Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Cine Especial: Retrospectiva 2015: Melhores séries do ano.



O ano está acabando e começo a me despedir dele me relembrando do que assisti de bom. Foi um ano que eu finalmente me rendi a séries de TV, porque cá pra nós, cada vez mais as séries possuem uma linguagem cinematográfica e porque não dizer até mesmo superior aos filmes que são exibidos atualmente no cinema. O Caso que chegamos num patamar que séries de TV não são fáceis de acompanhar todas, pois existem tantas espalhadas pelos canais a cabo, e mais netflix pelo caminho, que a pessoa pode passar um ano inteiro assistindo inúmeras, mas jamais irá assistir todas.
Pois bem, diferente dos filmes internacionais e nacionais, o top 10 abaixo inclui algumas séries que já foram até mesmo concluídas antes de 2015, mas como eu as assisti pela primeira vez algumas delas nesse ano  então está valendo.



1°) Breaking Bad

 

Criada pelo diretor, produtor e roteirista Vince Gilligan, a série é considerada para muitos como a obra prima da televisão dos últimos dez anos. Protagonizado por Walter White (Bryan Cranston), acompanhamos o personagem adentrar no submundo das drogas, para adquirir um auto-grau de dinheiro e para assim deixar para a sua família caso ele venha morrer de câncer. No meio do caminho, acaba tendo ajuda do jovem Jesse Pinkman (Aaron Paul), viciado em drogas e que conhece bem esse submundo.
Não demora muito para que a dupla se meta em inúmeras enrascadas ao longo das cinco temporadas, gerando inúmeros momentos inusitados, dos quais testam os nossos nervos. Com pitadas de humor negro que não deve a nenhum filme de Tarantino, Breaking Bad é um série viciante no bom sentido. Série completa pela netflix.

 

2º) Game Of Throne

Baseada na série de livros de George R. R. Martin, e que ainda está em andamento,  Game of Thrones vem conquistando uma legião de fãs ao longo de suas cinco temporadas. A trama se passa num período fictício, inspirado nas mitologias Nórdicas e que, por vezes, lembra o mundo fantástico do Senhor dos Anéis. Mas as comparações param por ai, pois o enredo dos episódios possui uma carga muito mais adulta, com alto grau de violência, sexo e jogos políticos ao extremo para adquirir o tão cobiçado trono de ferro. 
Com a promessa de mais três temporadas adiante, ficamos na expectativa se Game of Thrones irá conseguirá manter o pique em termos boas histórias. Independente disso, uma coisa os fãs podem ter certeza....O INVERNO ESTÁ CHEGANDO.       



3º) House Of Cards

Num ano em que o nosso país entrou numa crise, graças à oposição querendo desgastar o governo a todo custo, a pessoa com juízo deve acima de tudo assistir a série House Of Cards para entendermos melhor como funciona as engrenagens de um governo corrupto e dividido. Em três temporadas, assistimos Francis Underwood (Kevin Spacey) um deputado que usa toda a sua inteligência, malícia poder e ambição, para chegar ao posto mais poderoso do mundo. Sem escrúpulos, ele chega ao seu objetivo, mas ao mesmo tempo terá que driblar contra aqueles que lhe querem tira-lo do poder.
Não faltam mentiras, traições e até mesmo mortes nesse percurso, mas o mais surpreende que o espectador que assisti fica meio que dividido em torcer ou odiar o protagonista. Isso muito se deve a interpretação de Kevin Spacey em que, talvez, esteja vivenciando o melhor momento de sua carreira atuando nessa série. Atualmente as três temporadas podem ser vistas na Netflix e a quarta já está em andamento.  

 

4º) Orange Is The New Black

 

Baseado em fatos verídicos, a série começou acompanhando o dia a dia Piper Chapman (Taylor Schilling) que se vê obrigada a cumprir pena numa prisão feminina. Porém, gradualmente ao longo das três temporadas que já teve, a série foi nos brindando com personagens muito mais interessantes que a própria protagonista e que, por vezes, roubam a cena. Nesse meio tempo, o programa foi ganhando uma legião enorme de fãs e se tornando com razão um dos grandes sucessos da Netflix.    




5º) The Killing

 

Refilmagem de uma série dinamarquesa, o programa nunca teve uma grande audiência e fazendo com que o canal AMC cancelasse em duas tentativas. Porém,  The Killing  é aquele tipo de série que conquista um público pequeno mas fiel, ao ponto de a Netflix ter reparado no seu potencial. Com isso, eles não só compraram os direitos de exibirem como eles mesmos concluíram a série numa quarta temporada de seis episódios.





6º) Better call Saul


Para aqueles que estavam se sentindo órfãos, a Netflix surpreendeu o mundo ao produzir uma série derivada de  Breaking Bad. Na realidade a série é protagonizada por Saul Goodman (Bob Odenkirk) que, por vezes, roubava a cena na série original e aqui vemos uma trama anterior aqueles eventos. Aqui vemos um Saul ainda ingênuo, tentando ganhar a vida como um advogado decente, mas gradualmente, eventos fazem para o que levem a ser o que se tornou um dia. Segunda temporada garantida e sendo encaminhada.



7º) Black Mirror

 

Com meros sete episódios, essa série britânica foi gradualmente conquistando o público e a crítica e fazendo com que a netflix (de novo!) comprasse os seus direitos e já com previsão de lançar mais doze episódios ano que vem. Na realidade, a série  lembra o clássico seriado Além da imaginação, que apresentava inúmeras tramas surpreendentes e fantásticas. Aqui isso também acontece, mas envolve uma dose cavalar de críticas com relação ao nosso mundo contemporâneo, que está cada vez mais preso a tecnologias de ponta,  reality shows vazios e pelo circo que a mídia cria.




8º) Demolidor


Marvel e netflix decidiram criar uma parceria, para que levasse para a telinha os heróis mais suburbanos da editora. O primeiro grande sucesso foi justamente a primeira temporada de Demolidor, personagem de grande porte que, teve uma adaptação ruim para o cinema em 2003, mas que aqui finalmente ganha uma adaptação que merece respeito.  Com um teor adulto e que, não freia nas cenas de violência, a série conquistou a crítica e público e abriu as portas para a série do momento Jessica Jones.


9º) Narcos


Indicado recentemente pelo Globo de Ouro  e de melhor série dramática e melhor ator, essa série da Netflix dividiu a opinião da critica e do público. Porém, é preciso tirar o chapéu para o desempenho assombroso de Vagner Moura (Tropa de Elite), que, não se intimidou diante das críticas, mas sim nos brindou com mais uma inesquecível   interpretação        



10º) Bates motel

Pelo menos nas duas temporadas que eu assisti pela Netflix, essa série me surpreendeu pelo fato de nos brindar com uma trama que, já sabemos como ela terminará, mas até lá, somos surpreendidos por aquele mundo de Norman Bates  que só conhecíamos um pouco  através do clássico Psicose. Se por um lado a série possui algumas subtramas desnecessárias, por outro, nos somos recompensados pelas interpretações assombrosas de Vera Farmiga (Invocação do Mal) e  Freddie Highmore, como Norma e Norman Bates. 


  Me sigam no Facebook, twitter e Google+            

Nenhum comentário: