Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 66 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Cine Especial: SAM MENDES



São poucos as pessoas que ingressam na carreira de cineasta e logo na estreia se consagra, mas Sam Mendes pertence a essa minoria. Com uma  carreira sólida como diretor de teatro, o talentoso britânico tentou a sorte no estúdio Dreamworks em 1999 que, na época, a recém estava começando pelas mãos do cineasta Steven Spielberg. A estreia como diretor de cinema não poderia ser mais do que bem sucedida e abaixo conferimos a sua trajetória, com poucos títulos, mas que tem muito a dizer cada um deles.   



Beleza Americana
 

Em sua estreia como diretor, Mendes desconstrói por completo a família perfeita norte americana e tirando do armário todos os esqueletos guardados. Kevin Spacey (Oscar de melhor ator) é um personagem que já de cara nos diz que está morto, mas nem por isso irá deixar de nos contar quais foram os eventos que o levaram a morte. O cinéfilo mais atento irá reparar que esse início lembra de cara o clássico Crepúsculo dos Deuses, mas as comparações param por ai, pois a trama não é uma critica sobre Hollywood, mas sim sobre a vida suburbana de uma cidade comum que, por vezes, as pessoas se encontram meio que alienadas em suas vidas normais.
Vencedor de 5 Oscar, incluindo melhor filme, Beleza Americana lidera a lista de ótimos filmes de 1999 que, para alguns, foi um dos melhores anos do cinema das ultimas décadas. 




Estrada para Perdição  

Na época do seu lançamento, o estúdio Fox fazia questão de esconder o fato de o filme ser uma adaptação de uma HQ, pois naquele tempo (2002) as adaptações dessa arte para o cinema anda não era bem vistas. Anos se passaram e os filmes baseados em HQ se tornaram lucrativos para os estúdios e provaram também que o mundo dessa arte não se vivia apenas de heróis. Passou-se o tempo e se percebe como Estrada para Perdição estava à frente do seu tempo, mesmo o cinema já tendo tido inúmeros filmes de gângster, mas Mendes fez a diferença.

Tom Hanks interpreta um dos seus primeiros anti-heróis do cinema, onde interpreta um matador a serviço de um chefão poderoso (Paul Newman), mas que devido a eventos trágicos que atingiram a sua família, os fazem ficar um contra o outro. O filme marca a despedida de Newman do cinema e sua ultima cena da carreira cinematográfica faço questão de posta-la aqui.



Soldado Anônimo

Existem no cinema inúmeros tipos de filmes de guerras, mas Mendes quis fazer algo extremamente inusitado, narrando um dos inúmeros eventos durante a guerra do Golfo. Aqui, o maior inimigo não são os Iraquianos dos quais os soldados americanos deveriam enfrentar, mas sim eles mesmos, enfrentando as suas próprias frustrações, medo e impaciência. Jake Gyllenhaal (Suspeitos) faz questão de ser um soldado assim como seu pai foi, mas mal sabendo que sua guerra interna e a espera pela guerra de fora seria o seu principal inimigo.   

Com altas doses de humor negro e que faz até mesmo referências á clássicos como Nascido Para Matar e Apocalipse Now, Soldado Anônimo é um daqueles filmes que você deseja assisti-lo inúmeras vezes só para se deleitar.



Foi Apenas Um Sonho

Após o sucesso retumbante de Titanic, Leonardo DiCaprio e Kate Winslet retornam novamente como casal, mas diferente do épico de Cameron, Mendes novamente retorna sobre mesmo tema visto em Beleza Americana e coloca a dupla em situações imprevisíveis e melancólicas. O filme se passa na década de 50, onde as mulheres cada vez mais se sentem presas no seu dia a dia familiar, ao ponto de explodirem internamente. Winslet representa essa geração sufocada, desejando um futuro melhor, mas que não consegue encontrar uma saída para tal feito.

Com a participação de uma das primeiras boas interpretações de Michael Shannon (O Homem de Aço), Foi Apenas Um Sonho é um filme para poucos, principalmente devido ao seu final imprevisível.



007 - Operação Skyfall

Mais do que um encerramento da trilogia reboot de 007 no cinema, o filme dirigido por Mendes é a união do novo e do velho da cine série, usando formulas desgastas dos filmes anteriores, mas que incrivelmente se tornam frescas nas mãos do diretor. Em pouco mais de duas horas, assistimos toda a mitologia do espião inglês reunidas num único filme, gerando em nós uma verdadeira nostalgia quando a gente assiste. O filme marca a despedida de Judi Dench da cine série e recomeço para uma nova leva de filmes do protagonista.

Com um vilão imprevisível, interpretado por Javier Bardem (Onde Os Fracos não tem Vez)  007 - Operação Skyfall foi o primeiro filme de grande orçamento dirigido por Sam Mendes, mas nem por isso deixando de lado o seu lado autoral e criando então uma aventura inesquecível.




Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Curiosidade: WARNER BROS. DIVULGA TRAILER LEGENDADO E ARTE DE MAGIC MIKE XXL

A sequência do sucesso mundial traz novamente Channing Tatum e tem estreia prevista para 10 de setembro
 
A Warner Bros. Pictures divulga novos conteúdos de Magic Mixe XXL, filme com estreia prevista para 10 de setembro e que reúne os astros Channing Tatum, Matt Bomer, Joe Manganiello, Kevin Nash, Adam Rodriguez e Gabriel Iglesias. O vídeo legendado traz uma dança sensual de Mike (Tatum), personagem que também é destaque na arte (anexa).
Três anos após Mike ter deixado a vida de stripper durante o auge de sua carreira, Magic Mike XXL reencontra os demais Reis de Tampa também prontos para jogar a toalha. Porém, eles querem fazer do jeito deles: incendiando a casa com uma última performance em Myrtle Beach e com a presença do lendário líder Magic Mike compartilhando os holofotes com eles. 
No caminho para o seu show final, com uma parada estratégica em Jacksonville e Savannah para rever os velhos conhecidos e fazer novas amizades, Mike e os Reis de Tampa aprendem alguns novos movimentos e sacodem o passado de maneira surpreendente.
Os novos atores que se reúnem ao elenco do primeiro filme são: Amber Heard (“O Diário de um Jornalista Bêbado”), Donald Glover (série de TV “Community”), Stephen 'tWitch' Boss (“Ela Dança, Eu Danço 4”), Michael Strahan (programa de TV “Live with Kelly and Michael”), Andie MacDowell (“Footloose”), Elizabeth Banks (a franquia de “Jogos Vorazes”) e Jada Pinkett Smith (série de TV “Gotham”).
Magic Mike XXL é dirigido pelo vencedor do Prêmio Emmy, Gregory Jacobs (“Minha Vida com Liberace”), que atuou como produtor em “Magic Mike” e realizou inúmeros trabalhos em parceria de longa data com Steven Soderbergh. Magic Mike XXL é produzido por Nick Wechsler, Gregory Jacobs, Channing Tatum e Reid Carolin, com roteiro de Carolin. Steven Soderbergh, que dirigiu o primeiro filme, será o produtor executivo.
Uma apresentação da Warner Bros. Pictures, Magic Mike XXL tem estreia prevista para 10 de setembro de 2015 nos cinemas brasileiros. O filme será distribuído pela Warner Bros. Pictures, uma empresa da Warner Bros. Entertainment Company.
 


 
Para mais informações à imprensa:

assinaturaEZ-poa-amanda

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Cine Dicas: Estreias do final de semana (26/02/15)



 Sem Direito a Resgate
 Sinopse:Mickey Dawson (Jennifer Aniston) é sequestrada e seu rico marido (Tom Hobbins), que está com a amante (Isla Fisher) se recusa a pagar o resgate exigido pelos criminosos. Com isso, os sequestradores terão que se planejar para encontrar outra forma de receber o dinheiro desejado.

Nostalgia da luz
 
Sinopse: Grande Prêmio da Academia Europeia de Cinema 2010 melhor documentário nos festivais de Guadalajara México Toronto Canada e Yamagata Japão. Prêmio da Crítica de Nova York.Em outubro de 2010 Patricio Guzmán recebeu no Festival do Rio o prêmio Fipresci pelo conjunto da obra. Em Atacama lado a lado os grandes observatórios que examinam o universo e os abandonados acampamentos de mineiros de cobre na época de Pinochet transformados em cárcere para presos políticos. Em Atacama o tão distante que quase escapa à vista e só pode ser visto pela lente do telescópio e o tão perto que igualmente quase escapa à vista e só pode ser visto por quem se dispõe a examinar cada grão da areia do deserto. Alexander Kluge criou certa vez no final da década de 1970 no filme A patriota(Die Patriotin) uma imagem da relação do indivíduo com a história: uma professora insatisfeita com a história da Alemanha no século 20 decide com uma pá abrir um buraco no meio do Congresso e escavar até encontrar a verdadeira história de seu país. Guzmán encontrou no deserto de Atacama uma imagem real ainda mais forte: com pequenas pás de jardinagem parentes de presos políticos que morreram nos cárceres que a ditadura de Pinochet montou no deserto vasculham a areia em busca de fragmentos de ossos para por meio de um exame de dna comprovarem que o filho ou o marido ou o irmão que o familiar desaparecido morreu ali nas prisões do deserto de Atacama.

Jardim Europa
Sinopse: Eleonora e seus três filhos, Luís Felipe, Ana Luiza e Mariana, vivem no bairro de Jardim Europa. Apesar do dinheiro contado, eles não deixam o luxuoso bairro por nada. Escritor, Luís Felipe é frequentador assíduo de um sebo, onde conversa bastante com o dono Juarez e o empregado Pampolini, morador de um bairro pobre da zona leste. Quando Alberto, o pai falido, volta para casa, a vida dessa família decadente vai mudar radicalmente...

Depois da Chuva
 
Sinopse: Salvador 1984. Após vinte anos de ditadura a população vai às ruas exigir a volta das eleições diretas para Presidente da República. Esse será um ano de transformação para o país e para o jovem Caio.  

Superpai

Sinopse: Superpai reunirá um grupo de velhos amigos de adolescência para celebrar 20 anos de formatura. Diogo o líder da turma está determinado a provar que mesmo casado e depois de tantos anos ainda é o cara. Um tombo da sogra obriga Mariana sua mulher a correr para o hospital e deixar o pequeno Luca sozinho com o pai. É o começo de uma grande aventura uma noite alucinada que levará Diogo a convencer os velhos amigos de que ainda tem seus truques.
 
Tinker Bell e o Monstro da Terra do Nunca
 
Sinopse: A fada Fawn sempre teve um bom coração e se recusou a ver maldade nas pessoas. Por isso, ela torna-se amiga de um gigantesco monstros. Tinker Bell e suas amigas temem que essa relação possa ser nociva para todas as moradoras da cidade, e decide combater o vilão antes que seja tarde.





Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Curiosidade: Acredite se quiser: Carminha da novela Avenida Brasil será vilã em Minions

Adriana Esteves dá voz à vilã
de ‘Minions’ em trailer dublado
COM ROTEIRO DE BRIAN LYNCH, ANIMAÇÃO SERÁ LANÇADA PELA
UNIVERSAL PICTURES EM 25 DE JUNHO NOS CINEMAS BRASILEIROS
Depois de fazer sucesso como a vilã Carminha, a atriz Adriana Esteves volta a ser destaque na pele de uma vilã - desta vez em “Minions”, em que interpreta a poderosa Scarlett Overkill. E a Universal Pictures acaba de divulgar o trailer oficial da animação já com a dublagem da atriz. Para conferir, acesse: http://migre.me/oJyWr
Com estreia marcada para 25 de junho, o longa conta com direção de Pierre Coffin e Kyle Balda e roteiro de Brian Lynch, de “O Gato de Botas”. A produção narra a história dos Minions, criaturas que servem os mais desprezíveis dos mestres, de T. Rex a Napoleão. Na década de 1960, eles percebem que já não há mais a quem servir e enviam três representantes - Kevin, Stuart e Bob - para procurar um novo mestre malvado.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Cine Dicas: Em Blu-Ray, DVD, Netflix e locação via TV a Cabo



Com tantos filmes indicados ao Oscar estreando, eu acabei me dedicando de corpo e alma em fazer as minhas criticas dos filmes que estavam estreando. Devido a isso, alguns lançamentos em outras mídias acabaram ficando um pouco de lado, mas antes tarde do que nunca. Solto abaixo algumas dicas para locação e curtir um bom filme em casa.  
 

Garota Exemplar


Leia a minha critica já publicada clicando aqui.


Libertem Ângela Davis 

Leia a minha critica já publicada clicando aqui



Trash – A Esperança que vem do Lixo

 

Leia a minha critica já publicada clicando aqui.


Drácula: A História não Contada
 Leia a minha critica já publicada clicando aqui. 


Anjos da Lei 2 
 

Leia a minha critica já publicada clicando aqui.


Me sigam no Facebook, twitter e Google+