Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Cine Dica: Cinemateca Capitólio exibe filmes protagonizados por Catherine Deneuve e Isabelle Huppert

DIVAS FRANCESAS NA CINEMATECA CAPITÓLIO
 A pedido do público, a Cinemateca Capitólio realiza uma pequena mostra com filmes protagonizados por duas das principais atrizes da França, que marcam duas gerações do cinema, Catherine Deneuve e Isabelle Huppert. A primeira parte da mostra acontece entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro e traz obras contemporâneas: Ela Vai, de Emmanuelle Bercot, Os Destinos Sentimentais, de Olivier Assayas, A Teia de Chocolate, de Claude Chabrol e Copacabana, de Marc Fitoussi. O valor do ingresso é R$ 10,00.

A exibição é uma parceria entre a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, as distribuidoras Esfera Filmes e Pandora, a Embaixada da França, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français.

O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação Cinema RS – FUNDACINE.

FILMES

A TEIA DE CHOCOLATE
(Merci Pour le Chocolat, 2000, 99 minutos)
Direção: Claude Chabrol

Milka Muller (Isabelle Huppert) é a diretora da empresa Chocolates Muller. Com o marido André (Jacques Dutronc), um famoso pianista, mora na Suíça e leva uma vida aparentemente pacata. Junto a eles mora também Guillaume (Rodolphe Pauly), filho de André. Jeanne Pollet (Anna Mouglalis) é uma jovem pianista que descobre que pode ter sido trocada por Guillaume na maternidade. Movida pela curiosidade, a garota decide conhecer André, desencadeando uma série de problemas para ela e para a família.

OS DESTINOS SENTIMENTAIS
(Les Destinées sentimentales, França, 2000, 180 minutos)
Direção: Olivier Assayas

Jean e Pauline se reencontram pela primeira vez em Barbazac, durante um baile: ela tem apenas vinte anos e ele é pastor, casado, pai de família e acaba de resignar-se ao fracasso de sua união com Nathalie. Em meio aos sobressaltos trágicos de um mundo em mutação, no qual abre-se a ferida incurável da Primeira Guerra Mundial, e onde desabam as certezas e as dinastias industriais, o amor de Jean e Pauline será mais forte do que tudo. * Cannes 2000: indicado para a Palma de Ouro * César 2001: indicado para Melhor Ator, Melhor Atriz, e Melhor Direção de Fotografia

COPACABANA
(2010, 2010, 100 minutos)
Direção: Marc Fitoussi

Comédia sobre uma mulher extravagante, que não liga para empregos, romances ou responsabilidades. Apaixonada por samba e bossa nova, o que ela mais quer é conhecer o Rio de Janeiro. Porém, a necessidade de mudar vem quando ela descobre que a própria filha se envergonha dela e por isso não vai convidá-la para seu casamento. Então ela vai da França para a Bélgica disposta a encarar um trabalho, cujo ambiente frio e competitivo em nada combina com o seu desprendimento. Mas ela está decidida a ir em frente, ao menos para poder dar um presente de casamento digno para a filha. Uma surpresa que só ela, com seu jeito único de ser, seria capaz de pensar.


ELA VAI
(Elle s'en va, 2013, França, 113 minutos)
Direção: Emmanuelle Bercot

Bettie (Catherine Deneuve) é uma viúva de 60 anos, que cuida de um restaurante em uma pequena cidade francesa. Amante de um rico industrial local, ela está cansada de ouvir as constantes promessas de que largará a esposa. Um dia isto finalmente acontece, mas, para surpresa de Betty, ele fica com uma mulher mais nova que está grávida. Perturbada com a novidade, ela sai de carro pela estrada e acaba vivenciando diversas situações que irão mudar radicalmente sua vida pessoal e profissional.


GRADE DE HORÁRIOS
26 de novembro a 2 de dezembro de 2015

26 de novembro (quinta)
16:00 – Copacabana
18:00 – Ela Vai
20:00 – A Teia de Chocolate

27 de novembro (sexta)
16:00 – A Teia de Chocolate
18:00 – Copacabana
20:00 – Ela Vai

28 de novembro (sábado)
16:00 – Copacabana
18:00 – Ela Vai
20:00 – A Teia de Chocolate

29 de novembro (domingo)
16:00 – Destinos Sentimentais
20:00 – Copacabana

1º de dezembro (terça)
16:00 – Ela Vai
19:00 – Os Destinos Sentimentais

2 de dezembro (quarta)
16:00 – Os Destinos Sentimentais
20:00 – A Teia de Chocolate

Nenhum comentário: