Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 70 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Cine Dica: Semana da Consciência Negra no CineBancários

 No dia 18 de novembro, quarta-­feira, às 19h, com entrada franca, o CineBancários realizará uma sessão especial com dois filmes nacionais , que tratam de temas relacionados à cultura da etnia negra. Após a exibição haverá um debate com o Doutor em História, José Antonio dos Santos, que abordará o tema , dentro das atividades da Semana da Consciência Negra, promovida pelo Sindicato dos Bancários.
 
Filmes:
 
SOU:
 
O documentário Sou faz parte da programação da Semana da Consciência Negra do Sindbancarios. Dirigido por Andreia Vigo, o filme é um registro histórico­poético da identidade afrogaúcha, tendo como base a vida e a obra do poeta gaúcho Oliveira Silveira (1941­2009). Oliveira também é conhecido como o poeta da Consciência Negra, por ter sido um dos idealizadores da proposta de criação do 20 de novembro ­ Dia Nacional da Consciência Negra. Filmado em Porto Alegre, Rosário do Sul e na Serra do Caverá, o documentário faz parte do projeto RS negro: educando para a diversidade.
 
Título original: Sou.
 
Duração: 26 min
 
Ano de produção: 2010.
 
País: Brasil
 
Gênero: Documentário.
 
Direção: Andreia Vigo
 
BALÉ DE PÉ NO CHÃO:
 
Curta­-metragem "Balé de pé no chão", de Lilian Solá Santiago e Marianna Monteiro. O filme conta a história de Mercedes Baptista, bailarina brasileira com formação erudita que, na década de 50, a partir da criação de seu grupo, passa a estudar os movimentos rituais do candomblé e de danças folclóricas. "Balé de pé no chão" revela o papel central da cultura afro­descendente na dança moderna brasileira, e o pioneirismo de Mercedes Baptista na luta pela afirmação do negro na dança cênica nacional; ela é considerada a principal precursora da dança afro­brasileira. As histórias da primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro rendeu um livro: "Mercedes Baptista: a criação da identidade negra na dança", de Paulo Melgaço da Silva Jr.
 
Titulo original: Balé de Pé no Chão
 
Duração: 17 minutos
 
Ano de Produção: 2005
 
País: Brasil
 
Gênero: Documentário
 
Direção:Lilian Solá Santiago e Marianna Monteiro
 
Debatedor: José Antônio dos Santos ­ Doutor em história, trabalha no Departamento de Educação e Desenvolvimento Social, da Pró­Reitoria de Extensão – UFRGS, onde desenvolve ensino, extensão e pesquisa sobre os temas da história e da cultura afro­brasileira e africana.

Nenhum comentário: