Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Cine Dica: Curso STAR WARS: A SAGA DE UM IMPÉRIO

Participe comigo nesse curso, ou sucumba ao lado sombrio da força


Apresentação

Fenômeno que foi além do sucesso nos cinemas e permeia toda a cultura pop, Star Wars nasceu como Guerra nas Estrelas, um modesto filme de ficção científica criado pelo cineasta George Lucas em 1977 e que hoje é uma marca global  com um valor de cerca de 30 bilhões de dólares. O sonho do diretor rendeu seis filmes (com um sétimo prestes a estrear em dezembro) e séries de desenhos animados, além de comandar uma indústria de produtos correlatos e licenciados.




Tamanho império não condiz com a persona de Lucas, cineasta de alma independente com aspirações a documentarista, que durante a carreira brigou com o sistema hollywoodiano várias vezes, ainda que, inadvertidamente, tenha alimentado e fortalecido esse próprio sistema com o sucesso de Star Wars. Fruto de uma geração de rebeldes como Francis Ford Coppola, Steven Spielberg e John Milius, ele foi revelado em THX 1138, filme de ficção científica cerebral, e estourou com American Graffiti — Loucuras de Verão, uma matinê nostálgica que abriu as portas para a realização de Guerra nas Estrelas.

Inicialmente desacreditado dentro da própria Fox, o estúdio que produziu Guerra nas Estrelas, o filme quase foi vendido para uma produtora da Alemanha Ocidental e estreou em apenas 32 salas em maio de 1977, mas se tornou um sucesso surpreendente graças à campanha de marketing de Charles Lippincott, cuja estratégia pioneira criou uma cartilha que é seguida por todos os estúdios até hoje. Lippincott é apenas um dos integrantes de uma legião de colaboradores que ajudaram Lucas a realizar seu sonho; a longa lista inclui nomes como John Williams (música), Gary Kurtz (produtor), John Dykstra (efeitos visuais), Ben Burtt (efeitos sonoros) e Phil Tippett (animador e design de criaturas). Até hoje, muitos desses profissionais são responsáveis por outros grandes sucessos do cinema de entretenimento.

Quem vê a força irrefreável de Star Wars hoje em dia pode não saber que, finda a primeira trilogia com O Retorno de Jedi, a saga ficou dormente durante anos, considerada apenas uma diversão juvenil da virada dos anos 1970 para os anos 1980, até ser ressuscitada pelo sucesso surpreendente do livro “Herdeiro do Império”, em 1991, que dava continuidade às aventuras dos heróis Luke Skywalker, Han Solo e Leia Organa — sucesso esse que levou Lucas a reconsiderar retomar Star Wars com os relançamentos dos filmes originais em edições especiais em 1997 e começar uma nova trilogia em 1999.

Esses três novos longa-metragens de Star Wars, decepcionantes para muitos e execrados pelos fãs mais radicais, deixam claro que George Lucas perdera o controle da própria criação para o mundo. Em 2012, ele vende a produtora Lucasfilm, juntamente com os direitos sobre Star Wars, para a Disney, que anuncia uma nova trilogia e mais filmes correlatos para 2015 em diante.

  
Objetivos

O curso Star Wars: A Saga de um Império, ministrado por André Gordirro, contará a biografia da saga, que se confunde com a história de vida de seu criador George Lucas. Serão abordados o início da carreira do cineasta, a gênese do projeto, as colaborações que o tornaram possível, bem como as influências artísticas que moldaram Star Wars. Ao acompanhar a evolução da saga ao longo dos anos, será analisado o impacto de Star Wars em Hollywood e na cultura pop como um todo.
Temas

George Lucas, o mestre Jedi
Guerra nas Estrelas, o começo de tudo
Sequências e fim da primeira trilogia
Os Anos Sombrios sem Star Wars
Herdeiro do Império e as Edições Especiais
A nova trilogia e a decepção dos fãs
A compra pela Disney e o futuro de Star Wars


Ministrante: André Gordirro

Bacharel em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Crítico de cinema com passagem pelas revistas Manchete; Veja Rio e SET. Atualmente colabora para a revista Preview e o site Jovem Nerd. Estudioso de Star Wars, desde 1999 palestra anualmente sobre a saga na Jedicon do Rio de Janeiro. Tradutor de 25 livros, entre eles “Star Wars — Marcas da Guerra” e “Como Star Wars Conquistou o Universo”. Autor do livro de fantasia “Os Portões do Inferno”, da Editora Rocco.


Curso
STAR WARS: A SAGA DE UM IMPÉRIO
de André Gordirro


DATAS: Dias 21 e 22 / Novembro (sábado e domingo)

HORÁRIO: 15h às 18h

LOCAL: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)

INVESTIMENTO: R$ 80,00
(Valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições.
Válido apenas para pagamentos por depósito bancário)
FORMAS DE PAGAMENTO: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714


REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural

PATROCÍNIO
Sapere Aude Livros
Editora Aleph
Back in Black
Loja Nerdz
Mondo Cult

APOIO

Cinemateca Capitólio

Nenhum comentário: