Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 68 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Cine Dica: Beleza Americana em debate

CINELIPSAM DEBATE BELEZA AMERICANA NA SALA P. F. GASTAL
Neste sábado, 24 de setembro, às 10h30, o CineLIPSAM, projeto da Liga de Psiquiatria e Saúde Mental da UFCSPA, exibe o filme Beleza Americana (American Beauty, 1999, 120 minutos), de Sam Mendes. Após a sessão, acontece um debate com Maria Cristina Gobbo, pesquisadora especialista em terapia sexual. Com entrada franca, a sessão tem apoio da distribuidora MPLC.

Beleza Americana

Lester Burham (Kevin Spacey) não aguenta mais o emprego e se sente impotente perante sua vida. Casado com Carolyn (Annette Bening) e pai da "aborrecente" Jane (Tora Birch), o melhor momento de seu dia quando se masturba no chuveiro. Até que conhece Angela Hayes (Mena Suvari), amiga de Jane. Encantado com sua beleza e disposto a dar a volta por cima, Lester pede demissão e começa a reconstruir sua vida, com a ajuda de seu vizinho Ricky (Wes Bentley).

CineLIPSAM
O CineLIPSAM é um projeto aberto à comunidade realizado pela Liga de Psiquiatria e Saúde Mental da UFCSPA, tendo como objetivo a discussão e o ensino de questões referentes à saúde mental por meio de produções cinematográficas. Essa metodologia de ensino consiste na escolha de temas que satisfazem a área psíquica e na exibição de filmes em que é possível a identificação de aspectos de saúde metal e suas relações com outras áreas do conhecimento. Após a exibição, é realizada uma pequena pausa seguida de uma discussão multidisciplinar facilitada por especialistas no tema proposto ou membros da LIPSAM convidados. Na discussão, todos os presentes são convidados a participar e expressar suas ideias. Dessa forma há um incentivo à cultura, uma vez que os filmes selecionados englobam diversos aspectos artísticos e sociais, levando em conta suas origens e propostas, e à desestigmatização de aspectos relacionados à saúde metal, abordando o indivíduo como um todo e destacando aspectos sociais e psicológicos, além dos orgânicos. Tais temas são discutidos com intuito de realizar também uma psicoeducação com o público presente, orientando na identificação de transtornos psiquiátricos e fases normais do desenvolvimento humano. Portanto, o projeto consiste em uma metodologia de ensino, que combina lazer e aprendizagem, proporcionando, assim, melhor compreensão dos temas abordados e impacto na formação dos participantes.

Maria Cristina Gobbo possui graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980). Especializou-se em terapia sexual de Casal e família. Trabalha em clínica privada desde 1981, com psicoterapia individual, sexual, casal e família. Ministra cursos, palestras e workshops em escolas, clínicas e universidades, sobre o tema da sexualidade humana. É professora e supervisora do Instituto da Família de Porto Alegre - RS
  
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133

Nenhum comentário: