Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Cine Curiosidade: Cinema e literatura se encontram na Feira do Livro 2016

a união coletiva faz a diferença 

Neste último final de semana foi lançado o documentário Cinema Novo, de Eryk Rocha (filho de Glauber Rocha), sendo que a obra presta uma bela homenagem á um dos principais movimentos do nosso cinema. No sábado, mais precisamente na feira do livro de Porto Alegre, aconteceu uma apresentação. mais com sessão de autógrafos, com a participação de 11 críticos de cinema, sendo que eles fizeram parte da criação do livro, Os cem melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Criado pela abraccine, Canal Brasil e Editora Letramento, o livro é um verdadeiro tesouro para aqueles que buscam um melhor conhecimento com relação ao nosso cinema brasileiro.
É curioso como as vezes as coisas se encaixam, já que muitos títulos do Cinema Novo se encontram na obra, que vai de Vidas Secas, Deus e o Diabo na Terra do Sol, Terra em Transe, São Paulo S/A e dentre outros. Portanto, a pessoa que vai assistir ao documentário, irá querer saber mais sobre o período e o livro é sem sombra de dúvida uma fonte de informação. Vale destacar que, mesmo havendo alguns filmes importantes ausentes na lista, os críticos fizeram questão de não somente falar sobre o determinado filme escolhido, como também comentar determinados  títulos dos quais houvesse certa ligação com as obras escolhidas para a lista.
Destaco também o fato de, tanto o livro como o documentário, serem um exemplo de desempenho coletivo. No documentário você assisti a união de inúmeros cineasta, dos quais decidiram sair as ruas daquele tempo e mostrar uma realidade mais crua e menos plástica do cinema convencional. Já o livro é a união de inúmeros críticos que, embora tenham pensamentos distintos, tem em comum o fato de passar ao leitor e cinéfilo, um cinema do qual a maioria talvez até mesmo desconheça e descubra que talvez tenha muito ainda o que aprender. 

Abaixo, segue alguns momentos desse belo dia onde ocorreu a união do Cinema e Literatura.


Marcos Santuario (autor do texto sobre o filme Estômago) segurando a obra com carinho.  

Eu e Daniel Feix, crítico de cinema do jornal Zero Hora  

Hora dos autógrafos


Saiba mais sobre o livro Os 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos através do meu vídeo que eu fiz recentemente. 

Leia mais sobre o documentário Cinema Novo clicando aqui. 

Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: