo, fanzines, cartazes colados nos postes e shows nos menores palcos e inferninhos que se possa imaginar. Aos poucos, a imprensa voltou os olhos para essa cena, a recém-nascida MTV Brasil deu a sua benção e as gravadoras apostaram no lançamento de discos dessas bandas.

“Time Will Burn – o rock underground brasileiro do começo dos anos 90” conta a história dessa cena jamais contada num longa-metragem, recuperando registros analógicos em VHS, cartazes da época e conversando com grandes personagens que estão por aí até hoje.

Com direção de Marko Panayotis (ex-diretor dos programas Jornal da MTV e Yo! MTV) e de Otavio Sousa (diretor dos documentários “Supercarioca – 25 anos”, sobre a banda Picassos Falsos, e “Agridoce – 20 Passos”, da cantora Pitty), o filme traz depoimentos das principais bandas que fizeram parte dessa história e de nomes como Fábio Massari e Gastão Moreira (MTV), Edu-K (De Falla), Cherry (Okotô), Japinha (CPM 22), Rafael Crespo (Planet Hemp), Rodrigo Lariu (Midsummer Madness), Roberto Cotrim (Espaço Retrô) e traz imagens raras de shows no Espaço Retrô, Aeroanta, Circo Voador e no festival Juntatribo, entre outros.

“Time Will Burn” estreou em setembro de 2016 no In-Edit Brasil, maior festival de documentários musicais do pais, com sessões na Cinemateca Brasileira e no Cine Olido, em São Paulo. O longa também teve uma exibição especial no histórico Cine Odeon, no Rio de Janeiro, como parte da programação do Festival Mimo de Cinema e também passou pelos festivais Coquetel Molotov (Recife e Belo Jardim/PE), Se Rasgum (Belém/PA) e por cineclubes em Campinas e Curitiba. O filme seguirá sendo exibido nos próximos meses exclusivamente em festivais de cinema, em cineclubes e em sessões especiais.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif 
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133
www.salapfgastal.blogspot.com

Nenhum comentário: