Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Cine Dica: Hellman, Ashby e Cohen: Três Homens em Conflito



SALA P. F. GASTAL EXIBE MOSTRA COM FILMES DE MONTE HELLMAN, HAL ASHBY E LARRY COHEN

A partir de dois de agosto, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) exibe a mostra Hellman, Ashby e Cohen: Três homens em conflito, com uma seleção de quinze filmes de Monte Hellman, Hal Ashby e Larry Cohen, três cineastas que construíram trajetórias singulares e solitárias dentro do cinema moderno americano. Entre filmes de referência e raridades, o ciclo apresenta obras realizadas entre 1964 e 1984, passeando por diversos gêneros como o faroeste, o blaxploitation, o terror, o road movie, o filme de guerra e o musical. Com exibição digital, a mostra é uma parceria da CCVF com as distribuidoras MPLC, Versátil Filmes e com a locadora E O Vídeo Levou.



MONTE HELLMAN



Um dos discípulos de Roger Corman, Monte Hellman iniciou sua trajetória nos anos 1960 em filmes encomendados pelo produtor. Profundamente abalado pelo assassinato de John Kennedy, realizou dois faroestes pessoais em 1966, A Vingança de um Pistoleiro e Disparo Para Matar. Pouco vistos nos Estados Unidos, os filmes tornaram-se cultuados na França, percebidos como raros westerns próximos das rupturas dos novos cinemas dos anos 1960. No início da década de 1970, realizou sua obra-prima Corrida Sem Fim, um road movie niilista que retrata um país sem rumo. Seu filme seguinte, Galo de Briga, acabou censurado em vários países por causa das cenas realistas das brigas de galo. O cinema de Hellman seguiu, ao longo das décadas, sempre à margem de Hollywood.



HAL ASHBY





Hal Ashby iniciou sua trajetória no cinema montando os filmes de Norman Jewison. Ganhou um Oscar pelo trabalho em No Calor da Noite, de 1967. Entre um humor peculiar e o retrato melancólico de personagens atípicos, Ashby realizou uma série de grandes filmes na década de 1970, como Ensina-me a Viver, A Última Missão e Muito Além do Jardim. Em Amargo Regresso, um dos primeiros filmes hollywoodianos a colocar em cena o orgasmo da mulher, o diretor retrata o impacto da guerra no retorno a casa. Também realizou uma elogiada biografia do músico Woody Guthrie, Esta Terra é Minha. O vício em drogas pesadas e o gosto pela reclusão acabou abreviando a trajetória de Ashby, apesar do êxito de público e crítica de vários filmes nos anos 1970. 



LARRY COHEN



O nova-iorquino Larry Cohen iniciou sua trajetória na televisão. A partir dos anos 1970, começou a realizar filmes de baixo orçamento marcados pela originalidade em relação aos universos visitados, como a febre blaxploitation (O Chefão do Gueto), o terror b (Nasce um Monstro e Q – A Serpente Alada). Desconcertante encontro entre filme policial, ficção-científica e drama religioso, Foi Deus Quem Mandou talvez seja o filme que melhor resume o cinema independente de Cohen. Na década de 1980, realizou Efeitos Especiais, uma inteligente e visceral retomada de Um Corpo que Cai, clássico de Hitchcock, dentro do contexto do cinema pornográfico.  O filme será exibido numa edição especial do Projeto Raros durante o mês de agosto.



GRADE DE PROGRAMAÇÃO



MONTE HELLMAN



Guerrilheiros do Pacífico

(Back Door to Hell, 1964, 75 minutos)

Elenco: Annabelle Huggins, Conrad Maga, Jack Nicholson



Durante a Segunda Guerra Mundial, uma equipe de comando de três soldados americanos deposita a sua confiança nas mãos de um bando de dissidentes filipinos, enquanto eles tentam destruir um centro de comunicação japonês. Exibição digital.



A Vingança de um Pistoleiro

(Ride in the Whirlwind, 1966, 82 minutos)

Elenco: Harry Dean Stanton, Jack Nicholson, Millie Perkins



Três amigos - Wes, Vern e Otis - são injustamente acusados por um crime que não cometeram (o assalto a uma diligência) e perseguidos por um grupo de justiceiros. Eles se refugiam numa cabana onde, por coincidência, também estão escondidos os verdadeiros criminosos procurados. Exibição em HD.





Disparo Para Matar

(The Shooting, 1966, 80 minutos)

Elenco: Jack Nicholson, Millie Perkins, Warren Oates

Moça misteriosa contrata um caçador de recompensas aposentado para ajudá-la a seguir a trilha de uma pessoa, por motivos desconhecidos. No meio do caminho, um pistoleiro sinistro junta-se a eles. Exibição em HD.







Corrida Sem Fim

(Two-Lane Blacktop, 1971, 102 minutos)

Elenco: James Taylor, Warren Oates e Laurie Bird.

Os personagens Piloto e Mecânico viajam pelas estradas americanas em um Chevy 55 à procura de competições de corrida. Assim como “Sem Destino”, “Corrida sem Fim” é um icônico road movie que revela uma outra face da América. Exibição em DVD.



Galo de Briga

(Cockfighter, 1974, 83 minutos)

Elenco: Harry Dean Stanton, Warren Oates, Richard B. Shull



Warren Oates interpreta Frank Mansfield, um instrutor de briga de galos que se recusa a falar até que conquiste um importante campeonato. Para isso, ele não alivia em seus métodos e nem em seu estilo de vida, o que o leva a arrumar confusões e a se meter em enrascadas tanto com seus amigos quanto com as mulheres. Exibição em DVD.



HAL ASHBY



Ensina-me a Viver

(Harold and Maude, 1971, 95 minutos)

Bud Cort, Ruth Gordon, Tom Skerritt, Charles Tyner



Maude é uma senhora que possui toda a bagagem de vida nas costas. Além disso, ela tem uma disposição para certas façanhas na vida. Seu principal feito agora é se preocupar em estabelecer forte relação com o garoto Harold - de apenas 20 anos – e resgatá-lo para a vida. Exibição em DVD.





A Última Missão

(The Last Detail, 1973,  113 minutos)

Elenco: Jack Nicholson, Randy Quaid, Carol Kane, Michael Moriarty



Dois oficiais encrenqueiros de baixa patente, Buddusky (Nicholson) e Mulhal (Otis Young), são designados para levar um jovem marinheiro, Meadows (Randy Quaid), da base naval da Virgínia à prisão naval de New Hampshire para cumprir uma sentença de oito anos por causa de um erro banal. Buddusky e Mulhal se apegam a Meadows e estão determinados a mostrar-lhe algumas boas coisas da vida em sua jornada ao norte. Exibição em DVD.



Esta Terra é Minha

(This Land is Mine, 1976, 141 minutos)

Elenco: David Carradine, Alexandra Mock, Elizabeth Macey.



Biografia de Woody Guthrie, cantor country durante os anos da Grande Depressão americana. Assim como muitos músicos e trabalhadores da época, Woody largou sua terra natal para tentar uma vida melhor, apesar das adversidades vividas por esse grupo da sociedade por todo o país. Exibição digital.



Amargo Regresso

(Coming Home, 1978, 127 minutos)

Elenco: Jon Voight, Bruce Dern, Jane Fonda, Penelope Milford



Em 1968, Bob Hyde, um oficial da Marinha americana, embarca para o Vietnã. Sally, sua esposa, vai trabalhar em um hospital de veteranos e lá se apaixona por Luke Martin, um sargento que ficou paraplégico na guerra. Quando Bob volta aos Estados Unidos, os três precisarão lidar com o impacto de uma guerra brutal e distante que mudou suas vidas para sempre.



Muito Além do Jardim

(Being There, 1979, 130 minutos)

Elenco: Peter Sellers, Shirley MacLaine, Melvyn Douglas, Jack Warden



Jardineiro que nunca havia saído da mansão, com a morte do patrão tem que enfrentar o mundo lá fora. Seu ar silencioso e suas poucas frases sobre jardinagem são tomados por sabedoria e ele se torna famoso. Baseado no romance 'O Vidiota' de Jerzy Kosinski. Oscar de melhor ator coadjuvante para Melvyn Douglas. Exibição em DVD.



LARRY COHEN





O Chefão do Gueto

(The Black Caesar, 1971, 94 minutos)

Elenco: Fred Williamson, Gloria Hendry, Art Lund



Tommy Gibbs cresceu no subúrbio de Manhattan, berço da criminalidade de NYC nos anos 60. Período tenso, aonde os espetáculos da corrupção chegavam até os mais altos escalões da polícia, e a chacina desvairada contra a comunidade negra era rotina. Gibbs tornou-se adulto, e transformou-se num respeitado e temido chefe do crime. Enfrentou a máfia italiana e desafiou as autoridades sem medo. Exibição em DVD.





Nasce um Monstro

(It’s Alive, 1974, 91 minutos)

Elenco: John P. Ryan, Sharon Farrell, James Dixon.



Um bebê mutante nasce com um apetite voraz e canibal. Ao fugir do hospital, coloca em pânico uma pequena cidade americana. Lendário filme B da Nova Hollywood, esse tour de force de Larry Cohen tem trilha de Bernard Herrmann. Exibição em DVD.



Foi Deus Quem Mandou

(God Told Me To, 1976, 90 minutos)

Elenco: Tony Lo Bianco, Richard Lynch



Tony Lo Bianco interpreta o perfeito anti-herói existencialista: um policial de Nova Iorque, católico enrustido, dividido entre a esposa e a amante. Suas investigações em torno de uma bizarra série de assassinatos levam-no direto a mais estranha das pistas: ninguém menos do que Jesus Cristo estaria induzindo cidadãos inocentes a cometerem os mais cruéis atos de violência. Exibição em DVD.



Q – A Serpente Alada

(Q, 1982, 85 minutos)

Elenco: David Carradine, Michael Moriarty, Candy Clark, Richard Roundtree



Mortes estranhas começam a ocorrer na cidade de Nova York, limpadores de janelas de edifícios aparecem sem cabeça, pessoas têm a pele arrancada, sangue começa cair do céu com pedaços de pessoas. O policial Shepard esta confuso, mas continua procurando uma explicação. Alguns especialistas acham que podem ser sacrifícios feitos por alguma seita. Exibição em HD.



Efeitos Especiais

(Special Effects, 1984, 106 minutos)

Elenco: Zoë Lund, Eric Bogosian, Brad Rijn



Eric Bogosian interpreta o cineasta decadente que assassina sua atriz sem talento diante das câmeras e depois procura uma sósia para construir um filme em torno do material. Esta homenagem de Cohen a "Um Corpo que Cai" é um dos mais impressionantes mergulhos no artifício de todo o cinema. Exibição digital com legenda em espanhol no Projeto Raros, dia 19 de agosto.





GRADE DE HORÁRIOS

PRIMEIRA SEMANA

2 a 10 de agosto



2 de agosto (terça)

15h – Mostre a Língua, Moça

17h – Ensina-me a Viver

19h – Corrida Sem Fim



3 de agosto (quarta)

15h – Mostre a Língua, Moça

17h – O Chefão do Gueto

19h – Amargo Regresso



4 de agosto (quinta)

15h – Mostre a Língua, Moça

17h – A Vingança de um Pistoleiro

19h – Nasce um Monstro



5 de agosto (sexta)

15h – Mostre a Língua, Moça

17h – Esta Terra é Minha

20h – Projeto Raros – O Intruso, de Roger Corman



6 de agosto (sábado)

15h – Mostre a Língua, Moça

17h – Disparo Para Matar

19h – Foi Deus Quem Mandou



7 de agosto (domingo)

15h – Mostre a Língua, Moça

17h – A Última Missão

19h – Galo de Briga



9 de agosto (terça)

15h – Mostre a Língua Moça

17h – Guerrilheiros do Pacífico

19h – Muito Além do Jardim



10 de agosto (quarta)

15h – Mostre a Língua Moça

17h – Q – A Serpente Alada

19h – Esta Terra é Minha

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif



Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133
www.salapfgastal.blogspot.com

Nenhum comentário: