Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Cine Dica: Em Blu-Ray, DVD, Netflix e locação via TV a Cabo:



What Happened, Miss Simone?



Sinopse: A vida da cantora, pianista e ativista Nina Simone (1933-2003). Usando gravações inéditas, imagens raras, diários, cartas e entrevistas com pessoas próximas a ela, o documentário faz um retrato de uma das artistas mais incompreendidas de todos os tempos. 

Entre os anos 60 e 70, os EUA por pouco não entrou numa nova guerra civil, já que em inúmeros estados aconteceu uma onda de protestos pelos direitos civis. Desse quadro, a comunidade negra é a que mais se destacou, em busca de seus direitos, respeito e na tentativa de serem considerados iguais entre a comunidade branca. Em meio a isso, surgiram pessoas importantes para liderarem essas pessoas, mas entre o meio artístico, surgiu Nina Simone que, com sua voz poderosa, alcançou aqueles que se sentiam acuados perante o preconceito.
Vinda de uma família humilde, Simone já demonstrava vocação pela musica desde pequena, mas foi somente na adolescência que as portas para o sucesso começaram a se abrir para ela. O documentário começa com Simone se apresentando num show, para logo sabermos que ela se encontrava em exílio e, para sabermos do porque disso ter acontecido, o documentário nos apresenta uma minuciosa investigação sobre a sua vida pessoal, artística e política.
Assim como inúmeros artistas dessa área, Simone cantava de acordo com que sentia, mas gradualmente se dedicou cada vez mais em defesa do seu povo através de suas musicas. Infelizmente era um período turbulento, onde não bastava protestar, seja com musicas ou gritos, como também encarar o preconceito sem sentido de frente. Simone lutou, esbravejou, mas tanto a sua carreira como a sua luta lhe fizeram despertar um lado feroz de sua pessoa, da qual ninguém compreendia, a não ser ela mesma. 
What Happened, Miss Simone? é um retrato de uma pessoa, cujo o corpo quase se entregou, em meio a intolerância que infecta o mundo, mas que graças a sua força de vontade e talento que falaram mais alto.   

     
Cartel Land



 Sinopse: O documentário coloca questões políticas e pessoas através dos vigilantes dos dois lado da fronteira entre EUA e México que lutam contra os ferozer cartéis de drogas mexicanos. Com acesso sem precendentes, o documentário profundos questionamentos sobre a ilegalidade, a quebra da ordem e se os cidadão podem combater violência com violência.


Esta coprodução entre Estados Unidos e México, do qual nos apresenta o tráfico de drogas na fronteira entre o México e EUA, retrata os três lados dessa guerra: os traficantes que fazem e vendem as drogas como sustento; a polícia que arrisca a sua vida todos os dias e a milícia que, decide se armar, e lutar na guerra por conta própria para então defender os vilarejos afetados pelo conflito. O interessante está na abordagem desse documentário, onde a câmera simplesmente se adentra em meio aos tiroteios, mortes e até mesmo entre os interrogatórios.
Interessante é observar as reações dos personagens principais da trama, já que cada um deles possui uma história, do porque deles terem entrado nessa guerra, onde certamente cada um busca uma redenção pessoal. Curiosamente, por alguns momentos a presença deles na frente da câmera é tão intensa, que por alguns instantes achamos que determinadas situações são encenadas. A cena em que um policial interroga um suspeito dentro de uma viatura é intensa e nos deixa apreensivo pelo pior que pode acontecer.
Um retrato cru de uma guerra sem fim e que poderia ser facilmente encerrada se ambos os governos tomassem medidas mais rígidas contra o trafico ou simplesmente legalizassem de uma vez o que movimenta os piões desse jogo de xadrez sangrento. 



 Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: