Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2016

Cine Dica: A Arte de Contar Historias



Apresentação

O Workshop A Arte de Contar Histórias é um mergulho no universo da linguagem e produção cinematográfica, forjado a partir de uma combinação entre referência e processo. Vamos assistir e debater cenas, ideias, criações e elementos artísticos que foram inovadores notabilizando filmes, séries, conteúdos multiplataformas. A capacidade de invenção narrativa e construção visual, que despertam os estímulos sensoriais pela originalidade e ousadia, serão matérias de estudo e análise através dos conceitos teóricos de roteiro, direção, produção, som e trilha para cinema, TV e WEB.



Objetivos

O Workshop A Arte de Contar Histórias, ministrado por Alexandre Derlam, com participação de Bebeto Alves, visa capacitar ou aperfeiçoar a visão crítica dos alunos a respeito das técnicas e recursos de linguagem e narrativa cinematográfica na construção de histórias em cinema, televisão, web e outras plataformas. A metodologia criada visa estudar os principais elementos indispensáveis para a realização de uma história. Serão exibidas sequências e cenas de LM, CM, trechos de episódios de séries e conteúdos da WEB, com análise de personagens, do controle de tempo cênico, da narração e produção. O workshop objetiva ampliar o interesse na arte cinematográfica e criação artística com instrumentos que desenvolvam o senso crítico e estético.


Público alvo

A atividade foi planejada para interessados na produção audiovisual, alunos dos cursos de Cinema e Comunicação Social, profissionais ou amadores na área, e também cinéfilos em geral que desejam aprofundar conhecimentos e técnicas essenciais na criação de um estilo e uma linguagem original para suas realizações.



Conteúdos

  • O que faz um filme ser um filme? O que é realização audiovisual para Cinema, TV e WEB? A importância  e atenção com o roteiro na proposta artística. Aspectos e detalhes indispensáveis para uma boa história. Aspectos decisivos para construir uma história original e envolvente. Conceitos, padrões e exemplos de Storyline e Storyteling.
  • Roteiro: Metodologia básica na realização de um roteiro, com análise de personagens, do controle de tempo cênico, da narração e produção, através da exibição e leitura de cenas de alguns dos filmes assistidos.
  • Pesquisa: O papel da pesquisa do tema que será filmado. As indicações, ideias e caminhos que uma pesquisa indica e define no processo de realização.
  • Elementos de linguagem: Análise dos elementos da linguagem em longas e curtas-metragens: Formas básicas e formas sutis. A capacidade da linguagem em provocar reações e comportamentos específicos. Filmes e séries que inovam/inovaram a linguagem cinematográfica.
  • Narrativa e linguagem: Uma breve linha de evolução. Análise e conceitos básicos. Escolas de cinema que simplificaram e encaminharam uma revolução na linguagem: Surrealismo, Neorrealismo italiano, Dogma 95.
  • Som e trilha sonora: Experimentos, associações e dissociações. Criatividade e técnica para utilizar imagem e som como métodos de expressão. Construção e resultado final. Esta etapa será ministrada pelo músico Bebeto Alves.
  • Direção: Dicas, processos de criação, métodos nas diversas etapas de realização de um filme: Escolha do tema, desenvolvimento do roteiro, definição do elenco e direção de atores, ensaios, improvisação, organização das filmagens.
  • Participação do roteirista Jânio Alves que abordará o processo de criação e experiência no cinema, TV e mercado.



Formadores

ALEXANDRE DERLAM é diretor de cena e roteirista. Graduado em Publicidade e Propaganda com especialização em Cinema (Unisinos /RS). Dirige para o mercado gaúcho há 20 anos. Produz publicidade, reportagem, documentário e ficção. No cinema é um realizador atuante. Dirigiu e roteirizou os documentários Papão de 54 eMais uma Canção. E também dois curtas-metragens: Gildíssima Rito Sumário. Seus filmes foram exibidos em vários festivais de cinema pelo país e na televisão. Foi diretor de cena nas produtora Estação Elétrica e Cubo Filmes. Atualmente é sócio diretor na Prosa Filmes.

BEBETO ALVES é músico, compositor, fotógrafo, artista visual.
Com quase trinta discos lançados, com músicas gravadas por Ana Carolina; Belchior; Ednardo; Kleiton e Kledir; Antonio Villeroy; Tânia Alves entre outros. Aos 59 anos o músico vem trabalhando exaustivamente como artista visual. Ligado à fotografia, expõe seus trabalhos imprimindo uma marca na área da arte digital. Bebeto Alves é um autodidata e costuma dizer que tanto a sua música, quanto a sua fotografia vem do cinema, onde tem se arriscado, da mesma forma.



Workshop
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
de Alexandre Derlam
Participação de Bebeto Alves


DATAS: 09, 10, 16 e 17 / Abril (sábados e domingos)

HORÁRIO: 15h às 18h

DURAÇÃO: 4 encontros presenciais (12 horas / aula)

LOCAL: Cinemateca Capitólio
((Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS))

INVESTIMENTO: 
R$ 180,00
(Valor promocional de R$ 150,00 para as primeiras 10 inscrições por depósito bancário)
FORMAS DE PAGAMENTO: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES: 
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714

INSCRIÇÕES:


REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO
Cinemateca Capitólio

Nenhum comentário: