Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Cine Dica: Em Blu-Ray, DVD, Netflix e locação via TV a Cabo: Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom


Sinopse: Documentário que tem como pano de fundo os conflitos na Ucrânia, no período de 2013 e 2014 - principalmente as manifestações dos movimentos estudantis.
 



Ano passado eu havia assistido a um documentário do cineasta Sergei Loznitsa, intitulado Maïdan na Usina do Gasômetro, sobre uma manifestação pacifica dos ucranianos contra o seu próprio governo. O que ninguém imaginava é que esse movimento pacífico viria a se tornar uma verdadeira guerra civil, onde os cidadãos tiveram que virar praticamente soltados, contra policiais fortemente armados e obedecendo as ordens de um presidente que fingia que não via o que estava acontecendo. Diferente desse que eu vi no ano passado, onde a câmera na maioria das vezes ficava sempre no alto, Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom nos coloca no meio do conflito, onde acabamos nos deparando com intolerância, sangue e até mesmo morte.
Dirigido por Evgeny Afineevsky, o filme não perde tempo em tentar explicar o do por que ter começado tudo isso, sendo que, rapidamente é explicado no início da projeção, para logo em seguida nos colocar em meio à situação. É preciso dar palmas para aqueles que registraram tamanhas atrocidades que crianças, jovens e pessoas mais velhas passaram em mais de três meses de protestos contra o governo. A câmera em muitas vezes para friamente para registrar policias armados e espancando um cidadão idoso e sem nenhuma arma para se defender.
Uma vez que as manifestações se tornam um campo de guerra, em uma das principais praças da capital Ucraniana, se tem a criação então de um cenário de guerra, onde o sangue se mistura com a neve e o inferno toma conta da terra. Raramente se vê imagens tão chocantes como essas, onde as pessoas mais sensíveis com certeza irão recuar o rosto. As cenas de pessoas sendo mortas, unicamente porque prestaram atendimento médico para ajudar outra, é desde já um dos momentos mais estarrecedores do gênero documentário.
Durante esse percurso, ficamos conhecendo alguns personagens, como no caso de um menino que decide lutar pelo seu futuro e pelo seu próximo. Mesmo quando os adultos mandam ele se afastar, a câmera logo o registra desobedecendo e batendo de frente contra os policiais. Ele, portanto, nada mais é do que uma representação do futuro da Ucrânia que, se vê ameaçada, perante a criação de leis absurdas para conter os cidadãos.
No ato final, se percebe que ambos os lados se encontram cansados e, por vezes, se dão conta que a violência e morte já perderam todo o sentido. Tudo que resta é carregar os feridos, enterrar os mortos, mas ao mesmo tempo registrar os crimes contra a humanidade que aconteceram por lá. Embora o terror tenha se apoderado das vidas daqueles cidadãos naqueles meses, o final pelo menos dá uma luz de esperança para o futuro, mas isso não tira a dor daqueles que perderam muito. 
Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom é documentário não somente chocante, como também um registro de como é possível que, determinadas atrocidades do homem, como o holocausto, por exemplo, podem vir a nascer novamente no nosso mundo atual e cabe então força do povo para que isso não venha mais acontecer.    


 Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: