Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de abril de 2016

NOTA: P. F. Gastal Resiste



Todos em defesa da melhor sala alternativa de cinema da capital gaúcha.
Fonte: P.F. GastalResiste 


Na iminência do fechamento da Sala de Cinema P. F. Gastal, vimos, por meio desta carta, manifestar insatisfação e defender, assim, sua manutenção e preservação como patrimônio cultural e imensurável, reivindicando que sejam tomadas todas as medidas necessárias para que a mesma dê continuidade ao seu funcionamento regular após o encerramento da mostra "Nuevos Cines: Mostra de Cinema Contemporâneo Argentino", que faz parte das sessões comemorativas da semana de aniversário de Porto Alegre. Ressaltamos, também, a urgência da continuidade imediata de sua programação já a partir do dia 12 de abril, sem pausas, interrupções ou fechamentos temporários, tendo em vista que uma programação regular é essencial para a manutenção do público.
Inaugurada em 25 de maio de 1999, a Sala P. F. Gastal é o primeiro cinema da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Desde então, exibe grande parte da produção cinematográfica contemporânea, além de produzir mostras históricas e exibições de filmes raros. Há 15 anos a sala também abre espaço para o cinema gaúcho, por meio da realização de sessões especiais, programas de curtas-metragens e importantes festivais, tornando-se, desta forma, eixo vital na distribuição e na difusão de obras produzidas dentro e fora do estado. A continuidade das atividades da Sala P. F. Gastal, portanto, é essencial para o reconhecimento da cultura local e para a descoberta de novas cinematografias, muitas vezes desconhecidas e de difícil acesso, por não percorrerem o circuito comercial. Historicamente, a Sala P. F. Gastal perpetua o encontro de profissionais, estudantes e cinéfilos da nossa cidade, propiciando um ambiente de intensa pesquisa e debate. Além disso, o valor popular do ingresso garante o acesso de todo cidadão porto-alegrense ao cinema. Desse modo, garantir o pleno funcionamento da Sala e dos demais equipamentos culturais caros à cidade é não só preservar a identidade cultural local, mas permitir o acesso à diversidade de produção presente nos maiores centros culturais do país.
Consideramos que o mérito e relevância da Sala P. F. Gastal e dos demais espaços culturais geridos pelo Município - como a Cinemateca Capitólio e o Teatro Renascença, entre outros - devem ser considerados, e a sala deve ser tratada com a atenção que merece, devido à sua importância educativa, cultural e afetiva para a cidade. Entendemos que é responsabilidade do Poder Público Municipal o mantenimento destes espaços, bem como a garantia da qualidade de infraestrutura e programação.


Nenhum comentário: