Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 70 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Cine Dica: As Mil e Uma Noites de Miguel Gomes na Sala P. F. Gastal

A partir de 14 de maio, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) retoma sua programação regular. Nos dias 14 e 15 de maio, acontece a exibição dos três volumes de As Mil e Uma Noites, projeto grandioso do português Miguel Gomes. O valor do ingresso de cada sessão é R$ 8, 00, com meia entrada para estudantes e idosos. Projeção digital em alta definição. Distribuição: Fênix Filmes.

Na terça-feira, 17 de maio, entra em cartaz o filme Exilados do Vulcão, de Paula Gaitán, vencedor do Candango de Melhor Longa-Metragem no Festival de Brasília de 2013. Em breve release completo sobre a estreia.  

GRADE DE PROGRAMAÇÃO
14 e 15 de maio de 2016

14 de maio (sábado)

15h – As Mil e Uma Noites: Volume 1 – O Inquieto
17h15 – As Mil e Uma Noites: Volume 2 – O Desolado
19h30 – As Mil e Uma Noites: Volume 3 – O Encantado

15 de maio (domingo)

15h – As Mil e Uma Noites: Volume 1 – O Inquieto
17h15 – As Mil e Uma Noites: Volume 2 – O Desolado
19h30 – As Mil e Uma Noites: Volume 3 – O Encantado
 

AS MIL E UMA NOITES

Num país europeu em crise, Portugal, um realizador propõe-se a construir ficções a partir da miserável realidade na qual está inserido. Mas incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge covardemente, dando o seu lugar à bela Xerazade. Ela precisará de ânimo e coragem para não aborrecer o Rei com as tristes histórias desse país! Com o passar das noites, a inquietude dá lugar à desolação e a desolação ao encantamento. Por isso, Xerazade organiza as histórias que conta ao Rei em três volumes. Começa assim: “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países…” 


VOLUME 1 – O INQUIETO
(125 minutos)

No qual Xerazade dá conta das inquietantes maldições que se abatem sobre o país: “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países, onde se sonha com sereias e baleias, o desemprego propaga-se. Em certos lugares, a floresta arde noite dentro apesar da chuva que cai; homens e mulheres anseiam por lançarem-se ao mar em pleno Inverno. Por vezes, há animais que falam embora seja improvável que os escutem. Neste país onde as coisas não são o que aparentam ser, os homens do poder passeiam em camelos e escondem uma permanente e vergonhosa ereção; aguardam pelo momento da coleta de impostos para poderem pagar a um certo feiticeiro que…”. E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.

VOLUME 2 – O DESOLADO
(131 minutos)

No qual Xerazade narra como a desolação invadiu os homens: “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que uma juíza aflita chorará em lugar de ditar a sua sentença, na noite de três luares. Um assassino em fuga vagueará pelas terras interiores durante mais de quarenta dias e tele transportar-se-á para fugir à Guarda, sonhando com putas e perdizes. Lembrando-se de uma oliveira milenar, uma vaca ferida dirá o que tiver a dizer e que é bem triste! Moradores de um prédio do subúrbio salvarão papagaios e mijarão em elevadores, rodeados por mortos e fantasmas; mas também por um cão que…”. E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.

VOLUME 3 – O ENCANTADO
(125 minutos)

Volume 3, O Encantado No qual Xerazade duvida que ainda consiga contar histórias que agradem ao Rei, dado que o que tem para contar pesa três mil toneladas. Por isso, foge do palácio e percorre o Reino em busca de prazer e encantamento. O seu pai, o Grão-Vizir, marca encontro com ela na roda gigante, e Xerazade retoma a narração: “Oh venturoso Rei, fui sabedora que em antigos bairros de lata de Lisboa existia uma comunidade de homens enfeitiçados que, com rigor e paixão, se dedicava a ensinar pássaros a cantar…”. E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.

O DIRETOR

Miguel Gomes nasce em Lisboa, em 1972. Estuda na Escola Superior de Teatro e Cinema e trabalha como crítico de cinema entre 1996 e 2000. Realiza várias curtas e estreia-se na realização de longa-metragem com A CARA QUE MERECES (2004). AQUELE QUERIDO MÊS DE AGOSTO (2008) e TABU (2012) vêm confirmar o seu sucesso e projecção internacional. TABU estreia em cerca de 50 países e vence mais de uma dezena de prémios. Retrospectivas da sua obra tiveram lugar na Viennale, BAFICI, Turim, Alemanha e EUA. AS MIL E UMA NOITES, um filme em três volumes, estreia na edição de 2015 da Quinzena dos Realizadores.
  
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133
www.salapfgastal.blogspot.com

Nenhum comentário: