Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Cine Dica: CURSO PLANETA DOS MACACOS


APRESENTAÇÃO

O livro de Pierre Boulle (O Planeta dos Macacos ou La Planéte des Singes) foi lançado em Paris em 1963. Foi esta obra que inspirou o norte-americano Arthur P. Jacobs a produzir cinco filmes longa metragem para o cinema: O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968), de Franklin J. Schaffner; De Volta ao Planeta dos Macacos(Beneath the Planet of the Apes, 1970), de Ted Post; Fuga do Planeta dos Macacos(Escape from the Planet of the Apes, 1971), de Don Taylor; Conquista do Planeta dos Macacos (Conquest of the Planet of the Apes, 1972) e A Batalha no Planeta dos Macacos (Battle for the Planet of the Apes, 1973), de John Lee Thompson. Esta foi a primeira cinessérie de ficção científica da história do cinema, que se tornou conhecida como A Saga dos Macacos ou The Ape Saga.
O Planeta dos Macacos (1968) revolucionou a forma de se fazer maquiagem, graças ao talento do médico John Chambers, que desenvolveu o desenho da maquiagem e por isso recebeu em 1969 um Oscar honorário por sua criação. No mesmo ano, o filme recebeu duas indicações para os Oscar de melhor figurino (Morton Haack) e melhor música original (Jerry Goldsmith). E inspirou a criação de dois seriados de televisão na década de 1970: Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1974), 14 episódios em live action; e De Volta ao Planeta dos Macacos (Return to the Planet of the Apes, 1975), 13 episódios em desenhos animados, um deles em desenhos animados.


Inspirou a criação de revistas com histórias em quadrinhos, livros com a novelização dos roteiros, brinquedos, souvenirs... e novos filmes para o cinema: Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 2001), de Tim Burton, o último a utilizar atores maquiados; Planeta dos Macacos: A Origem (Rise of the Planet of the Apes, 2011), de Rupert Wyatt; e Planeta dos Macacos: O Confronto (Dawn of the Planet of the Apes, 2014), de Matt Reeves, utilizando as mais modernas técnicas de animação e captura de movimentos. Setores como maquiagem, figurino e cenografia contribuíram para fazer deste filme um marco na história da sétima arte, levando-o ao posto de clássico!



OBJETIVOS

O curso Planeta dos Macacos: A Construção de um Clássico, ministrado por Saulo Adami, vai oportunizar uma viagem de volta aos bastidores da produção do filme O Planeta dos Macacos que marcou o início da cinessérie produzida por Arthur P. Jacobs. Serão abordados temas como: o livro, roteiros propostos, maquiagem, figurino, cidade cenográfica, espaçonave e demais atrativos que levaram milhões de espectadores às salas de projeção e o estúdio a investir em outros sete filmes para cinema e dois seriados de televisão.

Não é necessários nenhum pré-requisito para participar desta atividade.
O curso é aberto a todos os interessados.


TEMAS

1. A trama do livro de Pierre Boulle e a sua crença de que seu livro era “infilmável”;
2. Do livro para os roteiros de Rod Serling e Michael Wilson: o que mudou?
3. Os primeiros testes com maquiagem e a inspiradora criação do maquiador John Chambers;
4. Atores esperavam mais de três horas para ser maquiados e mais de uma hora para retirar as maquiagens de símios. Como eram realizados estes processos e quais os materiais que usavam?
5. O trabalho dos figurinistas e os símbolos que constavam das roupas dos chimpanzés, gorilas e orangotangos.
6. A cidade cenográfica e a espaçonave: do design à planta baixa e à construção. Suas reutilizações nas séries de cinema e televisão.
7. A trajetória do filme O Planeta dos Macacos através dos tempos: filmes-sequência, seriados de TV e merchandising.
8. O “renascimento” e o futuro de O Planeta dos Macacos: livros, quadrinhos e filmes que estão por vir.


MINISTRANTE: SAULO ADAMI

Escritor com 70 livros publicados nas áreas de poesia, conto, crônica, novela, romance, ensaio, biografia e história, cinco deles dedicados a O Planeta dos Macacos, tema que pesquisa e coleciona desde 1975. Seu livro Homem Não Entende Nada! Arquivos Secretos do Planeta dos Macacos (2015) é resultado de 40 anos de pesquisas. Criador do "Cine Clube Postal Planet of the Apes Brazilian Fan Club" (1984), do fanzine Century City News(1985-2000), produtor das exposições Casa do Macaco (2001-2015) e dos documentários Forbidden Zone Telegraph (2000) e O Papel e o Sonho (2015). Em 1999 passou pela experiência da maquiagem dos macacos nos Estados Unidos. Entrevistou atores e técnicos que fizeram parte da produção destas séries de cinema e TV, com alguns dos quais mantém correspondência até hoje.


Curso
PLANETA DOS MACACOS: A CONSTRUÇÃO DE UM CLÁSSICO
de Saulo Adami

DATAS: Dias 19 e 20 / Dezembro (sábado e domingo)

HORÁRIO: 15h às 18h

LOCAL: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)

INVESTIMENTO: R$ 80,00
(Valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições.
Válido apenas para pagamentos por depósito bancário)
FORMAS DE PAGAMENTO: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714


REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural

PATROCÍNIO
PARCERIA
Espaço Vídeo
Papo de Cinema

Nenhum comentário: