Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Cine Dica: Canção da Volta estreia no Cinebancários dia 3 de novembro

O CineBancários estreia, no dia 3 de novembro, o filme “Canção da Volta”, primeiro longa-metragem de Gustavo Rosa de Moura, com com João Miguel, Marina Person – que estreia como protagonista –, Francisco Miguez e Marat Descartes. As sessões são de terça a domingo, às 15h e 19h, dividindo a grade de programação com o documentário “A Loucura entre Nós”, da diretora Fernanda Fontes Vareille, que fica às 17h. Os ingressos são R$ 10,00 (inteiras) para público geral, e R$ 5,00 (meias) para estudantes, idosos, pessoas com deficiência, bancários sindicalizados e jornalistas sindicalizados.

 NOTA: Leia a minha crítica sobre o filme já publicada clicando aqui.

No filme, conhecemos o dia-a-dia de Julia (Marina Person) e Eduardo (João Miguel) – um longo casamento regido pelo ciúme e pela sombra de uma tentativa de suicídio que contamina tudo, inclusive a rotina dos filhos do casal, Lucas (Francisco Miguez) e a pequena Maria (Stella Hodge). No anseio de desvendar a esposa, Eduardo não percebe que a busca por controle tem grandes chances de se transformar em obsessão. “’Canção da Volta’ surgiu de uma inquietação que tenho já há muito tempo com relação à enorme complexidade que está por trás da maioria das relações amorosas, sobretudo as mais longas e intensas”, conta Gustavo Rosa de Moura. “Surgiu também de um interesse pelos momentos de crise, de tempestade emocional e pelo eterno conflito entre o desejo de controle e a total impossibilidade de realmente controlar o que quer que seja: a vida, o outro ou você mesmo. A história mistura experiências que fui observando, vivendo ou imaginando ao longo da vida”, detalha. Boa parte da trama tem como cenário o apartamento que Gustavo e Marina Person, casados na vida real, compartilham há anos em São Paulo. Para se transformar na casa de Julia e Eduardo, o lugar passou por uma série de estudos e adaptações pensadas pelo próprio diretor, arquiteto por formação, até que o ambiente se tornasse uma espécie de personagem da história.
Gustavo também assina a direção de arte – com Joana Brasiliano – e o roteiro do longa – escrito a quatro mãos com Leonardo Levis, parceiro de Gustavo em tantos outros projetos.
O flerte com as artes plásticas permeia toda a trajetória de Gustavo, que dirigiu diversos vídeos para museus, filmes experimentais, séries de TV e curtas metragens. Seu primeiro documentário, “Cildo”, mergulha na vida e percurso criativo do artista plástico Cildo Meireles e foi exibido pela primeira vez na sala de cinema da Tate Modern, em Londres, em 2009. Para chegar à atmosfera obscura e misteriosa de “Canção da Volta”, que aposta em uma percepção muito mais sensorial que descritiva das emoções dos personagens, Gustavo e a equipe cercaram se de referências ligadas às artes plásticas: artistas como Velázquez, Nuno Ramos, Goeldi, Fabio Miguez, Duane Michals, Giacometti, Janeth Cardiff e Michaël Borremans foram inspirações importantes ao longo desse percurso.
“Em ‘Canção da Volta’ tanto a imagem como o som assumem uma série de camadas de sentido, para além do aspecto meramente narrativo. No roteiro de filmagem, ao lado das cenas, íamos colecionando imagens, estabelecendo diálogos. Eu tenho a impressão de que as artes plásticas influenciam quase tudo que eu faço, direta ou indiretamente”, pontua o diretor, que também contou com a colaboração da artista plástica paulista Tatiana Blass. Ela pintou, especialmente para o longa, a tela que vemos na sala de Julia e Eduardo e que foi base para o título do filme. parceria, troca e entrega – “Canção da Volta” foi rodado durante o inverno de 2014, no centro de São Paulo. Exigiu uma preparação de quase dois meses, que envolveu não só ensaios e leituras, mas muitas conversas, sessões de filmes, exercícios corporais e reescritas de roteiro. Se, por um lado, essa é a primeira vez que Gustavo e João Miguel se encontram no set, “Canção da Volta” assinala mais uma fase da longa parceria entre Gustavo e Marina: além de casados, os dois são sócios na Mira Filmes, fizeram juntos o curta “Acho que chovia” e o longa “Califórnia”, dirigido por ela e produzido por ele. “Queria trabalhar com bons atores e com pessoas próximas, com quem eu pudesse estabelecer relações de parceria, troca e entrega, pessoas cujos ‘demônios’ me interessassem, me instigassem, e que topassem o jogo intenso que o filme pedia. Nós três estudamos, ensaiamos e reescrevemos todas as cenas juntos [com a participação de Leonardo Levis, co-roteirista] o que foi decisivo para o filme encontrar sua forma”, lembra o diretor. Na trilha sonora, Dolores Duran, Fuck Buttons, Black Dice, Ângelo Madureira e Caetano Veloso.

sobre o diretor: Desde 2011, Gustavo vem produzindo e dirigindo documentários e séries de TV para emissoras como ESPN, Canal Brasil e TV Cultura. Além de diversos curtas-metragens que foram exibidos em festivais como Clermont-Ferrand, Rotterdam, Oberhausen e Indie Lisboa. Em 2010, lançou seu primeiro documentário, “Cildo”, exibido no Tate Modern de Londres. Em 2015, produziu o longa “Califórnia” (Rotterdam, Tribeca, Prêmio da Juventude na Mostra Internacional de São Paulo), e a sitcom “Quero ter um Milhão de Amigos” (exibida pela Warner Channel Brasil), que também dirigiu. “Canção da Volta” é seu primeiro longa-metragem de ficção como diretor. “Cora”, seu próximo projeto, foi recentemente contemplado pelo TFI Latin America Fund.

sobre a produtora Mira Filmes
Fundada por Gustavo Rosa de Moura, Carmem Maia e Marina Person, a Mira Filmes é uma produtora que investe em cinema, TV e web. Desde 2011, vem produzindo documentários, telefilmes e séries de TV para emissoras como ESPN, Warner Channel, Canal Brasil e TV Cultura, além de diversos curtas-metragens exibidos em festivais como Clermont-Ferrand, Rotterdam, Oberhausen e Indie Lisboa. Em 2015, produziu e lançou seu primeiro longa de ficção, “Califórnia”, vencedor do Prêmio da Juventude na Mostra Internacional de São Paulo e exibido em Rotterdam, Tribeca e outros festivais. Em 2016, a Mira Filmes lançou a websérie “Sala dos Roteiristas” no Canal Omeletevê, prepara-se para o lançamento dos longas-metragens “Canção da Volta” e “Precisamos Falar do Assédio” (selecionado para o Festival de Brasília 2016) nos cinemas, irá filmar o drama “Cora” (recentemente contemplado pelo TFI Latin American Fund 2016 e pelo Programa de Fomento ao Cinema Paulista 2015) e está acabando de desenvolver a comédia “Antes Tarde do que Nunca” (em coprodução com a FOX Brasil e Warner Brothers Brasil, contemplada pela Chamada Pública BRDE/FSA PRODECINE 01/2014).

ficha técnica
Direção: Gustavo Rosa de Moura
Elenco: João Miguel, Marina Person, Francisco Miguez, Stella Hodge, Marat Descartes, Poliana Pieratti
Produção: Gustavo Rosa de Moura, Giulia Setembrino, Carmem Maia, Marina Person
Distribuição: Pandora Filmes
Co-distribuição: SpCine
Produção: Mira Filmes
Co-produção: Lauper Films
Produção executiva: Giulia Setembrino
Roteiro: Gustavo Rosa de Moura e Leonardo Levis
Fotografia: Flora Dias
Som: Gustavo Zysman Nascimento
Direção de arte: Gustavo Rosa de Moura e Joana Brasiliano
Montagem: Bernardo Barcellos
Edição de som: Daniel Turini e Fernando Henna
Pós-produção: Alexandre Cristófaro, Henrique Reganatti, Giba Yamashiro, Ana Ligia Carraro, Luisa Neves, Fabiana Cruz
GRADE DE HORÁRIOS:
3 de novembro (quinta-feira)
15h – Canção da Volta
17h – A Loucura Entre Nós
19h – Canção da Volta
4 de novembro (sexta-feira)
15h – Canção da Volta
17h – A Loucura Entre Nós
19h – Canção da Volta
5 de novembro (sábado)
15h – Canção da Volta
17h – A Loucura Entre Nós
19h – Canção da Volta
6 de novembro (domingo)
15h – Canção da Volta
17h – A Loucura Entre Nós
19h – Canção da Volta
8 de novembro (terça-feira)
15h – Canção da Volta
17h – A Loucura Entre Nós
19h – Canção da Volta
9 de novembro (quarta-feira)
15h – Canção da Volta
17h – A Loucura Entre Nós
19h – Canção da Volta
C i n e B a n c á r i o s
Rua General Câmara, 424, Centro
Porto Alegre | RS | CEP 90010-230
cinebancarios@sindbancarios.org.br
cinebancarios.blogspot.com.br
www.sindbancarios.org.br

Fone: (51) 34331204

Nenhum comentário: